OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

[Estamos de olho] As melhores e piores águas para beber

Melanie Mafli Saúde 108 comentários">108 comentários
água mineral

Você bebe água mineral frequentemente? Será que existe muita diferença nas marcas de água mineral comercializadas no Brasil?

Pois bem, a hidratação é importantíssima para nosso corpo, é o líquido mais precioso do planeta. Você sabe o que está bebendo ao ingerir água mineral? Vamos passo a passo desmistificar isto.

O que é a água

Ao beber água acreditamos estar fazendo a coisa mais correta, e é! Porém antes de tudo precisamos entender do que a água é composta. Pois existe uma diferença da água para a água mineral.

Água:

A água segundo o Wikipédia, “é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.”

Água mineral:

A água mineral é a água proveniente de fontes naturais ou de fontes artificiais. Existem vários tipos de águas minerais, e são classificados segundo sua composição química, origem da fonte, temperatura, ph e gases presentes. É essa classificação que indica se ela pode ser consumida ou apenas ser usada para banho, lavar calçadas e plantas.

Toda água mineral, por mais pura que seja, possui uma certa quantidade de sais minerais.

Podemos nunca ter percebido ou pensando nisso antes, mas sim. Toda água mineral, com e sem gás contém sódio e outros sais. Mas isso varia de cada marca pois depende das fontes naturais onde elas são retiradas e o processo de industrialização.

As diferenças entre as marcas de água mineral

Até então não fazia idéia. Achava que toda água mineral fosse igual. Porém ao reparar em uma das garrafas que eu estava bebendo água me assustei com a quantidade de sódio que contém e resolvi reparar nas demais marcas, para comparar.

Pesquisando, descobri que o sódio é um eletrólito importante em muitos processos fisiológicos no corpo (ele não é um vilão por completo), só que é necessário em níveis adequados. O sódio da água mineral pode não ser o único culpado no aumento da ingestão de sódio das pessoas, mas é um fator importante e devemos analisar.

Segundo a EPA(Environmental Protection Agency), 20 mg de sódio por litro de água ou menos é seguro. Vamos conferir como andam os níveis de sódio das águas aqui no Brasil.

Água Crystal, a campeã em sódio

A água que me deixou espantada é a água Crystal da Coca-Cola. Como podemos ver abaixo ela tem 103,6 mg de sódio.
crystal

Água Santa Rita, menor quantidade de sódio das avaliadas

A água Santa Rita, possui apenas 2,188mg de sódio. Centenas de vezes menos do que a água Crystal!!
santarita

Veja abaixo mais algumas marcas de água que eu separei para podermos ter uma ideia.

Água mineral Nestlé

nestle

Água mineral Da Guarda

daguarda

Água mineral Schin

schin

Viram como é possível a quantidade de sódio e outros componentes variarem dependendo da marca da água?!

Devo parar de beber água mineral?

É claro que não gente! A água é e continua sendo a bebida mais saudável que possa existir. Além do nosso corpo precisar dela para se manter hidratado.

Devemos tomar cuidado com os extremos. Não é porque compartilho que algumas marcas de água tem quantidade relevante de sódio na sua composição que você deve beber outra coisa no lugar de água.

Existem fatores a respeito da hidratação que poucas pessoas sabem. Conheça mais detalhes Da importância da hidratação no exercício físico

A água também pode ser um aliado no emagrecimento, saiba mais em Beber muita água ajuda a emagrecer?

Apesar desses números assustarem, nenhuma marca de água mineral está fora dos limites aceitáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 600 mg/l.

Além disso a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda uma ingestão diária de até 2000 mg de sódio por dia. Se beber um litro de água mineral com 103,06mg de sódio, estará consumindo cerca de 5% da cota diária.

É melhor beber refrigerante do que a água por conter menos sódio?

Existem outras variáveis que precisam ser observadas ao se comparar outra bebida com a água. Como falado anteriormente, precisamos observar outras questões para comparar um refrigerante com a água, não apenas o sódio.

Por exemplo um refrigerante pode até ter menos sódio do que alguma água mineral. Porém ela contêm outros componentes que não são nada saudáveis.

O PH também influencia a qualidade da água?

pH

O pH é uma medida de como a água é ácida ou básica. O intervalo vai de 0 a 14, sendo 7 o pH neutro. pHs inferiores a 7 indicam a acidez, e um pH superior a 7 indica uma base. O pH é realmente uma medida da quantidade relativa de ions de hidrogênio livres na água.

A água que tem mais íons de hidrogênio livres é ácida, enquanto que a água que tem mais íons hidroxila é básico. O pH pode ser afetado por produtos químicos na água, o pH é um importante indicador da água que está mudando quimicamente.

Qual o melhor pH da água mineral

PHs muito altos ou baixos podem ser prejudiciais para o organismo. Poluição pode alterar o pH de uma água, que por sua vez pode prejudicar os animais e plantas que vivem na água.

Por exemplo, a água que sai de uma mina de carvão abandonada pode ter um pH de 2, o que é muito ácido e iria afetar qualquer peixe que tentasse viver nele.

Desta forma, as águas minerais devem ser o mais próximo possível do pH neutro, que é o 7. Das marcas analisadas, a água com o melhor PH é a água mineral Schin, com pH de 6,79
schin3

Em resumo: Como escolher a melhor água mineral

A escolha da água mineral ideal deve levar em consideração os minerais e o pH. Para tanto segue as recomendações abaixo:

1. Quantidade de sódio e outros minerais

Quanto menor quantidade melhor de:

  • Sódio
  • Cloreto
  • Vanádio
  • Sulfato
  • Bário
  • Nitrato
  • Zinco
  • Lítio

2. pH da água mineral

O pH, potencial hidrogeniônico, recomendado é entre 7 e 10. Sendo que quanto mais próximo de 7 melhor.

Porque tanta diferença de sódio nas marcas de água mineral?

Especialistas dizem que a distribuição dos minerais nas águas são determinadas no processo de extração da fonte, de acordo com o contato que elas sofrem com as rochas do subsolo onde são captadas.

Isto significa que algumas águas tem um teor levemente maior de sódio de forma natural, mas índices muito altos como o da água Crystal da Coca-Cola, ao que tudo indica é resultado de adição industrial de sódio à água.

Esse processo é feito para equilibrar outros fatores do produto, como sais e pH. (porque a água naturalmente não tinha uma qualidade mínima exigida).

Conclusão

A água mineral com todos os seus componentes continua sendo a bebida mais importante para o nosso corpo. O que pudemos ver aqui é apenas que devemos conhecer o que estamos ingerindo e fazer a melhor escolha possível pra nossa saúde!

A saúde e qualidade de vida está baseada nas nossas escolhas, e só podemos escolher se conhecermos o que está ao nosso redor. Por isso estamos sempre em constante aprendizado. E espero que o assunto de hoje tenha feito diferença nas suas informações.
Até a próxima!

Saúde Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • Carlos santos

    Nao podemos esquecer que o maior valor da agua mineral é a quantidade de mineral, na Europa e USA a agua é classificada pelo teor de mineral que ela contem, quanto maior melhor. No Brasil nao temos distinçao.Temos minerais que como citado, podem em excesso serem prejudiciais como o sodio mas tem os de muita importancia como o calcio que quanto maior melhor.
    Veja a marca Santa Rita tem apenas 2,188mg/l de sodio mas tambem só 2,223 de calcio .
    Precisamos avaliar o todo mas sem duvida procurar o maior teor total de minerais com cuidado aos itens que podem ser prejudiciais.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Carlos! Com certeza ao consumirmos algum alimento é necessário avaliar ele como um todo, bem observado! Fico feliz que você compartilhe suas informações conosco e complemente o conteúdo do blog. Todos unidos para o uma boa qualidade de vida e saúde! Obrigada por nos acompanhar e um ótimo dia pra você! Beijos

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Verdade Carlos. Ótima observação.

    • Rogers

      A água mineral é composta naturalmente por diversos minerais, tais como flúor, ferro,magnésio, potássio e sódio, dentre outros. O perfil e a concentração desses minerais dependem de uma série de fatores, entre os quais estão a profundidade do poço, a composição do solo e o perfil de drenagem da região. No Brasil, as águas minerais naturais, em sua grande maioria, são de baixa mineralização. Por isso, as águas brasileiras não são fonte relevante de minerais para o organismo.
      As marcas que se dizem “mais saudáveis” em relação ao sódio não o fazem
      adequadamente, porque todas as águas minerais brasileiras contêm baixo teor de sódio e são consideradas fontes pouco significativas desse elemento.
      A European Food Safety Authority (EFSA), responsável pela aprovação de alegações de saúde na União Europeia, não reconhece nenhum benefício específico para qualquer marca de água mineral natural. Todas as
      águas apresentam os mesmos benefícios, entre eles, o da hidratação.

  • oi

    a

  • .

    olha a marca
    piracema

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá, vou olhar sim!

  • andreia

    Tenho lido diversos depoimentos sobre a água alcalina, todos são unânimes em afirmar que o pH ideal deve ser acima de 7, entretanto nesse site indicam valor abaixo de 7. Segundo especialistas do mundo todo nosso pH é em torno de 7,4 portanto a água que ingerimos deveria ser igual ou mais alta. Alguém pode me esclarecer? Obrigada.

    • Rogers

      Prezada Andreia,
      veja as informações que publiquei em resposta ao senhor Mih Mello!

  • edivan

    ola amigos eu tomo agua ionisada me recomendaram usar agua mineral . eu fis uma analise da minha agua ela e de artesiano , ela14% de calsio e 4% de magnesio, comparando com esas que esta descrito no blog a minha e espetacular . quem mora na fasnda como eu e melhor faser analise da agua da mina sem sombra de duvida e melhor do que esas minerais engarrafadas

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Edivan, muito obrigada pelo feedback!
      Com certeza quem tem a opção de poço artesiano em casa (e fazer uma análise da mesma vendo se ela é boa) deve optar por esta água. Quanto mais pudermos fugir do industrializado melhor.
      Obrigada. Abraços Melanie

    • Rogers

      Caro Edivan,
      para considerar a potabilidade do seu poço artesiano é necessário fazer uma análise bacteriológica e analisar se existe ausência de Enterococos, Pseudomonas Aeruginosas e Clostrídios Sulfito Redutores, na água.
      Vai tomando água sem analise pra ver onde você pode parar!

  • Adriana

    Não entendi porque voce falou que o maior PH é o da água Schin com 6,79 enquanto que o da água Crystal tem PH 9,58 (primeira foto)…
    A água Crystal tem maior sódio e maior PH… e aí?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Adriana, pelo fato ter conter mais sódio, quer dizer que tem mais sal. E sal em excesso é perigoso. Então se escolher águas com Sódio menor, melhor.
      Abraços Melanie

    • Rogério Queiroz

      PH alto, BOOOMMM
      Sódio alto, aceitável. Limite segundo Anvisa é de 2000mg/dia.

      • Rogers

        Considerando que possa tomar 1 litro diário de água mineral Cristal com 113,6 mg/L de sódio é o mesmo que consumir 5,68% da sua cota de diária de 2000 mg. Muito pouco.

        • Ricardo Nanartonis

          Em uma porção de batata frita pode haver todo o sal necessário diariamente ao organismo humano. Por isso, devemos evitar o sal, que está presente em praticamente tudo o que comemos: saladas, molhos, embutidos, arroz, pão, churrasco, queijos, bacalhau… Geralmente ultrapassamos em muito a quantidade recomendada.
          Porém, acho uma perda de tempo ficar observando o teor de sódio na água, a não ser que ela provenha de lençóis de águas salobras, uma vez que se comermos uma porção de macarrão instantâneo estaríamos ingerindo tanto sódio quanto o contido em 125 litros de água com teor de 15,5 mg/litro de sódio.

  • Joselito

    Que adianta se preocupar so com o o sodio. Tem que ver o Bicarbonato, uma medida para controlar o PH é o uso de Bicarbonato.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Joselito, com certeza existem outros componentes que precisamos ter cuidado. E agradeço seu registro para complementar o post. Beijos

  • Rogério Queiroz

    Importante é sempre observar a composição química e acima de tudo, o PH, este sim o ítem mais importante.
    O sódio elevado não é uma cosia boa, mas por mais alto que seja, está longe do recomendado pela Anvisa, que é de 2000mg/dia.
    Existe uma grande diferença das águas de uma mesma marca, por exemplo, estou aqui com uma crystal onde a sódio é de 38,299mg/l, bem mais baixo que o da matéria, isso porque tudo depende da fonte de origem. Então a regra é sempre ler a tabela antes de comprar.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Rogério, obrigada por enriquecer o post. É isso mesmo, a fonte da água é muito importante, por isso pode ter essas variações. O legal é antes de beber uma água olharmos o rótulo com atenção. Obrigada e seja sempre bem vindo para contribuir nas informações. Beijos

  • Rogério Queiroz

    Acreditem, é mais saudável consumir água de PH e Sódio altos do que PH e sódio baixos. O sonho seria PH alto e sódio baixo, mas está aí uma coisa difícil de encontrar!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Rogério, seria realmente muito bom se encontrássemos isso. 😉

  • Mih Mello

    Tem um erro aí no seu artigo… quanto maior pH da água melhor é para o organismo.. Consumimos muita coisa ácida, que desregula o pH do sangue que é de 7,35.. Por isso, é necessário uma água com maior pH.. Nunca abaixo de 7,35.. Pois para o sangue funcionar dentro do pH correto, o corpo precisa trabalhar muito mais quando é ingerido coisas cada vez mais ácidas… Sabia que para cada copo de refrigerante é necessário ingerir 32 copos de água com pH maior de 7,35 para que o corpo fique balanceado?
    Nesse caso, a melhor dessas águas seria justamente a da marca Crystal, que é uma das que possuem pH mais alto…
    E sódio não é tão prejudicial como todo mundo insiste em falar (inclusive você). Sem sódio o corpo não funciona… O que é prejudicial é o cloreto de sódio (sal de cozinha), que além de ser um produto refinado, ainda possui iodo sintético.. O melhor sal para se usar é o sal marinho extraído naturalmente sem passar por nenhum processo químico.. já vem naturalmente com o iodo necessário que devemos ingerir e o sódio que o corpo precisa…(Recomendo o SAL MARINHO CINZA GROSSO LE GUERANDAIS)
    Por isso, não confunda uma coisa com a outra… e pare de passar informação errada para as pessoas… Sempre pesquise muito bem antes de publicar uma coisa dessas.. Desinformação só leva as pessoas a fazerem escolhas erradas.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Mih, obrigada por corrigir esta informação. Por isso é legal trocarmos informações, pois é assim que aprendemos.

      Entendo que precisamos avaliar tudo quando ingerirmos algum alimento ou líquido. Porém este post foi especificamente sobre o sódio, e não p PH. Mas claro que sua informação foi de grande relevância pra nós. Obrigada! E pode ter certeza que pesquisamos antes, mas como digo, não somos profissionais da área e podemos errar também, por isso está aberto a debates para sermos corrigidos quando necessário e trocarmos informações para crescermos juntos. Certo?

      Sobre o sal marinho concordo, usamos apenas sal marinho ou sal rosa em casa. E é realmente muito melhor. Beijos

    • Rogers

      Caro Sr. Mil Mello,
      Existe um erro na sua informação quanto ao consumo de água com pH igual ou superior a de 7,35 para equilibrar o pH do sangue humano.
      Mesmo com ampla variação, a água mineral natural tende a apresentar valores de pH que vão de levemente ácidos a levemente básicos, muito diferentes do pH gástrico, essencialmente ácido. Ao ser ingerida, a água chega rapidamente ao estômago, sendo misturada ao suco gástrico e tornando-se ácida.
      Isso faz parte de nosso metabolismo normal. Não há vantagem ou desvantagem, portanto, em beber águas mais básicas ou mais ácidas. Teríamos de ingerir, de uma única vez, volumes inviáveis para que o equilíbrio acidobásico do estômago e porções iniciais do duodeno tivessem alterada sua qualidade ácida, que é essencial para a digestão normal dos alimentos

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Plá Rogers, obrigada pela sua informação. 😉 Abraços

    • Sara Ferreira

      Eu gostaria de saber onde você viu que a Crystal é a água de maior PH????

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Sarah, das que eu bebo frequentemente eu percebi que era a com maior Ph, isso não significa que seja a maior água de PH que exista.Devem existir outras sim.
        beijos Mel

  • jeferson

    Melhor agua é a Serra de minas ,tem apenas 0,820 de sodio,e você comprar agua mineral com ph alto,mais que 7 nao adianta se não tiver uma alimentação saudavel,e beber refrigerante e bebida alcolica vc só estaria pagando mais caro numa agua que na verdade não esta fazendo diferença no ph do seu corpo

    • dudu

      Falou tudo Jeferson. É muita preocupação com minerais que tem naturalmente nos alimentos. Uma Perrie gelada de baixo sódio pago Rs 14,00 UM ABSURDO num país onde gente que nem tem água quanto mais a mineral. Vale a máxima ” BEBA ÁGUA FERVIDA ou FILTRADA “

    • Meire Navarro Fujioka

      Concordo. Uma vida de hábitos saudáveis, não só o que se bebe, o que se come, mas o que se pensa e sente… Pensamentos e sentimentos negativos também são prejudiciais à saúde, neutralizando o efeito benéfico da água. Estudos sobre isso foram feitos pelo Dr. Masaru Emoto.

  • osnir

    Bom como sou repositor de aguas darei algumas dicas:conheci pelo menos 2 aguas que são ideais minalba 0,9 de sódio e 7,4 de pH, e a outra é a timbu, com quase a mesma proporção.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Osnir,
      obrigada pela dica. Beijos

    • Adilson

      Osnir, ph de 7.22 ( água Qualitá ) é bom é alcalina?
      Valeu.

  • Reginaldo Castro

    Aqui em Lauro de Freitas BA, metropolitana Salvador- litoral norte, das très marcas que tive oportunidades de observar: Itagy, Fresca e Indaiá o ph varia de 4,55 a 4,90(25%). Talvez por este motivo entre os meses de outubro e dezembro/2014 tivemos dois casos de cálculo renal na minha família.

    • Rogers

      Prezado Reginaldo Castro.
      A acidez da água ou o pH baixo não tem relação nenhuma com calculo renal.
      As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo através da decomposição da purina presente em alguns alimentos, como carne, feijão ou marisco.

      • dudu

        Certo Rogers e tem mais purinas nos miudos como coração. E fígado bovinos, frango e embutidos … calabresas…

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Reginaldo,
      obrigada por compartilhar sua informação. Abraços

  • lio

    Amigos do site e administradores, sugiro pesquisar mais sobre o assunto sobre água mineral, ja ouviram falar do Dr. Lair Ribeiro…

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Lio, vamos sim continuar pesquisando e vendo a melhor opção.
      Abraços

    • Junior

      Com certeza Dr Lair Ribeiro é um gênio.

  • Rogers

    Amigo.
    O Dr. Lair Ribeiro é vendedor de filtro, não existe comparação de água filtrada com água mineral natural!

    • Maria Lucília Costa

      Dr.Lair Ribeiro. indica que devemos beber água ionizada
      Agradeço que me informem onde se pode adquirir este aparelho
      Sou portuguesa e vivo em Lisboa
      Obrigada.

  • Maria Lucília Costa

    Pode-se considerar uma boa água mineral que apresente os seguintes valores: Ph9,5. Bicarbonato ( HCO3 ) –116mg/l. Sílica ( SiO2) –8,5mg/l Cloreto ( Cl-) –39 mg/l. Fluoreto(F- )—1,3mg/l. Cálcio ( Ca2+ ) —1mg/l. Sódio ( Na+) —104mg/l
    Obrigada.

  • Paulo Martins

    Estou com uma garrafa da àgua mineral Ibirá em mãos e o rótulo mostra que esta água tem : Sódio: 96,43 e um ph de 10,26 , portanto a mais alcalina que bebi até agora. Segundo o Dr. Layr Ribeiro , a agua mineral com o ph mais alcalino , pode reduzir a acidez do sangue. Alguem postou aqui que isto não acontece devido acidez do estomago. Daí pergunto: esta agua que ainda não foi citada aqui , é de fato benéfica ou é tudo balela.?

  • Maria LUCÍLIA Costa

    Água mineral com um PH de alcalinidade elevado,mas com fluoreto, pode-se considerar uma boa água? sabendo que o fluoreto é altamente cancerígeno!
    Agradeço a informação

  • Maria LUCÍLIA Costa

    Água mineral com um PH de alcalinidade elevado,mas com fluoreto, pode-se considerar uma boa água? sabendo que o fluoreto é altamente cancerígeno!
    Agradeço a informação

    Não está a ser repetido este comentário

  • Roberto Campos

    O negócio é viver no mato e beber a água da chuva hehehe

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Roberto, pior que hoje com a poluição, até a água da chuva nos faz mal. Triste realidade…

  • João

    Qual a melhor opção de marcas então?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá João, referindo-se a questão do sódio eu gosto de beber o da marca “Da Guarda” e “Bonafont”. Porém olhando no rótulo você pode ter uma ideia melhor observando a quantidade de sódio encontrada na água. E escolher a água com melhor opção que tem disponível para comprar.

  • Roberto

    Contesto as informações do Roger. Quanto maior o PH da água, incontestável a melhora do organismo. Digo isto de experiência própria. Hoje tenho um alcalinizador, iamantador e ionizador que deixa a minha água com PH 10, com 3 moléculas de oxigênio. Compro água mineral de 20 litros, coloco num filtro de barro onde tenho todo o processo. Não estou dando opinião, estou oferecendo meu exemplo. EXPERIENCIA PRÓPRIA.

    • Sara Ferreira

      Você poderia deixar aqui descrito a forma como você está fazendo isso? Obrigada.

  • mauricio

    esqueceram da ouro fino que tem o sódio de uma miligrama e da encantada que é de 1,5

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Mauricio, obrigada pelas sugestões. :)

  • Fabio Santos

    Você esqueceu de acrescentar a água mineral MINALBA ph 7.89

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Fabio, obrigada pela dica. Beijos

  • Vanderson

    Queria entender o motivo de que quanto menor a quantidade de zinco, melhor. Ao contrário do que é dito, o zinco é importantíssimo para nosso corpo. Basta uma pesquisa rápida na internet para entender os benefícios que o Zinco traz para nossa saúde.

    Outro ponto importante é sobre o flúor. Muitas pessoas não sabem, mas o flúor é uma substância cancerígena, que quanto menor o consumo, melhor. Aplicações de flúor, por exemplo no dente, é totalmente desnecessário.

  • Thais

    E qual é a melhor?

    • Sara Ferreira

      Aqui onde moro, encontrei três boas opções que talvez você encontre aí na sua cidade. A Minalba, a Pureza Vital da Nestlé e a Schin são as mais indicadas. Na dúvida, olhe o PH da água que deve estar acima de 7,4. Há um vídeo de um médico dizendo que a água boa para o nosso corpo é a que o PH se iguala a ele. Que quando ingerimos água com PH menor, o corpo precisa trabalhar pra igualar esse PH. Outra coisa que achei interessante, é que o PH do nosso corpo é alcalino e fica em torno de 7,35. Esse médico afirma que o câncer não se desenvolve em ambientes alcalinos, mas em ambientes ácidos. Então… se vc ingerir uma água com PH abaixo de 7,35, se vc tiver câncer, esse ambiente estará propício ao seu desenvolvimento. Espero ter ajudado.

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Sarah,
        obrigada pelas suas informações :)
        Beijos Mel

  • Rose

    Bom dia! Quando o assunto é agua, me interessa muito. Na verdade está complicado cada vez mais saber qual a melhor agua a se comprar. Os rotulos muitas das vezes não condiz com a realidade, o bom mesmo é nós preparar a nossa propria agua. Medindo o PH que tem de estar 7.4 ou mais. tem que comparar ao nosso corpo. Porém, mesmo assim, não quer dizer que estamos livres de fungos e bactérias. Eu uso um filtro normal de vela o PH é acima de 7.4, depois coloco na agua prata coloidal para combater os fungos e bacterias.. é assim estou vivendo muito bem. Outra coisa, nessa agua e bom tbm preparar 5 litros de agua, com 2,5 g de cloreto de magnésio PA, 2,5g de bicarbonato de sodio e 5g do sal do Himalaia, com isso estará com uma agua que cura qualquer coisa e sem contar que vcs estarão colocando os minerais necesário ao nosso corpo..concordo com Roberto quando diz que o melhor filtro é o de barro.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Rose, obrigada por todas essas informação e por compartilhar elas conosco. Bom dia!

    • Robert

      Desculpe a sinceridade mas vocês vão no modismo. Esse papo de misturar prata coloidal e me sinto bem ou sal na agua é o maior papo furado, a não ser que estabeleçam provas. Cite então quais foram os beneficios que não tinha quando tomava agua sem sal ou bicarbonato ou prata coloidal e depois desses produtos passaram a ter? Acontece que é sugestivo e falam sem provas. Me apresente um único artigo técnico cientifico mostrando que colocar prata coloidal na agua faz bem? Menos bla ..bla.. e mais fontes cientificas!!

      • Daniel Darugna

        Olá Robert, tudo bem? Por favor me diga onde mencionamos prata coloidal em nosso artigo? Menos blablabla e mais leitura por favor!

        • Robert

          Acho que você tem algum problema de visão, eu respondi a mensagem da Rose onde ela diz: “depois coloco na agua prata coloidal para combater os fungos e bacterias.. é assim estou vivendo muito bem”.
          Então menos bla..bla..bla.. e mais atenção nas suas leituras!!

        • Odair Miranda

          tenho um poço que me da uma leitura 7.6 a agua e boa

    • Ricardo Nanartonis

      O cloreto de magnésio PA é tido como uma panaceia para todos os males, mas gostaria de deixar aqui algumas informações sobre o uso de produtos PA.
      Apesar de serem considerados puros, os produtos PA são elaborados para que não haja interferências nas análises químicas, em controle de qualidade e outros testes de laboratório, não há, portanto, nenhum cuidado quanto à presença de produtos tóxicos, desde que não alterem as análises para as quais é destinado o reagente.
      Algumas substâncias, apesar de atenderem a essa exigência, trazem consigo pequenas quantidades de substâncias tóxicas, e por isso, jamais um produto PA pode ser tratado como um remédio. Para isso, devem ser utilizados os produtos farmacêuticos, onde há a preocupação em se eliminar os produtos tóxicos, que afetem a saúde do ser humano.
      Pois bem, o caso específico do cloreto de magnésio hexaidratado grau analítico, vem carregado com composto de bário e metais pesados, além de outros elementos.
      Metais pesados têm absorção cumulativa, vão sendo absorvidos pelo organismo e não são eliminados com a mesma velocidade, podendo atingir níveis tóxicos no organismo, atacando órgãos como o fígado, rins, pulmões e o sistema nervoso central.
      O bário é um veneno que pode matar um ser humano, se ele ingerir 3,7 g desse elemento.
      Na ficha técnica do cloreto de magnésio da marca Synth, consta 5 ppm de bário, o que significa que em uma solução de 20 g por litro de cloreto de magnésio, teremos uma solução a 0,1 mg de bário por litro, esse valor é considerado tóxico para o ser humano.
      O bário causa aumento da pressão arterial, fraqueza e dores musculares.

  • Rose

    Outra coisa! Se a agua estiver abaixo do PH, ou melhor estiver acída o seu corpo fica acído tbm. está ingerido algo improprio para consumo. Se seu intestino, digestório etc…estiver recebendo essa agua certamente irá desencadear varias doenças. porque os fungos e bactérias etc..só sobrevivem ambiente acído. ” Só um lembrete” Fica a dica.

  • Junior

    Vocês esqueceram de citar a água Pureza Vital da nestlê, que apesar de ter um sódio relativamente baixo = 9 mg/l possui um ph de 8,18, bem alcalino.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Junior, obrigada pela informação!

    • Marli Santos

      o que acontece é que o garrafao de 20 L da nestle, vem com o rótulo caindo, parece que foi colocado . Nao dá pra saber se é mesmo da nestle, entendeu?????

  • Luís

    Alguem pode me falar sobre o Nitrato nas águas minerais

  • DANIELA

    ACHEI MUITO LEGAL A SUA ANÁLISE SOBRE A ÁGUA MINERAL.
    É MUITO IMPORTANTE SABER A DIFERENÇA, EU TAMBÉM PENSAVA ASSIM QUE TODAS AS ÁGUAS ERAM IGUAIS.
    MAS DEPOIS DE CONHECER E TRABALHAR EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL EU APRENDI QUE AS ÁGUAS NÃO SÃO IGUAIS.
    A ÁGUA ONDE EU TRABALHO POSSUI AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
    PH a 25 °C………4,68
    CONDUTIVIDADE ELÉTRICA…………….8,3
    BÁRIO…………………………………………..menor que 0,003 mg/l
    SÓDIO…………………………………………..0,160 mg/l
    BICARBONATO………………………………3,81 mg/l
    NITRATO………………………………………..0,34 mg/l
    VANÁDIO………………………………………..menor que 0,030 mg/l
    ÁGUA MINERAL FRIÁGUA

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Obrigada Daniela pelas Informações! beijos Mel

  • Luís

    Só sabem falar sobre PH e Sódio?

    PQ ninguem fala sobre o Nitrato??

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Luís, nosso blog é aberto para as pessoas enriquecerem nossos conteúdos. Que tal você mesmo nos fazer um comentário construtivo, incluindo informações do nitrato?

      Abraços

  • marcello

    A melhor agua comercializada no Rj de maior ph e baixissimo sodio, MINALBA!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Marcello, obrigada pela participação e pela dica!
      beijos Mel

  • Plácido Loiola Sarmento

    A água é considerada como um dos melhores recurso do nosso planeta. Pois na prática eu faço dela um dos melhores remédio do mundo. Sou fiscal de saúde aposentado e ainda continuo trabalhando com saúde de forma autônoma.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Placido, tens razão a água é um dos maiores tesouros que temos na terra. Beijos Mel

  • lucas cunha

    pedra azul,pH a 25ºc, 6,46 .Sódio, 5,799

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Lucas, valeu pela participação :)

  • Jack Gnoled

    Quanto menor a quantidade de flúor e cloreto e quanto mais alcalina a água melhor…Nem falaram do fluoreto, que é muito pior que os elementos acima descritos. Estão precisando se atualizar.

  • Harley

    As melhores águas (com menos sódio e com pH adequado) são: MINALBA e Nestlé PUREZA VITAL

    o resto é lixo

  • Pingback: [Kit Pokémon Go] 11 itens para você ser o melhor treinador Pokémon()

  • http://cassiomurilo.com/ Cassio Murilo

    A melhor água do Brasil é a ibirá, tem pH alcalino (10) e . Infelizmente só para quem mora na região.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Cassio,
      obrigada pela dica 😉

    • Junior

      Com certeza, a melhor água do Brasil é de Ibirá , pH 10, totalmente alcalina. Vide o que Dr Lair Ribeiro comprova cientificamente sobre as água alcalinas.

  • Ariane Ribeiro

    Unica coisa que ficou esquecido na pesquisa foi o Flúor, pois ele faz muito mal a saúde também.Escolham água com pouco ou se possível nenhum flúor na composição.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Ariane,
      obrigada por complementar o conteúdo.
      Beijos

  • Eduardo Soares

    alguns minerais não fazem mal, e, até pelo contrário, fazem bem, como o zinco, que é essencial na nutrição, e o lítio, não essencial mas com excelentes propriedades medicinais. Existem até estudos que dizem haver melhor qualidade de vida em regiões onde a água da torneira contém lítio. Então quanto mais desses minerais benéficos, melhor (em água mineral comercializadas eles nunca estarão em quantidades tóxicas).

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Eduardo, obrigada por compartilhar informações!
      Beijos Mel

    • Ricardo Nanartonis

      Não é bem assim… O cobre, o zinco e o ferro, por exemplo, são um elemento essenciais para o nosso organismo, porém, o seu excesso, causa complicações. Mas em geral, os níveis presentes nas águas é muito baixo, sendo benéficos ao nosso organismo.

      • Eduardo Soares

        como eu disse não há risco de se consumir minerais em excesso por meio de águas minerais, já que para isso a pessoa teria que consumir quantidades gigantescas de água.

  • Gabriel

    O nitrato e o nitrito são substâncias químicas derivadas do nitrogênio e são encontrados de forma natural na água e no solo em baixas concentrações. A deposição de matéria orgânica no solo, como acontece quando se utiliza fossas e sumidouros, aumenta drasticamente a quantidade de nitrogênio. Esse nitrogênio é biotransformado e por fim se transforma na substância inorgânica denominada nitrato que possui grande mobilidade no solo alcançando o manancial subterrâneo e ali se depositando. O nitrato por possuir essas características, se torna um ótimo indicativo para avaliar se um dado manancial subterrâneo está sendo contaminado pela atividade antrópica sobre ele exercida (MELLO et al, 1984) A Anvisa permite doses inferiores a 10 mg –L de nitratos na agua.

  • Joaquim Rocha

    A quantidade de sódio presente na água mineral é tão pequena que não precisamos nos preocupar. Com exceção dessa Crystal que é a que tem mais sódio, mas que representa apenas 0,2g por 2 litros, que é a quantidade ingerida por dia por um adulto, na média.

  • Joaquim Rocha

    As águas chamadas ‘leves’, como a Bonafont da Nestlè, são pura enganação. Eles retiram a maior parte dos minerais que o nosso organismo necessita. Fica quase que somente H2O. Não comprem.

  • Diego Nunes

    quanta bosta escrita, pH ideal de água é em torno de 8,5(alcalino), já estudos suficientes comprovando isso, diferentemente doq está escrito (próximo ao pH neutro.

  • Antonio Marcos

    O PH no nosso organismo (sangue) só varia 0,1. Fica entre 7,35 e 7,45. Portanto não existe acidez no sangue como sugeriram que um certo Doutor falou. A acidez e alcalinidade do sangue maior que 7,45 ou menor que 7,35 (já que PH maior ou igual a 7 não é ácido) leva o indivíduo ao óbito.

    Assim, não há que falar que a acidez no sangue leva ao desenvolvimento de doenças, pois o indivíduo não sobrevive com sangue ácido. Já o nosso estômago sim, é um ambiente ácido (PH entre 2 e 3) e assim precisa ser pois, as enzimas, responsáveis pela quebra dos compostos dos alimentos/digestão, só são ativadas com a acidez. Ademais, falar que quanto maior o PH da água, melhor, não é verdade.

    O ideal é o mais próximo de sete. Mas nosso organismo não permite que a acidez da água ou dos alimentos chegue ao sangue devido ao sistema fisiológico chamado tamponamento (POWERS; HOWLEY, 2000).

  • Junior

    Você está completamente errada. A melhor água, é a que tem maior pH. A água quando ultrapassa o pH de 7 se chama água alcalina. A água de maior pH (alcalina) inclusive cura doenças. Estude com o gênio e um dos maiores médicos do mundo e maior médico do Brasil Dr Lair Ribeiro água alcalina. A MELHOR ÁGUA DO BRASIL É A ÁGUA DE IBIRÁ COM O pH 10. Com tanta informação de Dr Lair Ribeiro no Facebook, no Youtube, nas suas palestras, nos seus Dvds médicos, nos seus cursos de pós graduação e você escreve uma loucura dessa.

  • Beto Karioca

    Texto com ótimas intenções mas bastante incompleto… A recomendação da “American Public Health Association” é que o pH da água seja de 7 a 10, caracterizando neutra ou alcalina. Outro fator de extrema importância é a CONDUTIVIDADE ELÉTRICA, informação essa q consta tmb em todos os rótulos, sempre ao lado da informação do Ph da água. Quanto maior a condutividade melhor : acima de 200 uS/cm já começa a ser muito bom. Vale notar q existem águas com condutividade na faixa de 20 e algumas com condutividade acima de 400 e ate acima de 1000… neste quesito, quanto maior esse numero, melhor sera ! No mercado nacional, a água mineral Ibira (SP) é a melhor que EU CONHEÇO… mas não é tao fácil achar essa água fora de SP. Das mais populares, a Minalba aparece como boa opção. Porem isso tmb vai depender da fonte, pois águas com a mesma marca podem ser de fontes diferente, de cidade e estados diferentes !! CONCLUSÃO : O que vale é olhar sim o rotulo, sempre, pois la estão obrigatoriamente por lei essas informações principais : Local da Fonte / Ph / Condutividade elétrica. Ph acima de 6,0 & e condutividade acima de 150,0 ja começam ser interessantes, ainda que não os ideais como dito acima !

  • Edimilson Alves

    Eu só uso água Ibirá, Ph superior a 10. Não bebo nenhuma outra água. Quando tenho que sair ou viajar levo minha água.

  • Arnaldo F

    o artigo confunde o leitor ao não explicar que as águas de jazidas são sempre e necessariamente diferentes entre si, dado que a água que penetra no solo naturalmente dissolve os minerais que encontra pelo caminho, e esses minerais obviamente variam de lugar para lugar.

    Não é a extração (como afirma o artigo) que acrescenta minerais diferentes à água, é o próprio processo de formação e alimentação dos aquíferos.

    A variedade mineral das águas de jazida são resultado da característica que aprendemos na escola: a água é um solvente universal, dissolvendo facilmente os minerais que atravessa, e se misturando a eles.

    No nosso planeta, a substância H2O simplesmente não existe ‘pura’ em estado natural, a não ser brevemente na forma de vapor d’água (nas poucas vezes em que a natureza da Terra produz temperaturas em torno de 100ºC).

    Quando o ser humano quer obter H2O puro (que é ruim para beber, diga-se) tem de destilar a água natural, que é sempre ‘impura’, isto é, tem vários minerais dissolvidos nela.

    Há águas minerais mais neutras, que costumam ser engarrafadas e vendidas no mercado para matar a sede do dia a dia.

    E águas especiais, dotadas de minerais diferenciados, que muitas vezes são rotuladas como curativas e levam à criação de balneários sobre as fontes.

    Essas águas especiais podem ser radioativas, sulfurosas, ferruginosas etc., variando (como todas as águas minerais) conforme o solo que atravessam ou estão armazenadas. Não devem ser bebidas sem controle, nem por longos períodos, funcionando como verdadeiros medicamentos.

    E há águas naturalmente tóxicas, capazes de levar um ser humano à morte em pouco tempo. Nem tudo o que é natural é “bom” ou saudável (há plantas tóxicas, animais venenosos etc.).

    Enfim, toda água mineral é diferente da outra, porque leva em si uma parte do solo onde penetra e se acumula em jazidas. Espantoso seria encontrar duas fontes (distantes) com uma água com idênticos minerais.

  • Rogério MB

    Só esqueceram de avaliar a que é considerada uma das melhores marcas de água mineral do Brasil, não é a mais baixa em sódio, mas está entra as mais baixas – a OURO FINO de Campo Largo/Paraná; 1,079 de sódio. Essas pesquisas são até bacaninhas, mas são manipuladas como tudo no Brasil. Levando-se em consideração o quanto pagam as empresas para terem seus produtos aceitos, independentes do que as pessoas precisam. Outra consideração a ser levada em conta é, de todas as marcas, a maioria é proveniente do estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, etc Não fazem isso para baixo, no sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É no sul do Brasil que se encontra o ou um dos maiores aquíferos ou lençóis freáticos de água doce do mundo. As fontes de água minerais do sul do Brasil são tantas e tão boas como as de São Paulo, Rio, Minas, etc. Façam pesquisas sérias, envolvendo todas as marcas de água do país e não tendenciosas só de uma região do país.

  • Lincoln Soares

    Não falaram nada sobre o flúor (fluoreto de sódio)…

  • Raoní Gomes

    Water Solo é a melhor do mercado. pH 10,16, muito rica em vanádio e silício.

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...