Quando estava na adolescência, uma encomenda que eu sempre fazia aos meus pais era para trazerem a pasta de amendoim ou manteiga de amendoim para fazermos saunduíches. Eu me deliciava com o sabor intenso do amendoim com esta consistência. Na época eu nem poderia imaginar que a pasta de amendoim trás vários benefícios para a saúde, inclusive para o emagrecimento quando consumido de maneira adequada. Confira os benefícios e a receita a seguir:

Benefícios da pasta de amendoim

Pode sim ajudar você a perder peso

Dizer que a pasta de amendoim, ou manteiga de amendoim, é um alimento ideal para dietas com restrição de calorias pode parecer um pouco contraditório. Contudo ela é rica em fibras e proteínas que podem fazer o papel de criar um sentimento de saciedade, fazendo com que você coma menos no geral. Além disso, dar uma colherada de pasta de amendoim parece ser uma tentação que pode matar a ansiedade de quem está em fase de transformação da sua rotina para ter um estilo de vida saudável. Só cuidade para não exagerarem nesta tentação e acabar com o pote hein?! #ficaadica

livro dieta pasta de amendoimPara quem curte ler em inglês, recomendo também a leitura do livro The Peanut Butter Diet do autor Holly McCord. Seu livro foi motivado por dois estudos recentes, um da Universidade de Harvard, o outro de Penn State. Os pesquisadores descobriram que uma dieta que inclui alimentos com altos níveis de gorduras monoinsaturadas, como a pasta de amendoim pode ajudar as pessoas a perder peso e prevenir doenças cardíacas.

É Muito Nutritivo

A pasta de amendoim tem o todo poderoso antioxidante, a vitamina E, Magnésio que é um amigão dos nossos ossos, e potássio que ajuda na construção e recuperação muscular. Pesquisas mostram que a ingestão de amendoim pode diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições crônicas de saúde. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association constatou que consumir cerca de 30g de amendoim (aproximadamente de 2 colheres de sopa) por pelo menos 5 dias por semana pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30%.

Altamente Gorduroso. Com Gorduras do Bem!

A pasta de amendoim é repleta de gordura monoinsaturada, conhecida por melhorar os níveis de colesterol bom. Um estudo recente descobriu que os adultos resistentes à insulina que consumiam uma dieta rica neste tipo de gordura tinha menos gordura localizada na barriga do que as pessoas que comiam mais carboidratos ou outros tipos de gorduras, como as saturadas. Para saber mais da importância das gorduras na dieta, acesse: Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura!

Fácil de incorporar na rotina

Um dos problemas de quem precisa se alimentar corretamente é a falta de tempo para comer as calorias certas no horário certo. A pasta de amendoim fornece uma solução rápida para isso. Manter um pote de pasta de amendoim em seu escritório ou em sua bolsa de treino permite que você absorva as calorias necessárias e muitas gramas de proteína uma colherada. Ele também fornece proteína rápida diretamente após seu treino, momento em que seus músculos mais pedem este tipo de nutriente.

Faça você mesmo!

A Mel e eu temos cuidado muito com os alimentos processados. Evitamos ao máximo. Um pode de pasta de amendoim comprado no mercado, processado industrialmente, muitas vezes tem coisas terríveis adicionados. Encontramos gordura hidrogenada na composição de praticamente todas as pastas de amendoim industrializadas disponíveis. Sendo assim, vamos a nossa recieta desta sexta! Simples, rápida, e comprovadamente saudável!

[ingredients]

Modo de preparo da Pasta de Amendoim:

Você precisará de um mini-processador de alimentos ou um processador. É muito simples pessoal! Basta colocar o amendoim no processador e ter paciência, os grãos vão virar pó, e posteriormente a gordura irá soltar do amendoim e formará a pasta ou manteiga de amendoim. como na imagem abaixo:

Pasta de amendoim no processador de alimentos.

Pasta de amendoim no processador de alimentos.

Conclusão

É isso aí pessoal, espero que vocês aproveitem esta dieta, economizem dinheiro fazendo sua própria pasta de amendoim, e o mais importante que ter a certeza de que está consumindo algo saudável. Mas lembrem-se da dica, a moderação é tudo! abraços!!