OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

As Maiores Mentiras do Emagrecimento

Daniel Darugna Emagrecimento 2 comentários">2 comentários
mentiras do emagrecimento

A grande verdade é que a indústria do fitness está repleta de falsas verdades, informações enganosas, fraudes e mentiras. Aqui estão algumas das maiores mentiras que você vai ouvir ao tentar emagrecer.

As Maiores Mentidas do emagrecimento

Capas de revistas femininas

Existem boas revistas por aí, mas eu diria que a maioria das que estão na prateleira próxima ao caixa dos supermercados estão cheias de manchetes que chamam a atenção e que estão cheias mentiras do emagrecimento discaradas. As revistas femininas de saúde e fitness são os piores criminosos.

Manchetes como “crie sua barriga de tanquinho até a próxima semana”, ou “10 exercícios para tonificar seu bumbum sem esforço”, são colocados na capa para vender revistas. O mais engraçado é que geralmente são acompanhadas de alguma celebridade que recentemente perdeu peso.

A Verdade:

As revistas dizem o que você quer ouvir para que você gaste o seu dinheiro suado. Não há nada de fácil e rápido na transformação de seu corpo e também na vida como um todo. Não deixe essas revistas enganá-lo.

A Perda de peso se resume a comer menos e se exercitar mais

Como dizer isto para todas as pessoas que comem 1200 calorias por dia e fazem uma hora ou mais de aeróbico por dia e mesmo assim não perdem peso.

Infelizmente, esse cenário é muito mais comum do que você pensa. A perda de peso é uma função do balanço energético negativo ao longo do tempo. No entanto, um balanço energético negativo não é criado automaticamente por comer menos e se mover mais.

Isso porque o seu metabolismo se adapta a grandes déficits calóricos pela regulação de hormônios importantes da perda de gordura, baixando seus níveis e usando as calorias que você come de forma mais eficiente. Você pode perder peso rapidamente por um tempo, ai seu organismo se adapta e você atinge o platô.

A Verdade:

A perda de peso sustentável se resume a comer tantas calorias quanto possível, desde que ainda permita que você perca peso, a se exercitar com segurança e eficácia com o objetivo final de melhorar a sua saúde e condicionamento.

Você precisa criar um déficit diário de 500 calorias para perder um quilo

Todos nós já ouvimos que há cerca de 3500 calorias em um quilo. Com base nisso, o conselho padrão é comer 500 calorias por dia a menos para perder 1 por semana. Sorte para nós, que a matemática nem sempre é simples assim no mundo real.

O problema com este conselho é que as pessoas começam a comer menos calorias do que as necessárias e quando perda de peso atinge um platô, elas cortaram mais 500 calorias de sua dieta – reduzindo sua ingestão de calorias para quase nada. Este é o problema que torna este déficit diário uma das maiores mentiras do emagrecimento.

A Verdade:

Mesmo pequenas reduções na ingestão de alimentos pode causar a perda de peso significativa. Muitas vezes, uma redução de 100 calorias por dia é o suficiente para ver o seu ritmo de perda de peso continuar em frente.

5-6 pequenas refeições por dia é melhor para perda de peso

Esse é o conselho padrão no mundo do fitness. A dica é geralmente para fazer 5-6 pequenas refeições, ou 3 refeições e 2-3 lanches. Não há nada de errado com este conselho a não ser pelo fato de que a grande maioria da população tem dificuldade de manter um estilo de vida com esta quantidade de refeições.

A boa notícia é que não faz nenhuma diferença significativa se você receber 2000 calorias de 5 refeições ou 2.000 calorias de 3 refeições. No final do dia, você ainda está comendo 2000 calorias e criando o mesmo déficit calórico. Comer obrigatóriamente 6 refeições por dia para emagrecer é uma das mais conhecidas mentiras do emagrecimento.

A Verdade:

Ao decidir sobre a frequência das refeições, você deve escolher um que você vai ser capaz de manter no longo prazo. Se comer 6 refeições por dia não é o melhor para você, se ele faz com que você se estresse carregando potes por todos os lados, provavelmente você acabará desistindo do seu plano de alimentação.

Saiba mais sobre este assunto em: Mito Desvendado! 6 Refeições Diárias não Aceleram Seu Metabolismo

Você pode direcionar a perda de gordura para uma determinada área do corpo com exercícios

Reduzir gordura localizada é um mito que parece que nunca morrerá. Programas inteiros de perda de gordura são baseados no conceito de queimar gorduras em áreas específicas do corpo.

Infelizmente, nós não conseguimos escolher onde a gordura armazenou, e nós também não podemos escolher onde ele será queimada.

A Verdade:

A perda de gordura é um processo sistêmico, não localizado. A combinação de uma dieta de qualidade que mantém um déficit calórico com um programa de exercícios equilibrada é a única maneira de perder gordura de todas essas áreas problemáticas. Clássica mentira do emagrecimento utilizada pelo marketing.

Para saber mais sobre este assunto acesse: Quer perder peso (Emagrecer)? Não trace metas localizadas!

Todos os alimentos Rotulados como saudável são saudáveis

A indústria e o comércio de alimentos têm realmente se aproveitado dos limites legais do que é considerado verdadeiro e o que não é. Houve um crescimento enorme nos últimos tempos na indústria de alimentos saudáveis. Os fabricantes de alimentos estão tentando fazer uma versão saudável de cada “prazer alimentar” que você possa imaginar.

Será mesmo possível?! Um alimento industrializado é um alimento industrializado, e não importa se ele é feito com todos os ingredientes orgânicos ou não. Claro, é bom quando não contém todas aquelas porcarias artificiais, mas o cookie saudável, por exemplo, ainda é composto de açúcar e farinha!

A Verdade:

Olhe atentamente para a seção de ingredientes. Se os primeiros ingredientes são açúcar ou farinha, é provável que não é tão saudável como representa na parte da frente da caixa.

Use um Whey Protein ou outro tipo de proteína em pó para perder peso

O mercado de suplementos é enorme e grande parte deste mercado é baseado em proteína em pó.

Aqui está o que importa: Nenhuma proteína vai ajudar você a perder peso se você não criar um déficit de energia. Produtos que afirmam ser de perda de peso possuem uma grande limitação para seu funcionamento – deve ser usado em conjunto com uma dieta de qualidade e programa de exercícios que mantém um déficit de energia.

A Verdade:

Proteína em pó são suplementos. Eles não devem substituir alimentos reais. Por mais conveniente que seja, As proteínas em pó não se comparam à vitamina, mineral, e propriedades antioxidantes de alimentos integrais. Sinta-se livre para usá-los, são realmente bons, mas não espere milagres de emagrecimento se você não estiver com toda sua alimentação balanceada.

Falamos mais sobre o whey protein e o emagrecimento em: Benefícios do Whey Protein para emagrecer

TODO comercial de perda de peso

Eu tentei muito encontrar um comercial de perda de peso que não estava repleto de truques de marketing. Tenho certeza de que eles devem existir, mas eu ainda não encontrei.

Esses comerciais usam truques como modelos de fitness magras demonstrando um produto que nunca usaram antes. Em seguida, eles usam palavras que falam de suas inseguranças, seguido pela esperança, e, em seguida, uma chamada à ação para comprar seu produto com um desconto se você comprar rapidamente.

A Verdade:

Se o produto pretende ajudar a perder peso rápido e fácil, ao comer o que quiser, sem ter que malhar, e você vai ficar magro como na época da escola, apenas ria e lembre-se que você não burro.

Perder peso rápido é normal

Programas de TV como The Biggest Loser, e histórias de transformação corporal dramáticas fazem a idéia de que você deve ser capaz de perder 2,5kg por semana, ou até 15kg em um mês. Isso acontece, mas está muito longe da normal.

A maioria das pessoas vai perder com segurança entre 0,5-1% da sua massa corporal por semana. Isto irá assegurar a retenção muscular, ao mesmo tempo em que perde gordura corporal.

A Verdade:

Não espere perder 25 em poucos meses. Transformações na vida real levam tempo. As transformações dramáticas que você vê podem inspirá-lo a fazer uma mudança positiva, mas eles também podem desanimá-lo quando você não obter resultados semelhantes.

Considerações Finais

Seja paciente. Esforce-se para fazer o progresso contínuo, por menor que o progresso possa ser. Esforce-se para reduzir o consumo de alimentos industrializados e também evite o glúten.

Quer fazer a diferença? Ajude-nos a acabar com essas mentiras e compartilhe este artigo!

Abraços!

Emagrecimento Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • http://www.tetepalhares.blogspot.com.br Maria Thereza

    Muito bom! O pior disso tudo é que muuuita gente vai atrás das falsas verdades, não procuram saber a verdade e não pesquisam e acabam se fazendo de cobaias para produtos e alimentos que muitas vezes podem até ser prejudiciais à saúde e ao bolso!!!

    • Daniel Darugna

      Verdade Maria! Cai em muitas mentiras e agora não caio mais!!!! Abraços!

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...