OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável

Melanie Mafli Saúde 32 comentários">32 comentários
caixa de ovos de galinha

O que devemos saber sobre os ovos de galinha? Você consome muitos na sua alimentação? Não seria interessante conhecer mais sobre seus benefícios? Os ovos estão presentes em muitas receitas e é muito consumido por nós brasileiros. Embora exista alguma controvérsia sobre o seu efeito na saúde do coração, a maioria dos especialistas concordam que uma dieta que inclui ovos é saudável.

No passado os médicos faziam advertências sobre o consumo de ovos por poder aumentar o colesterol, porém hoje os médicos sabem que os ovos também trazem muitos benefícios, desde que consumidos com moderação.

O Ovo é dividido em duas partes: a gema e a clara. A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico. A clara ajuda na reparação dos músculos e prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Já a gema do ovo, muitas vezes vista como a vilã do ovo, na verdade carrega com ela muitos nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina , antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

Você é uma dessas pessoas que quando come ovo, separa a gema da clara e come somente a clara do ovo? Claro que se ingerida em grandes quantidades a gema não fará bem a sua saúde porém se de vez em quando você comer a gema de um ou dois ovos e nos demais apenas a clara, isto só fará bem a sua saúde.

O que devemos saber sobre ovos de galinha

  1.   Gema do ovo ajuda no desenvolvimento do cérebro
    A gema do ovo é rica em colina, um elemento essencial da vitamina B, que está associada a uma melhor função neurológica e redução de inflamação. Ela pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de memória em decorrência da idade avançada. Além disso, ela pode melhorar o resultado dos exercícios, manter bons níveis de colesterol ou apenas favorecer a saúde de seu fígado.
  2.   Ótimas proteínas
    Quando se trata de qualidade de proteína, o ovo é um dos melhores alimentos para se consumir. Um ovo grande satisfaz 10% da necessidade diária de proteína de uma pessoa adulta. Toda a proteína encontrada em um ovo pode ser absorvido e utilizado pelo organismo, além de conter todos os nove aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o seu corpo não é capaz de produzir por conta própria. Outra observação importante é que a proteína que tem no ovo trás resultados melhores de fortalecimento muscular do que proteínas de outras fontes.
  3.  A coloração da gema
    A coloração da gema do ovo não influencia em nada seu valor nutritivo. Isto é apenas consequência da alimentação da galinha. Galinhas que são alimentados com grãos e gramíneas cheios de carotenóides têm gemas com coloração amarela mais vibrante, mas que não necessariamente significa uma gema mais nutritiva.
  4. Coloração da clara
    A idade do ovo influencia na coloração da clara. Quanto mais velho for o ovo mais branca será a clara.
  5.  Coloração do ovo
    Há diferença dos ovos brancos e vermelhos? Não. O que diferencia a cor do ovo é a raça da galinha.
  6. Validade do ovo
    O ovo pode ser ingerido em até 3 meses após data da postura. Lembrando que o ovo deve estar em local fresco ou refrigerado para não estragar. Lembre-se de evitar comer ovo crú, como na gemada ou maionese, para evitar a salmonela.
  7.  Previne doenças oculares
    Pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias, reduzem o risco de desenvolver catarata, devido a luteína e zeaxantina que são encontrados em ovos.
  8.  Quantidade certa de gordura
    Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas dessa gordura é saturada.
  9. Colesterol
    Novos estudos mostram que, ao contrário da crença anterior, o consumo moderado de ovos não têm um impacto negativo sobre o colesterol. De fato, estudos recentes têm mostrado que o consumo regular de dois ovos por dia não afeta o perfil lipídico de uma pessoa e pode, de fato, melhorar.
  10. Vitamina D
    Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a vitamina D. Essa vitamina é essencial na formação dos ossos e dentes, ela ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa.
  11.  Previne câncer de mama
    Os ovos podem prevenir o câncer de mama. Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziram o risco de câncer de mama em 44%.
  12.   Cabelos e unhas saudáveis
    Ovos são saudáveis também para cabelos e unhas devido ao seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o seu cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram previamente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12. Se quiser saber mais sobre a saúde das unhas e cabelos, acesse nosso artigo 6 dicas para melhorar a saúde das unhas e cabelos!
  13.  Saciedade
    Um estudo recente realizado por cientistas americanos mostra que os ovos tendem a satisfazer mais do que um pão no café da manhã, com um número igual de calorias. Isso porque os ovos têm gordura e proteína, que juntos aumentam a sensação de saciedade.
  14.  Contêm minerais
    Os minerais encontrados nos ovos são o ferro, para ajudar na formação de glóbulos vermelhos, Zinco, para melhorar a imunidade, cálcio fortalece os ossos e dentes, fósforo, essencial para ossos e dentes saudáveis, iodo, necessários para a regulação de hormônios da tireóide, o selênio, que assim como a vitamina E, protegem as células da oxidação.

Conclusão

Agora quando formos comer ovos saberemos melhor o por quê da importância deles na nossa alimentação. Eu e o Dani somos adeptos aos ovos na nossa alimentação. A maioria das nossas receitas vão ovos, preferencialmente a clara. Nos sentimos satisfeitos por um período de tempo maior e nos trás grandes benefícios para a nossa saúde.

E você, usa o ovo constantemente na sua alimentação também? Compartilhe consoco!

Saúde Tags: , , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • Arnou Darugna

      que beleza, muito bom

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Melanie Mafli

        Obrigada por nos acompanhar Arnou!

    • Suzanir de Jesus

      Amei esse assunto sobre ovos,confesso que não era adepta de ovos,mas agora vou usar mais frequente.parabéns

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Realmente Suzanir os ovos são indispensáveis na minha dieta e da Mel. Vamos postar mais receitas com ovos no blog. Continue nos acompanhando para receber as novidades. Abraço

        • Josué Roberto Macarenco

          Muito boa a matéria.
          Vocês estão de parabéns.
          Precisamos conscientizar a todos sobre a importância de nos Nutrir e não apenas nos alimentar sem qualidade de nutrientes que realmente carecemos.

          • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

            Ola Josué, obrigada pelo feedback positivo. Ficamos felizes em poder ajudar. Beijos Mel

    • Marco Polo

      O ovo pode ser ingerido cru, desde que seja de galinha caipira criada em ambiente natural. O motivo disto é que a salmonela ocorre em ovos de galinha de granja que são extressadas para aumentar a produção. A imunidade da galinha baixa podendo contaminar o ovo. Isso foi confirmado por nutricionistas. Faço o consumo de ovo cozido o mínimo possível para permitir retirar a casca. Depois faço mistura com azeite de oliva extra-virgem e sal integral (SimSal ou sal rosa do himalaia).

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Melanie Mafli

        Olá Marco, obrigada por colaborar com esta informação! Ter o cuidado com alimentos que ingerimos é essencial para evitar doenças e contaminações.Sinta-se a vontade em contribuir sempre. Bom final de semana!

    • Eliete Batista

      Importantíssima e esclarecedora. Obrigada

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Obrigada por nos acompanhar Eliete! 😉

    • PEDRO NUNES

      FIQUEI COM DUVIDA A RESPEITO DA QUANTIDADE DE GEMA QUE PODE SER CONSUMIDA POR SEMANA , EU PARTICULARMENTE USO TODAS AS MANHAS FAZER UM SUCO DE FRUTA BATIDO COM UM OVO INCLUINDO A CLARA E A GEMA, ISSO E CONSIDERADO COMO UM CONSUMO ALTO DE GEMAS E PODE SER PREJUDICIAL OU AUMENTAR A NÍVEIS ELEVADOS DE COLESTEROL?

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Pedro, obrigada por nos acompanhar! Referente as quantidades de gemas que podem ser consumidas, existem estudos comprovados que a gema do ovo não aumenta o colesterol, mas sugiro que você procure um profissional da saúde para te orientar de forma mais específica. Obrigada e tenha uma boa semana. Beijos!

    • Marcia Cristina C. Souza

      Amo gastronomia e alimentação saudável,muito bom saber tudo sobre a qualidade dos alimentos, principalmente o ovo que um alimento barato

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Marcia, obrigada pelo cainho e por prestigiar o nosso blog!
        Beijos Melanie

    • Eva Cavalheiro

      Olá Senhora Melanie Mafli,

      Muito esclarecedor o artigo. Achava até então, que dois ovos por dia seria condenável. Eu sempre fui uma entusiasta do consumo do ovos na alimentação diária. À partir de agora vou consumir mais (sem culpa) e divulgar entre os amigos o por quê da importância do consumo de ovos em nossa alimentação.
      Obrigada.
      Um abraço.

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Eva, obrigada por nos acompanhar e deixar um feedback tão positivo. Aliás, não precisa me chamar de senhora 😉
        Gostar de comer ovos é ótimo, e faz bem pra saúde. Fico feliz em esclarecer suas dúvidas e saber que você irá repassar esta informação aos demais.
        Obrigada e tenha uma maravilhosa semana! Beijos

    • Pingback: Como substituir a carne por alternativas de proteínas completas()

    • Aguinaldo

      O dr lair Ribeiro diz que o ovo aumenta o colesterol isso é mito e eu acredito nele

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Aguinaldo,
        cada um tem sua teoria. Existem pesquisas que dizem que prejudica e outros que não. Na verdade o equilíbrio é a chave de tudo! Beijos

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Pelo Contrário Aguinaldo, Lair Ribeiro defende o ovo e diz que o ovo NÃO aumenta o colesterol!!

        Dê uma olhada no vídeo:

    • Pingback: A Verdade sobre os ovos: Ovo não faz mal e não aumenta teu Colesterol!Doce Dieta – Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

    • marcelo

      Boa tarde eu gostaria de saber se comer ovos todos os dia de manha atard anoite sera aumenta o risco de emagrecimento ou piora a saude sexual ?

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Marcelo! Como o ovo é proteína você terá mais musculos do que gordura se consumir ovos. Nós consumimos ovos o tempo todo e não temos nenhum problema sexual. Eu tenho emagrecido pois é algo que eu quero e a combinação de ovos com outros alimentos e exercícios físicos estão me dando este resultado. Beijos

    • SARA

      Todos os dias como um ovo cozido conclusão deixei de tomar três comprimidos de anti-inflamatório diários resultado normalizou a PCR E BAIXOU O COLESTEROL ERA BOM VEREM ESTE VIDEO https://youtu.be/upYYlAlrW4s

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Sara!! Que legal , obrigada por compartilhar conosco. Fico feliz que sua saúde esteja melhorando. O ovo é sim um alimento rico e deveria ser consumido em maior quantidade pelas pessoas. Beijos

    • SARA

      DD

    • Fábio júnior

      Ovos são bom para alimenta as células do corpo verdade ou mito

    • henrique silva

      o ovo é essencial na vida de quem malha?

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Henrique, bom dia! O ovo é extremamente saudavel. Considerado o alimento com maior quantidade de nutrientes após o leite materno. O ovo por conter muita proteína ajuda sim para quem malha. Beijos Mel

    • Pingback: Desmistificando os Ovos: Mitos, Fatos, Colesterol e Dieta - Senhor Tanquinho()

    • Pingback: CHILENADAS: Ovos de verdade ou ovos de mentira? | Hijos de Futa()

    • Pingback: CHILENADAS: Huevos de verdad o de mentira? | Hijos de Futa (ES)()

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...