OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Meta SMART – Gerencie com sucesso seu projeto de emagrecer

Daniel Darugna Emagrecimento 11 comentários">11 comentários
meta-smart

Muitas pessoas tem projetos de emagrecer ou metas pessoais relacionadas à saúde. Metas para comer de forma saudável, parar de fumar ou metas de condicionamento físico.

O fato é que infelizmente poucas pessoas conseguem ter sucesso porque as metas da grande maioria das pessoas são apenas sonhos que não foram transformados em um projeto gerenciável.

Neste artigo ensinaremos você a transformar seus sonhos em um projeto de emagrecer gerenciável com a possibilidade de se manter no peso para toda sua vida.

Utilizaremos a meta SMART. Esta técnica é utilizada nas melhores práticas de gerenciamento de projetos e garanto a você que funciona!

Funcionará desde que você tome a decisão de agir, porque afinal, é nos momentos de decisão que nosso futuro é traçado, certo?

Vamos adiante.

Gostaria de compartilhar com vocês uma frase famosa de Tony Robbins:

If you talk about it, it’s a dream, if you envision it, it’s possible, but if you schedule it, it’s real.

Esta frase quer dizer que quando apenas falamos sobre algo que queremos, é apenas um sonho, quando vislumbramos aquilo, será possível, mas quando planejamos dentro de um cronograma o sonho será realidade.

Na vida, ou fazemos nossos sonhos acontecerem, ou seremos apenas meros expectadores nos transformando em meros reféns das circunstâncias.

Você precisa ser o protagonista dos seus sonhos para fazer o seu projeto de emagrecer se tornar real. Por isto ensinaremos hoje a técnica S.M.A.R.T para criação de metas, para que você tenha o seu projeto sob controle e não desista pelo caminho.

Seja SMART: O Atleta e a Grande Empresa

Você sabe o que todo atleta e toda grande empresa têm em comum?

Eles têm claramente definido as metas para atingir objetivos específicos. No entanto, no mundo dos pequenos negócios e também com a maioria pessoas que querem emagrecer existe um problema. Essas pessoas não têm um objetivo focado.

Se perguntarmos para a maioria dos microempresários quais são suas metas, na maioria das vezes vamos ouvir o seguinte:

“Obter mais negócios, vender mais”

Esta é uma resposta típica de proprietários de pequenas empresas quando perguntado de planos futuros. Agora qualquer CEO seria jogado pela janela da sala de reuniões dos acionistas se soltasse uma resposta vaga como essa. hehehe

Da mesma forma acontece com as pessoas na vida pessoal. Elas tem desejos pessoais e sonhos, mas não tem metas e objetivos específicos pois ainda não traçaram um plano de ação.

O que acontece depois de não ter objetivos e metas específicas, é que as pessoas utilizam desculpas baseadas em suas condições desfavoráveis para não ter atingido aquela meta. É comum ouvirmos: “Tenho Ossos Pesados“, “Meu metabolismo é lento” ou “Meus hormônios são desregulados“.

Se você não quer ser fracassado em suas metas lembre-se que o importante não é onde você começa, mas sim as decisões que toma sobre o lugar a que está determinado a alcançar.

Como usar Meta SMART e gerenciar projetos para emagrecer

S.M.A.R.T é uma sigla que representa 5 passos para a criação de uma meta de sucesso (específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal). É uma ferramenta simples usada pelas empresas para ir além da definição de metas transformando em um plano de ação e conquista de resultados.

Específica

Conforme exemplificado no início deste artigo, uma meta específica tem muito mais chance de ter o resultado alcançado do que uma meta genérica. Siga o exemplo do grande atleta e da grande empresa, fuja das práticas do micro empresário!

Para que sua meta seja ESPECÍFICA, a dica é responder as perguntas abaixo:

  1. O quê? O que eu quero realizar?
  2. Por que? Razões específicas, propósito ou benefícios de realizar o objetivo.
  3. Quem? Quem está envolvido?
  4. Onde? Identificar um local.
  5. Quais? Identificar os requisitos e restrições.

EXEMPLO ERRADO DE TRAÇAR META:
Entrar em Forma.

EXEMPLO CORRETO DE TRAÇAR META ESPECÍFICA:
Eu vou me inscrever na academia XYZ realizando a atividade de Natação.

Mensurável

Vale lembrar aqui uma frase comum no meio empresarial:

O que não pode se medir, não pode se gerenciar.

Você precisará fazer monitoramento e controle do seu projeto certo?
Para tanto, precisará definir um conjunto medições e indicadores.

A dica aqui é quantificar, ou seja, colocar números para os seus resultados respondendo as seguintes perguntas:

  1. Quanto?
  2. Quantos?
  3. Como vou saber quando estará cumprida?

EXEMPLO CORRETO DE TRAÇAR META MENSURÁVEL:
Eu vou me inscrever na academia XYZ realizando a atividade de Natação 3 vezes por semana.

Perceberam a diferença? Ao inserir números na meta, conseguiremos realizar um monitoramento e perceber se estamos seguindo o caminho correto em direção ao nosso objetivo.

Atingível

O terceiro critério salienta a importância da metas serem realistas e atingíveis.

Voltando a analogia das empresa, as pequenas empresas muitas vezes podem definir metas que estão além do alcance. Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que gere desânimo e desistência nos primeiros obstáculos.

A resposta que deve ser entregue nesta etapa é:

  1. Como o objetivo pode ser cumprido?

A Dica aqui é você consultar o seu profissional da saúde para que ele lhe responda cientificamente se a sua meta é atingível. É comum as pessoas pensarem: “Vou perder 20kg em 30 dias”, mas será que isto é realista?

Se sua meta refere-se a exercícios físicos, consulte teu treinador. Se sua meta refere-se a alimentação, consulte seu nutricionista. Sempre vale a pena a opinião de um profissional.

Além da opinião do profissional, você deve fazer uma auto-reflexão para se você mesmo está disposto a fazer sua meta se tornar realidade. Se a resposta for um Sim verdadeiro, vá adiante.

Muitas vezes é nesta etapa da técnica S.M.A.R.T. que você descobrirá que existem vários pequenos degraus para alcançar um objetivo maior. Nas empresas este objetivo maior é conhecido como Objetivo Estratégico.

Se você percebeu que existem estes vários degraus, você deverá traçar metas SMART para cada degrau, chegando ao momento em que você tenha várias metas operacionais SMART para atingir seu grande objetivo estratégico. FIQUE TRANQUILO! Explicaremos isto em detalhes mais adiante.

Lembre-se o Objetivo é estratégico e as Metas são operacionais.

Relevante

Esta é mais uma etapa da técnica de meta SMART para uma auto-reflexão. Analise os seguintes pontos abaixo:

  1. Esta meta está de acordo com os seus valores?
  2. Será que este objetivo realmente faz diferença em sua vida?

Se as respostas para as perguntas fizerem você entender que vale mesmo a pena investir seu tempo nesta meta, siga adiante.

Temporal

  1. Quando você vai alcançar a meta?
  2. Quanto tempo seria necessário para criar um hábito sustentável nesta área?

EXEMPLO CORRETO DE TRAÇAR META TEMPORAL:
Eu vou me inscrever na academia XYZ no dia 10/06/2014, realizando a atividade de Natação 3 vezes por semana até dezembro de 2014.

[AVANÇADO] ALCANÇANDO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PESSOAIS

Se você tem um sonho, ou seja, um objetivo pessoal de ser uma pessoa magra, saudável e bem condicionada fisicamente, deverá saber traçar metas e acompanhá-las com eficácia.

Aprendemos acima como traçar uma meta SMART para alcançar metas. O problema disto tudo, é que muitas vezes queremos algo maior, uma conquista mais desafiadora (Um objetivo estratégico pessoal) que depende de diversas metas menores.

Se você quer apenas emagrecer, poderá fazer uma dieta com uma data para acabar. Mas isto não será sustentável, pois isto não fará parte de um estilo de vida. Ao terminar a dieta você irá engordar tudo de novo.

Neste caso, seu objetivo estratégico deverá ser MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. Para isto, já recomendamos aqui no blog, que você aplique pequenas e constantes mudanças.

Isto quer dizer que, quando a meta de uma mudança for atingida, você vai para a próxima meta, sempre baseando-se na técnica SMART.

DICA DE OURO PARA ALCANÇAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Foque sempre em ter 4 metas SMART pequenas ao mesmo tempo:

META 1: ALIMENTAÇÃO:
A alimentação é a meta principal, pois ela afeta os nossos níveis de energia. É através de uma boa alimentação que podemos previnir doenças e é a alimentação quem determina nossa composição corporal e influencia nosso bem-estar mental.

META 2: EXERCÍCIOS FÍSICOS:
Mesmo apenas um pouco de atividade pode fazer uma grande diferença. A atividade física ajuda a reduzir o estresse, melhora a composição corporal, melhora seus hormônios, e faz você parecer mais jovem.

META 3: SONO ADEQUADO:
A Falta de sono pode afetar negativamente a sua saúde e seu estilo de vida. O sono adequado restaura e energiza nosso corpo e cérebro.

META 4: MENTE EM FORMA:
Assim como acontece com os músculos, você precisa exercitar a mente para que ela se mantenha saudável. Algumas formas de exercitar a mente incluem: Ler, Escrever, Montar quebra-cabeças, Construir coisas, Cozinhar, jogar xadrez etc.

Cada um dos itens acima são considerados os grandes pilares de um estilo de vida saudável. Se você está trabalhando para alcançar metas nestas áreas, estará um passo a frente para o emagrecimento, saúde em geral e condicionamento físico.

Considerações Finais

Esperamos que agora você entenda a diferença de ter esperança de um sonho se realizar e de traçar uma meta SMART com um plano de ação para que você tenha condições de fazer acontecer.

Interprete onde você quer chegar, e se for um salto muito grande, trace pequenas metas com a técnica SMART que te guiem em direção deste objetivo.

Nunca esqueça que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino.

O homem não morre quando deixa de respirar, mas quando para de sonhar. Por isso, sonhe muito, mas não deixe de transformar seus sonhos em metas escritas e planejadas.

Abraços

Emagrecimento Tags: , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • WInny

    Parabéns Daniel
    Eis a fórmula. .. as pessoas já usam sem conhecer. . Se seguirem todas essas dicas.. o resultado é garantido. .
    Se entregar mentalmente no que você quer. .

  • http://www.viagensdicas.com Alyson Regis Darugna

    Fantástico artigo, muito bem escrito. Incrível a sacada de fazer o parelo com técnicas de administração de empresas. Inclusive o que foi falado sobre micro e pequenas empresas é duro, uma chinelada na cabeça, mas é verdade.

  • Pingback: 9 dicas infalíveis para acelerar o metabolismo()

  • Pingback: Quantas calorias comer para emagrecer?()

  • Pingback: Como parar de comer por impulso emocionalDoce Dieta – Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • Grazielle

    Daniel, estou fazendo mestrado e aplicando as tecnicas de gerenciamento de projetos no meu objetivo pessoal, fazendo pesquisa encontrei seu artigo, posso incluir na minha tese, com os devidos creditos?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Claro querida, sem problemas.

  • Layarah

    Gostei muito do artigo. Fiz uma pesquisa sobre mudanças de hábitos alimentares, pois decidi emagrecer e surgiu o seu artigo. Amei! Peguei uma caneta e papel para tirar notas e tudo!!!!

  • Priscila

    Fiquei triste agora, vocês morarão para sempre na Suíça ou é apenas temporário?!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Priscila, esperamos morar um bom tempo na Suíça, temos varios planos. Espero dar certo. :)

  • Pingback: 7 dicas para emagrecer: Chega de Lorota e enganação • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...