OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

10 maneiras de usar o soro do leite

Daniel Darugna Saúde 58 comentários">58 comentários
whey

Olá! Uma das nossas receitas mais visitadas é a de Iogurte Grego. Muitos visitantes têm nos questionado a respeito do que fazer com o soro do leite que sobra na drenagem.

Finalmente hoje iremos passar algumas dicas criativas de como usar este líquido precioso que é o soro do leite. Espero que gostem!

Um pouco antes de eu perder mais de 30kg – Leia aqui minha história – eu mal poderia imaginar que existia soro do leite, quanto mais os benefícios que ele pode trazer para a saúde.

Se você é como eu e está começando um processo de mudança de estilo de vida, este artigo é para você!

Partimos do início:

O que é Soro do Leite – Whey ?

O Whey – Soro do Leite é o líquido turvo e amarelado que é extraído na produção da coalhada de queijo ou do Iogurte Grego.

O Soro do leite é a mesma coisa que whey protein. Isto mesmo, o tal whey protein que o pessoal da academia não vive sem, nada mais é do que soro do leite processado até ser transformado em pó. ( Uma quantidade absurda de soro do leite é necessária para a fabricação de Whey Protein, pois é muito concentrado).

RELACIONADO: Benefícios do Whey Protein para emagrecer

O soro do leite é cheio de proteínas, vitaminas, minerais e enzimas.

Se você se transformar em um produtor caseiro de derivados do leite, irá cedo ou tarde se deparar com dois tipos de soro do leite, são eles:

Soro do leite Ácido

É o soro do leite resultante do queijo, em que um ácido (como o vinagre ou sumo de limão), foi adicionado para auxiliar no processo de coalho. (Alguns tipos de mussarela, ou queijos coloniais).

Soro do Leite Doce

É o soro resultante de queijo que é cultivado ou coalhado com coalho em vez de adição de ácido. O whey proveniente do iogurte se encaixa nesta categoria, assim como o soro de queijo macio e mussarela tradicional.

Benefícios do Soro do Leite – Whey

De acordo com a Dairy Council of California, ou DCC, a proteína do soro de leite pode ajudar a manter a massa muscular enquanto diminui a massa gorda. Proteína também ajuda a equilibrar o açúcar no sangue, que por sua vez ajuda as pessoas a resistir ao alimentos açucarados que fazem muito mal à saúde.

Além disso, um estudo patrocinado pelo Departamento de Agricultura dos EUA descobriu que a proteína do soro de leite pode ser uma ferramenta eficaz para a prevenção do câncer de mama.

Benefícios adicionais do soro do Leite

O soro do leite proveniente do iogurte grego contém cálcio, o mineral conhecido pela ligação que tem com à saúde óssea.

Também é uma boa fonte de potássio e vitamina B-2. Soro também contém vários aminoácidos e outros compostos conhecidos por aumentar a imunidade, incluindo caseína e imunoglobulinas.

Confira o vídeo abaixo:

O que fazer com o soro do leite – Whey

1. Substituto no Cozimento

O Soro do leite pode substituir a água em qualquer receita de cozimento (ou mesmo leite). Pode-se fazer pães. Outras idéias incluem usá-lo na produção de panquecas, waffles, biscoitos, tortillas e muito mais!

2. Lacto-Fermentados

Use soro do leite para fazer legumes lacto-fermentados, condimentos, chucrute, etc. Esta é uma área que eu ainda temos que explorar mais aqui em casa, mas está na minha lista devido aos incríveis benefícios que os alimentos lactofermentados tem para a saúde!

Esta é uma forma extremamente saudável ​​de conservação de alimentos que aumenta seu valor nutritivo.

3. Deixar grãos de molho

Quem nunca teve problemas com aquela feijão que foi cozido sem ser deixado de molho anteriormente? Não é uma sensção muito agradável. A boa notícia aqui é que você pode utilizar o soro do leite para embeber os grãos, tornando-os mais fáceis de digerir.

RELACIONADO: 9 benefícios do feijão que você ainda não conhece

4. Utilizar em Sopas

Sopas são ótimas (principalmente no inverno)! É também uma estratégia para nos manter saciados e fazer com que nossa refeição principal seja menos calórica, como falamos em 13 alimentos que saciam a fome por mais tempo
Você pode tornar sua sopa mais nutritiva, adicionando uma quantidade de 1/3 de soro para 2/3 de água, por exemplo.

5. Vitaminas, Batidas ou Smoothies

Para os viciados em bebidas batidas, o céu é o limite quando se trata de todos os combos de sabor que você pode fazer. Para tornar esta bebida mais protéica e nutritiva, experimente a adição de soro do leite na receita!

RELACIONADO: Aprenda como fazer DETOX para a vida toda

6. Produto para os Cabelos

Use soro de leite como um produto para seus cabelos. Confesso que eu pessoalmente ainda não tentei isso, então vá com cuidado! Mas já vi várias fontes recomendam como um substituto de xampu, ou mesmo como gel de cabelo! Não tenho certeza se eu vou testar isso, mas se você fizer me conte depois! hehehe

RELACIONADO: 6 dicas para melhorar a saúde das unhas e cabelos!

7. Alimentar seus cães

Os cães adoram quando é colocado um pouco de soro de leite junto com a ração, deixando mais molhadinho. Além disto, seu cachorro estará recebendo uma dose a mais de nutrientes.

8. Regar as plantas

Use soro de leite para molhar suas plantas. Dilua com uma boa quantidade de água, pois o soro do leite puro pode “queimar” suas plantas. Esta dica foi dada pela nossa Seguidora Fatima. Muito obrigado querida! 😉

9. Marinar

Faça uma marinada de soro de leite. Adicione seus temperos favoritos como o alho, sal, pimenta, talvez um pouco de alecrim e o soro de leite e deixe-o para marinar bifes, frango, peixe, ou costelinha de porco. As enzimas no soro de leite ajudam a quebrar a carne e adicionam sabor. Fica deliciooooso!!!

10. Turbinar o shake de whey protein

Se você toma shakes de proteínas, que tal turbiná-lo com o Whey natural, que é o soro do leite? Boa ideia não é mesmo?

Considerações Finais

É fato que o soro do leite, que é a forma natural de whey protein, possui inúmeros benefícios. Me arrependo até hoje das vezes em que joguei fora este líquido precioso após a produção do Iogurte Grego.

Se você chegou até aqui mas não conhece nossa receita de Iogurte Grego, não perca: Receita: Como fazer Iogurte Grego Zero Gordura em Casa

Você tem mais alguma ideia de como utilizar o Soro do Leite? Compartilhe conosco!

Saúde Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • http://www..coelhodeprograma.com.br/ Marcelo Coelho

    Opa, legal!

    Uso muito queijo minas frescal. Dá pra armazenar aquela aguinha que fica embaixo do recipiente e usá-la como fonte de proteínas?

    Abs

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Boa pergunta Marcelo, não sei mas vou pesquisar.

      • https://www.facebook.com/MarceloCoelhoDePrograma Marcelo Coelho

        Ok, se puder me avisar, meu face tá no campo site aqui do comentário mesmo!

        Abs

        • elsa

          O soro separado do leite con leite tambem se pode usar?

          • elsa

            o soro separado do leite com acido (limão ou vinagre) também se pode aproveitar?

    • Bruno

      Eu vi uma vez na TV um médico mandando jogar aquela aguinha fora, segundo ele, ela esta cheia de bactérias que aceleram a deterioração do queijo, pelo que ele disse não serve pra nada, e nem deve se deixar acumulando no queijo.

      • Maroca Upiara

        cuidado… médicos são daqueles profissionais que se julgam detentores da verdade e da vida (rs!). Pois saiba que os estudantes de medicina não estudam, no curso, alimentos. É como se nosso corpo e alimentos funcionassem de modos diferentes. Quando estudam as tais dietas que nos passam, são estudos sem o menor cuidado em ensinar que alimentos que contem agrotóxico é muito diferente daqueles que foram cultivados de modo orgânico, por exemplo. Os médicos indicam cada maluquice nas dietas que só rindo mesmo

      • Maroca Upiara

        cuidado… grande parte dos médicos (raras exceções) são daqueles profissionais que se julgam detentores da verdade e da vida (rs!). Pois saiba que os estudantes de medicina não estudam de verdade os alimentos, no curso (salvo raríssimas exceções). É como se nosso corpo e os alimentos funcionassem de modos separados. Quando nos passam as tais dietas, são estudos sem o menor cuidado, ou seja, em ensinar que alimentos que contem agrotóxico é muito diferente daqueles que foram cultivados de modo orgânico, por exemplo. Os médicos indicam cada maluquice nas dietas que só rindo (ou fugindo) mesmo. Sabem nada!!!!

  • https://www.facebook.com/vanessa.fernandadasilva.568 Vanessa

    Muito interessante, mas uma dúvida… o soro contém cálcio, e o cálcio não prejudica a absorção do ferro das carnes na dica 9 (marinar)?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Vanessa, tudo bem?

      O Cálcio é conhecido sim por inibir a absorção de ferro. Mas o cálcio também é um mineral importante para o organismo. Por isto, o equilíbrio é a chave do sucesso. A quantidade mínima de cálcio existente no soro não irá deixar uma pessoa com deficiência em ferro, somente se a alimentção da pessoa estiver muito desequilibrada. O ideal é sempre consultar um nutricionista. Abraços

  • edino_júnior

    Daniel, parabenizo pela receita do Grego, tenho usado com muita freqüência em minha dieta. Vc teria como fornecer receitas aplicando o soro? Eu posso tomar ele puro? Um forte abraço!

  • tatiani oliveira

    Por favor p fazer vitaminas c whey q jah eh bem concentrado eh recomendado duas colheres de sopa e do liquido qt sera o necessario?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Tatiani, tudo bem?

      Não há uma regra, colocar o soro do leite no whey vai apenas turbinar um pouco mais a dose. Tente usando 1/3 de soro para 2/3 de água. E se não gostar, vá adaptando conforme necessário.

      Abraços

  • Juliano Paschoal

    Gostaria de saber quantos ( ml ) se pode tomar de soro do leite ante de malhar e se o soro do leite ( iogurte caseiro de onde se tira o soro, pode mesmo substituir o Whey ? ).

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Juliano, tudo bem?

      Quantos ml depende da sua necessidade nutricional, ele é um alimento como qualquer outro. Sendo mais específico, ele não pode substituir o Whey, pois ele É whey em uma concentração baixa e em estado líquido. Usamos o soro como um complemento, para tornar nossa alimentação ainda mais proteica, como por exemplo colocando ele no lugar da água junto com o Shake de whey.

      Abraços

  • CAMILA

    BOM DIA, GOSTEI MUITO DE SEU ARTIGO, BASTANTE INFORMATIVO, POREM TENHO UMA DUVIDA, TENHO TENDENCIA A ENGORDAR JA PASSEI POR 2 GESTAÇÕES E ESTOU HA 1ANO 8 MESES NA ACADEMIA JA PERDI PESO E MEDIDAS CONSIDERAVEIS AS QUE ESTAVA ANTES, MAS GOSTARIA DE PERDER UNS 3 A 5 KG, QUERIA SABER COMO POSSO TOMAR SORO DO LEITE EXTRAIDO DO IORGUTE GREGO CASEIRO PARA PERDER PESO. OBRIGADA.

  • Sabrina Gonçalves

    Hj fiz o grego e fui na net justamente saber se eu posso tomar o soro rs, mas me veio uma duvida… sabe qnt tempo posso deixar ele na geladeira e ir tomando?

  • Rosângela

    Qto tempo o soro pode ficar na gelafeira ?
    Posso congelar ? Se sim , qto tempo ? Grata.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Geralmente o soro na geladeira por ficar guardado por até 6 meses. Nunca congelei Rosângela, por isso não sei dizer como fica após o descongelamento.

      Abraços

  • Cibele

    Oi, o soro não interfere no sabor dos outros alimentos? É que dá a impressão de que ele deve ser azedo ou ter gosto de queijo, sei lá… hehehe
    Adorei as dicas e receitas C:
    Abraço!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      pode dar um sabor mais azedo sim, neste caso use e abuse dos temperos. Abraços.

  • jessica

    Realmente muito útil seu artigo, nunca joguei fora meu soro depois da produção de iogurte grego, com ele dei inicio ao meu levain e sempre utilizo quando faço pães, além de queijo.

  • Flavia

    Diquinha: Já uso o soro do leite há algum tempo e pra mim o soro batido com frutas bem geladinho é imbatível! Também fica bom com suco concentrado de uva, manga ou maracujá! Dá mais saciedade e tem refrescancia toda especial!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado pela colaboração Flavia!

  • Adriana

    Estou descongelando meu soro agora, faço coalhada seca e guardei. Depois eu conto, pois tbem sempre quis saber se dava para tomar. Tks

  • Graça

    Adorei o iogurte grego e vim aqui pra aprender a aproveitar o soro. Obrigada pelas dicas.

  • Joel Ribas

    Faço a coalhada fresca de 5 copinhos de yogurte de 170 gramas me fornece 400 ml de soro
    mais ou menos, assim a coalhada fresca como com qualquer coisa geralmente legumes, acredito que o soro tambem usa-se em tudo, eu particularmente uso uma parte de soro, uma parte de agua de coco, 40 ml de suco de limao e um pouco de adoçante fica muito gostoso.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado pela dica Joel!

  • Rejane Vasconcelos

    Não compreendo isto. Se o soro é tão bom pra saúde, por que retirá-lo do leite, então?

    • Lara

      Pelo exato motivo que a pessoa que publicou esse artigo escreveu. Ninguem disse que precisa retirar o soro do leite. O soro eh separado do leite como consequencia ao fazer a receita do queijo cottage e do iogurte.

  • sirlene rodrigues

    oi daniel muito boa essa receita amei e fiz ficou dezzzz, mais gostaria de saber se posso tomar o soro a qualquer hora ou se so pode antes de praticar exercicios.

  • Mara

    bom dia,eu queria que você me tirasse uma duvida,o soro do yogurt grego mais o soro do queijo cotage,é doce ou ácida??

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      parece-me um pouco ácida.

  • wilson jose santos

    boa tarde. Daniel, achei muito interessante seu post. Estava em busca dessa informação. valeu muito pela dica.

  • cleber carlos de moura

    bom dia,
    posso consumir o iogurte grego sem tirar o soro do leite?
    qual os beneficios se eu tirar o soro ?
    e qual os beneficios se eu não tirar o soro?

    • Rubi Ferreira

      Cleber o Yogurt Grego é exatamente feito do Yogurt natural, após a extração do soro vira o famoso Grego. Mas se ñ tirar o soro estará tomando um iogurte natural, e ñ um grego. Bjo

  • Iara Allb

    Grata pela receita, fiz a primeira vez e já ficou ótima, irei usar o soro nos sucos, posso tomar todos os dias ? E qual quantidade diária ideal ?

  • Jayne

    Rejane, o soro não é retirado do leite. Ele é o produto que fica depois que é feito o queijo. Daniel, podemos fazer uma parceria para testar todos esses modos de uso do soro. Tenho acesso fácil e podemos confirmar todos esses benefícios. Coloco aqui pra vc e no meu blog que é paradinho, feito só pra mim como um diário.

  • Jonathan

    Quando viajo pro Paraná sempre vou com um tio meu buscar soro em uma empresa de laticínio eles jagam tudo fora e os fazendeiros buscao para alimentar os porcos

  • Luciene

    Por conta de etc(s). do meu organismo me indicaram ingerir alimentos com menos corantes e etc. industrializados. E desde então faço iogurte natural que prefiro chamar de labneh cremoso (e não grego).
    Eu uso o soro na minha dieta p/ manter a energia e as calorias baixas no dia a dia em sucos e tb na receita de bala de gelatina c/ stevia que add. colágeno e agar agar e como durante o dia até voltar pra casa, me mantém tranquila, saciada e longe dos doces, senão…

    Receita da bala
    FASE 1
    1 gelatina comum (lowçucar ou linea, as mais limpas) dilui em 250ml água quente.
    6 col. sopa gel s/ sabor – dilui em 20 col. água ou soro de leite, espera 5min. e 25 seg microondas p/ ficar liquida
    Mistura a s/ sabor na incolor e depois leva ao fogo c/ 300ml de água em fogo baixo e desliga após chegar perto da fervura.
    Reserve…

    FASE 2
    Agar Agar (só use os envelopes de 10 a 50g fechados, o a granel pode não gelificar pela exposição ao ar)
    250 ml de soro de leite
    500 ml de água + agar agar, dilui e mexe até ferver por 4 min em fogo médio, desliga, espera 15 min. e coloca o soro do leite e adoça c/ stévia, sucralose ou mel.

    DICA – Eu uso 2 efervescentes de vitamina C como conservante diluido na fase 2 (no soro)

    Junta as 2 fases e despeja num tabuleiro (untar c/ oleo de coco ou azeite beeeem de leve) ou refratário de vidro (não) precisa untar) e cobre com plástico filme e deixa esfriar. Depois de bem durinho, pode cortar e embalar em plástico filme. Como dá uma boa quantidade, congela a outra parte na geladeira dentro de um recipiente plástico e usa papel toalha dentro do pote (3fls./barras/3fls. barras) p/ envolver e assim não pegar gelo. Parece bobo, mas qdo voce descongelar só deixando na parte de baixo da geladeira vai ficar como o dia em que fez.

    E também faço low poo, técnica que elimina petrolatos, oleo mineral e sulfatos e outros da higiene pessoal, nossa mudou a minha vida e diminuiu as minhas alergias s/ resposta. Tem gente que fala besteira da técnica, mas agentes limpantes menos irritativos são possíveis e estou muito melhor 😉

    Vou experimentar o soro na fase de nutrição.

    • Rubi Ferreira

      Olá…. Eu tbm faço “low” e muitas vezes “no ” pq faço muito “Co Wash “… Como tu usa o soro no cabelo? Ñ fica cheiro? Creio q como já faz um ano a sua resposta, tu já deve ter provado. Bjo…

  • Jeff Miller

    Soro de leite não é WHEY PROTEIN!, quando você separa o soro do leite, do creme de leite, do iogurte, etc você separou CASEINA+WHEY+GORDURA, se você separar 100ml de soro (é leite pra caramba), entre 50% e 70% é CASEINA, de 20% a 30% é WHEY e gordura varia de 3% a 10%!!!!!!, se soro de leite fosse WHEY puro eu parava de comprar whey!, o informaçãozinha errada essa!.

    • Daniel Darugna

      Obrigado pela ajuda Jeff. Vamos atualizar o post com informações mais precisas.

      Abraços

      • Ednei Pohkan

        Whey=soro, protein=proteína , o soro do leite é processado p/ deixar preferencialmente as proteínas, pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado.
        E ñ é recomendado misturar nada no Whey protein além de água p/ ñ dificultar a absorção pelo organismo.

  • marta

    Fiz queijo caseiro e tomo shake da
    herbalife mas o meu soro é com ácido será q posso usar?

  • Jean Marcel

    Bom dia. Sou responsável pelo P&D de uma grande empresa que processa leite e derivados, e inclusive secamos soro do leite. Caso desejem informações e/ou sugestão estou a disposição!

    • Carlo Mariano

      PRA QUE SER A SECAGEM DO SORO DO LEITE

  • Helder Levi

    Boa matéria porém Não se deve dar leite aos cães!

    • Daniel Darugna

      Helder, no artigo não falamos em dar Leite aos cães! hehehehe

    • Jeannye Nejae Banegas

      Não é leite, é o soro. Eu dou o próprio kefir ao meu cão e ele adora e é ótimo quando ele está com o estômago ruim e sem apetite. Rapidinho ele fica bom. Leia a respeito e vai se surpreender.

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Exatamente Jeannye!

  • Giorgio

    Boa tarde, minha namorada faz bastante iogurte grego e sobra muito desse soro. Minha pergunta é: a partir do momento que ele é separado do restante do alimento, quanto tempo ele dura na geladeira (prazo de validade aproximado).
    Outra pergunta, ele é eficaz para exercícios físicos (academia) se misturado com frutas?
    Obrigado.

  • Tatiana

    Muito boas as sugestões. Eu acabei de fazer um requeijao e fiquei sem saber o que fazer com o soro, não queria jogar fora, agora tenho várias opções. Obrigada!

  • Viviane Oliveira

    Usei no cabelo e ficou muito bom. Dá um brilho e acaba com aquele cabelo arrepiado. O cabelo fica pesado, lindo!!!

    • Ana Bia Oliveira

      E quanto ao cheiro? Vc misturou algum óleo essencial?

      • Viviane Oliveira

        Ana Bia, eu fiz um mingauzinho de maisena com o soro. 100ml de soro, 2 colheres de sopa de maisena. Não deixa ficar duro. Depois coloquei 1 colher de chá de azeite, 1 colher de sobremesa de açúcar e usei máscara da pantene, coloquei 1 colher de sopa. Mistura bem e aplica no cabelo lavado e úmido. Deixa 30 minutos, enxagua e passa condicionador. Não fica cheiro. 👍

        • Ana Bia Oliveira

          Obrigada!

  • theo games

    Olá!! estou fazendo queijo cottage. Portanto, o soro que fica é ácido por conta das 3 colheres de vinagre. Será que poderia usar pra todas essas finalidades que está descrita no texto??

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...