OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Por que as mulheres têm mais dificuldade em emagrecer?

Melanie Mafli Emagrecimento 2 comentários">2 comentários
manwoman

Nós mulheres sempre nos perguntamos porque parece mais fácil para o homem emagrecer? Na verdade não só parece, mas é. Não que isso possa ser usado como desculpa por nós mulheres, mas faz diferença sim. Quer saber por que?

Em primeiro lugar o organismo da mulher funciona diferentemente do organismo do homem. Veremos hoje o por quê isso ocorre, e como funciona o organismo de cada um.

Por que as mulheres têm mais dificuldade em emagrecer do que os homens?

Existem alguns pontos relevantes que iremos mostrar aqui para explicar como o organismo do homem e da mulher reagem de formas diferentes.

1. Células de gordura:

fat

Você sabe o que as células de gorduras fazem?

Elas têm a finalidade de armazenar gordura quando seu corpo não precisa e liberá-la quando o seu corpo precisa de energia extra. Diferentes enzimas controlam essas reações.

Existem as enzimas que ajudam a armazenar gordura, são chamadas de enzimas lipogênicas e as enzimas que ajudam a liberar a gordura das células, que são as lipolíticas.

Atenção mulheres: Os cientistas descobriram que as mulheres tendem a ter mais enzimas lipogênicas que armazenam gordura e também células de gordura maiores. Já os homens têm mais enzimas lipolíticas de liberação de gordura e células de gordura menores.

De uma forma geral, as mulheres tendem a armazenar gordura rapidamente e perder a mesma gordura lentamente, enquanto os homens tendem a armazenar gordura lentamente e a perder a mesma rapidamente.

2. Massa muscular:

muscle
A mulher tem músculos menores do que o homem. Cada quilo de músculo queima cerca de 10 calorias por dia. Quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais calorias ela irá queimar em um período de 24 horas.

Os homens têm mais massa muscular e menos gordura, enquanto as mulheres têm menos músculos e mais gordura. Levando em conta que a porcentagem de gordura corporal saudável para um homem é 12-18 %, enquanto para uma mulher é 18 – 25 %.

Treino de força é altamente indicado para mulheres em treinamento para emagrecer, para saber mais leia: Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!

3. Estrogênio:

guitar
O que faz uma mulher ser uma mulher é o estrogênio, o hormônio sexual feminino. Os cientistas descobriram que o estrogênio multiplica as enzimas que armazenam gordura. Por este motivo que na puberdade e na gravidez são momentos da vida da mulher onde ela mais armazena gordura, pois há um aumento de estrogênio.

O estrogênio também determina a forma de uma mulher, uma vez que direciona gordura para ser armazenada nas nádegas, quadris e coxas. Aprenda aqui Como perder gordura da barriga, quadril, bumbum e coxa

A testosterona que é o hormônio masculino, por sua vez, estimula a produção de enzimas de liberação de gordura. Mais uma vez o homem têm privilégios.

Leia mais em: Faça seus hormônios trabalharem a seu favor no emagrecimento

4. Dietas radicais:

radical
As mulheres muitas vezes fazem dietas radicais por um período de tempo, ou pior, não comem o quanto deve para emagrecer. O nosso corpo não consegue distinguir o que é dieta ou o que é passar fome. Desta forma, o organismo faz algumas alterações bioquímicas para se adaptar a esta falta de nutrientes.

O que acontece quando o corpo sente falta de comida?
Uma das primeiras alterações é a ativação e a multiplicação das enzimas de armazenamento de gordura. Pior, as células de gordura se tornam menos eficientes na perda de gordura. Ou seja, não é nada bom ficarmos muito tempo sem comer.

Quando se perde peso em uma dieta radical, a maior parte que se perde vem das partes magras do corpo: água e músculos.

Uma vez que há menos massa magra, o corpo queimará menos calorias. O peso é recuperado na forma de gordura. Mesmo que o corpo eventualmente recupera a massa magra, o dano de ganho de peso de gordura já terá ocorrido.

Entenda como emagrecer sem dietas em: Quer perder peso (emagrecer)? Aprenda a emagrecer sem dieta

5. O lado emocional das mulheres:

mulher-chocolate
Em 2009, o Laboratório Nacional de Brookhaven realizou um estudo de imagens cerebrais para ver como nós controlamos a nossa resposta cerebral aos nossos alimentos favoritos. Os homens eram mais capazes de controlar suas respostas. Isso explica o porque as mulheres tem mais dificuldade em não resistir a um docinho.

Além disso existe a TPM na vida das mulheres, que os homens não entendem. Mas influencia muito na perda e ganho de peso da uma mulher. Veja aqui Como evitar a gula durante a TPM!

Não se compare com os outros

Estes são apenas alguns motivos do por quê as mulheres têm mais dificuldades em emagrecer. Devemos entender estes detalhes para trabalhar na conquista dos nossos objetivos!

Se tivermos uma alimentação balanceada, praticarmos exercícios físicos de frequentes, com supervisão de bons profissionais e ter uma boas noites de sono, nós iremos alcançar os objetivos!

Além disso devemos sempre nos comparar consigo e não com os outros, neste caso com os homens. Cada um tem seu tempo e um objetivo a alcançar. Foque no seu resultado e no quanto você já evoluiu. Não perca tempo criticando os demais. Desta forma fica mais fácil e até mais divertido.

Considerações finais:

Pode sim existir uma diferença no organismo da mulher e do homem, o que torna a perda de peso mais menos onerosa para o homem. Mas mulheres, não desistam! Pudemos ver alguns itens que podem influenciar e entendemos melhor o assunto, mas isso não quer dizer que não somos capazes de chegar ao nosso objetivo e ter uma saúde de dar inveja.

Quanto mais soubermos de assuntos relacionados a nossa saúde e qualidade de vida mais fácil será entender a nossa evolução.

Beijos da Mel.

Emagrecimento Tags: , ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • Júlia catchingavissa

      Não consigo perder peso a dois anos faço exercícios, me alimento bem e nada por favor me ajudam

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Júlia! Para poder te ajudar é preciso saber qual a frequência dos seus exercícios, o que você costuma comer, exames de sangue, entre outras coisas. Para isso te indico um profissional da área (endocrinologista ou nutricionista). Eles vão poder estar passo a passo do seu lado e te ajudar.
        O que eu posso te dizer é que eu sempre pratiquei exercícios físicos, porém também não perdia peso (e pensava que me alimentava bem). Mas a alimentação é 70% do resultado. Quando mudei meus hábitos alimentares foi que eu comecei a ver resultados. Mas não desista! Estou com você! Abraços

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...