OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Aprenda como manter o peso depois da dieta, para o resto de sua vida.

Daniel Darugna Saúde 3 comentários">3 comentários
manteropeso-capa

Olá! Se você conseguiu emagrecer e está procurando algumas dicas sobre como manter o peso para sempre evitando o efeito sanfona, este artigo é para você! Muitas pessoas comentam que manter o peso é mais difícil do que emagrecer.

Todos vocês que acompanham o blog diariamente já sabem que eu sou contra dietas, pois elas têm data para acabar. É justamente o seu estilo de vida que fez você ganhar peso e é somente um novo estilo de vida que fará você manter o peso perdido. Esta é a grande sacada do porquê o emagrecimento é multidisciplinar e individual.

Já pensou que além de um nutricionista e um bom educador físico você pode precisar também de um psicólogo para lidar com todas essas emoções? Pois bem, as 6 dicas que separei a seguir te ajudarão a ficar longe do efeito sanfona e fazer parte do seleto grupo dos emagrecedores de sucesso!

Como manter o peso para o resto da sua vida

1. Mantenha atividade física regular

mulher treinando
Pratique atividades físicas regulares, seja ela qual for!

O exercício é importante para a perda de peso e saúde em geral, isto é novidade para você? Pois bem, quando falamos de manter o peso, as pessoas que aliam uma dieta(programa de alimentação) com exercícios físicos regulares mantém mais a perda de peso em comparação com pessoas que apenas incorporam uma dieta ou exercício em seus estilos de vida. Pelo menos é o que aponta o “A meta-analysis of the past 25 years of weight loss research using diet, exercise or diet plus exercise intervention”, estudo publicado no US National Library of Medicine.

Outras entidades como a American Heart Association, Centro para Controle e Prevenção de Doenças e o American College of Sports Medicine, todos recomendam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a intensa por semana para manter a perda de peso.

Uma alternativa que uso e recomendo é que você Treine se divertindo com passeios e programas alternativos, isto pode te ajudar a manter-se ativo de uma maneira agradável com amigos e família. Um treino informal.

2. Tenha um plano para as escapadas da dieta

Não deixe uma recaída acabar com as conquistas que você já teve!
Não deixe uma recaída acabar com as conquistas que você já teve!

Você vai escapar da sua dieta! Isto é um fato. Por mais que a sua nutricionista seja uma ótima profissional, mapeou todo seu estilo de vida para encaixar refeições adequadas para você, chegará algum momento em que você vai fugir do plano. Fique tranquilo, isto é normal.

É impossível você seguir a risca uma dieta, seja por 6 meses ou por 10 anos. Quem consegue manter o peso com sucesso normalmente tem um plano para que aquela escapada não vire uma bola de neve sem controle para um abandono total.

Você não precisa ser perfeito, seja para perder ou manter o peso. Exagerou em virtude de um acontecimento específico? Mantenha o foco em voltar para o plano. Uma única refeição errada não trará grandes malefícios no final das contas, o importante é que você esteja forte mentalmente para que isto não seja uma desculpa para entrar em um ciclo vicioso.

3. Motive-se por si mesmo e para si mesmo

Exercícios devem tornar-se parte do seu novo estilo de vida!
Exercícios devem tornar-se parte do seu novo estilo de vida!

Você deve perder ou manter o peso porque é pessoalmente gratificante, faz você sentir-se melhor consigo mesmo, com mais autoconfiança, mais saudável, com mais energia. Agora se você está a procura de recompensas externas ou para evitar algum tipo de punição, sua chance de se dar mal e voltar a engordar é grande.

Você não deve emagrecer para impressionar alguém, para ganhar uma aposta por causa de algum motivo que não seja VOCÊ mesmo.

Um artigo chamado “Motivational predictors of weight loss and weight-loss maintenance” publicado na American Psychological Association defende esta tese, em que a motivação deve ser intrínsica. Isto faz sentido para você?

4. Monitore-se com frequência

Monitoramento e Controle, Sempre!
Monitoramento e Controle, Sempre!

O National Weight Control Registry descobriu em uma publicação chamada “Successful Weight Loss Maintenance” que as pessoas que têm sucesso em manter o peso no longo prazo monitoram seu peso e massa corporal com frequência. Isso não significa que você deve ser obsessivo.

Significa manter-se consciente sobre seu peso e composição corporal e não colocar uma venda nos olhos com medo de subir numa balança e encarar o ganho de peso. Especialistas dizem que pesar-se uma vez por semana e fazer medições de gordura corporal uma vez por mês ajudam a manter a manutenção do seu peso em linha sem ter que lidar com as flutuações do dia-a-dia no peso corporal.

Comentamos a respeito da compulsão pela balança em um outro artigo aqui do blog, se você tem interesse neste assunto consulte Quer perder peso (emagrecer)? Fuja da Balança!

5. Aprenda a lidar com as emoções

Homem com nuvem na cabeça
Sentimentos negativos e como lidar com eles são causas do efeito sanfona!

Manter o peso está muitas vezes relacionado com mecanismos de enfrentamento e capacidade de lidar com o estresse. Pelo menos é o que diz um artigo publicado na Wiley online library. Muitas pessoas usam a comida como uma válvula de escape para lidar com o estresse, medo e infelicidade.

Para manter a perda de peso, você terá de encontrar melhores maneiras de lidar com essas emoções. Estes são alguns dos casos onde um psicólogo pode ser um grande aliado tanto para o emagrecimento quanto para a manutenção.

Uma dica inicial, é que você tenha consciência sobre seu emocional e como isto se reflete na sua alimentação, crie um plano de ação para lidar com esses sentimentos, quando chegar a hora.

6. Não pule o café da manhã

Não perca o hábito de tomar café da manhã!
Não perca o hábito de tomar café da manhã!

Diversos estudos como o publicado no The American Journal of Clinical Nutrition apontam que manter o hábito de tomar café da manhã é um dos fatores de sucesso para a manutenção do peso.

Já escrevemos aqui no blog sobre a importância do café da manhã, confira.

Considerações Finais

Manter o peso é realmente um desafio enorme e como muitos costumam dizer, é mais difícil do que emagrecer.

Eu mesmo já enfrentei muitos problemas com o efeito sanfona ao longo da minha vida. De acordo com a minha experiência, manter um estilo de vida saudável e não fazer uma dieta insustentável é o caminho correto. Além disto, use e abuse das dicas acima que vão te ajudar nesta etapa tão difícil.

Te desejo muito sucesso nesta etapa. Conte comigo! Abraços.

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Gina

    Dani, tô adorando as dicas do blog, vcs estão de parabéns!!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Que bom que está gostando Gina! Aproveita e compartilha nosso conteúdo nas redes sociais, teus contatos poderão gostar assim como você! Abraços.

  • Pingback: Quantas calorias comer para emagrecer?()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...