OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

13 coisas que você pode não saber sobre o câncer de mama!

Melanie Mafli Saúde 0 comentários">0 comentários
Câncer de mama

Olá queridas leitoras! Estamos no mês de outubro e não poderia deixar de falar do câncer de mama. Este mês em especial é um mês para refletirmos sobre esta doença, agradecer pelas muitas pessoas que já passaram por isso e hoje estão curadas, chamar a atenção das pessoas para o auto exame e as precauções. Outubro Rosa estamos com você!

Segundo o Instituto nacional de Câncer, o câncer de mama é o segundo câncer que mais mata no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Mais comum acima dos 35 anos de idade, pode também atingir pessoas com idade inferiores.

No Brasil as taxas de mortalidade de câncer de mama continuam elevadas, muitas vezes porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Por este motivo nós do Doce Dieta não poderíamos deixar passar o Outubro Rosa em branco. Ainda há muito para se divulgar sobre esta doença informando as pessoas sobre como preveni-la.

13 coisas que você pode não saber sobre o câncer de mama:

Devemos aproveitar este mês de outubro para lembrar de fazer o auto exame nas mamas ou então as mulheres acima de 35 anos fazerem a mamografia. Muitas coisas já se sabe do câncer de mama, ou estamos cansados de saber. Porém será que temos a atitude para realmente fazer o que é necessário prevenindo o câncer de mama? Será que sabemos tudo sobre o assunto?

1. Mulheres Afro-americanas são mais propensas a morrer da doença:

O câncer de mama afeta todas as idades e raças, porém dados recentes da Sociedade Americana do Câncer deixam os estudiosos com a pulga atrás da orelha. As mulheres Afro-americanas com idade inferior a 45 anos são mais propensas em ter um diagnóstico de câncer de mama além de serem mais propensas a morrerem pela doença. Os especialistas não sabem ao certo por quê, mas o incentivo para prevenção da doença nas mulheres Afro-americanas está sendo intensificado.

2. Genética? A Família do seu pai também influencia:

Muitas mulheres acreditam que quando há um caso de câncer de mama na família pelo lado paterno, não há riscos. Por este motivo antigamente, muitas mulheres não acreditavam ter o risco de obter câncer de mama. Os especialistas hoje tentam mudar este pensamento e enfatizam que ambos os lados da família inflenciam geneticamente para o câncer de mama.

3. O fumo passivo pode aumentar o seu risco:

Fumante passivo
Ser fumante passivo aumentam seus riscos de contrair o câncer de mama.

Se você não é fumante, parabéns, sua saúde agradece muito. Mas infelizmente ser fumante passivo também pode gerar riscos. Um estudo com mais de 500 mulheres no México chegou a conclusão que aquelas pessoas que são regularmente expostas ao fumo passivo têm um risco três vezes maior de desenvolver o câncer de mama do que aquelas que evitam esta fumaça.

4. Estar com amigos ou familiares é essencial e pode prevenir contra o câncer de mama:

amigos
Estar entre amigos e familiares reduzir o risco de câncer de mama

Você se reúne frequentemente com amigos e familiares? Eis aqui uma razão importante para aceitar mais convites de pessoas que te fazem bem. Um estudo recente, feito pela Universidade de Chicago, Estados Unidos relata que mulheres solitárias podem ter um maior risco para o surgimento do câncer de mama. A teoria? Estresse e ansiedade causada pelo isolamento social podem ter o poder de aumentar o crescimento de tumores nas mamas.

5. Salada pode ajudar a prevenir o câncer:

Você costuma comer saladas? Talvez agora você comece a incluir a salada no cardápio. Estudos afirmam que comer salada verde, principalmente o agrião, pode ajudar a evitar o câncer de mama. Uma equipe de cientistas verificou que o composto feniletil isotiocianato, que dá à folha o sabor picante, é capaz de bloquear a função da proteína HIF, responsável pelo crescimento de novos vasos sanguíneos que possibilitam o desenvolvimento da patologia.

6. A cada 13 minutos, uma mulher morre de câncer de mama:

Estatísticas sobre esta doença fatal não são animadoras. Além de certos tipos de câncer de pele, o câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, como já falado anteriormente. Para ter uma idéia: Liste oito mulheres em sua vida que você ama e admira. Segundo as estatísticas, uma dessas mulheres irá desenvolver câncer de mama em sua vida. É triste e talvez uma delas seja você mesma. Por isso, previna-se!

7. Encontrou um caroço: não se desespere:

Você descobriu um nódulo em sua mama? Consulte o quanto antes o seu médico, mas não se desespere antes da hora. Especialistas dizem que mais de 80% dos nódulos mamários são benignos e muitas vezes inofensivos. Porém não fique na dúvida, é melhor prevenir do que remediar.

8. Óleo de peixe pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama:

Quer reduzir o risco de câncer de mama em 32%? Pesquisadores em Seattle-Estados Unidos cujo estudo foi recentemente publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers, Prevention aconselha a tomar um suplemento de óleo de peixe por dia. Veja o por que: O ômega-3 e os ácidos graxos no óleo de peixe pode ajudar a combater o câncer de mama. Caso não queira usar suplementação, aproveite os alimentos naturais como: salmão, linguado, sardinha, linhaça, nozes e amendoim (saiba como preparar sua própria pasta de amendoim em Pasta de Amendoim é saudável, faça você mesmo!) ,que são ricos em ômega 3.

O Suplemento de ômega 3 que gosto de comprar é este aqui:
Omega-3 DHA 500 da Naturalis
Omega-3 DHA 500 da Naturalis

9.Materiais de limpeza ​​podem influenciar na doença

Há evidências em estudos de que o uso regular de produtos de limpeza fortes e até purificadores de ar, podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama. Muitos produtos de limpeza podem conter “desreguladores endócrinos” e outros compostos que podem ser cancerígenos para glândulas mamárias. Devo parar de usar produtos de limpeza? Não. Mas provavelmente deve usar o mínimo do necessário para obter uma área limpa e considere abrir as janelas durante a limpeza, deixando o máximo de ar fresco circular no ambiente.

10. Detecção precoce e tratamento salvam casos de câncer de mama:

auto exame
Faça o auto exame e previna-se!

A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para melhorar suas chances de vencer a doença. Na verdade, de acordo com estimativas, 96% das mulheres que detectam o câncer cedo o suficiente estarão livre do câncer em cinco anos. Por isto é tão importante unirmos as forças e divulgar o câncer de mama para as informações chegarem a todas as pessoas. Hoje em dia ter câncer de mama não é mais sinônimo de morte. Mas para isto é preciso ser diagnosticado no estágio inicial.

11. Homens também têm câncer de mama:

Isso mesmo, homens também precisam se prevenir contra o câncer de mama. Embora a doença no homem ainda ter causas desconhecidas, especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como: fatores genéticos, fatores ambientais, hormonais entre outros.

12. Exercício físico ajuda a prevenir o câncer de mama:

Ótima notícia!Mais uma vez os exercícios físicos estão a nossa disposição para nos dar uma qualidade de vida melhor. Uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota -Estados Unidos nos explica por que o exercício tem este efeito. O que eles dizem é que o exercício físico parece mudar a maneira como o seu corpo lida com o estrogênio, que muitas vezes é o combustível de câncer de mama. Mulheres que praticam atividade física moderadamente de 3 a 4 horas semanais reduzem o risco em 30% a 40%.

13. Densidade nas mamas pode aumentar o risco de câncer de mama:

Ter seios muito densos aumenta o risco de câncer de mama, no mínimo, duplica. O tecido denso torna mais difícil a visualização dos tumores em uma mamografia. E assim muitas vezes não se detecta a doença no primeiro estágio. Existem outros exames que podem ser feitos neste caso, consulte seu médico e veja a melhor alternativa.

Você tinha conhecimento de todos os itens que listamos acima? Se já sabia é sempre bom reforçar. Agora se não tinha conhecimento de algum item, fique tranquilo. É por isso que existe o Outubro Rosa, para passar informações da doença para as pessoas. Muitas vezes a falta de informações e prevenções levam a pessoa com esta doença, que poderia ser tratada, a morte. E hoje em dia com tantos meios de comunicação e informações disponíveis é triste saber que a taxa de mortalidade nesta doença ainda é alta.

Outubro Rosa
Outubro Rosa, o Doce Dieta está com você!

Conclusão

Vamos todos nós nos informar sobre o câncer de mama. Não apenas ter conhecimentos de como prevenir, mas sim, realmente tomar uma atitude. Pois as vezes não damos muita atenção e quando descobrimos pode ser tarde demais.

Saúde Tags: , , , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...