OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Dicas para uma alimentação saudável durante a gravidez

Melanie Mafli Saúde 1 comentário">1 comentário
gravida-saudavel-capa

Ter uma alimentação saudável na gravidez é uma grande preocupação de muitas futuras mamães, o medo de engordar e não voltar ao corpo de antes passa a virar pesadelo. Veremos aqui hoje como a alimentação saudável na gravidez é importante e ao mesmo tempo mostrar que não é difícil ter esses cuidados para ter uma gravidez tranquila.

Algumas mulheres aproveitam a gravidez para comer de tudo que tiver vontade e não deixar passar nenhum “desejo”. Já outras preferem cuidar da alimentação e se cuidar para não ganhar muito peso. Mas a questão toda é ter equilíbrio e se alimentar com sabedoria. Os “desejos “ de grávida podem ser atendidos, mas temos que cuidar com os excessos. Lembre-se que são apenas nove meses e passa muito rápido, não custa nada ter uma alimentação saudável na gravidez e assim ter a tranquilidade que o seu bebe e você não serão prejudicados.

Eu ainda não sou mãe, nem estou grávida, mas pretendo sim ter filhos algum dia. E com certeza terei dúvidas, medo e insegurança, mas também sentirei alegria, amor e felicidade por receber um presente tão divino.

Alimentação saudável na gravidez

Nos primeiros meses da gravidez podem existir alguns sintomas indesejados, que variam de pessoa para pessoa, muitas mulheres têm o tal de “enjôo matinal” e muito cansaço, não se assuste e nem pense que isso vai te atrapalhar no controle do peso. É nesta hora que uma alimentação saudável adequada te dará mais tranquilidade.

Após os três meses de com aqueles sintomas indesejados, você já se sentirá melhor e poderá se concentrar em uma alimentação saudável na gravidez. Eu indico que você consulte um nutricionista para fazer uma dieta saudável durante sua gestação, pois nesta fase não podemos deixar faltar vitaminas e outros nutrientes importantes para o bebê e para você.

Confira abaixo algumas dicas de alimentação saudável na gravidez:

Proteínas

As proteínas são importantíssimas para a formação do bebê. Durante a gravidez, você precisa de cerca de 80g de proteína por dia. Carne magra, iogurte grego, legumes, queijo, ovos, nozes são alguns exemplos de fontes de proteína (evite peixe com alto nível de mercúrio). Uma das melhores fontes de proteína são os ovos, saiba mais em 14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável, mulheres com bom níveis de colesterol podem comer de 2 a 4 ovos diariamente.

Carboidratos

Sua principal função é dar energia para o organismo. Podemos encontrá-los em legumes, frutas, arroz, pão, batata, entre outros. A ingestão deste nutriente é essencial para controlar seu nível de energia, ajudar a formar os órgãos do seu bebê e prevenir defeitos congênitos.

Fibras

As Fibras ajudam com problemas digestivos que são comuns durante a gravidez, como a prisão de ventre. Você vai conseguir obter fibras em grãos e cereais.

Vegetais

Os vegetais são ricos em nutrientes necessários para formar os ossos do seu bebê, prevenir a anemia, dar-lhe energia, e até mesmo ajudar no enjoo matinal. Alguns vegetais indicados são: alface, couve, agrião, pepino, entre outros.

Frutas

As diversidades de frutas são enormes e elas são cheio de vitaminas e nutrientes para você e seu bebê. Elas podem reduzir os enjoos, azia, prisão de ventre, inchaço e cãibras. Além de ser um lanche mais light e que também satisfaz. Opções como laranja, morangos, abacaxi, limão e banana vão fazer você se sentir mais leve.

Gorduras saudáveis (ácidos graxos) ​

Os ácidos graxos, especialmente o Omega-3, são importantes não só para o bebê, mas para você também. São conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias ajudam com as dores das mudança do seu corpo durante a gestação. Os ácidos gráxos têm também outros vários benefícios entre eles: ajudam no desenvolvimento do cérebro e do globo ocular, reduzem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos. Pode aumentar a quantidade de leite materno e impedir a pré-eclampsia. Estudos descobriram que eles podem aumentar a inteligência de seu bebê e reduzir o risco de alergias. As melhores fontes de ácidos graxos durante a gravidez vêm do salmão, carnes magras, nozes e linhaça.

Água

É indicado beber pelo menos 2 litros de água por dia, aumentando a ingestão da mesma durante a prática de exercícios físicos. Leia mais sobre A importância da hidratação no exercício físico. A melhor forma de se hidratar é ter consigo sempre uma garrafa de água.

Suplementação e vitaminas

O seu médico com certeza é a melhor pessoa para te indicar algum suplemento ou vitamina. Com os exames periódicos ele saberá o que está faltando no seu corpo e vai te indicar algo propício para gravidez.

O mais importante é não ficar paranóica, todo mundo ganha peso durante a gravidez e o seu corpo vai passa por mudanças. Não faça dietas malucas e nem se sobrecarregue com os exercícios, mantenha um estilo de vida saudável. Exigir demais de você neste momento pode gerar estresse, o que é prejudicial para o seu bebê.

Quero deixar claro para vocês que nos seguem que todas as informações que postamos aqui são pesquisadas em fontes que confiamos, pois não temos formação na área da saúde. Compartilhamos informações que consideramos úteis para as pessoas como nós, que querem um estilo de vida saudável.

Quando você sentir vontade de comer alimentos que não são tão saudáveis, opte por uma opção menos prejudicial para você. Por exemplo, se você sentir vontade de comer um x-salada, opte por um pão integral, com um hambúrguer menos gorduroso e sem muito molho. Se quiser comer um bolo, opte por um mais saudável com trigo integral e menos cobertura. É só saber escolher!

Conclusão

Espero ter ajudado a ter uma ideia melhor sobre alimentação saudável na gravidez, pois sabemos que quem passa por isso sempre tem dúvidas e as vezes acaba exagerando ou declinando de tudo. E sabemos aqui no blog que o equilíbrio é a chave para um estilo de vida saudável.
Eu não passei por isso ainda, mas sei que o meu momento ainda vai chegar e vou me ver nesta mesma situação. Se cuidem meninas e aproveitem essa fase!

Saúde Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...