OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

3 simples passos para Criar e Mudar Hábitos

Daniel Darugna Saúde 0 comentários">0 comentários
changeahead

Bom dia! Hoje é o dia mundial da mudança de hábitos, segunda-feira! Sempre escolhemos a segunda-feira para iniciar a realização de mudanças nas nossas vidas.

Com você também é assim? O problema é que muitas vezes criar novos bons hábitos e modificar hábitos não tão bons são muito difíceis. E é por isto que estou escrevendo hoje, para ajudá-los a tornar esta mudança um pouco menos complicada.

Você sabia que sua vida hoje é essencialmente a soma de todos os seus hábitos? Quão em forma ou fora de forma você está hoje é um resultado de seus hábitos, por exemplo.

Quão feliz ou infeliz você é? Quão bem sucedido ou mal sucedido você é? São outros exemplos do resultado dos seus hábitos diários, da sua rotina.

Ou seja, tudo aquilo que você gasta tempo pensando e fazendo todos os dias (seus hábitos) define a pessoa que você é, as coisas que você acredita, e a personalidade que você retrata.

Previna-se do desastre de acumular maus hábitos

Hoje em dia existem muitas tentações para que os hábitos negativos entrem em nossas vida. Precisamos ter muito foco para criar e manter os hábitos positivos. Assim como muito foco também é necessário para não nos envolvermos em hábitos ruins que podem trazer consequências desastrosas.

Eu garanto que quando implementamos hábitos bons de forma CONSCIENTE, os resultados que desejamos acontecem automaticamente.

Todos nós sempre precisamos melhorar, é assim que evoluímos. O problema é que formar novos hábitos é muito difícil.

Como formar novos hábitos que realmente venham para ficar e fazer parte de nosso estilo de vida? Você quer saber por onde começar?

Vamos juntos, acompanhe comigo.

O que é o Hábito

O hábito é algum comportamento, ou algo que fazemos sem “pensar”, ou seja, sem utilizar todas as funções do nosso cérebro. É algo que fazemos simplesmente porque já estamos acostumados.

Todos temos hábitos bons e hábitos ruins.

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. – Charles Duhigg (O Poder do Hábito)

A frase acima, do autor charles Duhigg em seu livro O Poder do Hábito, retrata de maneira bem simples porque as pessoas formam hábitos. Nosso cérebro está sempre querendo economizar energia, poupar esforço, e por isto, ele transforma nossa rotina em hábito.

Você já ouviu uma pessoa que fuma cigarros comentar que nem pensa a respeito de fumar, e quando se dá conta, já está fumando? O Hábito é tudo aquilo que realizamos automaticamente, praticamente sem pensar.

Você calça o tênis, primeiro o pé direito ou esquerdo? Este é mais um exemplo de como nossos hábitos são realizados “praticamente sem pensar”.

Para colocarmos em prática novos bons hábitos ou eliminar alguns hábitos ruins, precisamos entender como os hábitos são criados:

Os 3 Elementos que formam os hábitos

1. GATILHO

O Gatilho é um estímulo que faz com que nosso cérebro entenda que pode entrar no automático, apenas escolhendo o hábito a ser utilizado.

Voltando ao exemplo do fumante, já ouviu aquele fumante dizer que sempre que toma um cafézinho tem vontade de fumar? O cafézinho é o gatilho deste fumante!

2. ROTINA

É uma sequência de ações físicas, emocionais ou intelectuais. É aquilo que queremos fazer ou queremos parar de fazer no dia a dia.

3. RECOMPENSA

O terceiro é a recompensa, que é o componente que ajuda a indicar para o nosso cérebro se vale a pena ou não continuar repetidamente utilizando este comportamento.

Bom, estes 3 componentes que formam o hábito somente são capazes de criar um novo hábito quando existe uma grande EXPECTATIVA, ou seja, um DESEJO muito grande pela recompensa gerada pelo hábito. Isto fará com que nosso cérebro execute a ROTINA sempre que o GATILHO aparecer.

3 simples passos para nós CRIARMOS HÁBITOS

Muitas pessoas dizem que para criar um novo hábito, você precisa para ter auto-controle você precisa de força de vontade. Eu discordo completamente.

Mantendo-se motivado e tentando lembrar-se de realizar o comportamento vai ter levar ao fracasso. Como assim? Bom, somos todos seres humanos, logo ou nossa memória, ou nossa motivação irão falhar. Ninguém consegue manter-se motivado e com a memória focada o tempo todo todos os dias.

Passo 1. DEFINA O GATILHO

É justamente por isso que o GATILHO é tão importante na formação de novos hábitos. Um bom gatilho não depende de motivação e não exige que você lembre-se de fazer o seu novo hábito.

Por exemplo, digamos que você deseja usar o fio dental sempre que escovar os dentes.

Escovar os dentes normalmente já fazemos sempre, já é um hábito. Agora, passar o fio dental é uma parte do processo que muitas pessoas burlam.

Neste caso, guarde o seu fio dental sempre junto com a escova. Desta forma, ao pegar a escova de dentes para realizar a escovação, o gatilho do fio dental será disparado.

Desta forma, não há necessidade de manter-se motivado e não há necessidade de ter que se lembrar!

DICA PARA ESCOLHER O SEU GATILHO:

Como vimos acima, escolher o gatilho correto é o primeiro passo para uma mudança mais fácil.

Uma dica é criar uma lista com todas as coisas que você faz todos os dias sem falhar e também as coisas que acontecem com você sem falhar, por exemplo:

  • tomar banho
  • colocar o tênis
  • escovar os dentes
  • dar a descarga no banheiro
  • levantar da mesa café da manhã
  • ligar/desligar luzes
  • ir para cama
  • o sol se põe
  • música termina
  • propaganda na TV
  • semáforo vermelho
  • etc.

Esta lista é perfeita para você escolher o melhor gatilho para seu hábito. Outro exemplo, digamos que você quer fazer uma sessão de 5 minutos de meditação pela manhã. Neste caso, um bom gatilho poderia ser ao levantar da mesa do café da manhã.

“Quando eu levantar da mesa do café da manhã, farei 5 minutos de meditação no quarto”.

Passo 2. ESCOLHA UM HÁBITO SIMPLES DE INICIAR

Eu gosto muito de pessoas com entusiasmo! Contudo, o nível de entusiasmo pode cair com o tempo e tudo ir por água abaixo.

Já muitas pessoas querendo perder 15kg em um mês, querendo ir do sedentarismo ao Iron Man em 1 ano. Pessoas querendo ganhar mais, fazer mais e ser mais AGORA!

Lembre-se, uma mudança duradoura não acontecer de forma radical da noite para o dia. É uma questão de repetir mais e mais e mais todos os dias uma rotina até que ela se transforme em um hábito consistente e duradouro.

Se você deseja iniciar um novo hábito e começar a viver saudável e feliz, então minha sugestão é:

COMECE PEQUENO!

Relacionado: Quer perder peso (emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!

Passo 3. QUAL SERÁ SUA RECOMPENSA?

É muito importante para o cérebro a recompensa. Ele trabalha desta forma e está cientificamente provado isto.

Pelo fato de que uma ação precisa ser repetida até se tornar um hábito, é especialmente importante que você se recompense cada vez que você praticar o seu novo hábito.

Por exemplo, no caso de exercícios físicos, normalmente as pessoas mantém este hábito pela recompensa de se sentirem bem, ou pelo fato da endorfina que o exercício libera. Neste caso é uma recompensa bioquímica. Tem pessoas que tem recompensas mentais, pois sentem-se realizadas e triunfantes após a rotina de exercícios.

Tem pessoas por exemplo que não gostam de fazer exercícios pois sentem-se sujas e melecadas com o suor durante o exercício. Uma ideia para estas pessoas é escolher como recompensa um banho bem demorado e relaxante após a rotina de exercício.

Você deve pensar em uma recompensa que seja muito prazerosa para você mas que ao mesmo tempo te mantenha rumo aos teus objetivos.

Ainda no exemplo dos exercícios físicos, se você quer perder peso, não escolha como recompensa comer uma barra de chocolate ou um sorvete após o treino. Escolha por exemplo a compra de um bikini ou nova calça jeans quando atingir o seu objetivo. :)

Dica de ouro para quem quer emagrecer

Eu sei como é difícil no começo criarmos hábitos saudáveis para emagrecer, senti isso na pele e dar o primeiro passo na minha opinião é o mais difícil. Fui de 118kg para 80kg apenas seguindo esta estratégia de criação de novos hábitos. E agora eu me senti no dever moral de repassar isto adiante e te ajudar a mudar de vida também.

Como no começo eu não tinha paciência de ir pra academia, e até me sentia mal em um local onde todo mundo era sarado e eu fora de forma, resolvi criar o hábito de treinar em casa, apenas 5 MINUTOS por dia com treinos intervalados e sem usar equipamentos.

Isto funcionou muito bem para mim, e eu tenho estudado esta forma de treino a muito tempo e ajudado as pessoas a usarem o mesmo método com sucesso. Foi assim que eu conheci o Personal Trainer Vinícius Possebon, o Sistema de Queima Q48 e a sua missão de 1 milhão de vidas transformadas.

Este sistema já ajudou milhares de brasileiros a mudarem de vida e sua meta é mudar até um milhão de vidas até 2019.

Quer dar o primeiro passo? Clique agora aqui ou no link do banner abaixo para saber o que o Vinícius pode te oferecer e realmente transformar sua vida, assim como aconteceu com a minha depois de emagrecer.



Considerações Finais

Apenas vá atrás dos hábitos que são importantes para você! É difícil encontrar uma recompensa quando você está simplesmente fazendo coisas porque as outras pessoas dizem que são importantes.

Pode demorar um pouco e talvez você tenha que ir ajustando a melhor recompensa ou um gatilho diferente para o hábito que deseja implementar. Isto é normal, faça suas experimentações e lhe garanto, que se houver um desejo, uma vontade muito grande de tornar este hábito parte da sua vida, você vai conseguir!

Abraço e Sucesso!

Saúde Tags: , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    Daniel Darugna

    Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

    Artigos Recentes:

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...