OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como escolher um Monitor de Frequência Cardíaca – parte III

Daniel Darugna Tecnologia 25 comentários">25 comentários
armband, braçadeira para celular

Olá galera! Na parte 2, mostramos algumas maneiras pelas quais a frequência cardíaca pode ser medida. As duas opções que a maioria das pessoas escolhem quando compram um monitor de freqüência cardíaca são comprar um relógio (talvez com GPS), ou comprar uma cinta peitoral monitor de freqüência cardíaca que funciona com um smartphone.

Se você comprar um relógio, precisa estar ciente que suas ferramentas de software serão limitadas ao que o fabricante disponibiliza. Se você decidir comprar uma cinta peitoral com transmissor para smartphone, terá que usar(obviamente) seu smartphone como visor, você poderá ter mais aplicativos e opções de análise para escolher. Isso não significa que os aplicativos tenham uma melhor qualidade ou mais informações, pelo contrário, as três grandes fabricantes de relógios, Garmin, Suunto e Polar fazem belas ferramentas para análise de dados.

Mas se você quiser utilizar um aplicativo diferente dos desenvolvidos pela própria fabricante dos monitores, ou você realmente só quer gastar dinheiro em uma cinta peitoral e usar o telefone para mostrar e registrar o seu treino, este post é para você!

O objetivo deste post é dar uma idéia sobre o que opções de sensores ou cintas peitorais que estão disponíveis no mercado. Nós vamos abordar algumas das mais populares cintas peitorais que trabalham com os smartphones mais utilizados. Lembre-se, é apenas uma visão geral.

Cintas peitorais mais populares do mercado

Para quem tem IPHONE

h6Polar H6 Heart Rate Sensor é a versão para smartphones da famosa fabricante de monitores de frequência Cardíaca. A Polar, uma das marcas mais respeitadas neste mercado. O H6 foi lançado em fevereiro de 2013, funciona com dezenas de aplicativos além do aplicativo próprio da Polar, o Polar Beat. Confira o site da Fabricante: polar H6 heart rate sensor

h7Polar H7 Heart Rate Sensor O H7 foi lançado em maio de 2012, funciona com dezenas de aplicativos além do aplicativo próprio da Polar, o Polar Beat. A principal diferença dele para o H6, é que o H7 funciona também com outros produtos Polar ou equipamentos de academia homologados. Confira no site da Polar: H7 heart rate sensor

sportstrackerSports Tracker Heart Rate Monitor 2 é a primeira cinta monitor de freqüência feita para funcionar com o Android, Nokia Symbian e qualquer versão do Iphone. O aparelho é alimentado por uma bateria recarregável e um carregador USB vem incluso. É compatível APENAS com o aplicativo Sports Tracker Confira o site da fabricante shop.sports-tracker.com

wahooWahoo Run / Gym Pack para iPhone é uma cinta de frequência cardíaca feito para trabalhar com todos os iPhones. Ele usa um aparelhinho ANT+ que se conecta ao conector de 30 pinos do iPhone. O aparelho é alimentado por uma célula de moeda 3V substituível. O Wahoo Run / Gym Pack trabalha com mais de 83 aplicativos para iPhone. Confira no site da Wahoo: Wahoo Fitness Wahoo RunGym Pack for iPhone

wahooblueWahoo Fitness Blue é uma cinta de frequência cardíaca que utiliza a tecnologia Bluetooth Low Power feita para o iPhone 4S. Ele não é compatível com as versões anteriores de Iphone, 3G e 4. O aparelho é alimentado por uma célula de moeda 3V substituível e o aparelho é à prova d’água de até 5 metros. A cinta de frequência cardíaca Wahoo trabalha com mais de 83 aplicativos do iPhone. Confira no site da Wahoo: Wahoo Fitness Blue

Para quem tem Android

sportstrackerSports Tracker Heart Rate Monitor 2 é a primeira cinta monitor de freqüência feita para funcionar com o Android, Nokia Symbian e qualquer versão do Iphone. O aparelho é alimentado por uma bateria recarregável e um carregador USB vem incluso. É compatível APENAS com o aplicativo Sports Tracker Confira o site da fabricante shop.sports-tracker.com

zephyrZephyr HxM Bluetooth é um monitor de freqüência cardíaca que utiliza transmissão via Bluetooth e funciona com Android 2.0 ou superior. O aparelho é alimentado por uma bateria recarregável que dura 30 horas. Ele vem com um carregador USB e leva 3 horas para recarregar completamente a bateria. O aparelho é compatível com Endomondo, GPS Run, Athlosoft, Dashboard Bike, SportsTrackLive, eCoach e software ZephysOpen. Confira o site da fabricante: zephyranywhere.com

Polar+Polar WearLink+ é um monitor de freqüência cardíaca com a tecnologia Bluetooth projetado especificamente para Android. O aparelho é alimentado por uma bateria moeda de 3V substituível, é resistente à água. O aparelho é compatível com Endomondo, CardioTrainer, SportsTrackLive, RunKeeper, runtastic, SportyPal. Confira no site da Polar: Polar WearLink+ transmitter

É importante entender as tecnologias antes de comprar o Monitor Cardíaco?

Os protocolos sem fios utilizados para as cintas listadas acima é ANT + , Bluetooth e o Bluetooth Low, também chamado Bluetooth 4.0. Então, qual é a diferença, e por que isso é importante? Bem, se você comprar uma cinta que é ANT +, você provavelmente terá que conectar um “aparelhinho” externo no seu telefone.

Isso pode ser um problema, dependendo de como você carrega o seu telefone. Então para eliminar o tal “aparelhinho”, as empresas que utilizavam o ANT+ produziram também uma versão bluetooth, que usa o protocolo Bluetooth Low Power, mas só funciona com o iPhone 4S ou Iphone 5. Isto é porque a Apple só suporta o Bluetooth Low nestes 2 modelos.

Para resolver isto, fizeram também uma versão WiFi para se conectar a todos os iPhones da Apple através de WiFi. Porém aplicativos que se conectam por wifi são limitados.

Sports Tracker, Zephyr e SmartHRM todos usam o padrão Bluetooth mais antigos, e só funcionam com telefones Android. Eles não trabalham com os telefones da Apple.

Ta perdidasso? Take it easy my brother!

Afinal, devo comprar uma cinta peitoral e usá-la com o meu telefone, ou comprar um monitor com relógio?

Primeiro, experimente alguns aplicativos para o seu smartphone e veja se você se adapta em carregá-lo em todo treino. Desta forma você já conseguirá definir que App melhor se adapta às suas necessidades e poderá decidir se você se adapta em transportá-lo. Lembre-se que relógios são resistentes à água mas provavelmente seu smartphone não é.

Está decidido! Usarei meu Smartphone nos treinos, qual escolher afinal

Se você está com pressa para comprar, e já decidiu que você quer uma cinta peitoral para integrar com o seu telefone, e está pronto para me por na parede e perguntar “Afinal como escolher?” Bem, uma forma seria a de escolher um modelo acima com base em se ele trabalha com seu telefone e se ele é compatível com aquele aplicativo que você gosta. Minha opção pessoal de aplicativo é o Runkeeper.

Muitos aplicativos podem ser baixados, e você pode encontrar mais informações sobre cada um deles no site dos desenvolvedor ou na loja de aplicativos do seu telefone. Pesquise antes de comprar! Por causa do grande número, e sua complexidade, não há como abordar tudo em um punhado de posts.

Um detalhe a notar é que, se você tem um iPhone, as cintas peitorais da Wahoo são compatíveis com a maioria dos aplicativos. Isso lhe dá uma grande flexibilidade.

Considerações finais para a escolha correta

Se você muda muito de telefone, tenha certeza que sua escolha de cinta peitoral funcionará com sua escolha telefone daqui para frente. Por exemplo, se você é um usuário de iPhone ou usuário Android, e vai ficar com a sua plataforma atual, você deve estar tranquilo para decidir.

Neste caso devemos nos perguntar: “hoje uso android, posso ter um iphone no futuro?, ou “hoje tenho iphone, posso comprar um android no futuro?” Se a resposta for NÃO VOU MUDAR DE PLATAFORMA, um passo dado para decidir por cinta peitoral com integração ao smartphone. Caso contrário, você poderá precisar comprar uma nova cinta peitoral em breve.

Pessoal, no primeiro post da série, aprendemos algumas questões básicas como a estreita relação entre a frequência cardíaca e o exercício físico, como diferentes perfis de pessoas podem se beneficiar do uso deste tipo de equipamento e como ele pode nos ajudar a evoluir nosso condicionamento. No segundo post, vimos os diferentes tipos de monitores, Sensor de dedo, cinta peitoral com relógio e cinta peitoral com transmissão para smartphones. Nesta terceira parte, focamos nas diferentes tecnologias de transmissão sem fio da cinta peitoral, e demonstramos alguns modelos, suas características e compatibilidades. O próximo e último post, será um guia resumo para que você revise e tome uma boa decisão.

Aproveite e conheça toda nossa série de artigos sobre como escolher um monitor de frequência Cardíaca:

Um abraço!

Tecnologia Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Caroline

    Adorei os artigos sobre monitores cardíacos. Tenho o iPhone 5 e uso o Runkeeper. Qual cinta tu indicaria, por favor? Estava pensando em comprar a cinta H7 da Polar. Obrigada.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Caroline, tudo bem? Eu particularmente gosto muito das cintas da Polar. Como sou usuário de Android utilizo a Polar Wearlink+. Se você quer Polar e utiliza Iphone, eu recomendou a Polar H6 ou H7 Heart Rate Sensor, lembrando que a H7 tem a vantagem que funciona com outros dispositivos da Polar. Por exemplo: Se você cansar mais tarde de usar o celular, poderá adquirir um relógio compatível, ou ainda usar os dois ao mesmo tempo. Espero ter ajudado. Abraços!

  • Mylena

    Muito legal! Estou com uma dúvida sobre a diferença da H7 e wearlink+.Eu já tenho um FT7(minha cinta não está funcionando) que é compatível com a cinta H7.Meu objetivo é poder utilizar em corridas na rua e na esteira e atualizar o endomondo instalado no meu galaxy S3.Qual seria melhor para esse objetivo?Obrigada!!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Mylena, que bom que gostou do artigo. Se você tem android, que é o caso do S3, deve comprar o Polar WearLink+. O H7 é para quem usa a plataforma Apple. Você comentou que usa o Endomodo. Eu recomendaria usar o Runtastic, já testou? É muito bom! Abraços

      • carlos

        BOA TARDE

        QUAL CINTA USO COM RUNSTASTIC ?

  • Hugo Mão de Ferro

    Eu uso android e procurava uma fita cardio que funcionasse ao mesmo tempo no android e no relógio. Disse que a H7 é só para iphone? Não sei se entendi bem?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Hugo, tudo bem?

      Pelo que eu li a respeito, o H7 funciona com Iphopne, alguns celulares android como o Samsung Galaxy S3 e S4 usando Android 4.3 ou superior. Este H7 tem compatibilidade com alguns outros produtos da Polar como por exemplo o RS100 e o RS300X.

      Sugiro enviar um e-mail para a Polar questionando a compatibilidade exata com seu celular e com o relógio.

      Abraços

  • Carla

    Daniel,
    sabes qual aparelho devo conectar para usar uma cinta ANT+ no android?

  • carlos

    bom dia
    tenho um celular com Windows 8.0 e uso o runtastic, quais cintas são compatíveis e a mais em conta?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Paulo, tudo bem?

      A grande verdade é que quando trata-se de dispositivos móveis, o windows phone é muito limitado.

      O único dispositivo que vi dizer ser compatível é o Zephyr Hxm e só encontrei ele no mercado livre para vender aqui no Brasil.

      Talvez para você o ideal mesmo seja usar um relógio de monitoramento, uma vez que se trocar de telefone terás que investir tudo denovo..

      Grande abraço

  • Paulo

    Muito bom os artigos! Bem esclarecedores.
    Minha dúvida, tenho iphone 4 e estou pensando em comprar um Wahoo Fitness Wahoo RunGym Pack for iPhone, no caso de futuramente eu trocar o celular para um iphone 5, por exemplo, teria como utilizar o mesmo monitor cardíaco?

  • Fernando

    Muito bom. Eu faço natação e estou interessado no Polar Loop, que cinta a prova d´água seria indicada para usar junto com o Loop?

  • Pablo

    Gostaria de saber qual cinta é compatível com strava e android galaxy ace com Bluetooth 2.0? Obrigado pela ajuda e parabéns pelos artigos. Muito bom.

  • Carlos

    Sensacional o Post, parabéns mesmo, tive a sensação de estar conversando com alguém e tirando todas as minhas dúvidas.

  • Gabi

    O h6 e h7 servem para android? Obrigada

  • Dricka

    Olá!
    Eu ganhei um relógio Suunto mas porém a cinta sumiu. Tenho uma cinta da polar.. você sabe me dizer se é compatível? Obrigada

  • Alex Chiarelli

    Daniel, boa noite!
    Cara, show o post, eu estava querendo usar meu celular mas num entendia nada disso. Vc deixou tudo muito claro. Legal d+.
    Sou usuário vitalicio de Android, tenho um moto x atualmente, vou comprar a polar wearlink+ para usar com o runkeeper. Já baixei o app e é bem legal.
    Única duvida: toda wearlink é Bluetooth né?
    Grande abraço é muito obrigado!!!
    Alex

  • Mariana Plaza

    Sensacional o post =) Me tirou várias dúvidas.
    Eu uso o FT7 e gostei bastante do relógio e tal, mas me incomoda saber que tenho como monitorar mais afundo meus treinos funcionais e minhas corridas pelos aplicativos, e daí então a grande dúvida, se vale realmente a pena trocar para o celular ou não. Normalmente eu corro com o celular no braço e já me acostumei com isso, mas nunca fiz crossfit com o cel, por isso acho que seria melhor um relógio. O H7 tem a possibilidade de usar tanto com cel quanto com relógio? Quais relógios compatíveis? E a última dúvida, ele é compatível com o aplicativo Nike+, ou somente o Wearlink nike+ tem essa possibilidade? Seria uma mão na roda comprar um transmissor que se adapte ao nike+, ao relógio e o polar beat! :)
    Obrigada!

  • Pingback: Como Escolher Gps 2012()

  • Tulio Servio

    Eu comprei um relógio da omron hr 310 e perdi a cinta, será que o oregon hr 102, vai funcionar com meu relógio omron?

  • Alvaro Marcio de Andrade

    Comprei nos EUA um relógio Polar M400 sem o monitor cardiaco. Qual o sensor que eu devo comprar para esse relógio. Usando apenas um transmissor polar bluetooth, me atende?

  • Alex

    Pessoal, o H7 funciona tanto com Apple quanto com o ANDROID !!
    iPad mini
    iPhone 4S
    Iphone 5
    Iphone 5c
    Iphone 5s
    iPod touch (5ª geração)
    Iphone 6
    iPhone 6 Plus
    HTC One M8 com Android 4.3 ou posterior
    HTC One Max com Android 4.3 ou posterior
    HTC One Mini 2 com Android 4.3 ou posterior
    Huawei Ascend P7 com Android 4.3 ou posterior
    LG G Flex com Android 4.3 ou posterior
    LG G3 com Android 4.3 ou posterior
    HTC One Mini com Android 4.3 ou posterior
    HTC One com Android 4.3 ou posterior
    LG G2 com Android 4.3 ou posterior
    LG Nexus 4 com Android 4.3 ou posterior
    LG Nexus 5 com Android 4.3 ou posterior
    Motorola Moto G com Android 4.3 ou posterior
    Motorola Moto X com Android 4.3 ou posterior
    Samsung Galaxy S3 com Android 4.3 ou posterior
    Samsung Galaxy S4 com Android 4.3 ou posterior
    Samsung Galaxy S5 com Android 4.3 ou posterior
    Samsung S5 Mini com Android 4.3 ou posterior
    Samsung Galaxy Note II com Android 4.3 ou posterior
    Samsung Galaxy Note III com Android 4.3 ou posterior
    Sony Xperia Z1 com Android 4.3 ou posterior
    Sony Xperia Z1 compacto com Android 4.3 ou posterior
    Sony Xperia Z2 com Android 4.3 ou posterior
    Conforme: http://www.polar.com/us-en/products/accessories/H7_heart_rate_sensor

  • Jose Geraldo Prado

    Você podia atualizar esse post. O assunto é interessante e a tecnologia muda muito rapidamente…

  • Pingback: Medidor de frequência cardíaca no celular – Galera do Pedal()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...