OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Os Pilares de um Estilo de Vida Saudável.

Daniel Darugna Saúde 6 comentários">6 comentários
vida-saudavel-capa

Viver uma vida saudável nos tempos modernos é realmente um grande desafio. Você tem ideia de quantos novos produtos industrializados surgiram nas prateleiras nos últimos 12 meses? Sua vida tem ficado cada vez mais estressante? Você conhece alguém que reclama do preço das academias, mas está na balada todo final de semana? Sejam todos bem vindos aos tempos modernos.

Para você entender onde deve focar seus esforços para viver um estilo de vida saudável, preparamos este artigo. Resumidamente, os pilares são: alimentação, atividades físicas e atitude mental. Se você se concentrar em melhorar cada um destes três pilares, você estará um passo a frente para viver com sucesso um estilo de vida saudável. Confira os detalhes abaixo:

Os Pilares de um Estilo de Vida Saudável

1° pilar: Alimentação

A alimentação é a base de tudo, afeta os nossos níveis de energia, previne doenças, determinam nossa composição corporal e influenciam nosso bem-estar mental. Muitos dizem que se for comparar a dieta com o exercício físico, a dieta é 70% e os exercícios 30%. Eu não acho isto. Acredito que a alimentação é 90%.

Pense que para perder 1kg deve-se queimar aproximadamente 8.000 kcal. Em uma hora de corrida, a 11 quilômetros por hora, perde-se uma média aproximadamente 700 kcal.

Hidratação: Muita água

Se a água não for a base de sua ingestão de líquidos, cuidado! A ingestão de água é a dica número 1 das pessoas que perderam um grande volume de peso.

Você não precisa beber água exclusivamente. Seja criativo e opte por bebidas saudáveis como chás, chimarrão, tererê, sucos naturais de baixa calorias etc. Lembre-se, não há nada que pode ser melhor que água quando falamos em viver uma vida saudável.

A água é um componente básico para a vida e todas as funções do nosso corpo. A hidratação adequada vai garantir que seu corpo funcione adequadamente. Saiba que beber pouca água tem muitos efeitos colaterais como desidratação e perda de força.

Mesmo uma leve desidratação pode prejudicar o funcionamento do fígado e seus rins, comprometendo por exemplo o metabolismo da gordura.

Saiba também A importância da hidratação no exercício físico

Refeição do Lixo

Esqueça o que você aprendeu sobre o dia do lixo! Realmente é bom enfiarmos o pé na jaca de vez em quando mas considere trocar o dia do lixo pela refeição do lixo.

Há muitos benefícios para fazer uma refeição fora do habitual. Isto faz com que aconteçam algumas mudanças físicas e também psicológicas positivas. Seja esperto, você pode usar sua refeição do lixo para um momento social, assim seus amigos não te chamarão de anti social porque não sai mais para jantar com eles!

Alimentos Integrais

Alimentos integrais em geral fornecem o básico do que você precisa para viver um estilo de vida saudável. Eles têm ácidos graxos essenciais, proteína, glicose que é importante para seus treinos, vitaminas, minerais, antioxidantes e muitos outros nutrientes que ajudam a manter um corpo e a mente funcionando de forma eficiente.

Os alimentos industrializados, por outro lado, são calóricos e escassos de nutrientes. Pior do que não possuem nutrientes essenciais, eles também contêm muitas substâncias químicas que são prejudiciais ao seu corpo.

Comer alimentos saudáveis ​​não significa que você tem que se sacrificar e deixar de lado tudo que é gostoso. Com um pouco de criatividade você pode montar fazer deliciosas refeições.

RELACIONADO: Conheça 7 armadilhas da alimentação saudável.

Consulte nossa sessão de Receitas

2° pilar: Exercícios Físicos

Os benefícios de saúde do exercício e atividade física são incontáveis. Mesmo apenas um pouco de atividade pode fazer uma grande diferença. A atividade física ajuda a reduzir o estresse, melhora a composição corporal, melhora seus hormônios, e faz você parecer mais jovem. Vocês não têm ideia de quantas pessoas vieram me falar sobre como estou parecendo mais novo depois que voltei a fazer atividades físicas. Receber estes elogios não tem preço!

Exercícios

Qualquer exercício intenso faz bem ao corpo. Levanto seu corpo ao limite físico e mental pode fazer maravilhas para o seu corpo e mente. O exercício melhora as habilidades cognitivas à medida que envelhecemos, vários estudos científicos comprovam isto.

Além disso, o exercício tem sido demonstrado aumentar a longevidade. Alguns exercícios intensos por semana são tudo que você precisa para construir músculos e colher os benefícios. Aproveite!

Mantenha-se ativo

Ser fisicamente ativo não significa apenas que você faça seu treino e permaneça sedentário o resto do dia. Seja ativo além do seu ambiente de treino. Opte por escadas no lugar de elevadores, brinque de pega-pega com as crianças, corte a grama do seu quintal (e economize uns trocados para um par de tênis!), estas são apenas algumas formas de se manter ativo.

3° pilar: Sono adequado

Para que você esteja totalmente alerta, produtivo e cheio de energia durante o dia você precisa de uma quantidade adequada de sono. Embora as opiniões variam sobre qual é a quantidade correta de sono, considere de sete a oito horas por noite um parâmetro base para adultos saudáveis.

A Falta de sono pode afetar negativamente a sua saúde e seu estilo de vida. O sono adequado restaura e energiza nosso corpo e cérebro. Obtendo a quantidade certa de sono podemos obter efeitos positivos como:

  • Humor
  • Estado de alerta
  • Energia
  • Memória
  • Produtividade
  • Habilidades de comunicação

Aqui está um artigo interessante sobre o sono: Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!

4° pilar: Mente em Forma

Muitas vezes damos 110% de nossa alimentação e também no exercício físico, mas ignoramos completamente a nossa saúde mental. Este é um pilar do estilo de vida saudável que quase todo mundo pode melhorar.

Estimule sua Mente

Assim como acontece com os músculos, você precisa exercitar a mente para que ela se mantenha saudável. Algumas formas de exercitar a mente são:

  • Leitura
  • Escrita
  • Montar quebra-cabeças
  • Construir coisas
  • Cozinhar
  • Jogar xadrez

Na verdade fazer qualquer coisa que seja fora do normal para você é uma boa maneira de estimular e fazer crescer a sua mente. Já tentei coisas bem esquisitas como subir as escadas do meu prédio de costas, usar a mão esquerda como principal por um dia inteiro, lutar jiujitsu vendado, etc. Mas algumas destas coisas acabei abandonando pois já estavam me chamando de louco kkkk

O exercício também é uma ótima maneira de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, isto nos ajuda a fazer tudo melhor.

Stress

Conhece alguém que já teve um surto de estresse? Uma coisa é certa, todos nós estamos sendo colocados em situações estressantes o tempo todo.

É como você lida com esse estresse que vai fazer toda a diferença na sua saúde. Evitar situações de alto estresse, praticando yoga, tirando férias, fazendo exercícios, viajando e dormindo adequadamente são algumas maneiras de reduzir o estresse.

Apoio Social

Cerque-se de pessoas que te estimulem a seguir em frente, obter melhores resultados e que acreditam nos seus sonhos. Evite aqueles que sempre são negativos e que colocam os seus sonhos e aspirações para baixo. Ter grandes amigos e familiares que realmente se importam com você ajudará a mantê-lo motivado e inspirado para viver uma vida saudável.

Agradeço muito a toda minha família e amigos que sempre estiveram do meu lado me apoiando e acreditando que eu conseguiria. Muito obrigado, vocês são demais!

Considerações Finais

Para você ter um estilo de vida saudável por completo, você precisa estar em forma fisicamente, emocionalmente e mentalmente.

Se você ficar defasado em uma destas 3 áreas, as outras vão sofrer as consequências. Por exemplo, digamos que o seu trabalho se tornou muito estressante, então você teve que abrir mão de seus exercícios regulares para por causa do trabalho. Logo, você fica mais estressado e ansioso, porque você não obteve o benefício da atividade física regular.
Isso pode levar a depressão e agora seu nível de condicionamento caiu nos três pontos.

Minha dica final é esta, não deixa para trás nenhuma destas três áreas – física, emocional e mental, assim você evita entrar em um tornado que levará embora tudo que você conquistou até agora.

Não deixe de ler também o meu [Relato] Como eu emagreci mais de 30kg

Abraços!

Saúde Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...