OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Receita: Como fazer Iogurte Grego Zero Gordura em Casa

Daniel Darugna Receitas 159 comentários">159 comentários
iogurte-grego-capa

Todos os nossos amigos e familiares que costumam nos visitar já sabem que estamos fazendo uma produção em série de iogurte grego caseiro. Agora é a hora de compartilhar esta maravilhosa fonte de saúde com vocês! Primeiramente você deve estar nos perguntando, mas porquê iogurte grego?

Está é uma pergunta interessante. Confira abaixo os benefícios do yogurte grego, um detalhamento sobre como produzir e algumas dicas essenciais.

Benefícios do Iogurte Grego

Rico em Proteínas

O Iogurte grego pode entre 1,5 vezes a 2 vezes mais proteína que o iogurte comum.(em um tópico mais abaixo mostrarei algumas contas matemáticas para os mais céticos).

Mas isto vale principalmente para os iogurtes feitos em casa, pois o iogurte grego industrial brasileiro tem adição de muitas porcarias que não fazem parte da receita grega original ok?!

A proteína extra contida na versão grega do iogurte, te ajudará a mantê-lo saciado e satisfeito por mais tempo. Além de contribuir para uma alimentação rica em proteínas, que é muito importante para quem tem um estilo de vida ativo.

Fácil digestão

Pelo fato de que o iogurte grego contém menos carboidratos do que o iogurte normal, ele tem menos lactose, que é o açúcar contido nos produtos lácteos que causa problemas digestivos em muita gente.

Isto significa que dependendo do seu grau de intolerância a lactose, o iogurte grego pode ser mais indicado.

Versatilidade

Iogurte grego pode ser usado em muitos pratos, tanto os salgados quanto os doces. Devido à sua textura espessa e sabor rico, muitas pessoas usam o iogurte grego como um substituto para o creme de leite na cozinha.

Textura

Em termos de textura, o iogurte grego é imbatível, tem uma consistência suave e espessa. É uma das grandes vantagens do iogurte grego em relação ao normal. Ele passa por um processo de drenagem para remover o soro do leite (WHEY).

Quando o soro é removido, cria-se um produto muito mais espesso. É por isso que o iogurte grego é tão popular, ele cria uma sensação gostosa de comer algo muito cremoso e suave.

Probióticos

O iogurte grego, assim como outros produtos fermentados, contêm probióticos, que são microorganismos vivos. Estas bactérias ajudam a melhorar a função digestiva e o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios para a saúde.

Saciedade

O Iogurte Grego, por ser rico em proteínas é também conhecido como parte de algumas dietas por nos manter com a sensação de saciedade por mais tempo.

LEIA TAMBÉM: Pode comer Iogurte Grego durante a gravidez?

RELACIONADO: 13 alimentos que saciam a fome por mais tempo

Me convenceu! e agora?! como produzir Iogurte Grego em Casa?

Primeiramente, tenha calma, não seja ansioso. No meu primeiro lote de iogurte fiquei tão ansioso que ficava verificando a cada meia hora como estava o processo de incubação.

Cheguei a acordar a noite para dar uma espiadinha e ver se estava tudo ok, para garantir que a produção fosse boa. Não faça como eu! É fácil de produzir, mas demanda uma dose de paciência ok?! Confira os ingredientes abaixo:

Ingredientes

  • Leite Desnatado se quiser fazer com 0% de gordura 2 l
  • Iogurte Natural Integral (somente na primeira vez) 1 unidade

Só precisa isso para fazer o Iogurte Grego? A Resposta é SIM! é muito simples, confira os detalhes abaixo:

Modo de preparo:

1. Esquentar o Leite

Encha um recipiente de vidro de 2 litros (ou dois recipientes de 1 litro) com 2 litros de leite zero gordura. Coloque no microondas até que as bolhas comecem a aparecer ao redor da borda. Temperatura deve chegar a 175-180 graus depois que você mexa (em meu microondas leva em torno de 15 minutos com alta potência).

Não pule essa etapa.

Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.

Adicionando leite na tigela para esquentar no microondas
Adicionando leite na tigela para esquentar no microondas

2. Deixe esfriar

Deixe o leite esfriar para algo em torno de 40 graus. Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor.

Eu não tenho o termômetro, então uso a seguinte técnica: Testo com o dedo!

Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, ele está bom! Se você for apressado, uma dica é encher a pia ou uma tigela grande com gelo e colocar o recipiente de leite dentro. 😉

3. Adicionando a “Isca”

Se você separou em dois recipientes na hora de esquentar no microondas, agora é hora de colocar todo leite dentro de um pirex daqueles de pastelão com tampa. Adicione a “Isca” e misture bem, neste caso a isca será metade de um pote de iogurte natural.

Tenha certeza que o iogurte natural escolhido contenha Fermento Lácteo. Nas próximas vezes, você não precisará mais do iogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote para utilizar no próximo, usando um pouco do seu próprio iogurte caseiro é sempre melhor na minha opinião.

Já estou usando o meu próprio iogurte a algum tempo. Parece ficar melhor a cada lote. Uma dica para quem não quer fazer muitos lotes de iogurte, é guardar a isca no congelador, depois de descongelar ela funciona normalmente. Fica a Dica!

4. Incubadora

Coloque a tampa no pirex, envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue.

Vamos deixar dentro do forno incubando o leite por 5-10 horas, mas pode precisar de até 24 horas, depende dos fatores ambientais. É difícil te dizer uma regra fixa aqui, pois cada ambiente é um pouco diferente.
incubacao-iogurte

Dúvida! Como saber quando está pronto então?

Boa pergunta. É a parte mais difícil de todo o processo. Você vai aprender por experiência quando ele “parece certo”. Deve ser ter uma consistência ligeiramente gelatinosa.

Ponto ideal de consistência. Note o aspecto gelatinoso.
Ponto ideal de consistência. Note o aspecto gelatinoso.

Aqui você tem o iogurte natural normal! Se quiser pode comê-lo a vontade. Mas se quiser a versão grega do Iogurte siga os próximos passos:

5. Drenar o Iogurte

Utilize aqui um escorredor de macarrão, uma Tigela e um Pano de louças daqueles usados para fazer queijo. Coloque o pano dentro do escorredor de macarrão, e na sequência o escorredor de macarrão dentro da tigela conforme a imagem abaixo.

Derrame com muito cuidado o iogurte neste “Coador”. Leve na Geladeira por 3 a 4 horas, se ficar mais não tem problema. Quanto mais tempo drenar, mais consistência terá o iogurte grego.
drenagem-iogurte

6. Iogurte Grego e Whey

Depois que o volume do seu iogurte diminuir pela metade depois da grenagem e separação do soro do leite (WHEY) basta retirá-lo do filtro e bater manualmente ou com um batedor para deixar o iogurte na consistência desejada. confira abaixo o aspecto do soro do leite que é feito de Whey e água.
soro-do-leite

Depois de retirar o iogurte do filtro, uma opção é usar uma gotinha de essência de baunilha e adicionar mais 200ml de leite desnatado para conquistar uma consistência melhor. PRONTO!

Iogurte Grego e Teor de Proteínas, uma questão de Matemática

Muita gente tem essa dúvida, e eu também tinha. Se no iogurte grego eu faço uma drenagem do soro do leite que é WHEY, com pode o iogurte grego ser mais protêico que o iogurte normal?

Primeiro, o soro do leite é whey + água, diferente dos whey protein em pó altamente concentrados que encontramos nas lojas de suplementos. O restante você confere nos cálculos abaixo:

  • Comece com 81,4 gramas de proteína encontrada em 8 xícaras (aproximadamente 10g por xícara) de iogurte natural do jeito ensinado acima (antes da drenagem). 81,4 / 8 = 10,2g por xícara
  • Drene essas 8 xícaras de iogurte, que resultará em 4 xícaras de soro de leite(WHEY) contendo 7,6 gramas de proteína de acordo com o MyfitnessPal.
  • Isso deixa (81,4-7,6) = 73,8 gramas de proteína.
  • Você adicionará  200ml de leite desnatado (para a textura cremosa que falamos acima) que adicionará 8,1 g de proteína, resultando num total de 82,1 g de proteína em 5 copos de iogurte drenado (iogurte grego).
  • 82,1/ 5 = 16,4 g de proteína por xícara de iogurte grego (que é o iogurte drenado).
  • Compare 10,2 g em um copo de iogurte natural com 16,4 g em um copo de iogurte grego.

Lembre-se: o meu iogurte grego é caseiro, o que torna variável as informações nutricionais de lote para lote. A Drenagem do soro do leite varia de quantidade em cada lote e a quantidade de leite desnatado para cremosidade também varia.

Conheça a importância das proteínas na dieta em: Proteína – O que são as proteínas e para que servem

Vídeo

Por fim, se você aprende mais facilmente assistindo vídeos, confira abaixo um vídeo interessante sobre a produção de iogurte grego, não é exatamente como eu ensinei, mas muito parecido:

Considerações Finais

Definitivamente produzir iogurte e iogurte grego é uma arte. Quanto mais você faz, melhor fica. Além de ser uma delícia tem inúmeros benefícios para a saúde, a parte da proteína é apenas um detalhe, mas que gera uma certa confusão nas pessoas, por isto usei aquela matemática acima.

Se você está buscando uma forma diferente de emagrecer, uma forma de mudar o seu estilo de vida e ser saudável para sempre, me permite te recomendar 2 artigos abaixo relacionados:

1. Os Pilares de um Estilo de Vida Saudável.

2. [Relato] Como eu emagreci mais de 30kg

Vai jogar fora o soro do leite que sobrou na drenagem?

Não faz isso não, em breve falaremos sobre como você utilizar ele na cozinha e potencializar ainda mais sua ingestão de proteínas. ABRAÇOS!

Receitas Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Caroline

    Olá, vi em diversos sites algumas pessoas dizendo que fizeram o iogurte grego em casa e que não deu muito certo, as vezes a consistência não ficou boa e as vezes ficou azedo… E que isso basicamente pode variar com a marca do leite e do iogurte natural que se usa. Por favor, poderia dizer qual foi o marca do leite desnatado que você usa e do iogurte natural também? Obrigada.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Carol! Tudo bem? Eu uso o iogurte natural da batavo integral, mas agora que tenho sempre um pouco guardado uso do lote anterior para usar como base. Uma dica é que você pode congelar para usar futuramente, desta forma não precisa ficar comprando o iogurte natural. Quanto ao Leite, uso sempre o leite do de Saquinho do tipo C. Espero que seu iogurte fique uma delícia assim como o nosso aqui em casa. Abraços!

      • Neri

        Olá Daniel, boa noite, eu já faço iogurte zero ha algum tempo, mas sempre demorava cerca de 12 hs. para ficar proto, e ficava muito ácido, pois eu fervia o leite e deixava ficar em temperatura ambiente só então eu colocava a isca,
        Quando li sua receita de iogurte grego, segui suas instruções e suas dicas. Nossa!!! nem tem comparação com o que eu fazia, hoje fiz sua receita pela 3ª vez e ficou maravilhoso. CADA DIA FICA MELHOR
        comprei um termômetro, esquento o leite e deixo chegar a 40º, coloco a isca mexo bem e depois coloco um edredom dentro de uma caixa térmica grande, em seguida coloco a própria panela em que esquentei o leite, pois não tenho recipiente de vidro que caiba 2L de leite, envolvo a panela com o edredom e fecho a caixa térmica. em 5 horas meu iogurte está pronto. bem espesso cremoso e sem acidez nenhuma. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, UMA DELÍCIA!!! MUITO OBRIGADA PELA RECEITA E PELAS DICAS. AGUARDO RECEITA COM O SORO, POIS EU SÓ FAÇO GELATINA COM ÊLE TBM FICA ÓTIMA.
        ABRAÇO

    • Igor

      E também claro pelas condições de higiene dos equipamentos. Mesmo que não se veja, os microorganismos estão em TODOS os lugares, vivemos mergulhados neles. Então se a pessoa mexe o iogurte (ou qualquer outro alimento) e depois coloca o utensílio “descansando” em cima do amaldiçoado “paninho de pia” (pecado mortal!), aí pode dar certo e pode não dar, mas com certeza não é algo que contribuirá para o sucesso, mas sim para a derrota. Vamos mandar embora a neura da pia molhada (a água evapora sozinha) e sermos mais saudáveis e felizes. A cozinha tem de ser tão limpa quanto um centro cirúrgico (apesar que hospital não é bom exemplo de limpeza, apenas pegue a idéia e concretize na sua vida).

    • ana claudia

      Carol, eu fiz o iogurte em casa 2 vezes e deu super certo… fica uma delicia… pra ficar mais saboroso, usei gelatina light na mistura…. espero ter ajudado.

      • jhenifer

        Quanto tempo ele dura sem estragar na geladeira
        ? bjs

    • daniela

      o tempo de preparo do iogurte influencia na acidez..qto mais tempo vc deixar o iogurte abafado mais acido ficara..aki em casa deixo 5 horas, no maximo

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        é verdade! Mas dependendo das condições do tempo como temperatura e umidade as vezes preciso deixar mais. Abração!

  • Vania Santos

    Bom dia, muito bom sua explicação e vou fazer com certeza, mais uma duvida é em relação a conservação e quanto tempo posso guardar na geladeira e se posso guardar também no freezer a “muda” para fazer mais????

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Vania, não sei te responder exatamente quanto tempo dura na geladeira, porque é tão bom que aqui em casa dura apenas uma semana no máximo. rsrsrs.
      Voc~e pode sim guardar uma parte no freezer como muda, mas guarde o iogurte ANTES da separação do soro.

      Abraços!

  • luciana costa

    obrigada por compartilhar , eu vou fazer , valeu e DEUS abençoe vc

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Por Nada Luciana. Continue nos acompanhando. Abraços!

  • Gilsene

    Hummmm, quero fazer, acho que aqui em casa vai durar só uns 3 dias, rsrsrs O soro eu jogo fora né?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Gilsene! tudo bem? Existem muitas utilidades para o soro, pois ele é rico em proteína. Está na minha lista de artigos pendentes, fica de olho no blog que entrará no ar em breve um texto especial sobre o que fazer com o Soro. Abraços!!!

  • Giselda dos Santos Marinho

    Daniela,boa tarde.
    Obrigado pela receita e pelas dicas,meu iogurte ficou maravilhoso,sensacional,todos adoraram.
    Em um dos potinhos,coloquei um pouco de suco de morango desses de pacotinho (fit sem açucar),ficou parecendo danoninho e os filhos adoraram.
    Agora,se vc puder ou qdo puder,me envie o que fazer com o soro da drenagem do iogurte,pq fiquei com pena de jogar fora.
    Mais uma vez te agradeço.
    Abraços.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Gilselda! tudo bem? Farei um artigo completo sobre opções onde pode-se utilizar o soro da drenagem em breve, prometo que não vai demorar muito ok?!
      Sobre o uso desse suco de pacotinho, as crianças devem ter amado, mas o problema é que ele é completamente químico e aqui em casa está fora da lista de compras. Preferimos substituir por frutas e bater com um Mixer ou liquidificador. Fica uma delícia e é natural!

      Abraços!!!

      • edilena

        ei Daniel tenho que bater a fruta na hora de consumir ou posso misturar e guardar na geladeira?

  • fatima

    otimo eu ja fiz e adorei o soro eu jogo nas plantas ficarão muito lindas

  • Vera

    huummmmmmmmmm……….vou fazer sim. Tomara que dê certo!!! Dá para usar leite longa vida desnatado ou somente de saquinho?
    obrigada!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Vera.. Pode ser qualquer leite, se tiver um leite natural que saiu diretamente da vaca é a melhor opção, por ser a mais natural e saudável, mas funciona com qualquer leite.

      Abraços

  • Ligia

    Estou fazendo, tomara que dê certo! Adoro iogurte grego!

  • Camilla

    Olá!
    Como o resultado final da receita pode ser um iogurte grego zero se foi utilizado um iogurte natural INTEGRAL como “isca”??? O resultado é o mesmo se for utilizado um desnatado???

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Camilla! Muito inteligente sua observação!!!

      A Legislação brasileira permite que empresas coloquem no rótulo dos alimentos como zero gordura mesmo quando ele tem até 0,2g de gordura por porção.

      Considerando a produção de 2L de leite gera aproximadamente 700g do iogurte grego, e que o iogurte natural integral possui 0,9 de gordura. Se o produto fosse industrializado, com certeza seria considerado zero gordura.

      Quanto a fabricação do Iogurte, não posso te garantir, mas acredito que esta gordura é usada como alimento pelas bactérias, juntamente com o leite.. Mas enfim.. Não preocupe-se muito com esta pequena quantidade de gordura, pois ela não fará a menor diferença na sua nutrição.

      Preocupe-se com uma alimentação saudável, evitanto ao máximo os industrializados.

      Grande Abraço e espero que goste da receita.

  • Luciana Hardman

    Adorei a receita, fiz e deu super certo, valeu por compartilhar. Uma dúvida, como posso utilizar o soro (whey), vc pode passar a dica. Abraço.

  • João

    Oi Daniel.
    Você sabe me dizer quanto de carbo, gordura e proteína tem no iogurte dessa receita?

  • Mário Marcelo

    Obrigado por compartilhar… Já estou a fazer e espero que de tudo certinho…

  • Franciele Matejec

    Oi Daniel, estou fazendo iogurte grego direto em casa tb, quase do mesmo jeito que vc (eu fervo metade do leite e adiciono a outra metade em temperatura ambiente pra chegar na temperatura certa, e deixo escorrer num coador de café). Fica uma delicia! o soro eu uso como substituto pra água nas receitas de pães e bolos. Quando deixei de amamentar minha 1a filha, passei a dar iogurte caseiro com suco natural de frutas pra ela, adoçado com um pouquinho de stevia. Nunca precisei dar leite industrializado pra ela. Ela sempre teve e tem uma saúde ótima e ama iogurte (tem 3 anos, adora iogurte com granola e não curte doces nem besteiras)! agora estou amamentando minha 2a filha, que passará a consumir iogurte grego qd eu parar de amamenta-la.

  • KATIA RIBEIRO

    Olá Daniel, Olá Pessoal. Sabe o que eu fiz e fica ÓTIMO? Eu coloquei o pozinho do clight!!! Sabe aquele pozinho para fazer sucos? que tem de todos os sabores? FICA MARAVILHOSO.. Tem morando, tangerina, uvas, pera, abacaxi e vários outros.. Fica EXCELENTE!!! Cada dia tomo um yogurte de um gosto. Fora que cada pacotinho dá para usar para várias porções.. Pois só um tikinho do pó já é suficiente… Não deixem de provar… MUITO BOM MESMO!!!!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Katia, tudo bem?

      Realmente o sabor deve ficar maravilhoso inserindo o pó do clight no Iogurte Grego. A parte ruim é que o clight é química pura, por isto cortamos o clight aqui em casa a um bom tempo. Procure evitar os produtos industrializados, neste caso recomendamos mais utilizar um mixer e bater com frutas como uva ou morango. Fica delicioso tbm e é 100% natural.

      Beijos

  • Jussara

    adorei tua explicação … vou fazer … parece ser uma delícia … obrigada .

  • amanda

    Nossa nao vejo a hora de testarr!!
    Obrigada por compartilhar!
    Mas eu como muitos ai, estou curiosa para saber o que fazer com o soro! Espero que essa materia saia logo logo por aqui!
    Beijos e parabéns!

  • Pingback: 9 dicas infalíveis para acelerar o metabolismo()

  • lara rodrigues

    ola, bom dia! eu ja fiz 2 vezes, a primeira joguei fora… n deu certo, a segunda ficou mais consistente, porem n ficou com o gosto muito bom, ficou tipo c gosto de qualhada… sera q deu errado? ou fica azedo e forte assim mesmo?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Iara. O Certo não é ficar azedo forte não. Mas saiba que fazer iogurte é uma arte. Vc vai fazendo e aperfeiçoando sempre. Tudo influencia, deste a temperatura, umidade do ar, qualidade do leite etc..

      Beijos

    • Suliane

      Iara, Qto mais tempo vc deixar o iogurte coalhando, mais ácido ele ficará. O ideal é deixá-lo de 8 a 10 hrs. Eu coloco a tigela de mistura de leite com iogurte a noite antes de dormir para coalhar em um isopor fechado e não no forno, logo pela manhã é só colocar para sorar dentro da geladeira….no almoço já dá para degustar como sobremesa, aqui em casa eles amam com mel. Espero poder ajudá-la

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Obrigado pela contribuição Suliane!

  • Pingback: Descobertas… | Metas Ousadas()

  • Carlos Magno

    Em relação a temperatura é bom deixar claro que vc está se referindo a graus Fahrenheit, e é preciso que se faça a conversão para graus celcius, pois aqui no Brasil é a escala de temperatura que adotamos 180°F = 82.2°C. (32°F = 0°C)

  • Galvan

    “porque preciso de iogurte para fazer iogurte?”

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Galvan, tudo bem?

      Precisa de iogurte para fazer iogurte, pois o iogurte utilizado como isca possui as bactérias necessárias que se alimentarão do leite e o excremento destas bactérias é que vai virar o iogurte, falando de uma maneira mais popular hehehe Abraços.

  • Juliana

    Daniel, li a materia duas vezes pra ter certeza, “você usou só metade do potinho de iogurte” lá na 3 etapa.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Juliana, tudo bem? Isto mesmo, podes utilizar meio pote, mas se usar um pote inteiro, não fará diferença no resultado final.

      Abraços.

  • http://www.ecjahia.com andré

    Já aconteceu comigo duas vezes o que ocorreu com lara rodrigues. E eu sei a razão das duas: na 1ª vez, eu comprei leite ou iogurte perto validade (ou seja, as bactérias boas não irão sobreviver por muito mais tempo). A 2ª vez foi porque me esqueci de retirar e deixei por mais de 12 horas (normalmente, eu deixo 10 horas dentro de um isopor). Eu faço assim: (1) esquento 1l de leite até começar a formar bolha, depois (2) esfrio até não queimar a mão (não coloco na palma porque a palma aguenta mais calor), depois coloco 180g do iogurte e o leite, misturo bem e (3) coloco numa vasilha hermeticamente fechada; outras vezes coloco a tampa entreaberta e com um pano (mesmo dentro do isopor). E aqui está a foto de meu delicioso e espesso iogurte natural: http://goo.gl/jrpFt7. Vale ressaltar que a pessoa precisa comprar iogurte natural de qualidade (eu compro somente os que têm apenas leite e fermento como ingredientes, já que há alguns com conservantes). E compro o leite Leitíssimo, que pra mim é disparado o melhor uht. Vou esperar o artigo sobre o que fazer com o soro do leite.

  • http://www.ecjahia.com andré

    Já aconteceu comigo duas vezes o que ocorreu com lara rodrigues. E eu sei a razão das duas: da 1ª vez, eu comprei leite ou iogurte perto validade (ou seja, as bactérias boas não vão sobreviver por muito mais tempo). A 2ª vez foi porque deixei por mais de 12 horas (normalmente, eu deixo 10 horas dentro de um isopor). Às vezes, coloco numa vasilha hermeticamente fechada; outras coloco a tampa entreaberta e com um pano (mesmo dentro do isopor). E aqui está a foto de meu delicioso iogurte: http://goo.gl/jrpFt7. Vale ressaltar que a pessoa precisa comprar iogurte natural de qualidade (eu compro somente os que têm apenas leite e fermento como ingredientes, já que há alguns com conservantes). E compro o leite Leitíssimo, que pra mim é disparado o melhor uht. Vou esperar o artigo sobre o que fazer com o soro do leite. Para fica mais fácil, eu compro frutas congeladas e tiro durante a noite (já coloco dentro do copo na geladeira o que quero). De manhã, coloco açúcar/mel, amasso (como se fosse fazer caipirinha) e jogo o iogurte. Prefiro não bater no liquidificador, porque, além de desperdiçar (não escorre tudo), não fica com pedaços maiores da fruta. Aqui meu iogurte com frutas: http://goo.gl/aJUSHG

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado pela colaboração e enriquecer o artigo com sua Experiência André!

  • Sueli Rosa

    Amei, vou fazer amanhã mesmo, valeu pela receita! só uma duvida, sera que ganho muitas calorias co essa coalhada? pois vivo na luta pra emagrecer!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Sueli, tudo bem?

      Não foque tanto nas calorias do iogurte. Foque em consumí-lo com moderação, e evitar alimentos industrializados. Foque apenas no saudável!

      Abraços

  • li

    ola quero fazer o iogurte e usar o soro como WHEY como vou consumi-lo?
    e quanto ao iogurte depois desse processo e so consumir ? posso adicionar frutas ?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Lilian. O iogurte depois do processo indicado acima está pronto para consumir. Você pode usar a criatividade e misturar com outros alimentos como frutas e granola se quiser. Quanto ao uso do soro do leite, escrevemos um artigo somente sobre isto que está indicado ali no final da página. Espero que goste.

      Grande abraço.

      Daniel

  • Kathirin

    Daniel, boa noite!
    GOSTEI muito da sua matéria, mas fiquei com uma duvida: Se eu não esquentar o forno, antes de colocar a mistura para descansar, dentro do forno. Pode dar algum problema?! Espero resposta, obrigada!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Kathirin!

      Problema nenhum, mas vai demorar um pouco mais para o iogurte chegar no ponto. Já fiz várias vezes sem aquecer o forno…

      Abraços!

  • isabel

    Eu fiz o iogurte, estava tudo lindo e consistência ótima até eu tirar da geladeira depois de drenar e bater ele com o batedor manual, daí ficou muito líquido. O que será que aconteceu? Coloquei de volta na geladeira. Será que ele volta à consistência anterior? Se não voltar posso tomar ele assim mesmo líquido?

    • Igor

      O erro foi bater depois de pronto, acabou com a consistência. Não bata e pronto. Claro que pode tomar dessa forma, faça uma vitamina. Abraço!

      • Isabel

        Obrigada Igor. Já fiz outra receita e deu super certo desta vez. A consistência ficou ótima.

  • Lorena

    Eu não tenho pirex com tampa. Posso tampá-lo com papel alumínio?

  • Paloma

    Gostaria de saber se dá para fazer em pote de plástico? Porque todas as receitas aparecem com pote de vidro???

  • jacky

    Olá boa tarde. .. Não sei o q houve mas não consigo visualizar os ingredientes. .. Vc poderia me enviar?.
    E o Q seria isca??.
    Muito obrigada por compartilhar conosco uma receita tão deliciosa…muito agradecida…..

  • maria

    muito boa

  • Marciane Maximo

    Ola, me interessei pela receita, posso incubar em refratario de plastico ou em panela com tampa, ou tem que ser mesmo de vidro? E o adocante é mesmo necessário ou posso substitui-lo por mel na hora da ingestão? Obrigada =D

  • Cláudia Prianti

    gostaria de saber sobre o iogurte caspio, pois eu estou num grupo de dieta do face e uma pessoa me ofereceu a muda, peguntei se era keffir ela disse que não e que era em pó. vc conhece???

  • Isabel

    Dá pra fazer com leite sem lactose?

  • Pingback: O que são Lactobacilos, benefícios e suas funções no organismo.Doce Dieta – Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • silvani

    eu faço numa panela de inox,que também não é tóxica

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Otima Dica Silvani!

  • polyanna

    O meu ficou meio babento pq sera ?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Você filtrou depois de tirar do forno?

      Att,

  • Silvana

    Daniel, boa noite! Fiz o iogurte grego e não sei porque não adquiriu a consistência mostrada nas fotos. Também apresentou uma consistência gelatinosa. Não sei se deveria ter deixado mais tempo na encubadora, ou porque utilizei leite desnatado. De qualquer forma o sabor ficou uma delícia.
    Você tem alguma do porque não obtive o resultado totalmente satisfatório?
    Ah! também gostaria de saber o que fazer com o soro, dá uma pena de jogar fora!
    Abraços, Silvana

    • Elisa

      Oi Silvana, desculpa me intrometer rs mas eu li num site que quando usa leite desnatado a consistência fica um pouco mais rala, eu fiz com o leite semi desnatado sem lactose e deu certinho! Quando está calor o iogurte fica pronto um pouco mais rápido…talvez vc tinha que ter deixado um pouquinho mais na encubadora! (palpite meu!). Tenta deixar um pouco mais de tempo na próxima :)
      Quanto ao soro eu por exemplo estou usando para fazer vitaminas com frutas….tipo 1 copo de soro batido com 1 banana e gotinhas de baunilha…fica bem gostoso (minha nutri que indicou essa utilização)

  • Cleusa Coffman

    amei tudo que você fez, eu fiz igual e deu certo. Bjs

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Cleusa! Show de bola!!!

  • Rosicler

    Eu faço iogurte natural na iogurteira fica ótimo!!! não sabia que dava pra fazer iogurte grego …… vou tentar.
    Bjo e obrigada pelas dicas.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Que legal Rosicler! Depois nos conte o que achou e os resultados.

      Abraços

  • MARTA MÔNICA

    Não utilizo micro-ondas, posso fazer no fogo normal?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Pode, sem problemas!

  • MARTA MÔNICA

    Se eu deixar do modo como ele estiver após retirar o soro, fica com baixa quantidade de probióticos e não vai dar o mesmo efeito que daria acrescentando do leite desnatado?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Nossa Marta, essa pergunta é difícil.. não sei te dizer com relação aos probióticos, sinceramente. Hoje em dia eu geralmente deixo do modo que ele fica após retirar o soro, apenas misturo bem e adiciono um pouco de mel.

  • bianca

    Em quantos dias devo consumir o iogurte?

  • Elisa

    Fiz o iogurte grego e ficou ótimo! O soro que sobrou estou usando como base para smoothies! Um copo de soro, uma banana e umas gotinhas de baunilha! Fica uma delícia!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Que ótima dica Elisa! Vamos testar!

  • Natália

    Olá! Fiz aqui em casa e não deu certo! A massa não ficou homogênea e soltou muito soro, como se tivesse talhado. Eu continuei a receita. Será que faz mal comer assim mesmo ou devo jogar tudo fora? :(

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      É normal… pode acontecer dependendo da umidade ou calor do ambiente. Pode comer sim vai ficar bom no final.

      • jhenifer

        quanto tempo vale um iogurte desse??bjs

  • Natália

    Olá! A receita mesmo talhando ficou ótima. Acho que só rendeu menos pois saiu muito soro.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      que legal Natália! abraços

  • cris

    Estou testando hoje! Tomara que de certo! Com relação a guardar a isca no freezer não elimina os probióticos ?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Não elimina os probióticos Cris! Manda bala. abraços!

      • Vanessa Machado

        Em relação à essa isca, você a separa antes de começar o processo do iogurte grego?

  • Fernanda

    Oi, gente! Acabei de fazer seguindo a receita à risca e ficou perfeito, delicioso, maravilhoso! Fiz com leite desnatado e zero lactose e iogurte desnatado e ficou ótimo! Esse sim é o grego de comercial, daqueles que não desgrudam da colher! Obrigada por compartilhar a receita!

  • karini

    Olá, fiz a primeira vez com iogurte desnatado e leite desnatado também. A consistência ficou mole. Tirei a isca dessa mistura e guardei, quando fui fazer a segunda vez, usando a isca, a fermentação não aconteceu. O que será que eu fiz de errado?

  • sarah

    Muito boa sua receita, bem detalhada perfeita,vou fazer em casa e dar mais uma espiadinha para ver as dicas aqui abraços.

  • Keila

    Ola gostaria de saber qual o valor calorico depois de pronto?
    Ficou maravilhoso!!!!

  • Elaine

    Eu já faço iogurte natural em casa, vou testar sua receita de grego depois te conto.

  • jhey

    Daniel, posso usar um pote de plástico?Pode esquentar o leite na panela?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      nunca usei o pote de plástico.. mas esquentar o leite na panela não vejo problema. Abraço.

  • Tatiane

    O iogurte natural que vc usa é desnatado ou integral?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Oi Tati. antigamente usava o desnatado. Hoje em dia uso o integral, pois não tenho mais aversão a gordura. Abraços

  • Marluce de Oliveira

    Olá Daniel !!! Que maravilha ess receita do Yogurte grego que vocês está passando pra gente !!! Obrigada !!! Adoro yogurte e fiquei curiosa pois sempre usei o leite B pra fazer o tradicional !!! Agora vou fazer com o que fica mais magro, tenho uma dúvida, porém: o leite que vc adiciona depois de drenar o yogurte é quente, fervido ou natural ? Agradeço muito a sua resposta.

    Um grande abraço,

    Marluce de Oliveira

  • Angela Belisário

    Já faço o yogurte grego a mais tempo com leite desnatado e ainda acrescento leite em pó desnatado, (receita que minha filha conseguiu) e na finalização dissolvo gelatina (com sabor) em 50ml de água quente e misturo ao yogurte batendo com o mix, fica muito bom.
    A minha dúvida é quanto ao soro que sempre joguei fora, com a consciência pesada, porque meu irmão médico, já tinha falado que aquele líquido era precioso. Ótimo para a memória, mas a sua aparência não é nada apetitosa.
    Hoje resolvi procurar mais informações, na geladeira tem 2 litros preciosos para serem degustados, como não sei…
    Vou experimentar colocar nos legumes e também beber, pensando que ali tenho um copo de suco bem gostoso.
    Quando tiver mais receitas de como utilizar o soro publique por favor.
    Grande abraço.
    Angela Belisário

  • maria

    parabens pela dica,vou fazer si com certeza,tomara que fique bom,a final os iogurtes grego sao bem carinhos,ne?

  • celina moraes

    só uma duvida: se eu usar o leite desnatado e o iogurte desnatado, vai ficar bom? quer dizer, vai ficar com a mesma consistência?
    pergunto isso pq estou fazendo uma dieta de proteínas puras, em que os alimentos permitidos tem que ter o mínimo de gorduras…de preferencia zero….então estou usando “tudo” zero. e como adorooo iogurte grego, queria fazer pra usar na minha dieta.
    obrigada

  • celina moraes

    tenho mais uma duvida: a gente deve adoçar na hora de consumir? fica bom se usar adoçante(no meu caso)?
    esse iogurte pode ser usado no lugar do creme de leite em um suflê por exemplo?
    obrigada

  • Tiago

    Opa, Fiz a receita aqui em ksa e ficou sensacional. Nunca mais farei o iogurte natural, o GREGO é muito melhor. Sempre tive problemas com o gosto super amargo e azedo do iogurte natural, mas esse grego é um show, minha fámilia gamou. Acredita que meus colegas de trampo me pagaram pra eu fazer um lote para eles? Sério. Òtima postagem, continuem assim. Dica: Comer com frutas e nozes/amendoim é muito bom. Att

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      show de bola!

  • Marcella

    Olá! Fiz a receita utilizando leite de cabra (natural) e ficou excelente… Ele fica bem leve… Não ficou tao cremoso como qdo utilizei o de vaca, mas a textura, apesar disso, ficou muito boa e o gosto melhor ainda… Vale a pena experimentar!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      ótima dica! Vou tentar aqui tbm!

  • Lucia

    Danie, fiz o yogurte pela sua receita e gostei muito. Hoje faço pea segunda vez. Gostaria de obter informação sobre como aproveitar o soro do leite que escorre. Me dê umas dicas?

  • Franciele

    Oi Daniel! Estou com uma dúvida, quando e qual quantidade eu retiro do iogurte para fazer o próximo lote? Eu retiro antes de colocar os 200 ml de leite ou depois? e qual a quantidade devo retirar? Desde já agradeço a atenção.

  • Luciana

    Nossa ,ficou ótimo e fiz com o leite de caixinha desnatado, pensei que não ficaria cremoso e iogurte desnatado também. Fiz um yakult caseiro com o soro.

    • ERICA

      oi Luciana passa a receita do yakult feito com o soro do iugurte.
      obrigada

      • Luciana

        Oi Érica
        É só bater no liquidificador 500 ml do soro com 1 colher de sopa de açucar mascavo e 1 colher de chá de baunilha. Este sabor não é semelhante ao do yakult, mas tem a mesma função. Eu gostei muito bem gelado.É só uma praticidade e para aproveitar . Aqui mesmo no blog estão falando de bater com banana e 1 colher de chá de baunilha,parece bom tbm. Boa sorte.Abçs.

  • Tania

    comprei um iogurteira Izumi no Walmart por apenas R$ 86,00 com frete gratis, coloco 1 litro de leite integral em temperatura ambiente, e junto 1 copinho de iogurte natural + 4 colheres de leite em pó desnatado + 4 gotas de essencia de baunilha + 10 gotas de adoçante (deixo 10 horas na iorguteira + 6 horas no refrigerador) fica perfeito não precisa coar.

  • Grasiella V Matioszek

    Daniel,

    gostaria de agradecer a sua generosidade em compartilhar esta receita com tantos detalhes e de forma tão didática. Você não imagina como fiquei orgulhosa de conseguir fazer meu próprio iogurte greco e ficou uma delicia. Tenho usado no lugar do creme de leite em algumas receitas.

  • Lorena D. Burci

    Bom dia, Daniel.

    Sobre o soro, não consegui compreender. Ele pode ser consumido depois? De que forma? E quais benefícios?

  • Klau Santos

    Ola! Daniel!
    Eu sempre faço iogurte usando leite de caixinha e uma iogurteira eletrica. Embora a consistencia nao fique como mostrada acima, ou seja gelatinosa, fica muito bom o sabor. E é com esse iogurte que usei para fazer o iogurte grego – ficou com uma otima conscistencia!
    Gostaria de saber se o ” teor de saude” usando leite de caixinha e iogurteira eletrica é iguar a maneira que voce ensina acima?

  • Romar Rodrigues

    Olá gostaria que me desse uma ajuda e uma dica, tenho uma lanchonete e vou fazer suco com o iorgute grego como faço tanto pela quantidade como o sabor? Ficarei grato se me der uma dica e ajuda, no aguardo!!!

  • Nathali

    Amei essa receita!!
    Pra quem estava em duvida sobre o recipiente ser de plastico, eu testei aqui e deu super certo…ficou delicioso e com a testura perfeita de iogurte grego. A unica diferença foi que deixei dentro do forno envolto no cobertor por quase 12h e depois drenando por 5h. E mesmo ficando todo esse tempo antes de drenar nao ficou azedo…como eu disse, ficou perfeito. Vou fazer sempre agora

  • sayonara

    Olá Daniel, não tenho microondas, pode esquentar o leite no fogo convencional? Abraço.

  • geraldo nogueira

    a respeito do soro vi que varias pessoas querem saber o que fazer, eu tambem, preciso emegrecer suas dicas são boas . ate mais , no aguardo da resposta, ok,

  • susana

    Tbm fiz e ficou delicioso.
    Deixei apenas 8 horas, e ficou leve e com ótima consistencia.

  • Francecleide

    Boa tarde Daniel, gostaria de saber o soro da drenagem, como utilizar quando e quais os benefícios. Obrigada pela atenção.

  • Elisangela

    Olá meu iogurte estava dando certo, mas os 2 últimos que eu fiz não formam iogurte , ficaram super mole nem deu para coar, será que fiz algo errado, a isca precisa ser natural ?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Elisangela,

      Fabricar iogurte é uma arte! QUando está mais frio, pode precisar de mais tempo na incubadora antes de filtrar o soro.

      abraços

  • Raisa Fernanda

    Olá Daniel. Deixa ver se entendi direito,rs.
    A “isca” é METADE do potinho? O leite TEM que ser o de saquinho desnatado? Se o que sobra é WHEY, o que posso fazer com ele?
    Desde já muito obrigada, vou fazer hj!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Raisa,

      Fazer iogurte é uma arte, pois depende da umidade do ambiente e temperatura. A quantidade de isca vai de meio pote ou até um pote, o negócio é ir testando, mas geralmente meio pode já serve. OLeite pode ser qualquer um, mas eu prefiro o de saquinho.

      Para saber o que fazer com o soro, acesse: http://docedieta.com/saude/o-que-fazer-com-o-soro-do-leite-whey/

      Abraços

      • RAISA

        Olha eu nunca mais compro iogurte industrializado! Ficou maravilhoso! Deu certo desde a primeira vez, obrigada pelas dicas. Já estou usando o próprio iogurte feito como isca, realmente fica cada vez melhor. Muito fácil, hiper recomendo! Abraços.

  • Laiza

    Eu fiz a receita, segui todos os passos e ficou maravilhosoooo!!!!
    Na hora de comer misturo com mel e fica docinho e saboroso (super recomendo).
    Adorei a receitaaa parabéns!!

  • Carlos Heiss

    Olá Daniel, aconselho a você que “aposente” seu micro ondas! É um perigo principalmente para quem o utiliza com muita frequência. Abraços!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Obrigado Carlos! Tenho lido muito sobre isto, e realmente quanto menos utilizar melhor.

      abraços

  • Giulia

    Ola,td bem!
    E nescesario que o leite seja levado para o microondas ou pode ser vervido no fogao?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      tanto faz!

  • Luciene

    Eu sempre conheci esta receita como labneh ou iogurte árabe, pois dependendo do quanto ele secar fica um queijo cremoso que pode ser usado na culinária, na verdade ela é árabe, muito mais antiga por lá, mas na propaganda não ficaria bem dizer que é árabe, então fica grego, mas chamo de árabe sempre e vejo o quanto as pessoas gostam do nome grego, árabe não é legal de dizer, uma lástima o ser humano ser assim, mas é o mundo… Só queria acrescentar a informação.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Luciente, tudo bem?

      Seja Grego, Árabe ou Francês, o que importa é que é delicioso, não é mesmo?

      Nós brasileiros conhecemos como Yogurte Grego, sem nenhum tipo de preconceito! 😉

    • Shomer Gadol

      Luciene, tilhaz tizi, ia habibi…

  • Adriana

    Oi Daniel vc costuma colocar essência de baunilha, mel ou geléia depois de coado certo?

    • Daniel Darugna

      Não, mas dá para testar.nn1

  • Débora

    Já faço a receita básica há tempos, mas nunca drenei para ficar grego, vou experimentar.
    Gostaria de deixar uma dica: em dias mais frios, além de cobrir com pano, eu acendo a luz do forno, a lâmpada deixa a incubadora na temperatura ideal.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Perfeito! ótima dica Débora!

  • dathis

    Olá, eu uso leite do interior, fervo e tiro a primeira nata, isso tornaria o iogurte muito calórico?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá! O “Leite do interior” é o melhor leite, mais natural e sem processos industriais. Se você tira a primeira nada, apenas está retirando um pouco da gordura natural do leite, tornando-o menos calórico comparado ao com a nata.

      Abraços

    • Daniel Darugna

      Olá Dathis. Que nada, este é o melhor leite do mundo. Sem nenhum tipo de aditivo.

    • Orem B. Hartuing

      Muito cuidado ao consumir leite cru (sem pasteurização). Existem inúmeros riscos associados à saúde, tanto que sua comercialização é absolutamente proibida no Brasil. Na Europa, nos lugares onde é permitido, os produtores submetem-se a um rigoroso controle sanitário.

      • Daniel Darugna

        Orem. Obrigado por compartilhar a respeito da legislação brasileira. Existem riscos associados se o leite for meu produzido. Contudo é o leite mais natural e saudável qeu existe. Riscos, existe também em consumir o leite de caixinha, que contém solventes, conservantes, e até várias substâncias proibidas e venenosas como o SODA CAUSTICA conforme já saiu em reportagens.

        Nada que é industrializado é 100% seguro. Isto é o governo e a indústria dos alimentos que impõe este medo nas pessoas.

        soube alguma vez de algum avô ou Avó nosso ter morrido por ter bebido leite da vaca? Eu nunca ouvi hehe.

        Grande abraço

        • Orem B. Hartuing

          Caro Daniel, o debate sobre o leite cru vs. leite pasteurizado atrai calorosas discussões em muitos lugares do mundo. Com o mais profundo respeito a você e ao seu fantástico site, vou expressar minha opinião pessoal:

          Entendo que o leite cru possui um sabor inigualável, além de ser um produto com grande apelo entre aqueles que consideram alimentar-se com a menor quantidade possível de produtos industrializados, ocorre que os riscos envolvidos não podem ser negligenciados. O leite animal, quando sem tratamento, é um veículo notável pela sua propagação de doenças zoonóticas, entre elas a tuberculose e a brucelose, que são eliminadas com um processo de pasteurização simples. Os modernos métodos de manuseio do leite certamente contribuíram para que nem ouçamos falar dessas doenças hoje em dia. É bom lembrar que a pasteurização é um processo exclusivamente térmico e não envolve tratamento químico ou adição de componentes alheios ao produto, interferindo minimamente no sabor do leite. A invenção de Louis Pasteur, em 1864, está associada também à queda de mortalidade infantil e ao aumento da expectativa de vida na Europa do século XIX.

          O papel da ANVISA e das vigilâncias sanitárias estaduais não é espalhar o medo, mas zelar pela saúde pública da população, impondo aos produtores padrões de higiene, estocagem e manuseio de forma que os riscos de contaminação sejam reduzidos ao máximo. A proibição do leite cru, dessa feita, é apenas uma maneira de proteger os consumidores de um produto com potencial de contaminação alto e de controle complexo e difícil. Por ser um produto clandestino e, portanto, sem qualquer tipo de controle oficial no Brasil, o consumo não deveria ser realizado. Aqueles que mesmo assim desejarem consumi-lo, sugiro que façam uma inspeção rigorosa nas condições gerais do lugar de extração, além de terem certeza sobre o alto nível de cuidado que o produtor tem com suas matrizes leiteiras.

          Um grande abraço e parabéns pelo site!

  • Ediane

    Olá, posso preparar já nos potinhos individuais ??

    • Daniel Darugna

      Olá Ediane! Primeiro faça tudo junto e passe no filtro. Depois de filtrar todo o soro do leite, você separa em potinhos individuais. Desta forma é melhor para dar para as crianças levarem para a escola, por exemplo.

      Beijos.

  • Natália

    Olá… eu poderia fazer essa receita usando leite d caixinha desnatado e sem lactose??? A “isca” eu tbm poderia usar o iogurte desnatado e sem lactose???

    • Daniel Darugna

      Oi Natália, tudo bem? Eu nunca fiz com Leite sem Lactose, teria que fazer um teste mesmo. Se testar, pode compartilhar com a gente se deu ou não certo?

      abraços

  • Pingback: Pode comer Iogurte Grego durante a gravidez? • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • Luana Mariá

    Aqui eu utilizo o soro do leite que guardo na geladeira ou congelado como isca p a próxima receita…

  • Reiner Moreira

    Caro Daniel,
    Eu fiz a receita, ficou com uma textura top, porem ficou muito azedo. Por isso pergunto, tem como quebrar um pouco do sabor? Vlw

    • Daniel Darugna

      Olá Reiner, td bem?

      Eu uso uma gota de essência de baunilha e Mel. Fica muito bom.

      Abraços

  • Mariany Bittencourt

    Oii, meu iogurte do primeiro processo ainda, ficou uma água! O que eu faço?

    • Reiner Moreira

      Suponho duas hipóteses para seu caso, a primeira é que tenha colocado a “isca” com o leite ainda muito quente e a segunda que tenha usado o iogurte errado (tem que verificar se tem fermento lacteo na composição).
      Espero ter ajudado.

      • Mariany Bittencourt

        Reiner!
        Eu verifiquei a temperatura do leite e estava ok! Só iogurte que estava frio(pq estava na geladeira)e era o da Nestlé (tinha fermento lácteo! )
        Tentei deixar mais tempo que o normal no quentinho mas mesmo assim não funcionou rs
        Não tive sorte na primeira tentativa! Mas vou tentar fazer de novo e conto como ficou!
        Obrigada pela ajuda e atenção! :)

        • Reiner Moreira

          É isso aí! Eu nao paro mais de fazer, e como alguns já mencionaram, cada vez fica mais gostoso.

  • Duarte Duarte

    Ha muitos anos atrás fazia este iogurte com isca do integral comprado em supermercado.A dúvida é se o iogurte grego da propaganda é o mesmo iogurte caseiro,pois o sabor do iogurte da Vigor é mais cremoso e menos ácido,ou seja mais saboroso.Porque?

  • Eliana LIma Silva

    Fiz o óleo de coco caseiro, e não sei como é em que posso usar a aguá que sobra da separação. Alguém pode me passar receitas ou dicas.

  • Professora Viviane De Almeida

    Eu faço usando o kefir

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...