OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

A importância da hidratação no exercício físico

Melanie Mafli Saúde 8 comentários">8 comentários
garotabebendo

Quanta água você bebe durante um exercício físico? Você já se fez essa pergunta? Que a água é importante durante a prática de um exercício todos já sabemos. Agora, o porquê ela é tão importante é o que irei falar hoje.

Cerca de 60% do nosso organismo é composto por água e só na composição muscular 75% é de água. Olhando desta forma, percebemos o quanto a ingestão de água é importante, não somente no exercício físico, mas também no dia-a-dia.
Sem praticar exercício físico o ideal é beber de 1,5 L a 2 L de água por dia, você faz isso? Agora imagine quanta água você precisa ingerir se fizer atividade física.

Para ter um bom desempenho no seu exercício é preciso ter um bom condicionamento físico, uma boa alimentação e lá vai: uma boa hidratação.

Durante uma prática de exercício nossa temperatura corporal aumenta e para equilibrar a temperatura do corpo ele libera o calor em forma de suor (transpiração ou sudoreses), que é a perda de líquido (água mais sais minerais) através da pele.

É importante que você saiba que o certo é se hidratar antes, durante e depois de um exercício físico. Muitas pessoas esquecem de se hidratar antes e depois e isso pode levar a uma desidratação, que por sua vez não só pode afetar o seu desempenho, mas também pode levar a outros problemas, como enxaqueca e demais sintomas que irei mencionar abaixo.

Uma boa maneira de verificar se você está hidratado é observar a cor de sua urina, se for clara , indica uma boa hidratação, qualquer cor mais escura do que isso pode ser indício de desidratação.

A desidratação pode variar de leve a grave. Os sinais de desidratação podem incluir:

  • Tonturas ou vertigens
  • Náuseas ou vômitos
  • Cãibras musculares
  • Boca seca
  • Parada da sudorese
  • Palpitações cardíacas

Sintomas de desidratação grave podem incluir confusão mental, fraqueza e perda de consciência. Procure ajuda médica imediatamente se tiver algum destes sintomas.

Outro aspecto importante de hidratação, especialmente quando se realiza uma atividade de alta intensidade ou esportes de resistência são os seus eletrólitos. Estes são os sais e minerais essenciais que seu corpo necessita para funcionar e a falta destes pode apresentar-se sob a forma de dores de cabeça ou até mesmo cãibras musculares.

As bebidas isotônicas ou hidroeletrolíticos são uma boa maneira de assegurar que você está recebendo tudo o que o corpo precisa enquanto estiver se exercitando e muitos contêm eletrólitos essenciais, bem como açúcares para ajudá-lo a continuar a atividade por mais tempo, mas atente para a quantidade de calorias destas bebidas!

AGUAS

Cuide com exageros de hidratação, nada em excesso é saudável.

A hidratação em excesso pode gerar uma Hiponatremia cujos sintomas são letargia, desorientação, deficiências respiratórias e ataques epilépticos. Ele ocorre devido ao excesso de água causar uma diluição excessiva do sódio presente no sangue. Em condições de sobrecarga de volume, ocorre um acúmulo de líquido ao redor das células no tronco, no abdômen e nas pernas. Mas isso é mais comum em atletas de alta performance, onde a ingestão da água é maior que a transpiração.

Agora você já sabe a importância de se hidratar durante o exercício físico e espero que a ingestão de água vire um hábito para você. Sabe me dizer qual a frequência que você bebe água? Mudou sua opinião sobre isso?

Na próxima vez que o seu professor da academia cobrar você por não tomar água, você terá boas razões para concordar com ele!

 

 

 

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...