OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

ARROZ DE BETERRABA – “FICA ÓTIMO, JURO!” Por Lu figueiredo

Luciana Figueiredo Receitas 1 comentário">1 comentário
beterraba-arrzo

Olá, querido leitor do Blog Doce Dieta! Eu sou Luciana Figueiredo e assino o perfil do Instagram @trintaemagra, onde registro minhas aventuras culinárias fit diariamente. Hoje vou compartilhar com vocês uma receita que adoro, o Arroz de Beterraba!

Perfil – Quem é Lu Figueiredo

Antes que você pergunte, eu não sou mais uma musa fitness do Instagram! Sou uma pessoa totalmente normal, que tem uma rotina bem corrida e uma vida muito real: tenho marido, casa e cachorro, além de uma vida de dietas e treinos e nenhuma empregada.

Quero emagrecer sim, mas saiba que esse não é o meu principal objetivo. Eu já emagreci muitas vezes, já fui super magra (com saboneteiras e costelas aparecendo e gente me perguntando: “nossa, mas você não está magra demais?”) e já estive bem acima do meu peso ideal, várias vezes, embora nunca tenha chegado à obesidade. Mas tenho histórico de obesidade na família e, além disso, adoro comer e cozinhar.

Mas, cozinhar tem que ser prazeroso, tem que ser rápido e tem que ser saboroso! Para mim, é um ato totalmente intuitivo, que tem a ver com o meu estado de espírito!

Não acredito em dietas da moda e nada me deixa mais desiludida na vida do que passar fome.

Com mais de 30 anos estou amadurecendo e hoje vejo a importância de se ter um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, como se você dissesse todos os dias para si mesma: “Vida longa à rainha!”.

Brincadeiras à parte, quero me amar acima de tudo, amar o meu corpo como ele é e do jeito que EU gosto dele (magro, portanto). Quero viver muitos anos, quero distância dessas doenças modernas que surgem a todo instante, quero uma vida normal, enfim.

Ora, mas nós estamos aqui para comer ou para conversar?

Vamos à receita do dia – Arroz de Beterraba

Hoje vou ensinar para vocês um arroz cuja receita eu mesma criei, o arroz de beterraba, pois, como eu disse, meu estilo de cozinhar é muito intuitivo.

O Arroz de beterraba é um arroz vermelho radiante, que não deixa aquele “gosto de barro” que muitos reclamam que a beterraba tem.

Com certeza vai agradar as crianças e além de ser super nutritivo e leve, também pode incorporar outras receitas ou ainda servir de acompanhamento para carnes e saladas.

Minha versão é totalmente livre de óleo e você ainda pode assistir meio capítulo da novela enquanto ele fica pronto.

É fácil, veja:

Ingredientes

  • Beterraba Média ( ou 2 pequenas) 1 unidade
  • Cebola Média (branca, comum) 1 unidade
  • Arroz Integral 1 xícara de chá
  • Água 3 xícaras de chá
  • Sal 1 pitada (a gosto) 1 unidade

Modo de preparo:

1º Passo

Primeiro descasque a beterraba. Eu uso aquele aparelhinho que tem em lojas de 1,99 e também encontrado em versões mais sofisticadas em lojas de utilidades domésticas, que parece uma “gilete”. Chama-se “descascador de legumes”.

Descascador de legumes
Descascador de legumes

Para quem ainda usa a faca, tira esse escorpião do bolso e compra isso logo, que é barato e vai ser uma revolução na sua cozinha! Veja o descascador de legumes em ação:

descascando

2º Passo

Voltando: descascada a beterraba, rale no ralo grosso. Ok, um ralador bom também é legal ter, eu tenho um da Tramontina que valeu cada centavo e nunca ficou preto. Esse aqui:

ralador

3º Passo

Em seguida, descasque a cebola e corte em pedaços maiores, para que eles apareçam. Fica bonito, mas se na sua casa tiver alguém que se vir a cebola não a come, corte pequenino, mas não dispense a cebola!

Último Passo

Depois disso, é só colocar na panela de arroz: o arroz integral, a beterraba ralada e a cebola picada, mais 3 xícaras de água e sal à gosto (eu uso muito pouco mesmo).

O tempo de cozimento é o mesmo do arroz. Portanto, se você utilizar outro arroz, fique atenta. No meu fogão, em geral cozinho uns 30 minutos.

Deixe a panela em fogo médio para baixo. Se quiser, tampe só meia panela, para acelerar o cozimento e não sujar o fogão com a subida da água.

Estará pronto quando a água secar por completo.

E é só! Tens um arroz lindo, saboroso, nutritivo e 100% livre de óleo.

capacerto

O Arroz de Beterraba é indicado para quem:

  • Está se acostumando ao sabor do arroz integral (pois a beterraba domina);
  • Precisa fazer crianças comerem beterraba (um jeito bem mais atraente do que em saladas);
  • Acha o gosto da beterraba muito forte ou com “gosto de barro” (pois ralada e cozida ela fica macia e suave);
  • Tem dificuldades de cortar os doces da dieta (como ela é suavemente adocicada, parece que “engana o cérebro” direitinho).

Não se esqueça de nos deixar um comentário contando o que você achou!

Você encontra esta receita e meu diário alimentar no Instagram: @trintaemagra.

Receitas

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Luciana Figueiredo

Uma mulher normal, com mais de 30 e muita vontade de ficar magra, em busca de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...