OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

10 motivos para incluir o espinafre na sua alimentação!

Melanie Mafli Saúde 2 comentários">2 comentários
espinafre

Eu e o Daniel estamos comendo muito espinafre na nossa alimentação. Isso porque o espinafre faz MUITO BEM a saúde! Claro a nossa dieta do Tim Ferris que estamos seguindo por dois meses ajudou um pouco na frequência em que comemos este alimento. Porém cada dia que passa gosto mais do sabor. É só saber preparar do jeito certo e dar um sabor especial com tempeiros e ervas.

Outro motivo que me faz escolher o espinafre na alimentação são os beneficios que trás pra saúde. E é isso que vamos ver aqui hoje. Com certeza o desenho Popeye não usava o espinafre pra mostrar os músculos dele a toa. Vamos ver o que está por trás deste vegetal incrível.

10 motivos para incluir o espinafre na sua alimentação

1.Vitaminas e minerais:

O espinafre tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio, magnésio e Fósforo.

O Ferro é muito importante para a formação de sangue, o Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Além de terem vitaminas A para função imunológica, complexo B12e B6, vitamina C, D e K. Fitonutrientes como os carotenóides (beta caroteno, luteína, zeaxantina) e flavonóides hajem como proteção antioxidante.

2.Poucas calorias:

Uma porção de 2 xícara de espinafre cru contém apenas 14 calorias, ou seja, não precisa se preocupar com as calorias ao ingerir espinafre.

3.Anti-inflamatório:

Neoxantina e violaxantina são dois anti-inflamatórios que são encontrados em quantidades abundantes nas folhas de espinafre. O beta-caroteno, como a vitamina C e vitamina K possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser úteis para reduzir os sintomas de inflamação.

Além disso, o magnésio e a riboflavina, dois nutrientes de que o espinafre é uma excelente fonte, podem ajudar a reduzir a frequência das crises de enxaqueca.

4.Anti-cancerígeno:

Há muitos flavonóides no espinafre que atuam como antioxidantes, protegendo o corpo dos radicais livres. Há pelo menos 13 compostos de flavonóides diferentes que agem como substâncias anti-cancerígenas.

Pesquisadores ficaram tão impressionados com a quantidade de propriedade anti-cancerígenas encontradas no espinafre que criaram um extrato de espinafre para usar em alguns estudos. Percebeu-se que os extratos de espinafres retardam a divisão da células cancerígenas no estômago.

Também no câncer de próstata o espinafre é bastante benéfico.

5.Anti-oxidante:

Rico em nutrientes antioxidantes incluindo a vitamina C, a vitamina E, a vitamina A (sob a forma de carotenóides), e manganês, bem como uma boa fonte de zinco anti-oxidante e uma boa fonte de o selênio. O espinafre ajuda a diminuir o risco de inúmeros problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo.

Nossos vasos sanguíneos, por exemplo, são suscetíveis a danos causados ​​por estresse oxidativo. Ingestão de espinafre tem sido associado a diminuição do risco de vários problemas relacionados como a dos vasos sanguíneos, incluindo aterosclerose e hipertensão arterial.

Curiosamente, os benefícios da pressão arterial de espinafre podem estar relacionada não só devido a seus antioxidantes , mas também a alguns de seus peptídeos especiais. Peptídeos são pequenos pedaços de proteína, e os pesquisadores descobriram que vários peptídeos no espinafre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Luteina e zeaxantina são antioxidantes primários em várias regiões do olho, incluindo a retina e da mácula. Acredita-se que o espinafre tem um papel de desempenhar na prevenção de problemas oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade.

6.Fortalece os ossos:

O espinafre é um vegetal rico em cálcio e fósforo, ambos responsáveis pelo fortalecimento dos ossos e da construção muscular.

A vitamina K, também fornecido pelo espinafre é importante para a manutenção da saúde dos ossos. As bactérias ​​em nossos intestinos convertem a vitamina K1 em vitamina K2, que ativa a osteocalcina, a proteína não-colagenosa importante dos ossos.

A osteocalcina ancora moléculas de cálcio no interior do osso. Vitamina K é muito importante e é difícil encontrar vegetais que são ricos em vitamina K, neste caso o espinafre tem.

7.Melhora a digestão:

O que poucos sabem é que o espinafre faz muito bem para a digestão. Ele alivia a constipação e protege o revestimento mucoso do estômago, de modo que você fique livre de úlceras.

8.Saúde gastrointestinal:

O betacaroteno e a vitamina C trabalham para proteger as células do cólon do organismo contra os efeitos nocivos de radicais livres.

9.Bom para os Olhos:

Comer espinafre pode ajudar a minimizar o risco de degeneração macular relacionada à idade e catarata. O espinafre é uma das melhores fontes devido a dois carotenóides chamados luteína e zeaxantina, que dão uma cor amarela aos alimentos e ajuda a prevenir danos que podem ocorrem aos seus olhos devido luz ultra-violeta.

10.Previne contra doenças cardíacas:

O ácido fólico encontrado no espinafre ajuda a diminuir os seus níveis sanguíneos do aminoácido homocisteína, que em níveis elevados, pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Espinafre contém substâncias chamadas nitratos, que reduzem a pressão arterial e diminui o estresse oxidativo. É uma excelente fonte de vitaminas C e A que são ótimos antioxidantes.

Curiosidades extras do espinafre:

  • O espinafre contem muito ácido oxálico, o que bloqueia a absorção de cálcio e ferro. Porém uma maneira de diminuir estes ácidos é ferver as folhas antes de comer por pelo menos 2 minutos.
  • Em mulheres grávidas, o espinafre é essencial para o crescimento do feto para assegurar o desenvolvimento adequado do sistema nervoso. Pois possui folato.
  • As vitaminas e minerais encontrados no espinafre pode lhe trazer alívio rápido de pele seca e coceira. O consumo regular de suco de espinafre fresco, orgânico vem mostrando ser ótimo para melhorar a saúde da pele de forma dramática.

Conclusão:

O Espinafre além de ser gostoso, quando bem preparado, trás muito benfícios como vistos acima. Avalie a sua alimentação e veja se não é possível incluir o espinafre algumas vezes por semana. Você vai ver como este vegetal pode lhe trazer benefícios. Como eu já disse, não é a toa que nosso velho Popeye comia espinafre com frequencia. Alguma coisa tem, não?!
Boa semana a todos!

Saúde Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...