OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

A verdade: comer ovo não faz mal e não aumenta o colesterol!

Daniel Darugna Saúde 19 comentários">19 comentários
Ovo não faz mal!

    Olá! Recebi inúmeras mensagens de pessoas preocupadas com a minha saúde quando mencionei no facebook que sou um “ovólotra” (viciado em ovos). Calma pessoal, não vou entupir minhas veias, não terei alto índice de colesterol e muito menos terei uma doença cardíaca coronária ou uma AVC! Ovo não faz mal!

    Se o seu médico te disse que comer ovos (inclusive com as gemas) vai aumentar teu colesterol, provavelmente ele está um pouco desatualizado. Se coloque no lugar dele, se ele esteve errado por anos, é difícil receber os novos estudos científicos, mesmo que de instituições muito conceituadas, e simplesmente abandonar sua crença quebrar paradigmas e mudar de opinião. Desculpa aí doutor!

    O ovo não faz mal ao seu coração!

    Por recomendação do nosso leitor Aguinaldo, incluímos neste post o vídeo do dr. Lair Ribeiro falando dos benefícios do ovo de galinha:

    A maioria dos estudos que eu vi concluem que o ovo faz muito bem – e podem inclusive melhorar a sua saúde, pois eles contêm nutrientes difíceis de encontrar em outros alimentos.

    Mais importante ainda, um relatório entitulado “Egg consumption and risk of coronary heart disease and stroke: dose-response meta-analysis of prospective cohort studies” publicado na Huazhong University of Science & Technology em janeiro de 2012 analisou e consolidou 17 estudos diferentes sobre os ovos.

    O estudo concluiu que um maior consumo de ovos não está associado com aumento do risco de doença cardíaca coronária, doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. Mais uma vez! Ovo não faz mal, a grande verdade é que as suas necessidades nutricionais e escolhas alimentares devem ser personalizadas. Consulte sempre um nutricionista de confiança e acompanhe frequentemente seus exames de sangue.

    A ligação dos ovos com o Colesterol

    Saiba que o colesterol é um componente importante de todas as células humanas e influencia em funções hormonais, entre outras funções.

    Seu corpo produz seu próprio colesterol, não existe nenhuma exigência dietética para mais colesterol. Mas a dieta brasileira, que está cada vez mais próxima da dieta americana, contém uma abundância de produtos de origem animal. Todos os produtos de origem animal contêm algum colesterol, mas também contêm gordura saturada, que é o maior culpado no risco de doenças cardíacas.

    “O principal culpado pelo nível de Colesterol LDL é o consumo gordura saturada”, quem disse esta frase não fui eu, foi a dr. Alice Lichtenstein, professora de ciência da nutrição na Escola Friedman de Nutrição e Ciências Políticas na Universidade Tufts.

    Como todos sabemos, os ovos são ricos em colesterol, aproximadamente 186 miligramas, sendo que 184 estão na gema. O lado positivo é que os ovos são relativamente baixos em gordura saturada.

    Agora uma curiosidade. Os japoneses são os maiores consumidores de ovos do planeta (em média 328 ovos consumidos por pessoa por ano. Apesar disto, eles têm baixos níveis de colesterol e doenças cardíacas em comparação com outros países desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos.

    É evidente que isto acontece porque os japoneses possuem uma dieta baixa em gordura saturada. O que não ocorre no Brasil em que temos um estilo de vida cada vez mais parecido com a vida de correria e fastfood dos americanos.

    Nós brasileiros fazemos exatamente o oposto. Pesquisas mostram que geralmente comemos ovos junto com alimentos ricos em gordura saturada, como bacon, salsichas e torradas com manteiga. Este padrão de refeição aumenta os níveis de LDL e faz o efeito de comer ovos parecer pior do que realmente é.

    Quando faz sentido abandonar as Gemas

    Pessoas diabéticas e pessoas com hipercolesterolemia familiar possuem restrições quanto ao consumo de ovos, para estes é ainda mais importante um aconselhamento médico.

    Para os atletas que competem em esportes de categoria de peso, cada caloria conta. Ao cortar peso, removendo as gemas podem ajudar a manter a proteína elevada, que ajuda a preservar a massa muscular, mantendo o nível baixo de calorias.

    Pessoas que consomem alto teor de açúcar e dietas ricas em carboidratos devem tomar cuidado especial. Provavelmente esta é a categoria de pessoas que não está nem aí para uma alimentação saudável, não é seu caso não é mesmo?

    Porque o ovo não faz mal?

    A ciência está do nosso lado, podemos apreciar o ovo que é maravilhosamente nutritivo. Os ovos contêm o mais alto valor biológico (ou padrão-ouro) para a proteína. Um ovo tem apenas 75 calorias, 7 gramas de proteína de alta qualidade, 5 gramas de gordura, e 1,6 gramas de gordura saturada, juntamente com ferro, vitaminas, minerais, e carotenóides.

    Os ovos são uma boa fonte de:

    1. Proteína
    2. Vitamina D
    3. Vitamina A
    4. Vitamina B2
    5. Iodo

    Para conhecer mais benefícios dos ovos, acesse nosso artigo 14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável

    Cuidados com os Ovos

    Comer ovos crus, ovos com gema mole, ou que contém ovos crus podem causar intoxicação alimentar, especialmente em quem está em grupos de risco que incluem bebês e crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas que já estão doentes.

    Dicas Importantes para evitar intoxicações

    • Guarde os ovos em um lugar fresco e seco, de preferência na geladeira.
    • Guarde os ovos longe de outros alimentos.
    • É uma boa idéia para usar a bandeja de ovos de sua geladeira, isso ajuda a manter os ovos em separado.
    • Coma pratos que contenham ovos mais rapidamente possível depois que você preparou. Se você não está planejando comê-los imediatamente, esfrie-os rapidamente e, em seguida, mantenha na geladeira por até dois dias.
    • Se você tem um ovo cozido que deseja mante-lo na geladeira, não deixe mais do que 2-3 dias.

    Uma receitinha de ovos que gostamos aqui em casa é o Omelete Proteico com Berinjela, fica super gostoso!

    RELACIONADO: Veja 8 fatos 5 mitos e 1 aviso do Sr. Tanquinho sobre os ovos:
    Desmistificando os Ovos: Mitos, Fatos, Colesterol e Dieta

    Considerações Finais

    Não tenho mais muito a dizer a respeito do porque adoro e recomendo o consumo de ovos em uma alimentação equilibrada. Destaco abaixo 2 benefícios do porque os considero um dos melhores alimentos que existem, a decisão é sua! Acredite no seu médico desatualizado ou acredite em pesquisadores de ponta! Eu prefiro acreditar na ciência!

    Ovos inteiros estão entre os alimentos mais nutritivos na Terra

    Os ovos são carregados com vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes.

    Ovos melhoram seu perfil de colesterol e não aumentar o risco de doença cardiovascular

    Ovos SIM! Gorduras saturadas NÃO! Seu fígado produz colesterol todos os dias. Se você come colesterol, seu fígado produz menos. Se você não comer o colesterol, seu fígado produz mais.

    Um abraço e até a próxima!!

    Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • rondynele

    adorei a.materia muito obrigado por nos manter informado de.maneira clara e.objetiva.Rondynele MG

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado Rondynele! Ficamos muito felizes sabendo o quanto nosso blog está crescendo com a ajuda de cada um de vocês. Abraços!

  • Karl Berlim

    Muito bom a sua pesquisa e desempenho em realizá-la,pois cada dia que passa as coisa alimentares vão mudando a ponto de envenenar aos poucos a população,como se fosse um “HOLOCAUSTO”.

  • Denis Zanotto

    Amigo, você quaaaase acertou em tudo, só pecou em afirmar que gordura saturada faz mal, não, gorduras naturais NÃO fazem mal, esqueça esse negócio de HDL ser bom e LDL ser ruim, ambos são fundamentais pra o bom funcionamento do organismo.

    Colesterol alto NÃO faz mal, o que faz mal é o colesterol oxidado (danificado) e adivinha quem é o causador dessa oxidação???? Nãaaaao, não é a gordura saturada mas sim o consumo excessivo de carboidratos refinados: AÇÚCAR!!!!

    Faço uma dieta low carb rica em proteínas e gorduras, minha saúde nunca esteve melhor. De uma pesquisada nos estudos que provam isso.

    Ha e tb como adoro ovos, como cerca de 5 por dia 😉

    Um abraço!

  • Maria Conceição

    Em outras pesquisa que fiz relacionada ao ovo fala que não pode comer porque ele aumenta o colesterol ,ainda mais quemtem colesterol alto tem que comer um ovo por semana dai a duvida eu evitou comer a gema por este motivo tenho o colesterol alto fico na duvida o que comer qual tipo de diéta tenho qua fazer ,valei pela dica obrigada

  • Pingback: Omelet 5:1 Max titanium - Review CompletoDoce Dieta – Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • José Luís

    Quem tem diabetes do tipo II, é batata, tá com o colesterol alto. Mesmo que não coma muita carne. Isso é simples de explicar. A insulina do diabetes tipo 2 não é totalmente utilizada e sobra no sangue. uma das funções da insulina é ajudar a fazer lipogênese, ou seja a CRIAÇÃO da gordura. Mesmo que você coma só pasto. Imagine quanto pasto o Boi come prá ter tanta gordura. Logo não adianta comer menos carne e exagerar nos doces refrigerantes etc.

  • joao marcos

    parabens excelente materia, deus te abençoe por compartilhar coisas tão beneficas a saude! abraços

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá João Marcos, obrigada pelo feedback positivo e pelas palavras de carinho. É isso que nos motiva a escrever cada vez mais.
      Abraços Mel

  • Luciano Andrade

    Meu amigo que matéria Maravilhosaaaaa, simplesmente adorei!!!
    você esta de parabéns!!! Adoro ovo mais tinha um certo receio de comer so comia no maximo dois ou 3 por semana rsrsrs, com certeza mudarei minha rotina de alimentação em relação ao ovo. Infelizmente minha esposa odeia ovo mais eu e meu filho adoramos.. Com certeza vou consumir muito mais agora!!! vlw mesmo!!!

  • janaina

    Seria importante colocar as limitações do estudo principalmente em população de alto risco cardiovascular como os diabéticos. Não estou discordando de vc apenas uma reflexão para que coisas não completamente esclarecidas se tornem 100% verdade. Devemos ter cautela. Fica a dica

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Obrigada pela dica Janaina, devemos sempre estar atentos. Obrigada!

  • Pingback: Ministério da Saúde Japonês elimina limite para ingestão de colesterol • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • Pingback: Desmistificando os Ovos: Mitos, Fatos, Colesterol e Dieta - Senhor Tanquinho()

  • gabriel

    Como todos sabemos, os ovos são ricos em colesterol, aproximadamente 186 miligramas, sendo que 184 estão na gema. O lado positivo é que os ovos são relativamente baixos em gordura saturada.

    Isso não está certo! “o lado positivo” como se houvesse algum lado negativo ???
    Ovo é rico em colesterol sim, PORÉM o colesterol do ovo NÃO É ABSORVIDO pelo organismo,muito pelo contrário, ele faz até baixar o colesterol.Ta na literatura. Recomendo assistir mais vídeos do Dr Lair Ribeiro, recomendo também vídeos do dr kater.

  • Pingback: Gordura Saturada NÃO causa doenças cardíacas()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...