OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Receita: Como fazer Tapioca

Melanie Mafli Receitas 1 comentário">1 comentário
Tapioca-capa

Ultimamente, muito tem se falando em alimentos sem glúten. Por este motivo, resolvemos compartilhar com vocês hoje a receita de Tapioca.

Que além de ser prática para fazer é super saudável. Por ser livre de glúten, ela vem ganhando as mídias e o crescimento do interesse por esse alimento nos últimos meses estourou no cenário de alimentação saudável e fitness. Pode ser consumida por qualquer pessoa, no café da manhã, no lugar do pão ou no lanche durante o dia.

Antes de passar a receita vamos conhecer um pouco a Tapioca, qual sua origem e por que é tão saudável.

Origem da Tapioca:

A Tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, do norte do país, de origem indígena. Logo após o descobrimento do Brasil, os colonizadores portugueses na capitania hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como substituto do pão.

Logo mais ela se espalhou para os demais povos indígenas, e depois para os escravos no Brasil. Por isso hoje, a Tapioca é um dos mais tradicionais símbolos da culinária do nordeste.

Por que optar pela Tapioca?

  • Pouco Calórica: A tapioca é pouco calórica, uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias. Claro que é preciso combinar a tapioca com outro alimento saudável, como frutas, ovos mexidos, entre outros. Pois se colocar algo calórico em cima os resultados não serão os mesmos.
  • Não contém glúten: por ser um alimento sem glúten ela vem ganhando espaço no mundo fitness. A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. Vamos saber mais sobre este assunto na semana que vem, onde abordarei sobre a alimentação sem glúten.
  • Fácil de fazer: A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. E o preparo dela é muito prático. Vamos ver na receita abaixo. Para uma tapioca nutritiva, é legal o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.
  • Substituto do pão: O pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino. Por este motivo é ideal substituir o pão por Tapioca.

Ingredientes

  • Polvilho doce 1 kg
  • Água 0 kg
  • Sal a gosto 0 unidades

Modo de preparo da tapioca:

  1. Umedeça 1 kg de polvilho e deixe na geladeira por 12 horas
  2. Passe na peneira e misture uma pitada de sal
  3. Aqueça uma frigideira e coloque uma pequena quantidade
  4. Espere a farinha ficar úmida e vire com uma espátula
  5. Está pronta para você colocar o recheio que quiser.

Para a nossa Tapioca de hoje, decidimos colocar geléia de morango e cobrir com coco ralado. Fica uma delícia!

Espero que tenham gostado da receita de hoje. Aproveitem o feriado nacional para provar esta delícia já no café da manhã!

Abração.

Receitas Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...