OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

[Comprovado] Gordura saturada NÃO causa doença cardíaca

Daniel Darugna Saúde 7 comentários">7 comentários
eggbaconsaturated

Seu médico te aconselhou a diminuir a ingestão de gordura saturada para que você tenha um coração saudável? Cuidado!

Segundo estudo publicado no Annals of Internal Medicine em 18 de março, a gordura saturada não causa doença cardiovascular.

O Principal autor do estudo, o epidemiologista cardiovascular na Universidade de Cambridge Rajiv Chowdhury disse:

“Não é com a gordura saturada que devemos nos preocupar”

Gorduta Saturada não causa doença cardíaca, carboidratos e açúcar sim.

O Dr. Chowdhury se uniu a uma lista crescente de médicos especialistas para romperem o dogma de que a gordura saturada é a causa da obesidade, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Uma dieta rica em carboidratos (alto teor de açúcar e carboidratos refinados) é a responsável por essas doenças, disse ele.

Para entender mais sobre os problemas que os carboidratos refinados podem causar, acesse [Conceitos] Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

Dr. Chowdhury e seus colegas efetuaram suas conclusões depois de analisar dados de 72 estudos publicados de mais de 600.000 pessoas em 18 países.

Chowdhury não é o único centro médico que tem esta opinião.

Outras fontes que afirmam que a gordura saturada não faz mal ao coração

Livro Barriga de Trigo

barrigadetrigo
O Cardiologista Dr. William Davis, autor do livro Barriga de Trigo: Livre-se do Trigo, Livre-se dos quilos a mais, e descubra seu caminho de volta para a saúde, disse que uma alimentação low-carb com alto teor de gordura, e dieta livre de trigo reverte diabetes e previne doenças cardíacas.

Uma conclusão óbvia é que a A indústria de alimentos tem lucrado com os produtos “Low-Fat” por décadas!

Isto porque os alimentos que são comercializados como baixo teor de gordura são muitas vezes carregados com açúcar.

Além disso, o renomado neurologista já citado aqui no docedieta, Dr. David Perlmutter, autor do livro “Grain Brain”, disse que a dieta cetogênica low-carb impede e, em alguns casos, inverte a doença de Alzheimer.

Perlmutter defende: “Carboidratos(especialmente os provenientes de grãos) são devastadores para o cérebro, mesmo pequenas elevações no nível de açúcar no sangue têm mostrado que aumentam o risco de doença de Alzheimer.” Leia Também: Dicas para melhorar a sensibilidade à insulina para emagrecer melhor

Bônus – ‘Grain Brain’, an intimate discussion with Dr. David Perlmutter

Para quem entende inglês, recomendo assistir esta entrevista como Dr. Perlmutter a respeito do livro Grain Brain

Opinião do Dr Mercola

Segundo o mundialmente famoso Dr. Mercola, a demonização de gordura saturada começou em 1953 com o Dr. Ancel Keys quando da publicação de um artigo comparando a ingestão de gordura e mortalidade por doenças cardíacas.

A ideia de que gordura saturada é ruim para o coração tornou-se tão enraizada na comunidade médica e da saúde, que qualquer um que ousasse questionar esse dogma era automaticamente visto como um charlatão, independentemente das provas apresentadas.

Mas os tempos estão mudando, e de muitas maneiras para melhor.

Até agora muitos já perceberam que é a gordura trans encontrada na margarina, gordura vegetal e óleos vegetais parcialmente hidrogenados, é o verdadeiro vilão, causando problemas de saúde muito mais significativos do que a gordura saturada.

A Suécia é o primeiro país a recomendar alimentação Low-carb

000_DV1481533

A Suécia acaba de ser o primeiro país ocidental a recomendar uma dieta rica em gordura e baixa em carboidratos.

O governo sueco por meio da agência governamental SBU (Conselho sueco de avaliação da tecnologia de saúde) realizou um estudo de revisão em 16 mil estudos publicados em 2013 e divulgou recentemente a conclusão:

Conclusão da revisão Sueca

Dietas com alto teor de gordura e baixo teor de carboidrato provocam uma maior perda de peso e melhoria na saúde, colocando assim em cheque o absurdo divulgado pela mídia americana e a maioria dos países ocidentais de que a gordura, em especial a gordura saturada faz mal para saúde.

Segundo o professor sueco Fredrik Nystrom, que foi um membro do conselho sueco, esta decisão tomada pelo governo foi uma vitória.

Ele considera que o ceticismo de alguns de seus colegas desapareceu depois dos estudos científicos conduzidos ao longo do ano, que se mostram coerentes entre si, com resultados que não deixam nenhuma sombra de dúvidas de que a gordura saturada não cauda doença cardíaca e não faz mal à saúde.

Alguns alimentos saudáveis com gordura saturada

bacon-and-eggs

  • Carne
  • Os produtos lácteos
  • Alguns óleos
  • Plantas tropicais, como coqueiros e palmeiras

Você sabia que os ovos(com gemas) não aumentam seu colesterol? Saiba mais em: A verdade: comer ovo não faz mal e não aumenta o colesterol!

Se você quer emagrecer, comer gorduta é extremamente importante, saiba mais sobre isto em Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura!

Conteúdo Bônus – A Importância dos Ácidos Gráxos Essenciais

Os ácidos graxos essenciais são os gorduras poliinsaturadas que não são produzidos pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. Seus principais benefícios para a saúde são:

  •  MELHORA A SAÚDE DAS ARTÉRIAS
  • MELHORA O COLESTEROL
  • AJUDA EVITAR DOENÇAS CARDÍACAS
  • PELE MAIS SAUDÁVEL

Suplementação com Ácidos Graxos

acidos-graxos-essenciais
Aproveite e compre seus suplementos de ácidos graxos com uma loja na internet super segura, realmente confiável. A Biopoint. Acesse a sessão de Ácidos Graxos Essenciais Biopoint.

Saiba mais em Benefícios do ômega 3

Considerações Finais

E agora?!

Embora a gordura saturada seja mais saudável do que se pensava, muitos alimentos ricos em gordura saturada também são ricos em aditivos nada saudáveis como as gorduras trans e açúcares.

Alimentos reais são melhores do que suas alternativas processados/industrializados, por isso, se você escolher alimentos ricos em gordura, tente minimizar os produtos com ingredientes adicionados.

E por último, o equilíbrio é o mais importante. A gordura saturada é boa, mas não pode-se deixar de consumir outros alimentos com benefícios de saúde comprovados como legumes frescos e leguminosas.

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...