OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Açúcar faz MAL à saúde MAIS do que se pensa!

Melanie Mafli Saúde 29 comentários">29 comentários
acucar

O açúcar é um dos grandes males da nossa alimentação hoje em dia. Ele, junto com os carboidratos. Só de olhar para a palavra – AÇÚCAR – já engordamos :D. Se fosse apenas isso, seria menos mal. A grande questão que me fez escrever este artigo, é que ele faz muito mais mal do que imaginamos. Vamos então entender hoje por que o açúcar é tão prejudicial para todos nós.

Se você não consegue tomar um cafezinho sem colocar açúcar, não vive sem uma bolachinha ou bolo no café da tarde, com certeza precisa ler este post para reconsiderar o uso do açúcar em sua vida. Agora se você não tem amor à vida, não perca seu tempo e vá para outro post aqui do nosso blog 😉

Perguntas comuns que responderemos neste artigo sobre o açúcar:

  • O açúcar é tão ruim assim?
  • Fruta tem açúcar! As Frutas são ruins?
  • Alguns tipos de açúcar são melhores ou piores?
  • Podemos ficar viciados em açúcar?

O que é Açúcar

Entenda o que é o açúcar!
Entenda o que é o açúcar!

Pode parecer óbvio, mas não é tão óbvio assim. Você sabe o que é o açúcar?

O açúcar é um carboidrato. Existem diferentes tipos de açúcar:

O Açúcares simples (chamados monossacarídeos) como a glicose, frutose, galactose etc. Depois, tem também formas mais complexas (chamadas de dissacarídeos) como a sacarose, maltose e lactose.

Não preocupe-se com a sopa de letrinhas, se terminar em “OSE” a chance de ser açúcar é grande!

Primeiramente, devemos entender que o açúcar não é apenas aquele que conseguimos enxergar. Em vários alimentos que comemos e também nas bebidas que tomamos, o açúcar está presente em grande quantidade. Pão, refrigerante, bolo, sucos de caixinha, massas, por mais incrível que isso possa parecer, isto tudo contém açúcar.

O açúcar pode ter efeitos nocivos sobre o metabolismo e contribuir para praticamente todos os tipos de doenças, mas vamos em partes!

Entendendo os principais tipos de açúcarES

A Glicose:

A glicose é obtida naturalmente nas plantas e frutas, e é um subproduto da fotossíntese. Em nossos corpos a glicose pode ser queimada como energia ou convertido em glicogênio (essencialmente: fígado e combustível muscular). Nossos corpos podem produzir glicose quando necessário.

A Frutose

Este é o açúcar de frutas, está presente naturalmente nas … frutas! :) Ela também está presente naturalmente no açúcar de cana e no mel, e é incrivelmente doce.

A Sacarose

Esse açúcar é encontrado nas hastes de cana-de-açúcar, nas raízes de beterraba, e pode ser encontrada naturalmente ao lado da glicose em certas frutas e outras plantas.

A Lactose

A lactose é basicamente o açúcar do leite. As crianças possuem as enzimas necessárias para quebrar a molécula de lactose para que ela possa ser utilizada pelo organismo, enquanto alguns adultos não. Este são os intolerantes à lactose.

Assista este vídeo introdutório sobre o açúcar:

Daonde vem o açúcar

A cana é uma das principais fontes para industrialização do açúcar.
A cana é uma das principais fontes para industrialização do açúcar.

Agora que você já conhece alguns tipos principais de açúcar, deve estar se perguntando, mas de onde é que o açúcar realmente vêm?

O açúcar é geralmente criado como resultado do processamento de um dos dois tipos de plantas: A Beterraba ou a cana-de-açúcar. Estas plantas são colhidas, processadas e refinadas para se parecer com o açúcar branco que conhecemos.

Este açúcar não tem absolutamente nenhum valor nutricional: é apenas puro, branco e refinado.

O que acontece com nosso corpo quando comemos açúcar?

Quando comemos açúcar, nosso corpo tem duas opções sobre como lidar com ele:

  1. Queimar transformando em energia. ÓTIMO!
  2. Converter a gordura e armazená-la em suas células de gordura. PÉSSIMO!

Dependendo de vários fatores como por exemplo a nossa predisposição genética, nosso corpo pode estar mais predisposto a processar o açúcar como energia, ou pode ser mais predisposto a armazená-lo como gordura.

Depois que ingerimos uma certa quantidade de açúcar, nosso pâncreas detecta esta elevação no sangue e libera um hormônio chamado insulina para lidar com o excesso de açúcar.

A insulina ajuda a regular esse nível de açúcar no nosso sangue, quanto mais açúcar na corrente sanguínea, mais insulina é liberada. A Insulina ajuda a armazenar toda esta glucose no fígado, nos músculos como glicogênio e nas células de gordura.

Acontece que muitas vezes o nosso corpo se esforça para obter esse equilíbrio certo de açúcar na corrente sanguínea, (quando ingerimos muito açúcar em pouco tempo). Muita insulina é liberada, o que acaba resultando em uma queda de açúcar no sangue abaixo dos níveis normais.

É nesta hora que temos uma rápida hipoglicemia e o nosso corpo responde, PEDINDO MAIS AÇÚCAR!

É neste momento que começa o ciclo-vicioso do açúcar.

A parte triste desta história, é que quanto mais frequentemente esse processo ocorrer no nosso corpo, (quando mais açúcar você consome), mais grave o pico de açúcar no sangue será, e mais insulina é necessária.

Nosso corpo começa a criar uma resistência a insulina, fazendo com que nosso corpo precise cada vez despejar mais insulina para conseguir limpar uma mesma quantidade de açúcar. Quando isto acontece estamos resistentes à insulina, e correndo sérios riscos de desenvolver a Diabetes do tipo II.

Aprenda aqui algumas Dicas para melhorar a sensibilidade à insulina para emagrecer melhor

Comendo menos açúcar, o problema está resolvido?! Apenas em PARTES!

Os carboidratos viram açúcar no sangue!
Os carboidratos viram açúcar no sangue!

Comer menos açúcar é apenas o início para o sucesso. Isto porque nosso corpo processa certos tipos de carboidratos de forma muito semelhante ao açúcar.

Você já ouviu falar do índice glicêmico e da carga glicêmica?

O índice glicêmico é o cálculo da rapidez com que um determinado tipo de alimento aumenta o seu nível de açúcar no sangue, em uma escala de 1-100 (sendo 100 o valor da glicose). Pesquisadores de Harvard descobriram que alguns alimentos como o pão branco, batatas fritas e outros carboidratos simples têm efeitos quase idênticos à glicose no nosso sangue.

Geralmente, quanto mais refinado ou industrializada uma comida for, mais provável é que vai se converter rapidamente em açúcar no nosso corpo.

Saiba mais sobre isso em: Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

Talvez agora esteja caindo a sua ficha e deve estar pensando que não é a gordura que está te engordando, mas sim todo o açúcar, seja ele proveniente dos carboidratos de alto índice/carga glicêmica, ou do açúcar branquinho.

Sim, isto pode com certeza ser uma percepção verdadeira, inclusive estudos estão cada vez mais apontando para que as causas de doenças cardíacas estão vinculadas aos carboidratos e açúcar e não na gordura saturada. Vejam este artigo aqui do blog: [Comprovado] Gordura saturada NÃO causa doença cardíaca

E o açúcar das Frutas? O que fazer?!

O consumo de frutas deve ser controlado dependendo do objetivo individual.
O consumo de frutas deve ser controlado dependendo do objetivo individual.

Aqui entra um grande debate.. o Açúcar das Frutas! Primeiramente, o consumo de frutas pode ser benéfico, mesmo contendo açúcar.

Quando você come frutas, você não está apenas consumindo frutose, mas também está consumindo fibras e muitas vitaminas e minerais. OK, a fruta pode ter um efeito sobre o açúcar no sangue, que é o açúcar. Mas geralmente as frutas causarão um menor pico de açúcar no sangue comparado com o açúcar de mesa que não contém nada de nutrientes.

Além disso isso: As fibras são uma parte importante de uma dieta equilibrada, e frutas podem conter muito disso!

Nossa opinião pessoal sobre as frutas:
Consumimos frutas que tem um baixo índice / carga glicêmica glicêmico para reduzir picos de açúcar no sangue e secreção de insulina. Sempre que possível consumimos frutas orgânicas.

Se o seu objetivo principal é a perda de peso, você precisará manter sua ingestão de carboidratos controlada, minimize o consumo de frutas e sobrecarregue seu prato de legumes. (Faça um plano com uma nutricionista!)

No entanto, se sua escolha é entre os alimentos industrializados, bebidas açucaradas, doces ou frutas … Escolha as frutas!

E quanto ao Suco de Frutas?!

Entendemos acima que a fruta pode ser saudável se consumida corretamente.

Infelizmente, sucos de frutas não funcionam assim. Isto porque quando você bebe sucos de frutas como o suco de laranja, suco de maçã, etc.. o suco é espremido, dando-lhe todo o suco, mas muito pouco da fibra ou nutrientes que ficam para trás no processo.

Por esta razão, muitos sucos de frutas provavelmente podem ser chamados de “água com açúcar”.

Para entender melhor sobre as frutas e o emagrecimento, acesse: Comer frutas engorda?

10 razões do porquê o açúcar faz mal a sua saúde:

E por último mas MUITO importante, segue uma lista de 10 razões pelas quais o açúcar é um grande vilão.

1. Açúcar não contém nutrientes essenciais e faz mal para os dentes.

Você já deve ter ouvido isso do seu dentista, da sua mãe e do seu pai…. Açúcares (não esqueça dos sinônimos: sacarose, xarope de milho rico em frutose, etc..) contém um monte de calorias com NENHUM nutriente essencial.

Por essa razão eles(os açúcares) são chamados de calorias “vazias”. Não há proteínas, gorduras essenciais, vitaminas ou minerais no açúcar, apenas pura energia.

Agora voltando ao dentes, porque nossos pais e dentistas nos falavam que açúcar faz mal aos dentes? Simples, ele fornece energia de fácil digestão para as más bactérias na boca. Causando as cáries. (1)

2. Açúcar contém muita frutose, que pode sobrecarregar seu fígado:

Para saber por que o açúcar é um vilão precisamos entender o que ocorre com o açúcar ao ser ingerido.
Antes dele entrar na corrente sanguínea, ele é dividido em dois açúcares simples: glicose e frutose.

A glicose é encontrada em todas as células vivas. Nossos corpos produzem a glicose.
A frutose é diferente. Ela não é produzida pelo nosso organismo em qualquer quantidade e não há necessidade fisiológica para isso.

No caso da frutose, ela só pode ser metabolizada pelo fígado em quantidades significantes. Por exemplo, podemos comer frutas após uma sessão de exercícios físicos, pois neste caso a frutose vai ser transformada em glicogênio e armazenado no fígado até precisarmos. (2)

No entanto, se o seu fígado está cheio de glicogênio, comer um monte de frutose irá sobrecarregá-lo, obrigando-o a transformar a frutose em gordura. O que não é nada bom. (3)

Já comentamos sobre a frutose e como ela pode engordar em: Comer frutas engorda?

Ao comer várias vezes grandes quantidades de açúcar, esse processo pode levar à esteatose hepática, também conhecido como fígado gorduroso, e outros tipos de problemas graves. Neste caso, mais uma vez o equilíbrio é tudo. Não precisa se preocupar se come frutose as vezes(principalmente após um treino), contando que não seja o tempo todo.

Devo deixar claro também que pessoas que praticam atividades físicas e que sejam bastante ativas fisicamente toleram mais açúcar do que as pessoas que são sedentárias e comem muito carboidrato.

3. Sobrecarregar o fígado com frutose pode causar esteatose hepática

Quando a frutose se transforma em gordura no fígado, ela é enviada para fora na forma de partículas de colesterol VLDL. No entanto, nem toda a gordura sai do fígado, uma parte dela alojar-se no órgão.

Isso pode levar a esteatose hepática, ou doença do fígado gorduroso, um problema crescente nos países ocidentais que está fortemente associada com doenças metabólicas. (4)

Alguns estudos mostram que pessoas com este tipo de problema consomem de 2 a 3 vezes mais de frutose do que a média das pessoas (5, 6).

Em Resumo: O excesso de frutose é transformado em gordura, que pode alojar-se no fígado e causar esteatose hepática

4. O açúcar pode provocar resistência à insulina.

A insulina é uma hormônio muito importante no nosso corpo, já falamos muitas vezes dela aqui no blog.

Ela permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células do sangue e diz que para as células queimarem a glicose no lugar de queimar gordura.

O excesso de glicose no sangue é altamente tóxico e é uma das causas da Diabetes.

Uma característica da disfunção metabólica que é causada pela dieta moderna ocidental, é que a insulina deixa de funcionar como deveria. As células tornam-se resistentes a insulina.

Isto é conhecido como resistência à insulina, que acredita-se ser um controlador principal de muitas doenças, incluindo a síndrome metabólica, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. (7)

Muitos estudos indicam que o consumo de açúcar está associado com a resistência à insulina, especialmente quando ele é consumido em grandes quantidades. (8, 9)

Ou seja, quando as pessoas comem muito açúcar, podem desenvolver resistência ao hormônio insulina, que pode contribuir para muitas doenças.

Aprenda aqui algumas Dicas para melhorar a sensibilidade à insulina.

5. A resistência à insulina pode evoluir para diabetes tipo II

Quando nossas células se tornam resistentes aos efeitos da insulina, as células do pâncreas produzem ainda mais insulina para compensar.

Isso é fundamental, porque o açúcar elevado no sangue pode causar muitos danos graves para a saúde.

Como a resistência à insulina tende a piorar com o tempo, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar baixos no sangue.

Neste caso, os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente e BOOOMMMM!!!! Surge um diagnóstico de diabetes tipo II.

6. O açúcar pode causar câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo e é caracterizado por um crescimento descontrolado das células e a multiplicação das mesmas.

A insulina é um dos hormônios chaves na regulação deste tipo de crescimento. Por esta razão, muitos cientistas acreditam que ter níveis de insulina constantemente elevados (uma consequência do consumo de açúcar) podem contribuir para o câncer. (10)

Além de haver vários estudos que mostram que as pessoas que comem muito açúcar têm uma chance maior de contrair câncer. (11, 12, 13)

7. O açúcar pode aumentar a ingestão de calorias

Nem todas as calorias são iguais (14). Diferentes alimentos podem ter efeitos diferentes em nosso cérebro e os hormônios que controlam a ingestão destes alimentos. Estudos mostram que a frutose não têm o mesmo tipo de efeito sobre a saciedade, como a glicose.

Em um estudo, um grupo de pessoas beberam uma bebida adoçada com frutose e o outro grupo uma bebida adoçada com glicose.

O grupo que ingeriu a bebida com frutose sentiu fome mais rapidamente do que o outro grupo.

Neste caso pode-se concluir que se consumirmos muito açúcar proveniente da frutose não nos sentiremos saciados por muito tempo e a ingestão de calorias será maior por consequência. (15)

8. O açúcar vicia.

É comum ouvirmos pessoas dizerem que são chocólatras, ou então que não vivem sem açúcar. A triste realidade é que quanto mais comemos açúcar mais viciados ficamos.

Por que isso ocorre?

O açúcar provoca a liberação de dopamina no centro de recompensa do cérebro. A dopamina é uma substância química liberada pelo cérebro que desempenha uma série de funções, incluindo prazer, recompensa, movimento, memória e atenção. (16)

Ou seja quando ingerimos o açúcar passamos por uma sensação de prazer imediato. E isso pode ser viciante.

9. O açúcar é um dos principais colaboradores para a obesidade em crianças e adultos

O açúcar como visto, leva não nos mantém saciados e pode ser viciante. Fazendo com que o consumo calórico aumente drasticamente.

Não é de se assustar que as pessoas que consomem mais açúcar são de longe, os mais propensos a ter sobrepeso.

A relação entre o consumo de açúcar e a obesidade é muito relevante. Com a diversidade de alimentos que temos hoje em dia, e a correria onde nos encontramos é normal as pessoas fazerem escolhas erradas de alimentação, que muitas vezes afetam toda uma família. (17)

A primeira coisa a se cortar numa dieta é o açúcar, todos sabem disso. Então é claro que ele só pode fazer mal.

10. Não é a gordura, é o AÇÚCAR que eleva o colesterol

Por muito tempo as pessoas culpavam a gordura saturada como a responsável por doenças cardíacas.
No entanto novos estudos estão mostrando que a gordura saturada é inofensiva.

O açúcar pode ser um dos principais responsáveis pelas doenças cardíaca devido aos efeitos nocivos da frutose sobre o metabolismo. (18)

Estudos mostram que grandes quantidades de frutose pode aumentar o triglicérides, LDL, elevar a glicose no sangue e os níveis de insulina e aumentar a gordura abdominal. (19)

Estes são os principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Saiba mais sobre este assunto em: [Comprovado] Gordura saturada NÃO causa doença cardíaca

Considerações Finais

O equilíbrio é tudo. Se soubermos balancear nossa alimentação e usar o açúcar de forma BEM MODERADA, a nossa qualidade de vida e saúde só tendem a melhorar.

Aproveite que você já sabe tudo sobre o açúcar na saúde e conheça também nosso artigo: O que há de errado na alimentação moderna. O açúcar é apenas a ponta do iceberg!

Não seja um viciado em açúcar, seja viciado na sua saúde, em esportes, no fazer o bem. As suas chances de sucesso com certeza serão maiores e melhores.

Beijos

Saúde Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • Bárbara Figueiredo

    OI, Melanie,

    Adorei o artigo, bem esclarecedor, apesar de ser difícil colocar em prática… O açucar é mesmo muito viciante…

    Mas senti falta das alternativas mais saudáveis como mel, melaço, açucar mascavo e demerara… Seria bem legal.

    De qualquer forma, parabens!!!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Bárbara! Obrigada por nos acompanhar e elogiar o artigo. A crítica é muito importante pra nós, seja positiva ou negativa.
      As alternativas que você passou são importantes sim, precisamos sempre escolher a melhor opção possível.
      Obrigada!

      • sergio

        Pelo que ja andei estudando sobre o assunto a ideia da alternativa citada acima como o acucar mascavo e o mel se e que a pessoa quer evitar a flutose nao ajuda em nada uma vez que o processo e o mesmo , vai virar acucar no sangue e processo e o mesmo a inssulina os tranformara em gordura

        • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

          Sérgio, realmente. A questão de substituir o açúcar mascavo e o mel no lugar do açúcar, é por serem opções mais saudáveis. Porém se estiver em uma dieta restrita e precisa cortar a frutose também para dar uma secada, melhor seria evitar todos eles. Isso sempre depende do objetivo da pessoa. Obrigada!

  • Claudia

    Melanie, boa tarde!

    Confesso que não sou grande consumidora de gordura, em contra partida, sou viciada em açúcar.
    Claro que quero parar, substituir e tal…mas enfim…não é nada fácil. Não sou uma pessoa obesa, aliás nem gorda, eu sou. Mas sei que o consumo habitual do açúcar, pode a longo prazo, prejudicar e muito a minha saúde.
    O que seria ideal? Uma consulta à um nutricionista? Para uma reeducação alimentar?

    Obrigada

    Att

    Claudia

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Claudia! Obrigada por nos acompanhar e dar um feedback, é muito importante pra nós. 😉
      Uma consulta a uma nutricionista ou endocrinologista é a melhor coisa a se fazer, pois eles são especializados na área da saúde e poderão lhe orientar sobre este assunto.
      Com certeza ficar longe dos doces não é fácil, falo isso por mim mesma também. Mas temos que lembra que o equilíbrio é a base de tudo! Beijos e bom final de semana 😉

  • Janeide

    Excelente! Não sabia sobre todos esses males causados pelo consumo do açúcar. Consumo pouco e a partir de agora diminuirei ainda mais. Obrigada…

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Jan, o açúcar é realmente um vilão! Obrigada por nos acompanhar e dar seu feedback. Boa semana!Beijos

  • francyelly

    eu achei muito interresante isto……

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Francyelly, obrigada por dedicar seu tempo para ler nosso post! Abraços Mel

  • francyelly

    achei muito interresante esta pagina do açucar

    • adriano

      gostei de saber que o consumo excessivo do açucar pode nos causar problemas de saúde. agora não nos deu alternativas para redizir o consumo.

  • Daniely

    Boa Tarde..

    Parabéns pelo o artigo, muito bom e esclarecedor. Bom eu já sou viciada em açúcar e comecei a engordar de um tempo pra cá. Não sou obesa e nem magra demais , sou mais bem distribuída sabe. Após ler o seu artigo percebi que muita coisa tem haver com o excesso de açúcar. Eu fazia parte das chocólatras e doceiras , amo doce. Mais a partir de hoje vou reduzir o açúcar e eliminar ele aos poucos do meu caminho. Obrigada por todo esclarecimento .

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Daniely, obrigada pela seu Feedback! O açúcar infelizmente é nosso grande vilão. Eu também adoro doces porém precisamos colocar na cabeça que a saúde é mais importante. Aos poucos deixamos d sentir a falta dele. Beijos

  • Artur Antunes

    Sempre como açúcar e nunca engordo, nos exames de sangue sempre estou 100%. Será que meu corpo tem tendência maior em converter o açúcar em energia em vez de gordura? Tenho muita dificuldade para engordar.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Artur, provavelmente vc está certo, seu metabolismo é assim, importante consultar um médico para ter certeza de que isto é natural e não alguma patologia.

      abraços.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Artur, com certeza o seu organismo absorve de uma maneira mais favorável. Que é o que muitos gostariam de ter. 😉

  • rosemary itaborai

    bom dia sou admiradora do seu trabalho mais tenho ma duvida sobre esses itens a pessoa que tem principios de diabete pode se alimentar com alimentos que possuem glicose galactose e frutose ja que isso vem do termo açucares aguardo retonro pelo email snaypercamuflados@oi.com.br bjus

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Rosemary, veja seu email 😉

  • Daniel Sousa

    Entenda meu caso. Em fevereiro quando não estava utilizando o Omega-3 realizei exames de sangue e os mesmo não tiveram alteração, a partir de março passei a tomar de 4 a 6 capsulas de Omega-3 por dia. Agora em Maio realizei outro exame de sangue e o nível de HDL deu baixo e o LDL alto. Li que o excesso de Omega-3 ao invés de diminuir os níveis ruins de colesterol podem aumenta-lo, achei que poderia ser meu caso, mas lendo aqui percebi que NÃO É A GORDURA e SIM O AÇÚCAR QUE ELEVA O COLESTEROL, muito obrigado.

  • luciana

    boa tarde lê sobre o artigo,eu só consumo o açúcar bem pouco tipo,no cafe da manha em suco, e pela tarde, frutas também consumo bem pouco, mais gostaria de sabe qual açúcar vc encomendaria, pra quem esta fazendo dieta.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Luciana,

      eu geralmente substituo as poucas vezes que eu uso o açúcar, pelo mel. Se não conseguir, tente pelo menos usar o açúcar mascavo.
      beijos Melanie

  • Michele

    Muito bom Melanie! Bem explicativo e direto!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Michele, obrigada pelo elogio :) beijos

  • Estéfany Della Flora

    Incrível esse artigo! Muito bom!
    Nesse blog também tem um artigo sobre o assunto e outras pautas relacionadas
    https://vidadeferro.wordpress.com/2015/08/23/10-motivos-pra-voce-no-minimo-repensar-o-seu-consumo-de-acucar/
    Vale ficar ligado!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Obrigada Estefany! Vamos dar uma olhada. 😉

  • Glenio Fernandes

    Quanta bobagem…o Lustig não provou nada. Apenas blá blá blá. Ciência não se faz com terrorismo. Primeiro terrorismo emocional contra as gorduras…mudou; depois contra a manteiga de leite …mudou, pois hoje o vilão é a margarina. PROVA é a mais importante etapa da metodologia científica …sem provas temos crença …tudo vira religião. Agora, o sujeito mete a bunda no sofá …não tem atividade física…e começa a culpar até a conjunção dos planetas.

  • Valmir do Carmo

    O Açucar em si , me parece nao ser um vilão, pois em sua falta no sangue ocorre a Hipoglicemia, e seu excesso a Hiperglicemia.Entao podemos concluir que o açucar é necessario ao nosso corpo, pois é fonte de energia. Claro se faz necessário o equilibrio na alimentaçao,pra mais ou pra menos.Bom censo em suma.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Valmir, isso mesmo, nada melhor que o bom e velho equilíbrio. E isso vale pra tudo em nossa vida. Obrigada , Mel

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...