OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Treinando a mente para mudar hábitos

Daniel Darugna Saúde 0 comentários">0 comentários
conexão de neuronios

Quando você está querendo mudar hábitos para ter um estilo de vida mais saudável, pode ser um pouco difícil no começo. Existe uma razão para isso, e não é porque você é fraco, tem muito pouca força de vontade ou simplesmente não tem isso em você … você está na verdade treinando sua mente, e mudando a maneira como o seu cérebro funciona, e isso não é fácil!

Quando desenvolvemos hábitos, criamos pequenos circuitos em nosso cérebro que transmitem sinais. É uma pequena conexão elétrica que nos faz repetir os nossos padrões. Nosso cérebro simplesmente começa apenas trabalhar no piloto automático:

  • Acorde
  • Não Treine
  • Vista-se
  • Escove os dentes
  • Pule o café da manhã
  • Vá ao trabalho
  • Coma porcarias no trabalho

Treinar a mente é a chave para mudar hábitos

Quando você decide fazer uma mudança, você está tentando mudar a maneira como o cérebro usa essas conexões. Portanto, o seu cérebro vai ser confuso, vai fazer você sentir desconforto, e fazer tudo o que puder para ter você de volta aos esses padrões de antes, porque assim que ele sabe trabalhar.

É como se o seu cérebro tivesse um script daquilo que você seguiu toda a sua vida, e você foi e mudou o enredo do nada! Já se perguntou por que é tão difícil de quebrar um hábito, por que as pessoas parecem fazer as mesmas escolhas mais e mais? É simplesmente por causa disso!

Será que isso significa que estamos condenados a nossas escolhas para sempre? Claro que não. É muito possível mudar nossos hábitos e nosso estilo de vida, mas isso demanda planejamento e dedicação.

RELACIONADO: Quer perder peso (emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!

Como treinar sua mente para mudar hábitos

Não apenas elimine hábitos, crie seus novos hábitos

Uma estratégia útil para colocar em prática é não apenas eliminar os maus hábitos, mas também substituí-los por novos.

Por exemplo, eu e a Mel sempre associamos ir ao cinema com lanches, e sentando-se para assistir um filme com todos ao nosso redor com pipoca e refrigerante me faz querer correr para comprar algo pra colocar pra dentro.

Lidamos com isso, apenas levando nosso lanche favorito saudável conosco (na bolsa da Mel). Geralmente levamos amêndoas, castanha, maçã, e as vezes um pedaço de chocolate com alto teor de cacau.

Eu tento ser realista nas minhas substituições. Às vezes, chega uma sexta-feira e queremos uma pizza. Em vez de passar a mão no telefone e ligar para o disk pizza, fazemos a nossa própria pizza caseira com trigo integral, polvilhamo um pouquinho de queijo e carregamos de legumes e molho de tomate feito por nós mesmos.

Estamos satisfeitos com este hábito (na verdade, agora eu realmente gosto mais) e diminuíram consideravelmente nossas chances ligarmos para um disk pizza e poder comer até 1000 calorias em uma única refeição.

Tenha em mente onde você quer chegar. Tenha Objetivos!

Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, como já dizia o Gato em Alice no país das Maravilhas.

Muitas pessoas falam de objetivos, metas e que estão tentando buscá-los, apenas “tentando mudar hábitos” e ficam tentando pra sempre.. nunca saem do lugar.

Para realmente conseguir mudar hábitos, você deve criar objetivos da maneira certa, precisamos usar uma técnica simples chamada Técnica SMART.

Ficou interessado? Entenda tudo sobre como criar e alcançar metas em: Meta SMART – Gerencie com sucesso seu projeto de emagrecer

Considerações finais

Dar uma virada no seu estilo de vida é uma verdadeira viagem de transformação pessoal, mas como toda viagem, deve ser dado um passo de cada vez.

Com substituições de hábitos saudáveis e objetivos alinhados, você irá criar lentamente novos circuitos no seu cérebro para que ele entenda a mudança e assuma este novo estilo como padrão. Ele vai parar de querer voltar aos velhos hábitos, te garanto! Siga firme, meu amigo(a)!

Esta é a chave que irá mantê-lo na direção de seus objetivos, vivendo uma vida longa e saudável.

Precisa de uma dose de motivação? Assista o vídeo abaixo:

Abraços

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...