OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Comer banana ou não?! Engorda ou melhora performance?

Melanie Mafli Saúde 2 comentários">2 comentários
minions-banana

Olá queridos leitores, hoje iremos falar sobre a Banana. Isso mesmo, essa deliciosa fruta que é uma das frutas mais populares do mundo.

O problema é que muitos deixam de comer banana pelo fato dela ter muita frutose (Leia aqui: A relação de amor e ódio entre INSULINA e seu PESO – O guia completo).

Mas ao mesmo tempo é a fruta favorita dos atletas! E agora, se o objetivo for emagrecer, devemos ou não comer essa fruta? É isso que iremos descobrir aqui. Nos acompanhe!

Eu mesmo, AMO banana! Gosto dela normal, amassada, batido junto com o whey, mas pra ser bem sincera ultimamente não tenho mais comido a banana tanto assim pelo fato dela elevar a taxa de açúcar no sangue e desta forma seria bom evitar para perder peso. E a banana fez muita falta para mim, assim como qualquer alimento que você deixa de comer, até que essa vontade passa.

Passou algum tempo e comecei a sentir falta de novo de fazer meu shake de whey com banana. E pensei, mas será que a Banana influencia tanto assim? Será que ela faz prejudica o emagrecimento? Decidi então ir em busca de informações para que eu pudesse me basear melhor sobre o assunto. E eis o que descobri.

Comer banana ou não comer, eis a questão!

Uma fruta tradicional dos paises tropicais, assim como o Brasil, ela esta presente no nosso dia a dia. A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, sexto país no ranking da produção mundial (2011), tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições.

A banana é composta por:

  • água
  • proteína
  • lipídeos
  • carboidratos
  • fibras
  • cálcio
  • ferro
  • magnésio
  • fosforo
  • potássio
  • sódio
  • zinco
  • cobre
  • manganês
  • selênio
  • Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E.

A banana alta taxa de carboidrato, por isso é bom para quem vai treinar e não teve tempo de comer algo antes.

Em 100 gramas de banana você encontrara 23.43g de carboidrato, contra somente 1.03g de proteína. É por isto que passaremos algumas estratégias para você comer banana sem engordar, veja logo abaixo.

Benefícios da Banana:

Bananas

1. Construção de massa muscular magra

Isso mesmo, quer músculo, a banana irá te ajudar. O magnésio que se encontra na banana ajuda na construção muscular e relaxamento, bem como na síntese de proteínas, o que aumenta a massa muscular.

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!

2. Recupera a musculatura

Além de ajudar na construção muscular, o potássio encontrado na banana ajuda os músculos a se recuperarem de um treino, reforça o seu desenvolvimento e permite que você treine mais.

RELACIONADO: Dores musculares, por que os músculos doem mais no segundo dia após um treino?

3. Faz você se sentir feliz

images

O formato da banana já nos diz tudo, ela nos sorri. E também fazem a gente sorrir. Isso porque ela contém vitamina B9 (acido fólico), esse nutriente pode combater a depressão, ele ajuda a serotonina, uma substância química sentir-se bem, e entrar no cérebro mais rápido. Estudos têm demonstrado uma elevada incidência de deficiência de folato em 50% dos pacientes com depressão, e alguns médicos recomendam o aumento da ingestão de ácido fólico.

4. Menos estresse e ansiedade

Além de nos fazerem feliz eles também possuem triptofano, percursor da serotonina. Como se fosse um antidepressivo natural. Bananas também tem norepinefrina, que ajuda a regular o estresse.

5. Faz você dormir melhor

Esse mesmo triptofano ajuda a termos um sono melhor. Como ele promove o relaxamento ele consequentemente faz você dormir melhor.

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!

6. Reduz o inchaço

Você está constantemente inchado, com retenção de líquidos? A banana pode ajudar com isso.
Um estudo recente descobriu que mulheres que comiam duas banana por dia como lanche, por 60 dias reduziram seu inchaço na região da barriga 50 %! Por quê? As frutas aumentam as bactérias de combate ao inchaço no estômago.

7. Ajuda a queimar gordura

Ela contém colina (12mg), uma vitamina que age diretamente sobre os genes que causam o armazenamento de gordura no abdômen.

RELACIONADO: 7 Dicas simples para emagrecer e perder barriga

8. Regula seu açúcar no sangue

A dica é consumir proteína + gordura saudável (manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco..) com a banana, pois assim retarda a absorção do açúcar a partir da banana em sua corrente sanguínea. Esta é a estratégia mais eficaz para manter os níveis de açúcar no sangue estável, o que significa níveis de energia consistentes e perda de peso.

RELACIONADO: [Comprovado] Gordura saturada NÃO causa doença cardíaca

9. Reduz nível de colesterol ruim

Bananas contem fitosteróis, que diminuem o nível do colesterol ruim. Alem disso, contem vitamina B6 que é importante para a saúde do coração como, saúde imunológica, saúde digestiva e sistema nervoso.

10. Ajuda na digestão

Você tem problemas com digestão, talvez a banana possa te ajudar.
Eles são um excelente fonte de carboidratos probióticos não digeríveis, que atuam como alimento para as bactérias boas do intestino (probióticos) e melhoram a digestão, porque eles contêm fruto oligossacarídeos, um aglomerado de moléculas de frutose que levam a uma melhor saúde gastrointestinal.

11. Fortalece os ossos

Apesar das bananas não conterem uma elevada quantidade de cálcio (menos que 1% de sua ingestão diária recomendada), eles podem ajudar a promover a absorção de cálcio com a ajuda desses probióticos fruto oligossacarídeos. Como fruto oligossacarídeos fermentam no trato digestivo, eles aumentam a capacidade do corpo de absorver cálcio de acordo com um estudo no American Journal of Clinical Nutrition.

RELACIONADO: Ossos pesados, é desculpa para gente gorda?

12. Da energia

Bananas são ricas em glicose, a fonte de mais fácil digestão do açúcar que irá fornecer energia ideal para o seu funcionamento. Comer uma banana no pós-treino ajuda a repor rapidamente as reservas de energia que estão esgotados durante uma sessão de exercícios pesados.

13. Diminui a pressão sanguínea

De acordo com a FDA, “a combinação de um baixo teor de sódio, doses elevadas de potássio está associada com níveis mais baixos da pressão arterial e freqüência mais baixa de acidente vascular cerebral em indivíduos.” Bananas são ricas em potássio e pobres em sódio, o fruto é oficialmente reconhecido pelo FDA como sendo capaz de reduzir a pressão arterial e proteger contra ataques cardíacos e derrames.

A banana tem outros inúmeros benefícios, mas por ora já me bastam esses.

Considerações Finais

Ao meu ver a banana até pode ser alta em frutose e é bom evitar enquanto quiser emagrecer, porém são tantos benefícios que para mim, comer uma banana de vez em quando não vai fazer diferença. Já aprendi e irei sempre repetir, que o equilíbrio é a chave para tudo.

E você, come banana? O que achas dessa fruta? Compartilhe conosco.

Saúde Tags: , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • Cátia Fernandes

      Olá, inicialmente na minha dieta cortei muitas calorias e ate foi bom no primeiro mes. acontece que agora nao consigo emagrecer, ingiro cerca de 1100 cal diárias e o meu peso esta igual a 3 semanas… faço caminhadas de uma hora todos os dias. estou a desmotivar, penso ate em desistir… o que me aconselha?

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Cátia, a primeira coisa você já fez, que é tomar a decisão e ir atras dela. Você esta de parabéns , pois sei que não é fácil pra ninguém. Pra mim também é difícil e as vezes não vejo resultados. Mas saiba que o nosso corpo nos prega peças. É quando paramos de perder peso e achamos que não temos mais resultados, o que nos faz desanimar e desistir. Mas não desista seja mais forte que isso. Daqui a pouco se persistir veras que ainda estará perdendo peso. O que pode ajudar é mudar um pouco as atividades físicas, pois o corpo se acostuma com a atividade e o peso. Você disse que caminha 1h diariamente,o que é ótimo. Mas tente alternar isso com outra atividade ou ate mesmo mude um pouco a caminhada. Caminhando 10 minutos e correndo por 30 segundo, depois 1 min…. Isso fara o corpo reagir pois é uma atividade que ele ainda não conhece. Tente e me avise depois :)
        Nao desista nunca de seus sonhos, você consegue!! :)
        Beijos

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...