heart

Quer perder peso (emagrecer)? Esqueça a Zona de Queima de Gordura!

Existe um mito que ronda as academias, treinadores e praticantes de atividades físicas. O conceito de que um treino controlado entre 60 a 75% da frequência cardíaca máxima queima mais gorduras.

Apesar de ser um mito, e vou explicar mais a frente o porque, você já calculou sua frequência de queima de gordura?

Primeiramente, devemos calcular nossa frequência cardíaca máxima, a FCmax. Existem inúmeras fórmulas desenvolvidas para calcular a FCmax, todas elas chegam a um resultado muito semelhante, uma das mais simples e conhecidas é subtrair sua idade em anos do número 220. No meu caso, como tenho 30 anos, 220 – 30 = FCmax = 190.

Como a Zona de Queima de Gordura fica entre 60% e 75% da FCmax, minha zona de Queima de Gordura é entre (190 * 0.6) 114 batimentos por minuto e (190 * 0.75) = 142 batimentos por minuto.

A teoria da Zona de Queima de Gordura, diz que nesta faixa, nosso corpo consome um % maior de gordura do que de carboidratos para gerar energia. Nosso corpo tem duas fontes de energia para o consumo de calorias, Carboidratos(Matéria Prima para a formação de Glicogênio) e Gorduras.

De acordo com o Conselho Americano de Exercício, 60% das calorias queimadas durante o exercício de baixa intensidade vem de gordura, em comparação com 35% nos treinamentos de alta intensidade. Esta teoria está absolutamente correta!

Agora você deve estar se pergutando, o Daniel ficou louco? Como pode ser um mito se a teoria está certa? Como assim? Vamos adiante.

Exercícios de baixa intensidade usam uma parcela maior de calorias provenientes de gordura. Isso não significa que você está queimando mais gordura.

Quando fazemos um treino de alta intensidade, acima da zona de queima de gordura, a taxa de consumo calórico, ou seja, a quantidade de calorias queimadas por minuto é muito maior do que comparado à zona de queima de gordura. Se a taxa de consumo calórico é maior, a quantidade de gordura utilizada para a queima destas calorias também é maior! Aqui está a grande sacada!

Há uma grande diferença entre a percentagem do montante total de gordura queimada e a gordura total queimada. Confira abaixo a tabela comparativa:

Quer perder peso (emagrecer)? Esqueça a Zona de Queima de Gordura! cal

Outra razão pela qual o treinamento de alta intensidade queima mais gordura é de que existe um limite para a quantidade que seu corpo pode armazenar de glicogênio. Quando o armazenamento de glicogênio se esgota e seu corpo precisa de mais calorias para alimentar o treino, seu corpo será forçado a chamar as gorduras armazenadas ou triglicérides para utilizar como combustível.

A freqüência cardíaca por si só não é uma maneira precisa para determinar a intensidade do seu treino. A melhor avaliação é o consumo de oxigênio (VO2), Mas este assunto ficará para outro momento.

Portanto, se você quiser melhorar a eficiência do seu exercício, maximizando sua queima de gordura, tente o treino intervalado de alta intensidade, o High Intensity Interval Training (HIIT) somados a treinos de força. Ambos estão focados em treinos salientando seus músculos criando um ambiente metabólico favorável. Isto é importante porque você vai continuar queimando gordura por horas depois de completar suas rotinas de treino. Para saber mais sobre o Treino intervalado de alta intensidade, acesse este post Economize tempo e entre em forma com o Treino Intervalado de Alta Intensidade.

E você? o que acha a respeito do treinamento na Zona de Queima de Gordura? É contra ou a favor? Compartilhe sua opinião conosco!

Aproveite e conheça toda nossa série de 10 posts sobre como emagrecer:

Quer perder peso (Emagrecer)? Não faça dieta!
Quer perder peso (Emagrecer)? Fuja da Balança!
Quer perder peso (Emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!
Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!
Quer perder peso (Emagrecer)? Não trace metas localizadas!
Quer perder peso (Emagrecer)? Encontre seu próprio padrão nutricional!
Quer perder peso (Emagrecer)? Tenha perseverança!
Quer perder peso (emagrecer)? Esqueça a Zona de Queima de Gordura!
Quer perder peso (Emagrecer)? Coma Gordura!
Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!

COMPARTILHE

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável.

Tags:, , , , , , , , , , ,

Comente 6 Comentários

Seus dados

  1. Pingback: Beber muita água ajuda a emagrecer? | Doce Dieta - Dicas sobre dieta e perder peso, emagrecer com saúde, exercícios, receitas e estilo de vida saudável.

  2. Pingback: Saiba como usar um Monitor de Frequência Cardíaca | Doce Dieta - Dicas sobre dieta e perder peso, emagrecer com saúde, exercícios, receitas e estilo de vida saudável.

  3. Pingback: Receita Saudável de Peixe Tilápia ao leite de coco | Doce Dieta - Dicas sobre dieta e perder peso, emagrecer com saúde, exercícios, receitas e estilo de vida saudável.

  4. Pingback: Testado e Aprovado! O Runkeeper é o melhor app para correr.

  5. Adorei o post!!! Sempre foco em treino de alta intensidade mas com o objetivo de queima de gordura , o meu novo aparelho polar me deixou confusa se eu estava treinando a vida toda errado! Obrigada pelo esclarecimento