OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Parei de Emagrecer, e agora?? As 5 melhores maneiras de vencer o Efeito Platô.

Daniel Darugna Emagrecimento 11 comentários">11 comentários
Sem título

Muitas das vezes que iniciei um programa para perder peso, a história foi sempre a mesma. No começo era aquela maravilha! Colocava em prática refeições saudáveis ao longo dos dias e treinava muito forte, com determinação! A balança era minha melhor amiga! Me deixava com a auto-estima elevada ao ver os resultados acontecendo, tinha orgulho em contar para meus amigos e colegas de trabalho sobre como eu estava tendo sucesso. Até que de repente parava de emagrecer, atingia o efeito platô!

Toda história tem um vilão. Para os programas de emagrecimento este vilão chama-se efeito platô, ou plateau. Você está seguindo todo o planejamento à risca, e os resultados começam a ficar estagnados. Não tem mais evolução! Parece que a balança quebrou, pois seu peso é exatamente o mesmo há semanas! (se quiser saber porque a balança não é um parâmetro adequado, acesse este post ). A auto-estima vai por água abaixo, você desanima, esquece os hábitos saudáveis e.. quando se dá conta… está com aquela gordura TODA de novo. ARGH! Quanto esforço jogado fora… Meus queridos amigos.. passei por isto várias vezes..que sensação de derrota!

O primeiro passo para vencer o efeito Platô, é identificar as causas. Encare como um problema ocorrido no seu projeto de emagrecimento. Para resolver qualquer problema em um projeto, iniciamos com a identificação das causas.

No início, perdemos uma grande quantidade de quilogramas rapidamente, isto porque grande parte é água retida, e não gordura. E é bem mais rápido eliminar água do que gordura, acreditem.

Mas porque eliminamos mais água que gordura no início?

Segundo pesquisas da MAYO CLINIC, neste artigo aqui, porque quando as calorias dos alimentos são reduzidos, o corpo obtém a energia necessária liberando seus estoques de glicogênio, que é um tipo de carboidrato encontrado nos músculos e no fígado. Glicogênio detém o controle sobre a água, então quando o glicogênio é queimado em energia, ele libera água, resultando em uma perda de peso considerável, que é principalmente água.

Com um peso menor, precisamos de menos calorias para manter nossa máquina funcionando. Será que agora estamos ingerindo a quantidade exata de calorias para manter nosso corpo estável? Existe esta possibilidade.

Para resolver isto, teremos que diminuir ainda mais a ingestão calórica, ou aumentar o gasto calórico com um treino ainda mais pesado.

É como uma faca de dois gumes, se optarmos por reduzir o consumo de calorias, precisamos ter uma atenção muito especial sobre como nosso organismo pode responder, pois se nosso corpo não estiver recebendo uma quantidade suficiente de nutrientes, será muito difícil, ou impossível sustentar esta dieta com saúde em um prazo longo.

Por outro lado, optar por intensificar os treinos pode ser um belo atalho para o fracasso. Exigirá muito tempo de treino, e pode ocasionar lesões por “overtreino”.

Mas então como vencer este vilão chamado efeito Platô?

5 melhores maneiras para chegar no peso ideal evitando o efeito platô:

Variação de Treino: O segredo aqui é nunca deixar o seu corpo se acostumar com um treino por muito tempo. Se você corre longas distâncias em um ritmo lento, tente correr menores a um ritmo intenso. Se malha a noite, tente mudar para de manhã alguns dias. Tente andar de bike ou nadar no lugar de correr. Enfim, converse com teu professor para elaborarem um treino alternativo e não especificamente “mais intenso”.

Cardio em Jejum: Você já tentou fazer cardio em jejum? Este tipo de treino tem se mostrado eficaz para a redução de gordura corporal. Em jejum pela manhã, seu corpo está com baixa insulina e baixa glicose no sangue, o que gera um potencial enorme para a queima de gordura! Saiba mais em Emagrecer mais com Cardio em Jejum! Realmente Funciona?

Esqueça o “Dia do Lixo”: O conceito de dia do lixo é ótimo, pode fazer parte do seu estilo de vida saudável, sem problemas. Substituir os dias do lixo por um dia de carboidrato saudável mais elevado, como por exemplo alguns carboidratos integrais. Existem receitas muito apetitosas e que satisfazem nossos desejos com o mesmo benefício do “dia do lixo”.

HIIT, Treino Intervalado de Alta intensidade: O princípio deste treino é menos tempo, mais intensidade. Seu pulmão vai trabalhar forte, você ficará exausto, ofegante. Mas é realmente compensador. Veja detalhes sobre como fazer o HIIT em Economize tempo e entre em forma com o Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Esqueça todas as fontes de açúcar: Açúcar, mesmo de fontes naturais, pode atrapalhar seus esforços de perda de gordura. Frutas e laticínios, que pode ser incluído em um estilo de vida saudável, infelizmente também pode causar problemas se consumidos em quantidades inadequadas. Se você está no Platô, deve cortar todas as fontes de açúcar para dar o sprint final!

Dica EXTRA: Ciclo de calorias ou Ciclo de Carboidratos: Para saber mais acesse: Aprenda com os fisiculturistas: Ciclo de calorias para emagrecer

Portanto, precisamos fazer pequenos ajustes, tanto na alimentação quanto no treino para vencer o efeito platô. Desta forma conseguiremos chegar na zona de manutenção. Lembre-se de nunca alterar apenas a alimentação ou o treino, por causa dos riscos de lesão ou o corpo não receber nutrientes suficientes.

Este post se baseou em argumentos de um artigo do American Concil on Exercise. Para acessá-lo clique aqui.

E você, já enfrentou este vilão chamado efeito Platô? Conseguiu vencê-lo? Qual foi sua estratégia? Compartilhe conosco!

 

Emagrecimento Tags: , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...