OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

[Fomos todos enganados] A gordura é saudável, entenda tudo que está por trás deste mito

Daniel Darugna Saúde 2 comentários">2 comentários
porco-saudavel

A gordura é saudável! Não acredita em mim? Eu não também não teria acreditado nisto a alguns anos atrás.

Durante meus tempos de faculdade e antes de eu descobrir o que é realmente ter um estilo de vida saudável, eu sempre tive que controlar meu peso. Praticava muito jiu-jitsu aliado a treinos massivos de preparação física.

Evitava junk food, mas as vezes caia na tentação como todo ser humano. E eu fazia o que o mundo me dizia para fazer: Uma dieta de baixa gordura.

Fazia de tudo para seguir este plano, mas ainda estava lutando contra o meu peso e sentindo fome o tempo todo.

Ao longo dos últimos três anos eu mudei minha abordagem drasticamente, principalmente com relação à gordura.

Depois de muita pesquisa sobre nutrição referentes às gorduras reais e acabei aprendendo sobre a realidade por trás da campanha para a população ter uma dieta de baixo teor de gordura.

Fui com força total em uma dieta cheia de boas gorduras naturais e não demorou muito para que notasse a diferença:

  • Eu perdi peso (32kg no total)
  • Eu fiquei com mais energia (mais disposição, sem sentimento de cansaço exagerado)
  • Eu fiquei com menos vontade de comer porcarias (como açúcar e salgados)
  • Minha digestão melhorou

A verdade sem LOROTA é que a teoria de baixo teor de gordura é uma grande mentira da indústria de alimentos e governo.

Se a gordura é saudável, onde surgiu a idéia de baixo teor de gordura?

Esta é uma longa história, basta dar uma googleada. Aqui estão algumas das minhas fontes: aqui, aqui aqui e aqui.

ANCEL KEYS, o principal responsável pelo mito da gordura.
ANCEL KEYS, o principal responsável pelo mito da gordura.

Em poucas palavras, Em 1958 um homem chamado Ancel Keys, ele iniciou um estudo chamado o Seven Countries Study, que examinou a associação entre a dieta e as doenças cardiovasculares em países diferentes.

O estudo revelou que quanto maior o consumo de gordura, maior o índice de doenças cardíacas, apoiando a ideia de que uma dieta rica em gordura causa ​​doença cardíaca.

O problema é que ele intencionalmente deixou de fora:

  1. Países onde as pessoas comem muita gordura, mas tem uma doença cardíaca pouco ,: como Holanda e Noruega.
  2. Países onde o consumo de gordura é baixo, mas a taxa de doença cardíaca é alta, cor: como o Chile.

Basicamente, ele só usou dados dos países que apoiou a sua teoria, um processo conhecido como “cherry picking”.

Este estudo observacional altamente falho ganhou enorme atenção da mídia e teve uma grande influência sobre o “Dietary Guidelines” americano das próximas décadas.

RELACIONADO: Ministério da Saúde Japonês elimina limite para ingestão de colesterol

Hoje em dia, Estamos no meio de uma epidemia de obesidade que começou por volta do início dos anos 1980, e coincide com a ascensão do dogma baixo teor de gordura criado pelo Dr. Keys.

Como um dado adicional, a Diabetes Tipo 2, aumentou significativamente ao longo deste período. Dizem que dietas de perda de peso com baixo teor de gordura têm provado em ensaios clínicos e na vida real serem grandes fracassos, e como se não bastasse, o percentual de gordura na dieta ocidental tem diminuido há mais de 20 anos.

RELACIONADO: Os problemas da alimentação moderna

Os níveis de colesterol da população têm baixado, o fumo tem diminuido, e ainda a incidência de doença cardíaca tem aumentado! (1).

As Calorias e a gordura

Parte das razões pelas quais as pessoas têm medo de gordura é porque a gordura tem mais do que o dobro das calorias por grama que as proteínas e carboidratos. As gorduras possuem algo em torno de 9 calorias por grama enquanto os carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama. Muitas pessoas ficam longe das gorduras, porque acreditam que podem comer mais sem ganhar peso.

Não é assim, meus amigos. Espero que desta vez vocês acreditem na verdade!

Claro, se nutrição fosse apenas calorias, ou seja, não importando a classificação dos nutrientes, então isto poderia fazer sentido.

A primeira e mais importante função da comida é a construção e reparação dos tecidos do corpo (2).

RELACIONADO: 8 motivos para você comer gordura para emagrecer

A comida interfere na sua saúde celular. Alimentos nutritivos ajudam a repor e curar os tecidos. Comida de verdade pode proteger contra doenças. Claro, nossos corpos também precisam de combustível, mas mais do que apenas energia, eles necessitam do tipo certo de combustível.

Por exemplo, digamos que você vai comprar algo no supermercado que contém 100kcal, mas você está tentando ser saudável vai logo tentar encontrar uma versão com baixo teor de gordura ou sem gordura. Essas 100 kcal de alimento industrializado ​​vão te oferecer pouco ou nenhum valor nutritivo. Em outras palavras, você comeu apenas algo inútil de 100 kcal, simples assim.

Vamos dizer que você em vez disso, você pegou um ovo cozido com cerca de 70 kcal (com uma boa dose de gordura). Em vez de um saco vazio de 100 calorias, você acabou de comer alguns nutrientes incríveis que podem ajudar a curar e recuperar seu corpo.

Esta é uma das razões pelas quais nós precisamos repensar todos aquela mentalidade de “calorias para dentro, calorias para fora”. Esta é a razão pela qual eu nunca mais vou contar calorias. Em vez disso eu procuro comida de verdade, rica em nutrientes e evito calorias vazias, sempre quanto possível.

RELACIONADO: 5 maneiras comprovadas para emagrecer sem contar calorias

Seu corpo anseia por alimentos ricos em nutrientes. Não importa quantas calorias que você consome, se eles estão cheios de lixo seu corpo vai silenciosamente desencadear reações provocando a fome para conseguir o que ele precisa.

A epidemia da obesidade teria uma grande reviravolta se as pessoas começassem a comer alimentos ricos em nutrientes, incluindo alimentos repletos de boas gorduras.

Considerações Finais

Atualmente, o estamos superalimentados e subnutridos ao mesmo tempo, mas quando fornecemos alimentos nutritivos de verdade, o nosso corpo se sente satisfeito.

Então, agora que temos uma visão geral do “porquê” existe esta mentalidade de baixo teor de gordura, é hora de saber porque nosso corpo precisa de gordura. Gordura é saudável, fique atento para nosso próximo artigo e descubra mais!

Abraços

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Lory

    Excelente post… O grande problema é conseguir filtrar a gordura boa e consumir na quantidade certa… Alias, esse é o grande desafio da vida saudável, rs. A alimentação ta me fazendo quebrar a cabeça

    • Daniel Darugna

      Obrigado Lory. Uma dica que sempre usei é diminuir ou zerar todas as fontes de açúcar. Isto inclui o próprio açúcar como também todas as fontes de carboidratos refinados, especialmente os farináceos.

      Abraços

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...