OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Proteína – O que são as proteínas e para que servem

Melanie Mafli Saúde 4 comentários">4 comentários
pessoa-pensando

As proteínas já vêm sendo assunto no nosso blog há um bom tempo. Contudo, muitos de nós ainda temos dúvidas sobre este nutriente. Por este motivo resolvemos escrever um artigo exclusivo sobre elas, as Proteínas. Este artigo traz uma parte com perguntas e respostas sobre mitos e verdades, sobre as proteínas vegetais e animais além dos papéis das proteínas no nosso organismo.

Eu e o Daniel consumimos proteínas todos os dias. Tentamos comer este nutriente algumas vezes durante o dia. Aproveitamos nossa alimentação para fazer pratos com muita proteína, como por exemplo:

O que são as proteínas:

Você sabe o que são exatamente as proteínas?

As proteínas são compostas de aminoácidos, que são os blocos de construção do corpo. Sem elas não poderíamos construir todas as coisas que ajudam o corpo a funcionar bem, como os músculos, o tecido conjuntivo, os neurotransmissores, as células do sangue, os hormônios, etc.

As proteínas são parte essencial da dieta humana. Uma dieta rica em proteína pode ajudar até na perda de peso. Ficou interessado? Vamos adiante.

Para ver se conhecemos mesmo as proteínas vamos fazer um pequeno teste. Aproveite e tente responder cada pergunta antes de ler a resposta. Será que você acerta todas?

Mito sobre proteínas:

Mito 1: Devo obter toda proteína do dia em uma só refeição?

MENTIRA: A ingestão de proteínas precisa ser distribuída ao longo do dia. Nós temos uma reserva limitada de proteína, por outro lado temos maiores reservas de carboidratos e gorduras.

Mito 2: É preciso consumir proteínas animais para atender às necessidades do corpo?

MENTIRA: Muitas pessoas ainda pensam que proteínas vegetais não contam, mas alimentos de origem vegetal contém todos os aminoácidos necessários em proporções diversas. Alimentos como feijão preto, lentilha, feijão-fradinho, quinoa, trigo, aveia, amêndoas, nozes, sementes de linhaça e chia são fontes de proteína para qualquer dieta. Portanto pessoas que são vegetarianas não terão problemas com a falta de proteína se tiverem uma dieta adequada.

Mito 3: Podemos comer proteína a vontade?

MENTIRA: Muitas pessoas pensam que isso é verdade, mas não é. O excesso de qualquer nutriente pode ser armazenado como gordura e virar um ganho de peso indesejado. O equilíbrio é mais uma vez a chave de tudo.

Mito 4: É certo ingerir o whey protein imediatamente após um treino para ter um melhor resultado na construção muscular?

VERDADE: Essa ideia é baseada no que é conhecido como a janela anabólica de oportunidade. O corpo absorve mais nutrientes após um treino, a fim de reabastecer os estoques de glicogênio, síntese de proteínas, e restabelecer o equilíbrio. Você tem até 2 horas depois de um treino para o pontapé inicial do processo de recuperação. Mas ainda mais importante é a proteína que você está recebendo ao longo do dia. Por isso é importante comer proteína em pequenos porções durante todo o dia.

Acertaram algumas das perguntas?
Isso foi apenas uma brincadeira com informações bastante relevantes para quem quer saber mais sobre a proteína. E não há melhor forma de aprender do que brincando. 😉

Agora que já brincamos um pouquinho, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto de proteínas. Afinal, comer proteína adequada é essencial para alcançar seus objetivos de saúde.

As Proteína de A a Z

proteina
A proteína é um dos três principais classes de alimentos chamados macronutrientes – os outros dois são as gorduras e os carboidratos. A proteína é composta de aminoácidos, também conhecidos como os “blocos de construção”.

Por que eu preciso de proteínas?

As proteínas fornecem as matérias-primas que seu corpo precisa para construir os músculos, órgãos, cabelo, neurotransmissores e enzimas.

Ela também desempenha um papel no controle de peso. Comparado com carboidratos, o consumo de proteínas tem um menor efeito sobre a insulina (que aciona o armazenamento de gordura), um efeito maior sobre a glucagon (que dirige a libertação da gordura) e uma considerável aumento na taxa metabólica.

Se quiser se aprofundar mais no assunto do efeito da insulina no emagrecimento, recomendo as seguintes leituras:

Aumentar a ingestão de proteína em relação aos carboidratos nos deixa mais satisfeitos por mais tempo, portanto acabamos comendo menos. E comer proteína aumenta a sua taxa de termogênese.

Isso foi uma das coisas que percebi quando mudei minha alimentação para um aumento de ingestão de proteínas e diminuição da ingestão de carboidratos. Me sinto satisfeita por muito mais tempo. E quando hoje como carboidratos percebo que a fome vem logo. Principalmente se o carboidrato for de alto índice glicêmico como comentamos no artigo recomendado ali em cima sobre o índice glicêmico.

Quanta proteína eu preciso ingerir?

Muitos nutricionistas recomendam que os indivíduos consumam cerca de metade de um grama de proteína por quilo de peso corporal, já outros nutricionistas acham que essa quantidade é muito baixa. Isso varia de pessoa pra pessoa, pois aquelas que praticam esporte precisam de mais proteínas. Nada melhor do que seu nutricionista para lhe dar esta informação exata de acordo com o seu perfil.

A média gira em torno de:
– 46 gramas de proteína por dia, para mulheres
– 56 gramas por dia, para homens.

Para as pessoas com doenças renais, uma dieta pobre em proteínas é recomendada para evitar sobrecarregar aos rins.

Pessoas com alergias também devem cuidar ao tomar suplementos proteicos, especialmente se eles são intolerantes à lactose. A maioria das proteínas em pó são feitas com adoçantes artificiais e conservantes. Além disso, alguns desses produtos podem conter ovo, soja, glúten e soro de leite o que pode ocasionar reações inflamatórias dependendo da sensibilidade da pessoa.

Como saber se estamos ingerindo proteína suficiente?

Coma ovos, eles são uma das melhores fontes de proteínas na face da terra. Veja mais em A verdade: comer ovo não faz mal e não aumenta o colesterol! e em 14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável)

O whey Protein também é uma maneira fácil de obter proteína de alta qualidade em sua dieta. Leia Benefícios do Whey Protein para emagrecer

Iniciar o dia comendo proteína é muito importante, e ajuda na perda de peso. Veja mais em Perca 9 KG em 30 dias na Dieta Slow Carb de Tim Ferriss

Whey protein:

O Whey protein isolado é considerado a proteína da mais alta qualidade após a caseína em termos de capacidade do corpo em absorver e usar. É extremamente baixo em carboidratos, rico em proteínas e contém praticamente nenhuma gordura.

Veja mais sobre wheys no artigo Benefícios do Whey Protein para emagrecer.

Que proteína devo comer durante o dia?

Ingerir proteína em cada refeição parece difícil. Pois o que passa na nossa cabeça é: preciso comer carne o tempo todo? Não! Existe uma variedade enorme de alimentos que são ricos em proteínas e que substituem a carne.

Segue uma lista de onde encontrar proteína:

  • Marisco ( amêijoas / mexilhões , caranguejo, lagosta , ostras, camarão)
  • Laticínios (leite, queijo cottage , iogurte, queijo)
  • Ovos
  • Suplementos ( soro de leite , caseína )
  • Leguminosas ( feijão, ervilha , lentilha, soja )
  • Grãos
  • Cereais
  • Nozes e sementes
  • Suplementos

O que acontece se tivermos uma deficiência de proteína ?

Já vimos a importância da proteína para nosso organismo. Porém a falta dela pode ocasionar alguns problemas, como:

  •  Desnutrição energético-proteica, cuja forma é grave, uma condição caracterizada por degeneração do fígado, anemia com a condição externa mais óbvia que é a inflamação da pele
  • Marasmo, uma condição caracterizada por perda de massa muscular e redução dos níveis de gordura no corpo, o que aumenta o risco de infecção
  •  Saúde mental prejudicada
  • Edema
  • Falência de órgãos
  •  Encolhimento dos tecidos musculares

Proteína Completa X Proteína Incompleta

Ao escolher uma proteína, considere a qualidade. As proteínas podem ser divididas em duas categorias: completas e incompletas .

As proteínas completas contêm as quantidades apropriadas de todos os aminoácidos essenciais (aminoácidos que o corpo não pode produzir) .

As proteínas incompletas, como diz o nome, são aquelas que faltam algumas quantidades de aminoácidos essenciais.

Fica meio óbvio que as proteínas completas são de melhor qualidade do que as proteínas incompletas. Mas você também pode criar proteínas complementares para que o seu corpo receba todos os aminoácidos de que necessita.

Considerações Finais:

Aprenderam um pouco mais sobre a proteína? Espero que com este artigo eu tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas que vocês tinham sobre as proteínas.

Eu e o Daniel temos uma alimentação altíssima em proteína, não somente na proteína animal e sim na vegetal também. Tudo dividido em várias refeições diárias. E com isso conseguimos diminuir peso e medidas além de nos sentirmos satisfeitos por mais tempo.

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...