OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como escolher um Monitor de Frequência Cardíaca – Parte final

Daniel Darugna Tecnologia 29 comentários">29 comentários
batimento cardíaco

Agora que já conhecemos a estreita relação entre a frequência cardíaca e o exercício físico, entendemos também como diferentes perfis de pessoas podem se beneficiar com o monitor cardíaco, como ele pode nos ajudar a evoluir em termos de condicionamento, aprendemos também sobre os diferentes tipos de monitores e tecnologias de transmissão sem fio da cinta peitoral, uffa, chegou a hora de sermos um pouco mais conclusivos. Existe uma infinidade de monitores disponíveis no mercado. Desta forma, listarei alguns passos para que você faça uma boa escolha, independentemente do modelo e tecnologia que escolha.

Relógio ou Celular?

Relógio é bom por ser leve, resistente à água e prático de ser utilizado no treino. Por outro lado, não temos a mesma flexibilidade em termos de opções de software para análise, ficamos presos no software do fabricante. Já a cinta peitoral com transmissão dos dados para o celular, nos abre um leque de possibilidades em termos de aplicativos que podem ser utilizados. Como escolher? Teste-se! Verifique se você se adapta aos treinos com seu celular, e aproveite este momento para testar alguns aplicativos diferentes, e definir qual é o melhor para você.

Decidiu pelo celular?

Leia nosso artigo Como escolher um Monitor de Frequência Cardíaca – parte III para definir quais os possíveis modelos você poderá utilizar. Isto dependerá de qual plataforma de smartphone você utiliza, por exemplo Android ou Iphone, qual aplicativo você irá utilizar também é relevante, uma vez que cada dispositivo possui uma lista de aplicativos compatíveis.

Funcionalidades!

Não fique restrito apenas às funcionalidades que você precisa hoje. Pense no que pode ser necessário amanhã, para que seu equipamento seja relevante por mais tempo, você não quer trocar seu equipamento cedo demais não é mesmo. Precisamos otimizar nosso dinheiro! Para quem optar pelo celular, a maioria das funcionalidades são definidas pelo aplicativo e não pelo monitor cardíaco.

Compare!

Agora que você já possui uma lista de 3 ou 4 possíveis modelos, procure em sites especializados sobre o que eles falam a respeito de cada modelo possível. Procure por reviews de compradores também nos sites que vendem estes produtos. O site que eu utilizo e recomendo é o http://heart-rate-monitor-watches-review.toptenreviews.com/.

Pesquise e então compre.

A variação de preço destes equipamentos de loja para loja é incrivelmente absurda. Investir tempo pesquisando preço realmente vale a pena.

Estude (Não tenha preguiça ok?!)

Primeiramente, leia todo manual para aprender como executar aquelas funcionalidades que foram prometidas quando você optou pelo modelo. Geralmente no site do fabricante, é possível baixar o manual em português.

Por último, mas não menos importante, uma lista das funcionalidades/características BÁSICAS que qualquer modelo que você optar precisa ter:

  • Fácil leitura da frequência cardíaca. Acreditem, muitos modelos a fonte é muito pequena e difícil de visualizar.
  • Deve ser fácil de utilizar. Quanto mais recursos tiver, mais complicado mecher, busque o equilíbrio!
  • Funcionalidade de zona alvo de frequência Cardíaca. BÁSICO.
  • Deve ser um modelo responsivo. Alguns modelos demoram para identificar as mudanças. O que você comprar, deve ter a capacidade de identificar rapidamente as mudanças no seu ritmo de treino.
  • Deve ser Preciso. Procure informações sobre a precisão do modelo que você está pensando em comprar, informações não precisas não são relevantes, certo?
  • Cinta Peitoral Confortável. Confie em quem já comprou, leia os reviews das pessoas que já compraram e o que eles comentam sobre o conforto da cinta peitoral. Uma cinta desconfortável poderá te influenciar negativamente no treino, ou então fazer você desistir de utilizar o equipamento. Este quesito é extremamente importante!

Espero, com toda a sinceridade ter conseguido te ajudar a escolher seu monitor cardíaco. Independentemente de qual modelo seja, você irá sentir uma grande diferença já nas primeiras semanas, garantido!

E você? Já comprou seu monitor cardíaco? Qual modelo está utilizando? Vantagens e desvantagens? compartilhe sua experiência conosco.

Conheça toda nossa série de artigos sobre como escolher um monitor de frequência Cardíaca:

Um abraço e até a próxima!

Tecnologia Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • LEONARDO

    parabens pela iniciativa.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado Leonardo!

  • Caroline

    Olá, estava lendo no site o artigo sobre monitores cardíacos. Adorei, foi muito esclarecedor! Uma dúvida: tenho o iPhone 5 e uso o Runkeeper, gostaria de comprar uma cinta peitoral compatível com o iPhone e com este app. Tu poderia me indicar alguma? Obrigada. Adorei o site. Parabéns a vocês!!!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Caroline, tudo bem? Eu particularmente gosto muito das cintas da Polar. Como sou usuário de Android utilizo a Polar Wearlink+. Se você quer Polar e utiliza Iphone, eu recomendou a Polar H6 ou H7 Heart Rate Sensor, lembrando que a H7 tem a vantagem que funciona com outros dispositivos da Polar. Por exemplo: Se você cansar mais tarde de usar o celular, poderá adquirir um relógio compatível, ou ainda usar os dois ao mesmo tempo. Espero ter ajudado. Abraços!

  • Rafael Fortunato

    Demais seu artigo, parabéns!

    Uma dúvida, esses aplicativos servem para musculação ou arte marcial? Se sim, qual?
    Pois além de correr malho e faço arte marcial, seria perfeito monitorar essas atividades.

    Abraços

  • FRANCO

    Bom dia, muito boa a sua a abordagem acerca de monitores cardiacos, mas, a meu ver, ficou faltando uma pesquisa sobre monitores cardiacos “sem cinta peitoral” do tipo relógio computador. Gostaria, caso possa, que fizesse comentarios sobre esse tipo de monitores que estão a venda no mercado .

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Franco, obrigado pelo feedback! Realmente esta parte está faltando. Faremos no futuro um artigo especial somente sobre isto.
      Abraços

  • José

    O melhor texto sobre o assunto que encontrei. Bem legal.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigafo José! Ficamos muito felizes com seu feedback! Abraços

  • Carol Luz

    Na parte 3 você deu boas dicas pra quem escolher usar o celular.
    Mas eu quero o relógio. Então, e ai, quais seriam boas opções – marca/modelo – para a dupla relógio/cinta?

  • Mara

    Daniel, estou comecando a treinar para a meia maratona. Qual e o melhor monitor com relogio? Tem tantas opcoes que eu fico perdida. Polar f1, f7 , garmin….
    Outra duvida: Existe algum q a cinta seja comoativel com orelogio e com o iphone..

  • Mario

    Os meus parabéns, são quase enexistentes artigos acerca dos vários pulsometros, relogios, cintas, sua compatibidade tanto com smartfones como com as aplicações, enfim nada de informação concreta…
    É de louvar quem o fala.
    Infelizmente nada para os nokia lumias! O que lhes falta compatibilidade? Pelo que sei têm Bluetooth 4.0…
    Qual o problema então.
    Um Abraço

  • Alexandre

    Eu estava a procura de informações referente a este tipo de monitor e aqui encontrei quase todas..entre as informações dos fabricantes de cintas de monitoramento cardíaco não encontrei compatibilidade com o meu nokia lumia que possui sistema operacional win 8… estou com dificuldades para encontrar, você conhece alguma?eu utilizo o aplicativo micoach…

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Alexandre, tudo bem? Infelizmente o Windows é carente de soluções deste tipo. Recomendo você pensar como solução a compra re um relógio de monitoramento.

      Abraços

  • Alexandre

    bom, acho que não havia pesquisado direito… encontrei um tal de Zephyr Hxm Bluetooth que serve para : Smartphones WindowsPhone 8 , Android ( 2.3 +) , Blackberry e Nokia N9XX Series . Todos com bluetooth 2.1 ou superior .

    Mesmo assim suas informações foram muito úteis para entendermos melhor sobre este aparelho, que realmente se faz necessário para controlarmos melhor nosso desempenho.
    Obrigado!!

  • Ingrid Brandão

    Bom dia Daniel,

    Tudo bem? Espero que sim. Gostei muito das dicas a respeito das cintas que conectam com os smartphones. O grande problema é que não consigo me adaptar utilizando o celular preso no braço. Meus braços são finos e é difícil encontrar uma braçadeira que fique confortável. Devido a isso, estou à procura de um relógio que me ajude a evoluir. Você possui dicas sobre marcas e modelos acessíveis? Obrigada.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Ingrid, tudo bem com você?

      Que bom que tem gostado de nossas dicas, ficamos muito contentes. Com relação a dicas de relógios, estou devendo este post para o blog, contudo posso te indicar um que a Melanie (minha noite e tbm escritora aqui do blog) usa. Ela usa o Garmin Forerunner 220 e é um relógio excelente, com recursos básicos e avançados como por exemplo a criação de treinos intervalados, e alarmes de ritmo.

      Atualmente eu utilizo o Suunto Ambit 2, mas ele é mais focado ao triatlon.

      Abraços

  • Moema Viana

    Olá, boa tarde!
    O que acha do Polar RCX 3?
    Abraço.

  • Samira

    Oi boa tarde, gostei muito das informações do blog. Eu estou querendo presentear meu pai, que tem frequentes arritmias e gostaria de comprar um relógio para que ele controlasse e acompanhasse os batimentos. Ele não pratica exercícios físicos com frequência e usaria diariamente o relógio mais por motivo de saúde e controle. Você poderia me indicar alguns modelos? A principal função que preciso seria a de medição de batimentos mesmo. Vi em alguns sites de compras, mas existem muitos modelos e acabei ficando em dúvida.

  • Antônio Henrique

    Olá Daniel,

    Quero te agradecer por me ajudar a escolher a melhor cinta para monitoramento cardíaco para meu treino ciclístico. De fato, valeu muito a pena ter lido todos posts que você escreveu sobre o assunto.

    Valeu mesmo!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      show de bola parceiro! Abraço e boas pedaladas!

  • Afonso Melo

    Muito bacana esse seu resumo sobre os monitores cardíacos. Um verdadeiro guia para iniciantes. Parabéns

  • Liv

    O q vc acha do FT60 para iniciantes?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      um bom aparelho!

  • Gab

    Você indicaria, para iniciantes, o monitor cardíaco da Oregon (Sh201n Touch)??
    Acabei comprando antes de ler o seu post e agora fiquei indecisa.

    Obrigada.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      oi Gab, desculpa mas nunca usei o Oregon, mas se vc é iniciante, deve suprir suas necessidades com certeza.

      abraços

  • Daniela Salles

    Paaaaarabens pelas dicas!! Muitos assuntos interessantes!! O melhor e mais esclarecedor que ja li.
    Queria info sobre os relógios sem cinta… Funcionam mesmo? Não me passam uma ideia de serem efetivos…
    Surgiu o FITBIT SURGE… você tem info dele?
    obrigada!!

  • Junior

    Boa noite.
    Tenho um Polar FT1, gostaria de comprar um outro Polar ou mesmo de outra marca, que possa medir velocidade sem ter aquele sensor de amarrar no tênis, vc me indica/conhece algum?
    Obrigado.

  • Pingback: Medidor de frequência cardíaca no celular – Galera do Pedal()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...