OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Ossos pesados, é desculpa para gente gorda?

Melanie Mafli Saúde 8 comentários">8 comentários
esqueleto

Quando você fala seu peso você é uma dessas pessoas que dizem que tem ossos pesados, por isso pesa tanto? Isso é uma desculpa ou tem um fundo de verdade? O peso dos ossos influencia no seu peso? São muitas perguntas que geram dúvidas, por isso vamos hoje falar sobre este assunto. Se interessou?

Estava jantando em família quando surgiu o assunto sobre peso. Comentamos que algumas pessoas falam que têm ossos pesados,como desculpa do peso. E isso ficou na minha cabeça, será mesmo uma desculpa ou tem um fundo de verdade?

Para responder a estas perguntas fiz uma pesquisa e vou resumir para vocês o que eu encontrei.

Ossos

Esqueleto no exercício
Um adulto tem 206 ossos em seu corpo. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.Eles compõe cerca de 15% do peso total do corpo humano.

Os ossos podem ter diferentes densidades. Para você entender melhor vou explicar abaixo.

Densidade óssea

Para você saber a densidade dos teus ossos existe um exame chamado densitometria ossea, nele você consegue um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequente predição do índice de fratura óssea. E por vez descobrir se você tem osteoporose.

A denisade dos ossos pode ser diferente de uma pessoa para outra. Ficou provado várias vezes que o exercício aumenta a densidade óssea , tornando-os mais fortes e mais pesados.

Osso com Osteoporosi
Osso com e sem Osteoporosi

Ossos pesados são desculpas para gente gorda?

Temos que ter bastante cuidado quando tratamos deste assunto, pois na verdade o que acontece é que algumas pessoas tem a estrutura mais larga e maiores, como pulsos, tornozelos, ombros, quadril, braços e pernas maiores ou menores, mas mesmo assim representa uma diferença de apenas 10% a 15% do peso esquelético.

Vou tentar explicar de uma forma mais simples. Pegando uma esponja de banho ao estar seca ela é levíssima, ao molhar a mesma ela fica mais pesada. Mais densa! A mesma coisa acontece com nossos ossos. Algumas pessoas têm maior densidade óssea por isso os ossos podem pesar um pouquinho mais. E é essa diferença que eu quis dizer que pode ter uma diferença de 10% a 15% no peso total do seu corpo.

Posso usar os ossos como desculpa para meu peso?

esqueleto humano
Essa diferença de 10% a 15% de densidade óssea que podemos ter não justifica um peso muito acima do normal. Se você pesar 60kg mas parecer ter menos e sua estrutura óssea for grande até justifica falar isso. Mas se você estiver muito acima do peso não serçao somente os ossos os culpados do peso final.

Além disso descobri que pessoas acima do peso são mais propensas a terem ossos mais pesados ​​e mais densos, porque a densidade óssea aumenta para suportar o peso extra do corpo.

Peso que aparece na balança pode enganar:

Quando alguém perguntar o seu peso e falar que parece que você pesa menos ou mais. Tem outros fatores que você precisa avaliar antes de dizer que você tem ossos leves ou pesados. O peso do seu corpo é formado por: 40% músculo;16% pele;15% órgãos;14% ossos;7% sangue; 8% outros componentes;

Muitas pessoas que praticam exercícios físicos tem a massa magra maior que a massa gorda e a massa magra pesa mais. Portanto podemos olhar para uma pessoa super magra e definida e nos assutarmos com o peso dela. Pois vai aparentar pesar menos.

Por isso não se iluda com números da balança, faça uma avaliação física e corporal com seu médico. Ele vai poder dizer a você se está no peso ideal.

Conclusão:

Agora você já sabe, não use o peso do seus óssos como desculpa. Ele tem pouca representatividade no peso final. O que importa é você se sentir bem com sua aparência e estar bem com sua saúde. E não é um osso mais denso ou menos denso que vai interferir na sua qualidade de vida.

Saúde Tags: ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • Pingback: [Não consigo emagrecer] Conheça 7 armadilhas da alimentação saudável.()

    • Pingback: Projeto para emagrecer com meta SMART()

    • Luciana

      Muito bom !! :)
      Posso culpar os músculos também :p (brincadeira hehe)

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Luciana, bom humor é sempre bem vindo 😉

    • Maria clara

      Bom dia. Já malho a 6 anos e brigo com a balança. Tenho 1,66 de altura e atualmente estou pesando 74 kg. E ainda acho q tenho q pesar 70 kg.
      Ontem na academia fiquei triste pq minha amiga começou a malhar, ela tem 1,73 pesa 74 e apresenta estar mais gorda que eu. Ou seja eu tinha q pesar então 65 kg… Não sei se os músculos pesa … Tenho mais músculos que gordura ,mais prefiro ser magra do ter músculos. Minha pernas são grossas ,meus ombros são largos,e são definidos mais mesmo assim acho que estou com peso acima do que quero. OBs: sempre estou fazendo dieta, minha alimentação é muito restrita ,mais não perco peso facilmente. Não sei oq faço mais.

    • Pingback: Comer banana ou não?! Engorda ou melhora performance? • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

    • bmiranda

      quem tem ossos pesados é quando uma pessoa é magra porém pesa mais do que aparenta.

    • bmiranda

      Uma pessoa tem ossos pesados quando ela aparenta ter menos peso do que realmente tem.

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...