OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

O que são Lactobacilos, benefícios e suas funções no organismo.

Daniel Darugna Saúde 4 comentários">4 comentários
banner-lactobacilos

Lactobacilos são bactérias, popularmente conhecidas como bactérias do bem. Normalmente são encontradas na boca, no trato intestinal e na vagina. Os lactobacilos possuem diversos benefícios para a saúde, principalmente para o intestino, e este é o tema principal deste artigo.

Cientistas e especialistas em saúde têm estudado os benefícios dos lactobacilos durante muitos anos. Vamos por partes:

O QUE SÃO LACTOBACILOS?

Os lactobacilos (lactobacillus) são bactérias inofensivas que se alimentam de matérias orgânicas. Elas vivem principalmente no trato intestinal fazendo parte da constituição da flora intestinal dos mamíferos.

Esses micro-organismos que vivem nos nossos intestinos são indispensáveis à manutenção e o bom funcionamento do organismo humano.

Os lactobacilos ajudam a prevenir infecções e doenças causadas por outras bactérias. Eles não combatem diretamente estes micro-organismos prejudiciais, mas ajudam a reduzir sua proliferação através de seus antibióticos naturais, principalmente devido a competição por nutrientes. Os lactobacilos são inúmeros e se reproduzem muito rápido, desta forma, não permitem a sobra de nutrientes para as bactérias causadoras de doenças.

Quando ocorre um desequilíbrio na proporção entre bactérias saprófitas (ajudam a manter o intestino saudável) e patológicas (causadoras de doenças), manifesta-se um estado conhecido como disbiose.

Diferença de Probióticos e Antibióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal. O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.

Benefícios dos Lactobacilos no intestino

O intestino preguiçoso é uma das principais queixas gastrointestinais registradas. Há diversos motivos que contribuem para que o intestino não funcione de maneira correta como a idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e gravidez. Além disso, cada organismo tem seu próprio ritmo e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.

É importante procurar orientação médica e seguir hábitos de vida saudáveis como a ingestão de frutas, fibras e verduras, incluindo os lactobacilos, além de manter a prática de exercícios físicos e a adequada ingestão de água.

Outra forma de incluir esses microrganismos na dieta é através da Suplementação. No site do nosso parceiro Biopoint você encontra produtos como SimFort, SimCaps e Vital Imobiotic que auxiliam na manutenção da flora intestinal.

A presença de lactobacilos no intestino melhora muitas funções, como por exemplo

  • A imunidade,
  • A absorção de diversos nutrientes
  • A digestão de certos alimentos,
  • Contribui para a produção de enzimas e de vitaminas (como as do complexo B e a vitamina K),
  • Diminui a alergia alimentar,
  • Distúrbios gastrintestinais,
  • O colesterol e os triglicerídeos do sangue,
  • O mau hálito,

Além disso, impede a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças, auxilia no combate a diarreia, entre outros benefícios.

 

Alimentos com Lactobacilos

Podemos encontrar lactobacilos em diversos tipos de alimentos, como por exemplo em alimentos fermentados:

  • Iogurte,
  • Kefir,
  • Leite fermentado,
  • Certos queijos

 

Os lactobacilos mantém a flora intestinal saudável.

COMO OS PROBIÓTICOS ATUAM NO ORGANISMO?

Nem toda Bactérias dentro do nosso corpo é sinal de doença. Estudos apontam que para cada milímetro quadrado de um intestino saudável tem cerca de 10 bilhões de microrganismos vivendo nele para funcionar de forma saudável.

Essa é a chamada flora intestinal que é reduzida quando temos algum tipo de enfermidade ou quando precisamos fazer uso de antibióticos. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de microrganismos nocivos.

É aí que entram os tais lactobacilos para auxiliar no combate a nessa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus não são as mais numerosas, mas têm uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos microrganismos não sobrevive.

Os probióticos normalmente são sensíveis a temperatura e têm pouco tempo de vida, por isso os alimentos que contêm esses componentes são mantidos bem refrigerados.

Ao serem ingeridos, vão para o intestino e ali se integram à flora já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção de nutrientes tais como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão da lactose.

O consumo de probióticos é importante e sua ingestão deve ser diária e constante, para que o organismo tenha quantidade significativa, pois os microrganismos necessitam atravessar todos os órgãos gastrointestinais em número considerável para desempenhar suas funções e manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos benéficos no trato intestinal ocorram.

Efeitos BENÉFICOS DOS PROBIÓTICOS

  1. Aumenta o valor nutritivo dos alimentos, pois ocorre um aumento na absorção principalmente do cálcio, do ferro, das proteínas e das vitaminas do complexo B;
  2. Inibe a presença das bactérias intestinais indesejáveis, contribuindo na redução do risco de câncer e de doenças infecciosas como respiratórias, intestinais virais e bacterianas;
  3. Melhora a imunidade;
  4. Aumenta a digestibilidade da lactose;
  5. Equilibra a flora intestinal;
  6. Ajuda a remover vários tipos de toxinas, minimizando os seus efeitos;
  7. Ajuda na produção de antibióticos naturais e tem um efeito imuno estimulante;
  8. Flora-Intestinal

É importante para quem pratica atividades físicas?

Sim. Todos sabemos que a prática de exercícios físicos exige bastante do organismo em termos de nutrientes. A saúde da flora intestinal está diretamente relacionada a uma melhor absorção de nutrientes e ao sistema de defesa do organismo.

A prática de exercícios físicos pode diminuir a imunidade devido à redução da proteção da mucosa do trato gastrointestinal. Desta forma, o uso correto de probióticos melhora o sistema imune em atletas submetidos a treino exaustivos, garantindo melhor desempenho. Além disso, os probióticos tem a capacidade de diminuir o impacto na função imune que ocorre logo após o exercício físico.

Além de manter uma alimentação balanceada e a hidratação adequada, o cuidado com saúde intestinal resulta em um melhor desempenho das funções fisiológicas, o que irá assegurar melhoria na qualidade de vida, na imunidade e no desempenho aos praticantes de atividade física.

Compre seu suplemento na Biopoint

Como de costume, indicamos que você faça como nós e compre o seu suplemento no site da Biopoint. Eles são muito profissionais, ágeis e com preços supercompetitivos.

Para entrar na seção de Lactobacilos, acesse aqui

Considerações Finais

Para que possamos manter nossa flora intestinal saudável, precismaos ingerir alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de lactobacilos encontrados na alimentação ou suplementação, sem esquecer de praticar atividades físicas e ingerir pelo menos de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Inclua lactobacilos em sua alimentação e melhore a qualidade de vida.

Saúde Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...