OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

[Não consigo emagrecer] Conheça 7 armadilhas da alimentação saudável.

Melanie Mafli Saúde 6 comentários">6 comentários
Alimentação saudável

Sempre tocamos na tecla da alimentação saudável por aqui. Com tantas informações disponibilizadas na internet hoje em dia é difícil saber se estamos nos alimentando corretamente ou caindo nas armadilhas da alimentação saudável.

É claro que você é uma pessoa esperta e vai procurar ajuda de um nutricionista ou profissional da área para lhe fornecer informações personalizadas, o que iremos passar aqui, são algumas armadilhas da alimentação, pois muita gente acha que está se alimentando corretamente mas está muito longe disto.

A verdade é que a maioria das pessoas se aventuram sozinhas e passam a fazer sua própria dieta [NAO RECOMENDAMOS]. É a partir desta atitude incorreta que começa uma série de armadilhas e as pessoas acabam ficando longe de seus objetivos.

O mais engraçado neste caso é a pessoa pensar que está comendo certo e saudável quando na verdade entra em várias armadilhas da alimentação saudável. Justamente por este motivo estas pessoas nunca chegam no resultado que esperava.

Muitas destas pessoas acabam arrumando alguma desculpa como ter ossos pesados ou ainda ter algum problema hormonal para não conseguir atingir o objetivo.

Enfim, eu e o Dani passamos por diversas armadilhas citadas abaixo, mas com o tempo fomos tendo um melhor entendimento sobre tudo que gira em torno da alimentação saudável e chegamos a esta pequena lista de 7 armadilhas. Confira!

7 armadilhas da alimentação saudável.

1. Copiar a dieta dos outros.

Muitas vezes as pessoas pensam que a dieta do amigo é a dieta ideal.

“Se está dando resultado para ele, dará para mim também!” é o que as pessoas pensam.

Mas será mesmo verdade? NÃO!!!

Cada organismo funciona de uma maneira diferente e necessita de uma dieta específica. A verdade é “ o que funciona para seu amigo pode não funcionar pra você”.

Somente um profissional da área vai poder lhe direcionar para a dieta correta para o seu tipo de organismo e aí sim você com muita garra e perseverança conseguirá obter resultados.

2. Pensar que comer gordura vai te engordar.

Gorduras saudáveis
Gorduras saudáveis

Nos anos 80 iniciou-se uma campanha culpando a gordura como sendo o mal da obesidade. na verdade, após este período é que a incidência de obesidade disparou.

Por que engordamos quando não comemos gordura? Um dos motivos é que ao comer outros alimentos que se dizem saudáveis no lugar da gordura, não “enxergamos” o índice de açúcar escondidos deles, que é o maior mal da obesidade.

Nosso corpo necessita de gordura, juntamente com bons carboidratos e proteínas saudáveis para funcionar em níveis ótimos e manter um peso saudável. Além disso, em muitos casos, a adição de gorduras boas como o abacate ajuda as pessoas a perderem peso.

Se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto das gorduras, recomendamos a leitura dos seguintes artigos aqui do blog:

Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura!

Margarina ou Manteiga – Quem vence esta batalha?

[Comprovado] Gordura saturada NÃO causa doença cardíaca

3. Não saber onde o açúcar se esconde.

açúcar

O açúcar é o maior vilão de todos quando o assunto é obesidade! Ele se esconde em alimentos que nem imaginamos que possa ter açúcar. As pessoas se confundem pensando que o açúcar está presente apenas nos alimentos doces, mas esta é uma grande armadilha.

O açúcar também está presente em alimentos salgados, como pães, ketchup, lacticínios de baixo teor de gordura, entre outros.

Veja mais em Açúcar faz MAL à saúde MAIS do que se pensa!

Ao comprar um alimento sempre verifique seu valor nutricional e se contém açúcar. Você pode se surpreender onde vai encontrar açúcar.

Você deve também considerar que a indústria mascara a palavra açúcar na lista de ingredientes. Você poderá encontrar termos como: Sacarose, Sucrose, Frutose, Xarope de Milho, entre outros. Isto tudo é açúcar meus amigos!

Outra armadilha ainda sobre o açúcar, é que existem alimentos sem açúcar adicionado, mas que viram açúcar muito rápido no organismo. Por isto você deve se atentar para o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos.

Para saber mais acesse: [Conceitos] Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

4. Acreditar que toda caloria é igual.

Você conhece alguém que conta cada caloria que for ingerir e mesmo assim não consegue perder peso? Eu conheço algumas, rsrsrs.

A contagem de calorias não funciona desta forma. Em primeiro lugar é horrível contar cada caloria que for ingerir, parece que a pessoa vira escrava do alimento e da dieta. E em segundo lugar porque ela simplesmente não funciona.

Vamos explicar: 100 caloria de bolacha recheada é diferente de 100 calorias de fruta. Além de que a fruta lhe trás mais benefícios do que uma bolacha.

Uma caloria não é mais apenas uma caloria. O açúcar é altamente viciante. SIM, ele deixa as pessoas chapadas!!!

Quanto mais você come mais vontade tem de comer algo doce.

Se aprendermos a diferenciar as calorias corretamente e saber a importância de cada alimento, com certeza nosso corpo começará a sentir a diferença e notaremos o resultado esperado.

5. Comer sem glúten, somente por não conter glúten.

A onda de alimentos sem glúten está crescendo e na moda. Cada vez mais presente na alimentação saudável.

Com certeza evitar o glúten pode ajudar bastante, até nos sentimos melhor após uma refeição, porém temos que tomar cuidado!

Só porque o alimento é rotulado como sem glúten, não quer dizer que você pode comer a vontade. Pois alguns desses alimentos tem um enorme índice glicêmico, um belo exemplo é o caso da Tapioca!

Ou seja, as pessoas comem a Tapioca no lugar do pão por ser mais saudável, mas não devem exagerar pois seu índice glicêmico é muito grande e pode acumular aquelas gordurinhas na barriga, quadril, coxa e bumbum.

Aprender a ler rótulos de ingredientes é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde.

Veja mais em Evitar alimentos com Glúten emagrece?.

6. Privar-se de seus alimentos favoritos.

Evitar doces
Tudo que é radical não da certo. Quanto mais você diz a si mesmo para não comer alguma coisa, mais você quer. Não é verdade?
É incrível como isso pode funcionar. Você pode deixar de comer chocolates, por exemplo por 1 mês, mas se você não controlar sua mente quando terminar este um mês você comerá mais chocolate do que já comeu até então, por compulsão.

A alimentação saudável não é privar-se de alimentos ou mudar drasticamente todos os aspectos do seu estilo de vida. Trata-se de aprender a apreciar o que você ama de uma forma saudável.

7. Comer muitas frutas.

Comer frutas
Evitar frutas em excesso ajuda a emagrecer!

Fruta é rica em nutrientes e vitaminas, não podemos negar. Porém ela também contém frutose, que vira açúcar no sangue. Portanto, as frutas podem engordar SIM!

Isto não quer dizer que você deve evitar as frutas. Apenas não pense que está fazendo uma sábia escolha ao trocar um lanche da tarde rico em proteínas por frutas, por exemplo. Ou ainda tomar muito suco de frutas no lugar do refrigerante, isto não é uma troca inteligente. Troque o refrigerante por chás ou água!

Você percebeu que há muitas pegadinhas na alimentação saudável? Algumas que a gente realmente não se da conta. Mas agora já sabemos, vamos olhar os rótulos e interpretá-los antes de comprar um alimento e estudar mais sobre o que comemos.

Conclusão

Você não tem que desistir do que você gosta para ser saudável. Além disso, uma vez que aprendermos a controlar o açúcar no sangue , vamos nos surpreender com o que será eliminado da lista de alimentos favoritos. É só uma questão de tempo.

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...