OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

9 dicas para mudar para um estilo de vida saudável

Melanie Mafli Saúde 7 comentários">7 comentários
Pessoas caminhando

Manter um estilo de vida saudável está no desejo de muitas pessoas que conheço. Quem consegue acaba usufruindo dos benefícios e vivendo melhor, com mais qualidade. Tenho certeza que muitas pessoas já tentaram seguir hábitos saudáveis mas desistiram no meio do caminho, pois não é fácil sair da nossa zona de conforto e driblar tantas tentações. Para manter uma vida saudável você precisa de muita dedicação e força de vontade, até que estes novos hábitos se tornem um estilo de vida, sem que vire um sacrifício. Mas como conseguir isso?

Não é fácil resistir a alimentos saborosos e ir a academia frequentemente. Para as mulheres ainda há a questão da TPM onde a mudança de humor e a vontade incontrolável de comer chocolates são quase inevitáveis. Saiba mais sobre Como evitar a gula durante a TPM! Isso não ocorre com você? É tão legal ver uma pessoa com hábitos saudáveis, praticando esportes, se alimentando bem e utilizando o tempo de lazer para fazer algo ao ar livre. Mas quando tentamos nos por no lugar delas parece ser tão cansativo e estressante. Agora uma coisa é verdade, você precisa ter DISCIPLINA e PERSEVERANÇA . Disciplina para equilibrar as coisas, saber até onde você pode chegar, recusar comidas apetitosas e praticar atividades físicas. E a perseverança para não desistirmos no meio do caminho. Saiba mais detalhes sobre importância da perseverança na perda de peso lendo nosso artigo Quer perder peso (Emagrecer)? Tenha perseverança!

Seus objetivos na vida

Uma pessoa para crescer precisa sonhar e ter objetivos na vida. Estes objetivos te fazem escolher caminhos para conseguir alcançá-los e são esses caminhos que você escolhe que te levarão ao resultado. Ou seja, se você tiver como objetivo ter um estilo de vida saudável, escolha o caminho que te leve até ele, um caminho sem volta.
Mas cuidado, muitas vezes quando temos objetivos demais acabamos não nos concentrando em nenhum deles e nos perdemos no meio do caminho. Por isto que conseguir mudar para um estilo de vida saudável as vezes pode parecer ser tão difícil.

A ansiedade também é um vilão, pois muitas vezes nos entusiasmamos com uma ideia e depois a coisa vai esfriando. Você sabe o que eu quero dizer, por exemplo: alguém que se inscreve para a academia, na primeira semana vai todos os dias e faz mais do que deveria. Na próxima semana ela não irá todos os dias pois se sentirá cansada e com dores musculares e é ali que ela pode acabar desistindo.

Você deve sim sonhar grande, mas deve começar devagar, passo a passo, sem atropelar as coisas.

Pegue como exemplo hábitos típicos como: escovar os dentes, colocar o cinto de segurança, tomar banho. São pequenas ações que você nem se da conta que está fazendo, você simplesmente faz. São ações pequenas que se tornam hábitos. Faria sentido então se você quiser formar novos hábitos, começar com pequenas mudanças? Numa velocidade que o seu cérebro possa aprender rapidamente e isso possa virar um novo hábito? Para mais detalhes sobre este assunto confira nosso artigo Quer perder peso (emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!

E se você começar a pensar em seus objetivos de vida, não aqueles objetivos grandes e audaciosos que você só pode conseguir quando for a hora, quando tiver mais recursos ou então quando finalmente chegar a sua grande chance … mas sim os objetivos pequenos, comportamentos diários que são repetidos até que o sucesso se torne inevitável. Faria sentido, não faria?

O ambiente pode influenciar no seu estilo de vida?

Você já pensou sobre como o ambiente em que vive (sua casa, seu escritório , lugares que frequenta) determina o tipo de ações que você toma? Se você pretende criar hábitos saudáveis comece a perceber o que está em sua volta. O ambiente em que você se encontra influencia em muito seu estilo de vida.

Muito das ações que fazemos são respostas de como as coisas estão organizadas ao seu redor. Por exemplo: na cozinha há um pote com biscoitos, se eu entrar na cozinha vou acabar comendo um ou mais e não porque eu quero comer um biscoito e sim porque os vi ali. Com isso entendi que tudo que está ao meu alcance é uma escolha mais fácil para mim. E por isso a idéia básica é: o que eu realmente quero, preciso deixar bem visível e o que me faz mal devo esconder para nem lembrar que existe.

Ja diz o ditado: “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Quanto mais longe você ficar das tentações melhor será para você pois não sentirá falta.

Como então podemos nos controlar para ter um estilo de vida saudável e não desistir diante as dificuldades?

9 dicas para mudar para um estilo de vida saudável:

  1.  Ambiente: Analise o ambiente que você se encontra, se você quer manter um estilo de vida saudável evite lugares que tenham tentações, isso só irá dificultar o seu caminho. Procure lugares com os quais você possa tirar benefícios.
  2.  Escolha o momento certo: Motivação deve vir de dentro, com grande necessidade de mudança. É melhor evitar iniciar enquando você não está numa fase boa, como quando tiver dificuldades conjugais ou financeiras.
  3. Acreditar: Pode parecer óbvio, mas a confiança na capacidade de mudar é essencial. Acredite em você, acredite que você pode!
  4. Comece com pequeno passos: Não comece dietas ou atividade físicas exageradas e com alta intensidade. Pequenas mudanças no dia a dia são mais fáceis para controlar e fazer com que virem hábitos.
  5. Estabeleça metas realistas: As metas mais úteis são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e de tempo limitados. Um exemplo é caminhar 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
  6. Acompanhar sua alimentação: As pessoas que se auto-monitoram sobre o que elas comem emagrecem muito mais do que aquelas que não fazem um acompanhamento do que estão comendo.
  7. Controlar o estresse: As situações estressantes podem te distrair de uma vida saudável. Encontre maneiras de lidar com isso, organize sua rotina, não se abale por qualquer coisa e NÃO DESCONTE NA COMIDA. Saiba Como vencer os dias difíceis sem atacar a geladeira
  8. Sono: O sono adequado é a base para a mudança de comportamento. Falta de sono pode levar a más decisões e irritabilidade, o que pode dificultar os esforços para mudar. Para saber sobre a importância do sono para o emagrecimento leia Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!
  9. Apoio: Lutar sozinho é muito mais difícil para chegar ao objetivo final. Procure apoio de um médico, nutricionista, personal trainer e compartilhe com a sua familia e amigos que você precisa do apoio deles para incentivar e reforçar as mudanças positivas.

Realmente mudar para um estilo de vida saudável pode parecer difícil. Mas sei que com esforço e dedicação a gente consegue. Se esse é nosso objetivo, nossa escolha, vamos seguir os caminhos que nos levem a ele. Que tal tentar? E não desista no primeiro obstáculo, você, eu, nós somos mais capazes do que imaginamos.

Quer compartilhar alguma dica para manter um estilo de vida saudável? Escreva para a gente e vamos incentivar um ao outro.

Saúde Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • http://viagensdicas.com Patricia Darugna

    Parabéns pelo post Mel. Muito bem escrito e inspirador!
    Gostei muito das dicas!
    Beijos,
    Paty

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Melanie Mafli

      Obrigada Patricia! Fico feliz que tenha gostado. E espero poder te inspirar cada vez mais.
      Beijos.

  • Pingback: Benefícios de ter um parceiro de treino()

  • Pingback: 7 dicas para o seu Projeto Verão()

  • edino_júnior

    Parabéns pelo artigo.
    Estou a aproximadamente 3 meses, realizando está mudança de hábitos alimentares e saindo do sedentarismo.
    Os resultados são visíveis para todos os que convivem comigo, principalmente pra mim.
    Desejo boa sorte para todos, q buscam uma melhor qualidade de vida.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Edino! Obrigada por compartilhar seus resultados conosco também, a troca de experiências é bastante relevante.
      Continue com um estilo de vida saudável pois as mudanças serão constantes! Boa sorte para nós! Beijos Melanie

  • Pingback: 5 coisas sobre minimalismo - Tara Vivendo - O seu blog de estilo de vida()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...