OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

O que você precisa saber para não engordar no inverno

Melanie Mafli Emagrecimento 2 comentários">2 comentários
Casal tomando chocolate quente

Você já parou para pensar por que você engorda no inverno? Por que associamos o frio com comer mais? Como estamos entrando no inverno, nada melhor do que analisarmos estas questões para manter nosso estilo de vida saudável mesmo no frio.

Com a chegada do inverno, levar uma vida saudável fica sempre mais desafiador. A academia fica em segundo plano e os jantares e almoços cada vez mais calóricos e irresistíveis. Quem consegue dizer não a um entreveiro, uma feijoada, um fondue, um chocolate quente ou um capuccino no inverno?

O fato de usarmos roupas que nos cobrem por inteiro também reduz nossa atenção aos quilinhos a mais e quando subimos na balança levamos aquele susto.

garoto comendo um croassaint

Mas afinal, por que comemos mais no inverno?

Existem algumas hipóteses que nos levam para os hábitos dos nossos antepassados, como a ideia de estocarem comida para o inverno. Encontrar comida nos rigorosos invernos era muito mais difícil, isso faria com que eles acabassem comendo mais em uma época do ano em que quase não saiam de suas cavernas. Outra hipótese é a de que comiam mais no inverno para aumentar seus índices de gordura para se esquentar do rigoroso frio dos invernos.

As pesquisas já têm nos mostrado a resposta mais concreta para esta pergunta. O fato de comermos mais no inverno se deve ao corpo precisar de mais energia para se esquentar, uma vez que o tecido adiposo tem o papel de manter a temperatura do nosso corpo. Como o corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea no inverno, ele precisa que ingerimos mais alimentos.

Mas a questão é que a energia mais rápida vem dos carboidratos e é por isso que alimentos como massas, pães, batatas são ingeridas com mais frequência no inverno.

Outra questão é que no frio não basta se aquecer de fora pra dentro, ou seja com roupas quentes e pesadas. É preciso se aquecer também de dentro para fora, pois nos dá uma sensação de conforto térmico. E é por isso que bebidas quentes como chás, cafés e chocolates quentes são tão comuns no inverno. Os pratos quentes e calóricos são mais consumidos e as comidas frias como salada e frutas são muitas vezes deixadas de lado.

café com coração

Outro grande fator já comentado é a diminuição da atividade física. O frio não é um convite para um exercício físico e por este motivo muitos desistem da academia nesta época do ano ou então diminuem o ritmo.

Mas o que fazer para evitar os quilinhos a mais no inverno?

  • Não desista das atividades físicas, se for o caso troque de atividade mas não desista.
  • Não deixe de comer saladas e frutas
  • Quando comer carboidratos escolha os integrais, preferencialmente após o treino
  • Faça uma alimentação balanceada durante a semana para nos finais de semana poder comer alimentos mais calóricos

Por fim, não esqueça: Não use o inverno como desculpa para não conseguir manter seu peso. É você que controla suas ações e atitudes. E quando chegar o verão não adianta derramar lágrimas de arrependimento. Cuide-se desde já!

Emagrecimento Tags: , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...