OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como substituir o sal na alimentação?

Melanie Mafli Saúde 15 comentários">15 comentários
Sal substituir

O sal é um tempero universal e muito importante na culinária brasileira. Qualquer alimento que formos preparar gostamos de usar uma pitada de sal para dar um sabor especial à comida. Ninguém gosta de comer algo insonso. Comida sem gosto nos faz lembrar de quando ficamos doentes e comemos a tal sopa sem sal. Mas não é isso que queremos aqui. A comida precisa de sabor, precisa ser especial. E não é porque você está cuidando de sua alimentação que precisa comer mal.
Neste artigo você aprenderá como substituir o sal sem deixar de comer uma comida saborosa.

A história do sal

Os primeiros registros do sal são de 5 mil anos atrás. Desde a Antiguidade ele tem uma grande importância na história pois servia como moeda de troca e era usado como salário (que vem do latin salarium, que vem do sal). Na Idade média era parâmetro de nível social a quantidade de sal que uma pessoa tinha e que colocava na mesa quando recebia visitas. E com o passar do tempo ele começou a ser usado como ingrediente na alimentação.

Sal – o vilão

Nós brasileiros também gostamos muito de usar o sal refinado na nossa alimentação. Pensa numa feijoada sem sal? Ou então um entreveiro, bacalhau, sem sal. Não tem como! A alimentação do brasileiro é cheio de temperos. Mas essa cultura gastronômica não precisa ser levada a risca. Podemos substituir o sal para temperar e dar sabor a comida.

O sal refinado é o inimigo de várias pessoas que têm problemas com pressão alta entre outras doenças que você pode ler no Sal faz mal à saúde?! . Evitar este ingrediente pode ser difícil para muitos pois dá um toque especial à comida. Mas se você é uma dessas pessoas que precisa ou quer evitar o sal, não precisa se preocupar. Existem formas de substituir o sal e que deixam sua comida saborosa.

Como substituir o sal :

Mix de temperos sem sal

Mrs Dash

unnamed
Conheça mais sobre os temperos Mrs Dash em: Como eliminar o sal da dieta com Mrs. Dash]

Pitada Natural

banner-pitada-natural
Conheça mais sobre os temperos Pitada Natural em: Tempero sem sal: Pitada Natural

Use mostarda

A mostarda é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais. A quantidade de caloria na mostarda é muito baixa, por isso pode ser usada ao temperar um alimento. Ela reduz os sintomas de artrite reumatóide e de asma, além de ajudar a prevenir o câncer. Use a mostarda para temperar a carne, saladas, molhos e pratos salgados. Tome um certo cuidado ao comprar mostarda industrializada, pois dependendo da marca pode conter um alto teor de sódio o que acaba sendo mais prejudicial que o próprio sal. Nós gostamos muito da Mostarda do tipo Dijon para substituir o sal e geralmente compramos da marca Maille.

Use Curry

Originário da Índia, esta iguaria vem da ideia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas. A palavra curry, significa molho em tamil, língua falada no sul da Ásia. Como o tempero é uma combinação de várias especiarias, existem vários benefícios reunidos e segundo estudos, pode ter efeitos positivos no mal de Alzheimer. O curry trás alguns benefícios como:

  • Anti-oxidante
  • Termogênico
  • Redução de riscos cardio vasculares
  • Anti-inflamatório
  • Melhora na circulação sanguínea
  • Tratamento contra gripes e resfriados, entre outros.

O curry é mais conhecido para temperar o arroz, mas pode ser usado para para substituir o sal em alguns tipos de molhos, carnes e sopas.

Use ervas frescas

Além de dar um colorido no prato as ervas frescas têm uma variedade enorme para temperarmos a nossa comida e dar um sabor delicioso ao que formos comer. As ervas frescas podem substituir o sal quando formos preparar o arroz, temperar algum molho, carnes e saladas. Confira abaixo algumas das ervas frescas e seus benefícios:

Alecrim:

Por ser um antioxidante e diurético pode ser usado na preparação de alimentos como carne de porco, carneiro e peixe e em saladas mornas com legumes e verduras. Além de auxiliar na digestão e proteger contra câncer.

Cebolinha:

Rica em vitaminas B e C, contêm enxofre o que é ótimo para combate de doenças cardiovasculares. Ele pode ser usado para temperar saladas, carne bovína, aves e peixes.

Endro:

Dá um sabor especial as saladas de frutos do mar, batata e pepinos. Ele protege o organismo de radicais livres e substâncias cancerígenas.

Estragão:

Ótimo para temperar saladas com frango. Ela é rica em fitonutrientes e vitaminas.

Hortelã:

Esta erva pode retardar o envelhecimento e é rica em vitaminas A e C, cálcio, magnésio e ferro. Pode ser usada para temperar molhos, carnes, saladas, massas e sopas.

Manjericão:

Use para temperar molhos de tomate e outros pratos com massas e saladas. Rica em flavonóides e óleos voláteis, protege contra bactérias indesejáveis, efeito anti-inflamatórios, melhora saúde cardio-vascular e reduz o risco de arritmias cardíacas.

Orégano:

O orégano evita a hipoglicemia e suas folhas têm ação antioxidante. Use para temperar saladas, feijão branco, receitas a base de ovos, queijo e tomates.

Salsa:

Ela é diuréticas, combate o mal hálito, anti-oxidante e protege contra artrite reumatóide. Tempere com salsa quando preparar farofas, molhos, cozidos e saladas.

alho:

Reduz o colesterol e pressão alta, combate o envelhecimento, bom para o coração e aumenta a atividade das células de defesa do corpo. Use para temperar arroz, molhos, pratos salgados e carnes.

Pimentas:

As pimentas são Anti-oxidantes, anti-inflamatórias, aceleram o metabolismo, além de outros benefícios. São fontes de vitaminas A, C e B6, assim como de magnésio. As pimentas contém também uma quantidade significativa de betacaroteno, que pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer, como câncer de mama em mulheres antes da menopausa.

Conclusão

Viu só?! Não é tão difícil assim se livrar do sal refinado. Use e abuse de sua imaginação para que sua comida tenha um gostinho especial. Não vire refém do sal e priorize seu estilo de vida saudável. Vamos tentar mudar este hábito?

Dicas Bônus

Você é novo aqui no nosso Blog? Está em busca de um estilo de vida saudável?

Quer aprender mais sobre como cuidar de sua saúde? Temos uma categoria inteira sobre saúde que você pode conferir no link Saúde

Curte tecnologia? Saiba como usar a tecnologia como aliado do seu estilo de vida saudável na categoria Tecnologia, Vale a pena conferir!

Agora se você quer emagrecer, saiba como o Daniel perdeu mais de 30 quilos com as filosofias abaixo:

Saúde Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • Pingback: 9 Alimentos que fazem bem ao coração()

  • Cláudia

    Ótimo muito útil.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Cláudia! Obrigada por nos acompanhar e deixar um feedback.
      Beijos Melanie

  • edvaldo costa

    me chamo edvaldo costa gostei muito das dicas tenho36 anos hipertenso ha 2anos vou mudar minha qulidade de vida

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Edvaldo, ficamos felizes com a satisfação de vocês e em poder ajudar com informações sempre. Com certeza mudando o estilo de vida, a qualidade vai melhorar normalmente. Boa semana! Beijos.

  • http://tenteoutravez33@gmail.com Narciso Afonso Mileiro Filho

    Muito interessante!!,,adorei as dicas..

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Obrigada Narciso! Bom final de semana .

  • conceição gomes

    gostei e quero usar para viver melhor

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Conceição! nada melhor do que colocar hábitos saudáveis na nossa vida, parabéns! Abraços Mel

  • Clarisse

    Achei interessante gostei muito !! Vim procurar algo para colocar na comida
    Minha tia esta cm câncer e ela não pode comer sal de jeito nenhum .. Fui experimentar e é horrível comida sem sal sem nada eca 😛
    Então eu vim procurar algo para ajuda ela e fui ver ela pode comer mostarda então ajudou muito obg !!!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Clarisse, fico muito feliz em poder ajudar! É possível comer bem e saudável e a comida ainda ser saborosa, ainda bem. Desejo melhoras para sua tia e manda um beijo nela.
      Abraços Melanie

  • valquiria

    ola,minha mae esta com problemas de coração e não pode comer sal e nada com sódio…..mas sente muita falta do sal,..adorei as dicas…e se puderem me passem mais algumas….obrigado

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Valquiria! Obrigada por nos deixar um feedback. Fico feliz em poder ajudar as pessoas. Com certeza substituir o sal na alimentação é uma ótima escolha e ajuda a todas as pessoas, doentes ou não. Assim que possível vou tentar escrever mais sobre este tema. Desejo melhoras para sua mãe. Beijos

  • João Carlos

    No quesito sabor até podemos entender que a situação esteja resolvida, mas como fica o sódio e o cloro, indispensáveis para uma boa saúde? Nesse caso, houve consumo zerado desses elementos.

  • ANA Lucia

    Vou esperimentar pela primeira vez

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...