OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Mito Desvendado! 6 Refeições Diárias não Aceleram Seu Metabolismo

Daniel Darugna Saúde 20 comentários">20 comentários
horadecomer

Seu Personal Trainer, Nutricionista ou Médico falou que deve comer 6 vezes ao dia para acelerar o seu metabolismo? Eu já ouvi este argumento muitas vezes, mas acredite, isto é um verdadeiro mito!

Comer 6 vezes ao dia não ajuda? Errado!

Pode ajudar sim! Muitas pessoas já provaram que esta metodologia pode ser eficaz. Se comemos 2000 calorias por dia, divididas em 6 refeições ou 3 refeições, continua sendo a mesma quantidade de alimento, certo?

Algumas razões porquê comer 6 vezes ao dia pode funcionar:

  • As pessoas são recomendadas à comer mais vegetais e proteínas para se manter “cheios”.
  • Comer mais vezes pode ajudar desejos e compulsão por comida.
  • Pequenas refeições em porções adequadas de carboidratos / proteína / gordura podem manter estáveis ​​de açúcar no sangue / insulina e incentivar a queima de gordura, pois o corpo está no estado “alimentado” ao longo de todo o dia.

As Provas – comer várias vezes não acelera metabolismo

Onde estão as provas de que 6 refeições é melhor que apenas 3? Se perguntarmos para as pessoas que indicam se alimentar 6 vezes ao dia como única forma de perder peso, onde estão as provas de que isto acelera o metabolismo, provavelmente as deixaríamos encabuladas, pois as provas apontam o contrário, confira abaixo:

O British Journal of Nutrition divulgou um estudo sobre a relação entre a quantidade de refeições e distribuição de energia que desmascara este mito, para saber mais acesse: Meal frequency and energy balance

Em resumo, o estudo do British Journal of Nutrition manteve 2 grupos comendo a mesma quantidade de calorias. O grupo 1 fazia 3 refeições por dia, e o grupo 2 fazia 6 refeições diárias.

Resultado: A aceleração do metabolismo não tem relação com a frequência das refeições, mas sim com quantidade de calorias ingeridas.

Um dos nutricionistas mais famosos do mundo, Lyle McDonald, também defende que 6 refeições não aceleram o metabolismo em seus estudos, um destes estudos é o Meal Frequency and Energy Balance.

Enfim, existem inúmeros estudos que apontam isto, mas todos seguem a mesma linha:

  • Não há nenhuma verdade real sobre a aceleração da termogênese de acordo com o aumento da freqüência alimentar (com mesma carga de calorias)
  • Não há verdade real sobre melhoria da composição corporal com a maior freqüência de refeições (com mesma carga de calorias)
  • O que importa ainda são as calorias totais do dia, mesmo que com diferentes respostas de insulina.
  • A fome é o maior problema como qualquer dieta e comer mais vezes supostamente ajuda a combater isso (mas isso depende do que as pessoas estão comendo se isso é verdade ou não)
  • As pessoas que comem mais freqüentemente podem ter picos mais baixos de insulina para menor queima de gordura durante todo o dia, mas o menor número de refeições maiores podem ter a capacidade de queimar mais gordura também nos espaços entre as refeições ou estados de jejum.

Afinal, quantas refeições devemos comer em um dia? Qual o segredo?

Eu já passei por fases em que comia 2 refeições por dia, fases da vida em que comia 6 refeições diárias. O fato é que você pode perder peso, comendo três refeições por dia, claro que sim! Você pode perder peso sem comer nada, e você pode perder peso comendo 10 refeições por dia, desde que as calorias estejam abaixo dos níveis de manutenção.

Eu particularmente, optei por comer 5 refeições por dia. Optei por fazer esta dieta por alguns motivos, principalmente porque controla minha fome e consigo ter uma vida social equilibrada. Isto tem funcionado muito bem para mim, se encaixou com meu estilo de vida. Faça o mesmo, encaixe o número de refeições saudáveis que se adapte com o seu estilo.

Esta é a grande sacada! Você não consegue carregar potes do tipo “tupperware” para comer ao longo do dia? Diminua a quantidade de refeições, mas não aumente o número de calorias e o balanceamento adequado dos nutrientes! Não é a quantidade de vezes que você se alimenta, mas sim a qualidade! Foque nisto! Basta comer para viver e aproveitar a vida, é isso que um estilo de vida saudável é no fim das contas.

Quer saber como acelerar o metabolismo de verdade? Acesse: Como acelerar o metabolismo

Leia também este artigo do Sr. Tanquinho:
Comer De 3 Em 3 Horas: E Se Tudo O Que Te Contaram Até Hoje For Uma Mentira?

Você come quantas refeições por dia você come? Tem dado resultado? Compartilhe sua experiência conosco!

Saúde Tags: , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Tânia

    Achei ótimo e concordo que tem que se fazer 3 refeições ao dia, comer alimentos com fibras alimentos integrais,frutas e verduras,água pura ,exercicios fisico,boas horas de sono,e uma exelente saúde ,com um belo corpo saradão.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado pela mensagem Tânia. Conforme falamos no artigo, existem várias vantagens em se comer a cada 3 horas, mas se você ingerir a mesma quantidade de calorias dividindo em 3 ou 6 refeições, na prática não muda nada para o emagrecimento, pois de acordo com os estudos que fizemos, no fim das contas o que importa é o número total de calorias ingeridas. Abraços e continue nos acompanhando.

  • Pingback: Projeto para emagrecer com meta SMART()

  • Bárbara Paiva

    Adorei!! Eu já sabia que essa de comer de 3h em 3h não aumentava o metabolismo, mas nunca tina lido as explicações. Eu não gosto de “ceiar”. Prefiro só jantar e não comer mais nada até dormir! Agora posso fazer isso tranquila.

  • Maria de Fátima

    Defendo que devemos fracionar as refeições, mas é lógico que tem que ser refeições e lanches leves, para evitar o ataque na hora da fome. Fracionanado na próxima refeição terá menos fome.

  • Jenner

    Um estudo recente mostrou que 2x/dia emagrece mais que 6, com a mesma quantidade de calorias. Mas sempre devemos analisar esses dados com sendo crítico. Essas coisas mudam a toda hora, na ciência é assim mesmo. Mas pra quem come refeições mais copiosas apenas 3x/dia, mesmo com quantidade de calorias normal, a certeza é que vai ter um pico de liberação de insulina bem maior. E insulina em excesso levará ao ganho de massa gorda

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Exatamente Jenner!

  • Jenner

    A propósito, conheci agora o site, muito bom mesmo, muito bem escrito e sempre fundamentado por artigos científicos… Parabéns, você é uma exceção na internet… Favoritei

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Que legal Jenner. Abraços!

  • Matheus

    O que me foi informado pelo nutricionista é que comendo a cada 3h o corpo não consumiria a massa magra, no caso do interesse em hipertrofia. Vou pesquisar mais sobre.

  • Nutricionista

    Quem você acha que é? O senhor é formado em administração e quer pagar de nutricionista? Tem CRN por acaso, para estar dando essas dicas? E as fontes acadêmicas, cadê? Beijinhos, office boy.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Querida “Nutri”.

      Tenho um respeito enorme pelos profissionais da nutrição, mas prezo principalmente pelos que sabem ler.

      Será que ensinaram a ler na universidade que você frequentou?

      Relembrando: Não dei dica nenhuma, quem deu foi o Lyle McDonald (nutricionista de verdade e não destes que seguem a multidão indicando que comer 6x ao dia acelera o metabolismo). Se você não o conhece, de uma googleada por ai.

      Por último, eu não pago de nada além do que eu realmente sou, formado em administração e compartilho as informações baseadas sim em artigos científicos, e se a senhora quer as fontes, que pelo menos leia o artigo para achá-las.

      Sucesso à você, Nutri!

      Ass: Seu office boy predileto.

    • Carlo

      O objetivo de um BLOG é levar informações as pessoas que curtem o que o blogueiro esta públicando. Vi muitas coisas neste BLOG e em tantos outros, que por várias vezes questionei.

      Conheco pessoalmente o Daniel, vi ele comendo centenas de ovos por mês. Achei loucura aquilo, até ver os exames dele… Acho tão importante as pessoas fazerem o tipo de trabalho dele, pois acabam incentivando a todas as pessoas a terem uma vida mais saudável. Consequentemente, o primeiro profissional que será consultado pelos seus seguidores será um nutricionista de confiança.

      Vejo que é uma oportunidade para nutricionistas enviarem matérias a ele contribuindo com o conhecimento e com o site.

      Ele não tem formação na área de saúde, mas na pratica é uma pessoa saudável e que um belo dia já teve 118 KG ou mais.

      Sempre que postamos opiniões respeitando o trabalho das outras pessoas, temos a chance de nós aperfeiçoarmos. Quando não o fizemos, geramos uma antipatia e sentimentos que nada agregam na vida das pessoas.

      Sou Carlo, moro em Blumenau e já levei uma vida muito mais saudável do que levo hoje.

      Sou grato a todas as pessoas que contribuíram neste caminho, inclusive ao Daniel e a Melanie.

      Um abraço e por favor não fique chateada. O objetivo é apenas expressar minha opinião é não tentar convencer ninguém.

    • Gre

      Afff

  • Valéria

    Prezada Nutricionista!
    Simplesmente ridículo , insensato, invejoso e puramente ofensivo seus comentários. O blog é para quem se interessar, se não interessa vai ver novela. Ele não engana, não disse que é médico ou nutricionista em nenhum momento. Em nenhuma citação se fez passar pelo que não é. Não conheço o Daniel, porém aprendo e aproveito MUITO todos os artigos dele. E pelos comentários pode ver que a grande maioria e não é de analfabetos (sim, é de gente que sabe ler e principalmente fazer interpretação do texto) sei que é difícil não é para todos isso.
    Pode tentar fazer um igual ou melhor que o dele. Tentar… Mas pelo visto não sabe nem o que é carisma, e isso não se compra tá!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Muito Obrigado pelo suporte Valéria! Grande abraço!

  • Pingback: 3 Razões para NÃO comer de 3 em 3 horas()

  • Breno Arruda

    Bom, eu ja tinha lido esse texto originalmente em inglês e fui ver a sua tradução. Ambas tem uma parte que eu considero meio confusa. Primeiro temos essa afirmação: “Pequenas refeições em porções adequadas de carboidratos / proteína / gordura podem manter estáveis ​​de açúcar no sangue / insulina e incentivar a queima de gordura, pois o corpo está no estado “alimentado” ao longo de todo o dia.” e em seguida, o texto diz que na verdade a frequência não tem importância. O que o artigo do journal diz é que a frequência não influencia na termogênese contrariando todos os nutricionistas burros, entretanto, a ingestão mais frequente pode diminuir o peso por outros motivos.

  • Ana Rita Santos

    Quem tem tempo de comer 6 refeições por dia já sei que ou é desempregado ou dona de casa.

  • Silveira Leo

    nao entendi absolutamente nada!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...