OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

9 Alimentos que fazem bem ao coração

Daniel Darugna Saúde 5 comentários">5 comentários
alimentos-coracao

Olá! Quando iniciei meu processo de mudança para um estilo de vida saudável logo percebi que deveria melhorar meus índices no exame de sangue. Estava com colesterol alto e triglicerídeos também. Para melhorar isto, resolvi pesquisar os alimentos que fazem bem ao coração para incorporar na minha alimentação. É isto que pretendo compartilhar com vocês hoje, primeiramente alguns princípios e depois os alimentos que eu uso no meu dia a dia. Quem sabe isto pode ajudar sua jornada, não é mesmo?

Princípios para um coração saudável

Abuse das Frutas e Legumes

As frutas e legumes além de serem ricos em vitaminas, minerais e fibras, também tem baixas calorias e são ricas em antioxidantes. Eu abandonei meu paladar de criança e adicionei muitos vegetais, por exemplo em sopas, saladas e sanduíches, no arroz e também nas massas. Nos meus lanches também adicionei algumas frutas. Os antioxidantes são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular aumentando a elasticidade das artérias.

Foque nas Fibras

As fibras estão presentes em frutas, vegetais, grãos integrais , nozes e legumes como o feijão e a lentilha. Uma alimentação rica em fibras reduz o apetite e mantém o sistema digestivo equilibrado. As fibras têm funções adicionais, como por exemplo diminuir o colesterol.

Não elimine as gorduras saudáveis

Diminua a ingestão de gorduras saturadas, encontradas em carnes e derivados do leite. Fique de olho nas gorduras trans contidas em alguns produtos industrializados, salgadinhos e frituras. Alimente-se com gorduras insaturadas saudáveis ​​como o azeite de oliva e canola, nozes, abacate, manteiga de amendoim e azeitonas. Você não deve evitar gordura, basta escolher as versões saudáveis. Saiba mais em Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura!

Diminua a quantidade de Sal, isto é sério!

De acordo com a Política Nacional de alimentação e nutrição, a recomendação é que o consumo diário de sal não ultrapasse 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal. O excesso de sódio pode agravar a hipertensão arterial e doença renal, as pessoas que sofrem com essas condições devem limitar a ingestão de sal ainda mais. O consumo excessivo de sal, a partir de 6g, é uma das maiores causas de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Não perca nosso artigo sobre Como substituir o sal na alimentação?

Bom, estes são alguns dos princípios para manter o coração saudável, tenho consultado meu cardiologista 2 vezes ao ano e meus índices estão se mantendo estáveis, tudo dentro do recomendado. Sendo assim, compartilho com vocês alguns dos alimentos que fazem bem ao coração presentes no meu dia a dia que podem te ajudar também. Não perca esta oportunidade e peça para a sua nutricionista incorporá-los no seu programa alimentar!

Alimentos que fazem bem ao coração

1. Feijão

feijao_pretoComer feijão regularmente é um hábito conhecido por fazer bem ao coração. Um estudo publicado no Journal of Nutrition sugere que comer apenas 1/2 xícara de feijão cozido por dia pode reduzir o colesterol. As fibras solúveis são a principal razão para esta fama. Outros componentes no feijão também podem ser responsáveis ​​pelo efeito de redução do colesterol, além disso o feijão contém uma variedade de produtos químicos que protegem o coração, como os flavonóides, também encontrados em vinho, frutas e chocolate, que inibem a adesão de plaquetas no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

MUITA ATENÇÃO! Comer feijão é muito diferente de comer feijoada, repleta de carnes gordas e altamente salgadas. Fazemos aqui em casa um feijãozinho light, feijão preto, água, temperos verdes e um pouco de sal marinho. que tal experimentar esta dica?

2. Salmão ou outros peixes gordurosos

salmãoEstudos apontam que consumir peixe duas ou mais vezes por semana está associado a um risco 30 por cento menor de desenvolver doença cardíaca coronária a longo prazo. Peixes, especialmente gordurosos como salmão e atum, contém ômega-3, que podem reduzir a pressão arterial. Eles também ajudam a prevenir arritmias cardíacas. Nenhum peixe comum proporciona mais dos ácidos graxos ômega-3 do que o salmão. Se você não curte salmão, pode utilizar um suplemento de ômega 3, o que costumamos usar é o Fish Oil Double

3. Nozes de todos os tipos

amendoaAs nozes são repletas de vitaminas, minerais, gorduras monoinsaturadas, isto significa que é muito saudável ​​para o coração. Pesquisas sugerem que pessoas que comem nozes, amêndoas, avelãs, pistache e amendoim de dois a quatro dias por semana têm uma incidência menor de doenças cardíacas do que as pessoas que comem com menos frequência.

4. Chocolate com alto teor de Cacau

chocolate-07Os pesquisadores descobriram que a ingestão de quantidades moderadas de chocolate com alto teor de cacau tem o efeito de afinar o sangue, o que pode beneficiar a sua saúde cardiovascular. Quer saber mais sobre os motivos de termos incorporado o chocolate no nosso dia a dia? Acesse nosso artigo 8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau

5. Banana

BananaVocê sabia que uma única banana tem em média cerca de 12 por cento de sua dose diária recomendada de potássio? O potássio ajuda a manter a função normal do coração e ajuda a equilíbrar o sódio e a água no organismo. Como o potássio ajuda os rins a eliminar o excesso de sódio, consequentemente contribui para uma pressão arterial saudável.

6. Pipoca

pipocaA pipoca contém polifenóis que são antioxidantes ligados à melhoria da saúde do coração. A pipoca possui três vezes mais polifenóis do que feijão, a fonte mais rica de polifenóis em vegetais, de acordo com pesquisa da Universidade de Scranton. Além do mais, a pipoca é um grão e toda pessoa que come muitos cereais integrais tende a ser mais magro e tem um menor risco de doença cardíaca do que aqueles que não comem. A pipoca não falta nas nossas sessões de filme aqui em casa, mas tome cuidado. Não use, ou se usar, cuide com a quantidade de Sal! Já acostumamos nosso paladar aqui em casa a comer pipoca zero sal.

7. Vinho tinto

fotos de vinhedosAprendi na literatura que as pessoas que bebem moderadamente têm menos probabilidade de ter doenças cardíacas do que aqueles que se abstêm. Beber com moderação pode proteger o coração por aumentar “bom” colesterol HDL, reduzindo a inflamação e “afinar o sangue” que previne coágulos que podem causar ataque cardíaco e AVC.

8. Leite

leiteUma boa notícia para quem não é intolerante a lactose. Estudos mostram que os alimentos ricos em cálcio e vitamina D podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas em até 15 por cento. Consumimos leite aqui em casa principalmente em shakes de whey.

9. Aveia

aveiaPor ser fonte de fibra solúvel, a aveia ajuda a reduzir o colesterol. Muitas de nossas receitas contém aveia, seja na granola, ou farelo de aveia.

Conclusão

É isso aí pessoal, espero ter ajudado vocês a conhecerem alguns dos alimentos que fazem bem ao coração que estão presentes em nossa Rotina. Mais importante do que comer alimentos saudáveis, é saber onde eles impactam em nossa saúde não é mesmo?

É a sua primeira vez por aqui?

Curtiu nosso conteúdo? Curta também nossa FanPage no Facebook, temos conteúdos e promoções exclusivas por lá: www.facebook.com/blogdocedieta

Se você está conhecendo agora nosso Blog, recomendo que conheça nossas principais categorias, são elas:

Dicas de Treino:

parceiro-capa
Publicamos aqui conteúdos sobre o que consideramos eficaz em termos de treinos, por exemplo:

Beleza:

Looks de inverno para Malhar
Entendemos que um estilo de vida saudável também envolve cuidados com a Beleza. Publicamos nesta categoria artigos como:

Emagrecimento:

Casal tomando chocolate quente
Tudo que estudamos ou colocamos em prática no nosso dia a dia com relação à perda de peso publicamos aqui. Provavelmente tudo que você ler nesta categoria eu coloquei em prática em algum momento no meu processo de perda de mais de 30 quilos. Alguns exemplos de artigos desta categoria são:

Receitas:

panquecadoce-capa
Toda sexta-feira tem uma receita nova aqui no blog. 100% delas foram feitas e fotografadas por nós, para que você tenha a certeza de que realmente elas funcionam. Algumas das minhas preferidas são:

Saúde:

Mulher chocolate dark
Relacionamos nesta categoria nossos pensamentos a respeito de como nos manter saudáveis. Alguns exemplos são:

Tecnologia

mulher treinando
Eu sou um viciado em tecnologia, confesso. Para quem gosta de usar a tecnologia para facilitar o dia a dia, terá a oportunidade de conhecer como relacionamos tecnologia a um estilo de vida saudável, como por exemplo:

Saúde Tags: , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Deisinha silva

    Adorei a postagem

    • Daniel Darugna

      Obrigado querida!

  • Lais

    Daniel, sou nova por aqui. Sou meio doente por pipoca rs Aquela Light, de microondas, é uma opção mais saudável que o milho de panela? E aquele milho de panela, pode ser feito com qual óleo? Ou.. manteiga? Você tem uma quantidade exata para comer? Aguardo obrigada!

  • Cecília Bueno Tonon

    Canola NÃO É saudável. Quer dizer “Canadian Oil”, feito do grão da colza, altamente tóxico! Não existe o grão canola, não se deixem levar pela propaganda e investiguem esse óleo…

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...