OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Roteiro de 2 dias para pedalar em San Francisco. Férias Saudáveis!

Melanie Mafli Saúde 12 comentários">12 comentários
capa-san-francisco

Já pensou poder sair de férias e continuar a praticar o estilo de vida saudável? Fizemos um roteiro de 2 dias para pedalar em San Francisco e vamos compartilhar esta experiência com vocês!

É claro que nas férias, iremos comer de vez em quando algumas coisas que estão fora da nossa rotina saudável. Apesar de que comer refeições saudáveis fora do país também é algo muito legal de se explorar.

Foi isso que fizemos nas nossas últimas férias na Califórnia, tentamos aliar uma alimentação equilibrada, com exercícios sempre que possível.

Temos muitas novidades para compartilhar com vocês sobre esta nossa experiência. A primeira delas é contar para vocês como foi pedalar em San Francisco por 2 dias.

ATENÇÃO!

Se você está em dúvida sobre pedalar em San Francisco ou não, confira nosso vídeo clip do primeiro dia antes de continuar a ler o nosso artigo:

Curtiu? Então dê um joinha lá no nosso vídeo, assine o nosso canal do youtube e continue lendo este artigo, você não vai se arrepender! 😉

Não é preciso “pisar na jaca” totalmente quando se viaja, e inclusive desbancamos o mito de que nos EUA não existem opções saudáveis. É totalmente o oposto! Lá existem Zilhões de opções saudáveis, basta querer. Mas isto será assunto para outros artigos nossos aqui no blog.

Tudo é reflexo das escolhas que fazemos, cada um decide o seu destino.

Neste post em especial você irá conhecer como foi a nossa experiência de ter alugado bike e pedalar em San Francisco por 2 dias visitando alguns pontos turísticos desta maravilhosa cidade na Califórnia.

Primeiramente é preciso saber que há várias maneiras de conhecer os pontos turísticos dessa cidade, por exemplo: a pé, de carro, de bicicleta, táxi, trem, Cable Car, entre outros.

Normalmente as pessoas adotam soluções mistas como por exemplo fazer uma parte do roteiro de bike, uma parte a pé e quem sabe uma parte de carro também.

Nós tentamos focar o máximo possível do roteiro com a bicicleta, por ser mais prático, saudável, evitar o trânsito, não ter que procurar estacionamento e pela independência.

Você deve estar pensando: e os morros de San Francisco? É cheio deles, como vou pedalar em San Francisco morro acima o tempo todo? Fique calmo. Existem muitos morros sim, porém pedalar em San Francisco pela costa é bem tranquilo. E os roteiros foram adaptados para ser mais fácil para todos.

Como alugar Bicicleta em San Francisco

Existem várias (muitas mesmo) locadoras de Bike em San Francisco, todas elas preparadas para atender os turistas, com mapas e roteiros já pré-determinados para orientação. Desta forma, você não precisa ter medo de se perder.

Alugue sua bike com a Blazing Saddles:

Nós optamos por alugar as bikes na rede Blazing Saddles, só em São Francisco eles estão em 7 lugares diferentes. São super organizados, atendem muito bem e as bicicletas estavam em bom estado.

Em San Francisco, você pode alugar com a Blazing Saddles nos seguintes lugares:

Próximo a Fisherman’s Wharf:

  • 2715 Hyde Street
  • Pier 41
  • 465 Jefferson Street
  • 1095 Columbus Avenue
  • 2555 Powell Street
  • 757 Beach street

Próximo a Union Square:

  • 433 Mason Street

 

O preço do aluguel depende do tipo de bike que você escolher, nós optamos pela Deluxe Comfort Hybrid com preço de $36,00 por dia. É possível conseguir 20% de desconto no aluguel reservando on-line aqui no próprio site deles.

Se você estiver com crianças, não se preocupe, eles disponibilizam (com valor adicional) um trailer para crianças que vai engatado na bicicleta. Se estiverem acompanhados por pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios físicos, é possível também alugar uma bicicleta elétrica.

Esta locadora é tão animada que no final do passeio ao retornarmos, eles batem palma, elogiam, gritam vitória. É uma Festa!! Pena que não conseguimos gravar esta cena pra mostrar pra vocês.

A Blazing Saddles oferece alguns roteiros pré-definidos como:

Como nós tivemos dois dias inteiros para pedalar em San Francisco, e fizemos os roteiros que vamos compartilhar com vocês abaixo:

Roteiro 1º dia pedalando em San Francisco

Nosso primeiro pedal foi Bike The Bridge to Sausalito & Tiburon!

Saímos cedo do hotel que nos hospedamos, o Castle Inn, e caminhamos por 20 minutos até a Blazing Saddles da Hyde Street, que fica a uma quadra da Ghirardelli Square. Chegamos na locadora de bikes as 7:45h da manhã, e fomos atendidos super rápido.

Dissemos qual era a escolha do passeio e eles nos mostraram um mapa com as direções e os pontos turísticos que encontraríamos no caminho.

Preenchemos a papelada e fomos direcionados para um lugar reservado onde passamos por uma explicação breve de segurança, explicação do mapa com informações adicionais de como entrar em contato caso viesse a ocorrer algum imprevisto.

Em seguida nos deram os capacetes e as bicicletas e fizeram um pequeno teste de equilíbrio e freios. Então o passeio começou!! Nossa experiência foi exatamente como no vídeo abaixo:

Dica: Lembre-se de levar muita água, protetor solar e se quiser algo para comer no caminho para lhe dar energia.

Pontos turísticos onde passamos:

1. Aquatic Park

É bem no início, na frente da Ghirardelli Square. As pessoas vão para praticar natação no próprio mar. Vimos pessoas nadando o tempo todo, tanto na ida como na volta.

G0098536

2. Fort Mason

Se você tem medo de pedalar em San Francisco devido ao morros, este é um pequeno morro que é preciso passar pra fazer o passeio. Um de dois ou três. Porém a subida é super rápida e se não conseguir, você pode sair da bike e andar até o topo, ele não é tão intenso.

Chegando no topo, o visual é incrível! Curta a descida e relaxe suas pernas!

Iniciando a subida no Fort  Mason
Iniciando a subida no Fort Mason

3. Palace of Fine Arts / Exploratorium

Este local possui uma arquitetura marcante e um Lago muito bonito. Construído em 1915, mantendo sua estrutura original até os dias de hoje. Caminhamos em torno do lago passando pelas construções grandiosas deste local marcante.

A linda arquitetura do Palace of fine Arts
A linda arquitetura do Palace of fine Arts
Passeando com a bike ao redor do lago.
Passeando com a bike ao redor do lago.

4. Crissy Field

Esta é a parte mais gostosa do passeio, pois você anda com a bike em terreno plano seguindo a costa até a Golden Gate Bridge.

A vista que se tem da ponte, se aproximando cada vez mais é incrível, além da natureza ao redor, com aves locais, plantas e vários cachorros com seus donos passeando pelo local.

G0328933

G0348958

5. Presidio Nacional Park

A Crissy Field já é a entrada do Presídio nacional Park, então aproveite esse caminho e observe a natureza. Existem mais coisas no parque, mas nós optamos por seguir adiante.

6. Fort Point

Ao terminar a Crissy Field você chegará a este ponto. Aproveite e tire várias fotos da Golden Gate pois você estará bem próxima dela, num ângulo incrível para fotos.

Indo um pouco para a história do local, o Fort Point protegeu o porto de San Francisco de ataques estrangeiros durante e após a Guerra civil dos EUA.

Fort Point

7. Golden Gate Bridge

O momento mais esperado do passeio. Atravessar a tão famosa Golden Gate de bike. Respeite os pedestres e ande do lado de fora da calçada, deixando os pedestres do lado de dentro. Aproveite e tire fotos, filme o trajeto, enfim, é um momento único.

IMG_20140916_112207

IMG_20140916_112253

8. Sausalito

Terminando a ponte continue o caminho sugerido e vá a Sausalito. É uma deliciosa descida que leva uns 5 minutos. Sinta o vento bater no seu rosto, o cheiro do mar e sorria: Você está na California!

Chegando em Salsalito!
Chegando em Salsalito!

Sausalito é linda. Pequena porém imponente. Estacione sua bike e caminhe pela rua principal a pé. Existem várias opções de restaurantes e lojinhas de souvenir.

Salsalito

Nós comemos e recomendamos que você também conheça o Venice Gourmet Boutique também, lá você pode escolher os ingredientes do seu sanduíche e é uma delícia. Super prático e mais rápido do que sentar no restaurante.

Pegamos nosso pedido e fomos comer na beira da praia com a visão da Golden Gate ao fundo.

Degustando o delicioso sanduíche da Venice Gourmet
Degustando o delicioso sanduíche da Venice Gourmet

9. Tiburon

Se você estiver cansado ou quer finalizar o passeio, há a opção de pegar um Ferry até o Fisherman’s Warfs e voltar para devolver as bikes. Mas nós indicamos, caso ainda tenha pique, seguir até Tiburon, e esticar ainda mais o passeio.

De Sausalito até Tiburon são 45 minutos pedalando. Não tem paradas no meio do trajeto, mas claro que para nós sempre tem (pra tirar fotos, se hidratar, filmar).

Tiburon é uma graça, menos visitada do que Sausalito mas tem seu charme, e o trajeto para chegar lá é lindo.

Lojinhas no centrinho de Tiburon
Lojinhas no centrinho de Tiburon

G0569298

Notícia boa! Em Tiburon também tem um ferry que leva até o Fisherman’s Warf, o preço de Sausalito é o mesmo, $11,00.

A Blazing Saddles já nos entrega o Ticket para não precisar pegar fila no local na hora de comprar. Porém se você não usar os ingressos, a locadora não te cobrará por eles, desde que devolva junto com a Bike.

O tempo de travessia do Ferry é de 20 minutos. Aproveite e curta o passeio. Você passará bem em frente ao Alcatraz e poderá tirar algumas fotos do local.

10. Fisherman’s Warf e Pier 39

Chegando no Fisherman’s Warf, estacione sua bike de novo e caminhe por ali. Têm vários restaurantes, quiosques que servem frutos do mar e lojas de souvenir. De lá caminhe até o famoso Pier 39.

No Pier 39, você poderá apreciar os leões marinhos na natureza e andar pelo pier que é cheio de restaurantes, lojas e atrações. Depois é só pegar sua bike e pedalar mais uns 10 minutos até chegar a locadora de bike. Você será recepcionado por aplausos e gritos de vitória! Uma alegria só.

G0739689

Alimentos frescos disponíveis!
Alimentos frescos disponíveis!

G0689661

2º dia de Bike por San Francisco

O segundo dia de passeio foi o da Union Square até a Golden Gate Bridge via Golden Gate Park, para conhecer o outro lado de São Francisco e o centrão.

A locadora de bike que usamos, fica bem ao lado da Union Square, bem localizada. Chegamos lá pegando um famoso Cable Car de San Francisco, me senti como nos filmes! Passamos pela Chinatown antes de chegar na Union Square.

Chegando na Blazing Saddles da Union Square, fomos mais uma vez bem recebidos e tinha um atendente brasileiro que nos explicou muito bem o roteiro. Passamos pelo mesmo passo a passo que da primeira vez e partiu passeio!

Pontos turísticos onde passamos:

1. Union Square

Como a locadora fica ao lado da Union Square nosso passeio começou por lá. Muitas lojas de grifes conhecidas: Victoria’s secret, Apple Store, Disney Store, entre outras.

Mas nós deixamos pra ver isto no final do passeio, uma vez que teríamos que retornar até o mesmo local para devolver as bikes.

Union Square - Reparem na Macy's ali no lado!
Union Square – Reparem na Macy’s ali no lado!

2. Alamo Square / Painted ladies

O trajeto no centro assusta um pouco, pois é muita gente e têm o trânsito de uma cidade grande. Descobrimos que é bastante seguro pedalar na ciclovia. Assim que nos aproximamos da Alamo Square, após uma subidinha básica, avistamos as Painted Ladies. Paisagem já ficou mais linda e o passeio confortável.

Pedalando em San Francisco

Como comentei, para chegar lá tem uma pequena subida. Mas logo você consegue avistar as Painted Ladies, que são uma fofura. Aliás, existem várias casas deste estilo e coloridas. Vale a pena pedalar pelas ruas e tentar se imaginar morando nestas casas.

Painted Ladies em San Francisco
Painted Ladies em San Francisco

Eu e o Daniel aproveitamos e entramos num mercado de alimentos orgânicos para comprar algumas coisas para beber e comer durante o passeio. Lá encontramos um buffet de saladas e verduras. Não pensamos duas vezes e fizemos uma “marmita” para um piquenique, e este foi nosso almoço delicioso.

Existem muitos mercadinhos orgânicos pela cidade!
Existem muitos mercadinhos orgânicos pela cidade!

3. Panhandle Park

Seguindo adiante chegamos ao Panhandle Park, que é um parque lindíssimo e cheio de árvores. É por ele que chegamos ao próximo destino. Aproveite pois ele é bem plano.

4. Golden Gate Park

O Golden Gate park é enorme, oferece diversas atrações. Poderíamos ficar neste parque por dias. Chegando lá estacionamos nossas bikes em frente ao Young Museum. Sentamos em um dos bancos e comemos nossa “marmita”.

Ao lado há um Jardim japonês (é preciso pagar entrada para passear nele), como nosso tempo estava escasso, optamos por não entrar.

Lá também fica o Jardim botânico, Aquário, Academia de ciência, Conservatório de flores, entre muitas outras atrações para turistas e locais. Ficamos um pouco no conservatório de flores que é lindo.

IMG_20140917_121224

DCIM122GOPRO

Seguindo o caminho pelo Golden Gate Park você passará por várias destas atrações, inclusive por Búfalos no pasto.

5. Ocean Beach

No final do parque chegamos a Ocean Beach! É uma praia linda, mais para surfistas, com a faixa de areia enorme. Vale a pena dar uma descansada neste local.

Chegando na Ocean Beach, local de inúmeros campeonatos de Surf.
Chegando na Ocean Beach, local de inúmeros campeonatos de Surf.

De lá tínhamos duas opções: Voltar um trajeto dentro do Golden Gate Park e ir em direção a ponte. Ou seguir adiante sem passar pelos mesmos lugares, porém o caminho é muito mais difícil pois tem muitos morros.

Escolhemos o mais difícil para passar por onde não havíamos passado e também para usufruirmos do visual da Golden Gate no sentido oposto ao dia anterior.

6. Lincoln Park

Subindo a estrada depois da Ocean Beach chegaremos ao Lincoln Park. É um costão e uma reserva nacional. A paisagem é de tirar o fôlego. Há ruínas dos antepassados que moravam lá e trilhas que podem ser feitas a pé ou de bike.

DCIM123GOPRO

DCIM123GOPRO

DCIM123GOPRO

7. Golden Gate

De lá seguimos para a Golden Gate, confesso que esse último morro foi pra queimar as pernas, mas tudo vale a pena quando se trata da paisagem belíssima que encontramos.

DCIM123GOPRO

Chegando lá voltamos pela Crissy Field até o Fisherman’s Warf e em direção a Union Square.

Este dia o passeio terminou um pouco mais cedo (2h antes). E aproveitamos o resto do dia para caminhar na Union Square e descansar um pouco.

Vale a pena pedalar em San Francisco?

Pela nossa experiência alugar bike nesta cidade é altamente recomendável! Em uma cidade sustentável e linda como esta é preciso entrar no mesmo clima.

É como quando nos hospedamos na casa de alguém, temos que seguir as regras da casa. Em San Francisco é a mesma coisa, você se sentirá em casa com a Bike.

Aspectos a se considerar antes de alugar uma bike em San Francisco:

  • Alguns morros podem atrapalhar quem não é acostumado, mas são poucos. O roteiro já foi feito para facilitar.
  • É possível se machucar num passeio de bike se não tomar os devidos cuidados. Mas se você usar capacete e usar a ciclovia pouca coisa pode dar errado.
  • Dor muscular. Quem não está acostumado a andar de bike pode sentir uma dor muscular no final do dia ou no dia seguinte. Mas é uma dor que passa, gente!

Vantagens de pedalar em San Francisco

  • Não precisa pagar estacionamento.
  • Não há trânsito.
  • É mais fácil para parar em qualquer lugar para tirar fotos
  • É saudável e sustentável
  • É divertido
  • O serviço da locadora ajuda muito, pois eles preparam o roteiro com atenção

Considerações Finais:

Pedalar em San Francisco foi uma experiência inesquecível, não pensaria duas vezes em repetir.

Além de que é super saudável, você associa a diversão, turismo e execício físico tudo numa coisa só.
Aproveite suas férias e faça escolhas saudáveis, isso fará a diferença!

Saúde Tags: , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • Francine Borba

    Gostamos muito das dicas, e com certeza vai nos ajudar muito em nossa viagem, que começa dia 10/10. Estamos ansiosos para ver tudo isso de perto, e com certeza de bike, que deve ser maravilhoso!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Francine , fico muito feliz que vocês irão aproveitar estas dicas na própria viagem. Quando voltarem fiquem a vontade para compartilhar mais dicas 😉
      Boa viagem pra vocês! Abraços Melanie

  • Carla

    As I told you, Mel and Daniel before, you guys had a dream trip with everything and more!!! The posts are amazing and just make you feel like traveling…forever!! I can’t wait to visit San Francisco too and I will definitely follow your tips…not sure about the bike thing,though…lol… anyway, the pictures are breathtaking and I’m sure that being there will be even more amazing and unforgetable!! Congratulations on your blog and good job!! Way to go guys!!!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Dear Carla! Our trip was really amazing! I hope you’ll travel to SF too, as soon as possible 😉 And if you go, tell us about it.
      Kisses Melanie

  • Alyson Regis Darugna

    Relato e dicas fantásticas!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Obrigada Alyson! Vindo de um blogueiro de Viagens fico muito feliz 😉

  • alisson

    Gostei bastante das dicas!!!
    Queria saber quanto a segurança de deixar as bikes “estacionadas” para tirar foto ou entrar em alguma lojinha…
    É possível? Não tem perigo de roubarem? Tem algum seguro na locação?

    😀

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Alisson, no caso de estacionar as bikes eles te dão lockers que devem ser usadas sempre! E objetos pessoais é melhor carregar com você em uma mochila. Tem como você fazer um seguro sim. 😉 É muito bacana e nós repetiríamos este passeio com certeza.

  • Pingback: Zurique em duas rodas, roteiro para 1 dia pela cidade()

  • Gi*.*

    eu ainda tenho uma dúvida, talvez voces possam me ajudar. Eu consigo retornar do meio da ponte? Por exemplo, posso pedalar até a metade e voltar pelo mesmo caminho? Ou a ponte é mão unica de cada lado também para ciclistas?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Gi,
      você consegue retornar do meio da ponte sim. Ela é de duas mãos. Mas é preciso respeitar os pedestres e tomar bastante cuidado. Eu indicaria passar pela ponte toda, pois a experiencia é incrível. Beijos

  • Pingback: Um dia de bike em Barcelona – Doce Dieta – Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...