Mulher chocolate dark

8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau

Chocolate é algo que nos da água na boca a qualquer hora. Quem não gosta de um chocolate depois de uma refeição, na hora do filme, ou então apenas para matar a vontade?! Contudo o chocolate pode ser visto como um grande vilão na nossa alimentação saudável. Não é a toa que tudo que é proibido é mais gostoso, concordam? Mas aí vem a notícia boa: O chocolate com alto teor de cacau é saudável e traz alguns benefícios.

Por que o chocolate nos dá tanto prazer ao comê-lo?

Assim como qualquer outro doce, o chocolate ao ser degustado nos proporciona uma sensação de alívio e prazer e isto ocorre devido a produção de serotonina, que é uma substância conhecida por melhorar o nosso humor. Por exemplo: o açúcar dos doces é metabolizado mais rapidamente pelo organismo e a serotonina precisa de açúcar para ser produzida, portanto, a serotonina entrará no sistema circulatório em maior quantidade quando ingerido algum doce. Por isso existe esta sensação de prazer imediato.

Por que os chocolates com alto teor de cacau são saudáveis?

Primeiramente, vamos definir o que é um chocolate com alto teor de cacau. Os acima de 60% já podem ser considerados bons, porém quanto mais alto o teor de cacau mais benefícios ele trará.

Cacau em pó é derivado a partir de grãos que contêm quantidades substanciais de antioxidantes naturais chamados flavonóides (que podem dilatar os vasos sanguíneos). Pesquisadores descobriram que o cacau natural contém a maior capacidade do procianidina antioxidante. Estes antioxidantes são eficazes para ajudar a prevenir o câncer, doença cardíaca e derrame.

8 motivos para comer chocolate com alto tero de cacau:

  1.  Protege contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral: O fato do cacau conter muitos flavonóides e eles serem responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos, estes reduzem os riscos de ataques cardíacos e derrames.
  2.  Reduz o risco de câncer de cólon: Os polifenóis do cacau do chocolate escuro reduz o risco de câncer colorretal. Isso foi determinado em um estudo realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, na Espanha, que foi publicado na revista Molecular Nutrition.
  3. Contêm gorduras saudáveis: O chocolate com alto teor de cacau contêm ácido oléico abundante ( também conhecido como ômega-9), o tipo de ácido graxo encontrado também no óleo de oliva, que ajuda a prevenir doenças do coração e promover a atividade antioxidante. Para conhecer mais sobre como as gorduras são importantes para o emagrecimento, acesse nosso artigo Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura!
  4.  Controla o açúcar no sangue: O chocolate com 60% de cacau ou mais, tem menos açúcar, o que inibi o problema de açúcar no sangue, potanto ajuda a prevenir diabetes e a obesidade. Os flavonóides, já comentado anteriormente, no chocolate com alto teor de cacau também ajudam a reduzir a resistência à insulina, ajudando as células a funcionarem normalmente e recuperarem a capacidade de utilizar a insulina do seu corpo de forma eficiente. Saiba como fazer seus hormônios trabalharem a favor do emagrecimento em Faça seus hormônios trabalharem a seu favor no emagrecimento
  5.  Melhora o Humor: O chocolate em si é um anti-depressivo natural. Pois como estimula a produção de serotonina e endorfina, ele nos dá uma maravilhosa sensação de prazer.
  6. Contêm antioxidantes: Os antioxidantes ajudam a diminuir os radicais livres do seu corpo, que causam danos oxidativos às células. Os radicais livres estão associados no processo de envelhecimento e pode ser uma causa de câncer, portanto, comer alimentos ricos em antioxidantes, como o chocolate com alto teor de cacau pode protegê-lo de vários tipos de câncer e retardar os sinais de envelhecimento.
  7. Contêm teobromina: A teobromina endurece o esmalte dos dentes. Isso significa que o chocolate com alto teor de cacau, ao contrário da maioria dos outros doces, diminui o risco de contrair cáries, desde que a higiene bucal seja feita de maneira adequada.
  8. Ricos em vitaminas e minerais: As vitaminas e minerais que são encontrados no chocolate de alto teor de cacau são : Potássio, Cobre ( ambos ajudam a prevenir contra doença cardiovasculares e acidente vascular cerebral), Magnésio (previne a diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardíacas) e Ferro (que protege contra a anemia por deficiência de ferro).

Qual a quantidade de chocolate com alto teor de cacau posso comer?

Não há recomendação específica para o consumo de chocolate com alto teor de cacau. Porém é tudo uma questão de equilíbrio. Só fará bem a sua saúde se não comermos em excesso. Considere comer um quadrado pequeno de 3 a 5 vezes por semana. Assim você irá satisfazer a sua vontade e não terá tanto peso na consciência.

Chocolates que eu e o Dani costumamos comprar e adoramos:

Chocolife 70% cacau
8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau chocolife 70 cacau 25g chocolife 20871 0468 17802 1 product 150x150

Choco Soy Dark
8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau choco soy dark 2 x 25g olvebra 16201 1365 10261 1 product 150x150

Mini Tabletes Cacau Show
8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau mini tabletes 5g 150x150

HERSHEY’S SPECIAL DARK Menta
8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau hersheys 150x150

Lindt Excellence 85% Cacau Dark
8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau lindt excellence 85 150x150

Bateu aquela vontade de comer chocolate? Não tenha medo, você não vai fugir do estilo de vida saudável. O importante é saber escolher e equilibrar. Agora você já sabe que pode recorrer ao chocolate com alto teor de cacau. E afinal ser feliz e viver também é qualidade de vida!

Você tem mais alguma indicação de algum chocolate com % de cacau? Compartilhe conosco!

COMPARTILHE

Melanie Mafli

Praticante de um estilo de vida saudável.

Tags:,

Comente 0 Comentários

Seus dados