OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Hamburguer saudável, existe milagre?

Daniel Darugna Receitas 8 comentários">8 comentários
hamburguer-capa

Bom dia Galera! Você é como eu que adora um hamburguer? É sobre isto que falaremos na receita de hoje. Mostrarei para você como que com apenas algumas mudanças na preparação do lanche é possível fazermos um hamburguer saudável e saboroso sem comprometer nossos objetivos! Confira!!!

Quando trata-se de um sanduíche de hamburguer, x-salada, x-burguer, x-egg, ou qualquer outra variação, simples variações no método de cozimento, tamanho das porções, a escolha do pão e os ingredientes pode significar a diferença entre uma refeição relativamente inofensiva ou um veneno cheio de calorias, gorduras e sódio. Baseado na minha experiência sugiro alguns pontos de atenção para prestarmos muita atenção, conforme abaixo:

Dicas para um Hamburguer Saudável

1. Existem carnes e carnes. Faça você mesmo

Algumas carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, que aumenta o colesterol e acaba com a sua saúde. A única garantia de que seu hamburguer será feito 100% de carne magra é se você mesmo o fizer. Compre uma carne magra e peça para moer na hora, usamos aqui em casa o músculo dianteiro, ou “paleta”, ou ainda o patinho ou fraldinha. A fraldinha por exemplo, pode ter até 85% de carne para 15% de gordura. Isto é uma ótima proporção em termos de carne vermelha.

2. Vai fritar??

Não frite seu hamburguer! De quê adianta você comprar uma carne magra se você encher de óleo na hora de prepará-lo?
Para resolver isto existem duas maneiras. A primeira é você utilizar uma panela de cerâmica, como está panela de cerâmica que compramos na Polishop. Com ela você pode “fritar” seu Hamburguer sem usar nem um pingo de óleo. Maravilha não?! A segunda opção é utilizar uma assadeira antiaderente e assar no seu forno. As duas formas ficam muito boas, vai por mim!

3. Escolha um pão melhor

Sabemos que no Brasil, um pão para ser chamado de integral precisa ter qualquer quantidade de farinha integral. Mesmo que em quantidade mínima. Ficamos então sempre muito atentos aqui em casa na lista dos ingredientes para saber se é um pão 100% integral ou não. O fato é que não encontramos no mercado ainda um pão de hamburguer 100% integral. Mas, este não é o pão que consumimos no dia a dia, certo? Sendo assim, você acha que fará grande diferença na sua saúde se comer vez ou outra um pão que não é 100% integral? Nós acreditamos que não. Escolhemos então o pão de hamburguer integral da Wickbold que já é um pouco mais saudável que o pão de hamburguer feito de farinha refinada.

4. Fique longe dos condimentos industrializados

Catchup, maionese e outros molhos industrializados são altamente calóricos, muitas vezes repletos de química na industrialização. Você quer mesmo estar porcarias na sua alimentação? Existem algumas opções boas de mostardas por aí a fora. Nós utilizamos a Mostarda Dijon Maille. A mostarda possui baixa caloria e é termogênica!

Receita do Hamburguer Saudável

Ingredientes

  • Carne Magra Moída seguindo nossas dicas 1 kg
  • Cebolas Médias 2 unidades
  • Cebolinha e Salsinha 1 xícara de chá
  • Pão de Hamburguer Integral Wickbold para 2 sanduíches 2 unidades
  • Saladas variadas O que você tiver de bom na geladeira 1 unidade

Modo de preparo do seu Hamburguer Caseiro:

  • Rale as duas cebolas médias com um ralador,
  • Pique a Salsinha e a Cebolinha,
  • Misture com as mãos a carne magra que você escolheu com a cebola, salsinha e cebolinha,
  • Adicione uma quantidade leve de Sal Marinho e uma quantidade generosa da Pimenta, que você escolheu, no meu caso usei a pimenta rosa, misturando mais um pouco,
  •  Com a massa pronta, utilize um filme de pvc sobre a mesa, que será o local onde você irá colocar os hamburgueres
  • Separe quantidade do tamanho de um palmo de carne, e molde no formato de um hamburguer, na espessura de sua preferência, aqui em casa gostamos dos hamburgueres mais gordinhos como você pode ver na foto,
  • Depois dos hamburgueres estarem moldados e dispostos em cima do filme de pvc, corte com uma tesoura o filme para dobrar e guardar no freezer.

hamburguer-caseiro

Modo de preparo do seu sanduíche de Hamburguer Caseiro:

  • Utilize o pão de hamburguer, preferencialmente aquele integral da Wickbold que indicamos. Coloque em uma sanduicheira, sem pressionar muito. A intenção aqui é apenas esquentá-lo, sem nenhum recheio ainda.
  • Neste meio tempo, asse os hamburgueres no seu fogão convencional ou faça naquela fritadeira de cerâmica com zero óleo.
  • Agora é só montar de acordo com o que você tiver de saudável disponível na geladeira. No nosso caso foi Alface, Tomate, Rúcula, mistura de pimentas moídas com uma fatia de queijo.

montagem-hamburguer

Conclusão

É isso aí pessoal, espero que todos pensem duas vezes antes de pedir um lanche neste final de semana. Fazer em casa sempre pode ser uma opção mais saudável, além de muito mais caprichada e saborosa não é mesmo? Fica então mais esta dica e desejo a todos um final de semana maravilhoso, muito descanso para quem quer descansar, muito treino para quem vai treinar, e muita alegria e entusiasmo no coração de todos!! Até mais.

Receitas Tags: , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Ricardo

    Muito boa dica.
    Há muito tempo costumo assar o hamburger em vez de fritar. Além de muito mais saudável, acho que fica mais saboroso. Não dá aquela sensação de alimento muito pesado e gorduroso.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado Por compartilhar tua experiência Ricardo!

  • Jefferson

    Tecnicamente pão integral foi criado para lanches muito calórico e com baixo nível de fibra, como o cheddar do mc donalds. Para algumas pessoas é muito difícil entender o beneficio da fibra na alimentação. Então então os pão simples como os com gergelim (que ajuda na digestão), devem ter maior quantidade de fibra como Alface, rucula,etc…Tomate, cebola,etc…

    Para quem abre mão do ketchup ,existem bons ketchups em locais específico. não compre só pela marca, é preciso ler o rótulo. mas dá para fazer em casa a partir do tomate ou extrato.

    Maioneses industrializadas já são mais dificeis encotrar mas existe, melhor fazer. Lembrado que maionese possui duas proteínas boas, o ovo e o azeite.

  • Marina NM

    Olá, conheci o blog hoje e estou gostando muito.
    Há tempos aboli os hambúrgueres comprados prontos do meu freezer. Além de pouco saudáveis não agradam o meu paladar.
    Gostei muito da receita de vocês!
    Da última vez que preparei hambúrgueres usei 500 g de coxão mole + 500 g de lombo suíno. Temperei com cebola, mostarda Dijon, pimenta do reino moída, um pouco de páprica, molho inglês e sal. Ficaram deliciosos! A mistura das carnes bovina e suína foi uma novidade que muito me agradou, o que vocês pensam sobre isso? Especialmente sobre o consumo de carne de porco?
    Um abraço, Marina

  • Jane

    Já faço hambúrguer de frango com farelo de aveia, agora vou tentar com carne vermelha, cheguei aqui pesquisando qual corte usar, adorei!

  • Pedro

    Isto é mesmo bom.

  • Diviti

    Tá, mas quantas calorias tem?

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...