OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Tive um bebê e agora? Como volto a forma física de antes?

Melanie Mafli Emagrecimento 2 comentários">2 comentários
gravida

Você teve um filho recentemente e agora está desesperada para chegar ao peso de antes? Não se preocupe, para tudo há uma solução. Exercícios após a gravidez podem ajudar muito, não só para emagrecer mas também para uma melhoria na autoestima e no psicológico da mulher.Veja aqui como recuperar o corpo após a gravidez.

Com certeza sua vida mudou radicalmente. Sua rotina virou de cabeça pra baixo e está sendo tudo novo para você. Deve pensar, “como terei tempo pra malhar? Não durmo direito há dias, estou cansada e quero estar perto do meu bebê.” Ter um filho é algo único e especial e você deve curtir este momento e se preocupar com o crescimento e a saúde dele. Contudo, não podemos esquecer que você também merece atenção e cuidados. E existem maneiras para equilibrar tudo isso de forma prazerosa.

paiscombebe

Quando poderei iniciar um programa de atividades físicas?

Tenha paciência! O seu corpo acabou de passar por uma experiência e transformação muito intensa. Siga as orientações de seu médico e peça a aprovação dele para retomar ou iniciar um programa de exercícios. Isto vai ajudar o seu corpo a entrar em forma de maneira segura.

O tempo para iniciar as atividades depende muito de como você se exercitava antes de ter seu bebê. Se você praticava atividade física até o final de sua gravidez, você pode fazer alguns exercícios leves e alongamentos desde o início. Por outro lado, se você parou de se exercitar durante a gravidez ou não tinha o hábito de praticar, é melhor começar a se exercitar de forma mais gradual.

Existem alguns padrões que você deve validar com seu médico, que segue abaixo:

Para partos normais:

  • Dia após o parto : Exercício de leve enquanto está deitada na cama. Inclinação pélvica e alongamentos do pescoço e ombro.
  • Quando puder: Tente andar devagar e fazer movimentos de fortalecimento abdominais, costas e músculos pélvicos.
  • Após 6- 8 semanas: Retomar exercícios leves a moderados com a permissão do seu médico.

Nascimentos por Cesariana:

  • Dia após cesária: Exercício de leve enquanto está deitada na cama. Respiração profunda e alongamento de pescoço e ombros.
  • Quando puder: Tente andar devagar e fazer movimentos para fortalecer a região lombar e os músculos pélvicos.
  • Aguarde 8-10 semanas e obtenha OK do médico para iniciar qualquer atividade.

É importante ter cuidado e esperar para fazer abdominais e exercícios aeróbicos, como corrida, ténis, ciclismo, até que sua região pélvica se recupere. Estes tipos de exercícios podem colocar uma grande pressão sobre os músculos desta região.

Mas qual é a melhor forma de perder peso, considerando todas estas informações?

Ter uma dieta balançeada e praticar exercícios é a melhor maneira para recuperar o peso que tínhamos antes da gravidez. É preciso ter atenção especial quanto à dieta, as semanas após o nascimento do seu bebê não é um bom momento para começar uma dieta restritiva devido à amamentação.

Recomendo que você converse com seu nutricionista pois ele saberá quando será a melhor hora e qual a dieta correta a se fazer para manter a produção do seu leite com todos os nutrientes garantindo que seu bebê fique sempre saudável.

Pesquisas dizem que amamentar realmente pode emagrecer, mas isso depende de pessoa para pessoa. Ocorre uma queima calórica na produção do leite materno, então amamentando regularmente a mulher pode perder até 500 gramas por mês.

Benefícios para a mamãe ao amamentar:

  • O corpo libera ocitocina, que é um hormônio que age na contração uterina, fazendo com que o útero volte ao tamanho normal.
  • Protege contra câncer de mama.
  • Protege de doenças cardiovasculares.
  • Protege de câncer de ovário.
  • Diminui a ansiedade.
  • Aumenta o vínculo afetivo com o bebê.

Mas voltando a pergunta, uma boa meta é perder entre meio quilo a um quilo por semana. Perder peso devagar é uma maneira de ter controle sobre o peso, assim minimizamos a probabilidade do tão temido efeito sanfona.

Encontre uma atividade física mais leve de início, algo que trabalhe com alongamentos e tonificação como por exemplo o pilates e o ioga. É importantíssimo avisar ao professor que você está retornando de uma gravidez, ele pode te dar alguns exercícios diferenciados. Se possível, tente praticar exercícios físicos de três a cinco dias por semana. Qualquer que seja a atividade que você escolheu, caminhada, natação, ou outra qualquer, tente trabalhar nela por pelo menos 30 minutos a 1h por sessão de treino.

Fique atenta se ocorrer sangramento durante o exercício. Se houver sangramento, pare imediatamente e ligue para o seu médico. O exercício não deve ferir. A dor é uma forma de seu corpo dizer que algo está errado. Se você sentir dor, pare o exercício.

Fazer exercícios físicos não significa ficar longe do seu bebê. Pode ser uma forma de passar o tempo com o seu bebê de uma maneira diferente e fortalecer ainda mais a ligação entre vocês. Você pode praticar exercícios fisicos e estar ao lado do seu bebé, se divertindo. Veja nosso post 12 dicas para correr com o Bebê, bom pra ele e pra você! Certifique-se de que os exercícios que você escolher não gerem riscos que possam ferir o seu bebê.

Após três meses você pode praticar atividade física ao ar livre com ele, levando-o para passear, andar de patins, caminhar, correr, pedalar (todos levando o carrinho de bebê). Ou então quando o bebê estiver dormindo, você pode permanecer próximo a ele e fazendo um treino em casa, tais como o exercício junto com um vídeo ou usando pequenos equipamentos de ginástica em casa.

As vantagens do exercício vão muito além de simplesmente perder o peso da gravidez. Ele pode:

  • Prevenir depressão pós parto: Pesquisas mostram que a atividade na luz natural pode ajudar a afastar os sentimentos comuns de tristeza, depressão, decepção, o que pode ocorrer após o parto;
  • Aumentar a energia: você pode nunca ter precisado de tanta energia quanto você vai precisar a partir de agora e ao longo dos próximos meses;
  • Ajudar a equilibrar a privação de sono e o estresse da maternidade: dando-lhe a energia que você precisa para cuidar e brincar com seu pequeno.

Não se preocupe e nem se desespere para voltar a sua forma física, é preciso ter paciência e saber que toda mulher que engravida passa por isso. Aos poucos você vai encontrando uma rotina que seja boa tanto para você quanto para o bebê. O mais importante é se amar do jeito que você é e saber que agora você tem uma responsabilidade ainda maior, que é cuidar e educar do seu filho. Com um estilo de vida saudável, quando você menos perceber estará na forma que tinha antes de engravidar ou ainda melhor! Pronta para começar?

 

Emagrecimento Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...