OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

9 Dicas do que fazer antes de iniciar uma nova atividade física

Melanie Mafli Saúde 1 comentário">1 comentário
garotacorrendo

Iniciar uma nova atividade física é sempre excitante, ou pelo menos deveria. Mas é necessário se preparar e fazer algumas coisas antes de iniciar. Saber essas dicas antes de começar vai te ajudar a acompanhar o seu progresso ao longo do caminho, o que fará com que você fique mais motivado.

1. Permissão médica: A aprovação médica é ainda mais importante se você for iniciante. É necessário para descartar qualquer indício de doenças, principalmente cardiovasculares, que possam gerar complicações. Sugiro que você vá a um cardiologista para fazer um checkup e avaliar sua condição aeróbica entre outros exames que serão solicitados pelo mesmo. Se tiver dores nas articulações, visite um ortopedista. O seu médico deve saber qual o tipo de atividade física você irá praticar.

2. Pesar-se: A maioria das pessoas não se pesa antes de iniciar uma atividade física. O ideal é obter esta medida no início da manhã, ou sempre no mesmo horário. Eu sei que quando estamos um pouco acima do peso, temos um certo receio da balança, mas é importante sabermos o peso atual para termos como parâmetro e podermos avaliar o progresso no decorrer do programa de exercícios.

3. Tire suas medidas: Medir nosso corpo é importante, pois você poderá acompanhar quantos centímetros perdeu, mesmo que na balança a diferença seja mínima. Isso se deve porque na prática de um exercício você trocará massa gorda por massa magra e isso na balança muitas vezes não é mostrado. Contudo nas medidas você verá o resultado. Meça: cintura, quadril, cada coxa, cada Bíceps, e peito.

4. Tire fotos: Muitos não se sentem confortáveis em tirar fotos de si mesmo para este propósito, mas elas são sim muito importantes. Pense nelas como suas fotos de despedida.
Elas servem para dois objetivos:

a) Para poder ver como você é antes de começar a praticar um exercício e acompanhar o progresso no decorrer do tempo. Uma boa prática é fazer uma nova foto a cada 30 dias, assim você poderá comparar seus resultados.

b) Está desmotivado? Dê uma espiadinha na sua foto e veja o quanto você evoluiu e diga a si mesmo que não quer mais ser como antes.

5. Meça o percentual de gordura (avaliação física): Uma das dicas mais importantes. Você deve medir o seu percentual de gordura. Para acompanhar o seu percentual de gordura corporal, você simplesmente precisa escolher um método e usá-lo durante toda a duração do seu programa.

6. Escolha o local de treino: A escolha do lugar deve ser de fácil acesso. Na minha opinião, no caminho para casa. Isso fará com que você não tenha desculpas pois vai passar perto do local de qualquer forma. É importante também sentir-se bem e gostar do lugar. São pequenos detalhes que farão grande diferença, mais ainda quando se sentir desmotivado. Praticar esporte onde tenham amigos também é uma forma de motivação.

7. Hidrate seu corpo: O consumo de água deve ser entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale à pena usar uma bebida isotônica. Acesse nosso post sobre A importância da hidratação no exercício físico para se aprofundar um pouco mais neste assunto.

8. Crie um diário de alimentação: Este método é ideal para quem quer perder peso. Ele é usado para visualizar o que você está comendo, facilitando sua análise do que está ingerindo e onde poderia fazer melhorias. Ali você poder calcular sua ingestão calórica e anotar também quantos litros de aguá você tomou no dia. Existem inúmeros aplicativos para Iphone e Android que registram este diário. O que me adaptei melhor e estou utilizando é o MyfitnessPal, disponível na AppStore e no Google Play.

9. Alongue-se: O alongamento é essencial antes e depois de cada atividade física. Fará com que evite problemas nas articulações e evita encurtamentos musculares.Acesse também nosso post sobre Alongar, é preciso? para saber um pouco mais sobre esse assunto.

Agora você já sabe o que deve fazer antes de iniciar uma atividade física, o que está esperando? Seja determinado e vá atrás do seu sonho. Estes passos irão facilitar o dia a dia para que você chegue lá. Eu mesma os utilizo e estou vendo os resultados. Ficaria muito feliz em saber que está dando certo pra você também!

Você seguiu alguma destas dicas antes de iniciar uma atividade física? Possui alguma dica que deixamos passar? Compartilhe Conosco!

Saúde Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • ALanbareh

    ribeiroevandroMay 11, 2011f3timo post,existe uma forma de resetar os itens soolcienades sem a necessidade de regarregar a pe1gina? estou comee7ando agora em java script e tenho muitas duvidas, sei que e9 uma pergunta besta mais tenho essa dificuldade.

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...