OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Conheça a importância de um café da manhã balanceado para sua dieta!

Melanie Mafli Saúde 3 comentários">3 comentários
Não perca o hábito de tomar café da manhã!

A refeição mais importante do dia é o café da manhã. Com certeza já devem ter escutado isso. Comer bem de manhã é essencial para o seu organismo e para dar forças para o resto do dia. Porém é preciso comer de forma adequada e escolher bem o café da manhã, pois senão ele pode ao invés de ajudar, te prejudicar.

Vamos tirar o dia de hoje para ver se o que estamos comendo no café da manhã é correto. Ver alguns benefícios que ele nos trás e qual é o café da manhã ideal para começar o dia.

Aqui estão os erros mais comuns:

  • Pouca proteína: Algumas pessoas tem o hábito de comer apenas uma tigela de cereais com leite para o café da manhã. Parece correto, certo? Sim, um copo de leite fornece oito gramas de proteína, mas você bebe todo o leite que está na sua tigela? A proteína é digerida mais lentamente do que os carboidratos , sendo assim, em pouca quantidade, você vai sentir fome mais rápido. Se você não quer beber o leite da tigela, adicione um ovo cozido à sua refeição como proteína extra. Você também pode consumir proteína através de grãos integrais, torradas e fatias de peito de peru.
  • Pouca Fibra: Quanto mais açúcar no cereais no café da manhã, mais rápido ele será digerido e você terá fome em pouco tempo. Por outro lado, a quantidade de fibras irá mantê-lo mais saciado. Então, aqui vai uma regrinha para quando comer Cereal: sempre deve conter pelo menos cinco gramas de fibra e deve haver mais fibras do que açúcar.
  • Sem Gordura: Uma refeição sem gordura pode deixar você com fome depois de uma hora. Digamos que você coma um iogurte sem gordura com cereais ricos em fibras e frutas. Não há gordura nisso. Eu indico escolher um iogurt com um pequeno percentual de gordura ou então acrescente algumas nozes, isso vai evitar a fome alguns minutos depois. A gordura é necessária, mas depende da forma que a ingerimos. Escolha meios saudáveis!
  • Apenas frutas: A escolha de comer apenas fruta no café da manhã também não é uma boa opção. A fruta é rica em fibras, vitaminas e minerais, porém não é suficiente para o café.
  • Não demore para tomar café da manhã: Recomenda-se comer até uma hora depois de acordar. Quanto mais tempo uma pessoa espera para comer, mais fome ela irá sentir e na hora em que for comer irá cometer exageros. É importante lembrar que o café da manhã tem como um dos principais objetivos fornecer os nutrientes necessários depois de um período longo sem comer.

Tente não cometer esses erros citados acima no café da manhã. Faça dele a sua refeição mais importante do dia e tente equilibrar os nutrientes. Uma alimentação balanceada fará com que você aproveite melhor o seu dia. E com certeza qualquer café da manhã é melhor do que não comer pela manhã.

Alguns benefícios de quem come no café da manhã:

  • São mais magros: Um estudo de 2003 no American Journal of Epidemiology revelou que pessoas que não comem no café da manhã tem 4,5 vezes mais chances de serem obesas do que aquelas que comem uma refeição matinal.
  • Mais saúde: Pessoas que comem no café da manhã são mais propensas a ter um bom nível de açúcar no sangue e menos propensas a ter fome mais tarde no dia. Reduz o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovasculares.
  • Menor cansaço: Comer no café da manhã nutrientes com alto teor de fibra pode ajudá-lo a se sentir menos cansado durante o dia, de acordo com um estudo de 1999 no International Journal of Food Sciences and Nutrition.
  • Aumento da memória: Comer alimentos ricos em energia no café da manhã pode ajudar a aumentar a memória de curto prazo, de acordo com um estudo de 319 adolescentes no Journal of Adolescent Health.

Então qual seria o café da manhã ideal?

Entendemos que a refeição ideal é aquela que o seu nutricionista irá desenvolver especificamente para atender as necessidades do seu estilo de vida. Não existe uma fórmula perfeita que atenda a todos, faça uma avaliação com seu nutricionista para que ele entenda suas necessidades e objetivos.

A nutricionista Mônica H. Berner da Silva, formada na Universidade federal de Santa Catarina, nos passou uma dica de café da manhã balanceado, segue abaixo:

  • 1 Fruta
  • Suco de frutas
  • Pão integral
  • Queijo minas
  • Presunto peito de peru
  • Leite e café.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e que tentem com isso melhorar um pouco o café da manhã de vocês. O estilo de vida saudável cabe a você decidir se quer fazer parte ou não. Você toma café da manhã? Compartilhe sua opinião!

Saúde Tags: ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • marco polo

      olá, tenho 47 anos e tenho por hábito consumir apenas uma maçã e eventualmente cenoura crua no desjejum. Em seguida faço uma caminhada de 30 minutos até o meu trabalho subindo um moro, isso de segunda a sexta e não consumo qualquer coisa até o meio-dia quando faço uma refeição (normal – das antigas -sem bebida, porque estou com fome e não com sede) sendo que caminho + 15 minutos para chegar ao restaurante e +15 minutos para voltar e ao final do dia + 30 minutos para voltar para casa. Essa história de ser a principal refeição do dia é questionável, porque não sinto fraqueza, porém acho que tenho que fazer um exame completo para ver como estão meus índices. Eu tinha uma gordura localizada na barriga. Consegui eliminá-la cortando definitivamente qualquer produto de origem animal(queijo) e em substituição utilizo somente o azeite extra-virgem de oliva, ovos cozidos (caipira) e gordura de coco extra-virgem. Atualmente apenas caminho , mas talvez eu venha ainda a praticar corrida, como aquele senhor de 63 anos com barba branca que corre nas ruas de Blumenau feito um adulto de 20 e poucos anos. Saúde!!

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Marco! Obrigada por compartilhar conosco a sua rotina. Parabéns por decidir ir caminhando para o trabalho, é uma excelente escolha e com certeza já faz a diferença no seu dia. Cuidar da alimentação é muito importante e você precisa adequar ao seu estilo de vida para que dê certo. Obrigada por nos acompanhar sempre, beijos!

      • Nicole

        Porquea? Apesar de eu pensar que isso e9 ctleamrnae “mandar os foguetes antes da festa” pq efectivamente a pessoa sf3 acaba o curso em junho! Mas e9 giro!

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...