OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Perca 9 KG em 30 dias na Dieta Slow Carb de Tim Ferriss

Daniel Darugna Emagrecimento 32 comentários">32 comentários
Dieta slow carb tim ferriss

Já ouviu falar da dieta Slow Carb de Tim Ferriss? Pois bem, esta é uma dieta explicada no best-seller entitulado 4 horas para o corpo e tem começado a fazer grande sucesso também aqui no Brasil. Abaixo listaremos os principais princípios da dieta Slow Carb e algumas dicas. Confira abaixo:

Quem é Tim Ferriss?

Tim Ferriss é um investidor anjo em startups como o Twitter, Posterous, RescueTime, entre outros.

É também blogueiro e empresário. Como escritor, sua obra escrita mais conhecida é “The 4-Hour Workweek” que é vendida em 35 idiomas e alcançou o #1 no The New York Times, BusinessWeek, e nas listas de best-sellers do Wall Street Journal.

Seu segundo best-seller foi O livro “4 horas para o corpo”, que ganhou força por ser resultado de uma verdadeira obsessão por entender o organismo humano.

Tim Ferriss não é médico nem phd na área, porém considera-se um cara muito bom e meticuloso com dados (um NERD) e com acesso a vários dos melhores cientistas e atletas do mundo.

Considera-se capaz de testar hipóteses por meio de auto-experimentação, desafiando grandes axiomas, gerando soluções simples para problemas antigos.

Podemos então considerar o Tim um hacker do organismo humano, e é por isto que este livro me deixou tão intrigado!

Os Princípios da Dieta Slow Carb

REGRA 1: Evite carboidratos “brancos”.

Evite qualquer qualquer carboidrato que é ou possa ser branco. Exemplos de alimentos proibidos:

  • todos os tipos de pão,
  • arroz, inclusive o integral,
  • cereais,
  • batatas,
  • massas ,
  • tortillas,
  • frituras com empanado.

a excessão aqui é para os 30 minutos depois de um treino de resistência em que o Tim explica melhor nas seções “De Nerd a Monstro” e “Protocolo Occam” do seu livro “4 Horas para o Corpo”.

REGRA 2: Coma as mesmas poucas refeições, repetidas vezes.

Ferris defende que as pessoas de sucesso em dietas, seja com o objetivo de ganhar massa muscular ou perda de gordura, comem as mesmas poucas refeições repetidas vezes ao longo do dia.

A dica aqui é misturar e combinar um de cada um dos três grupos da lista a seguir, quanto mais simples, melhor:

Proteínas

  • Claras de ovo com 1-2 ovos inteiros para o sabor (ou, se orgânico, 2-5 ovos inteiros, incluindo gemas)
  • Peito ou coxa de frango
  • Carne (de preferência orgânica)
  • Carne de porco
  • Peixe

Leguminosas

  • Lentilhas
  • Feijão preto
  • Feijão Rajado
  • Feijão Vermelho
  • Soja

Legumes

  • Espinafre
  • Hortaliças diversas como brócolis, couve-flor, ou quaisquer outros vegetais crucíferos
  • Chucrute, kimchee
  • Aspargos
  • Ervilhas
  • Brócolis
  • Vagens

Segundo a dieta slow carb de Tim Ferriss, podemos comer o quanto quisermos dos alimentos acima.

A Dica é simplificar, escolher três ou quatro refeições e repeti-las. Se você almoça fora, saiba desde já que que quase todos os restaurantes podem trocar por uma salada ou legumes no lugar de batatas fritas, batatas, ou arroz.

REGRA 3: Não Beba Calorias.

Beba grandes quantidades de água, chá sem açúcar, café (preferencialmente apenas com canela), ou outras bebidas sem calorias de sua preferência.

Não beba leite (nem mesmo o leite de soja), refrigerantes normais, ou suco de frutas. Limite refrigerantes diet para não mais de 500ml por dia, pois o aspartame influencia no ganho de peso.

Tim Ferriss é um fanático declarado de vinho, bebe uma ou duas taças de vinho tinto quase todas as noites. Ele não parece ter qualquer impacto negativo sobre sua taxa de perda de gordura.

O vinho tinto, segundo a dieta Slow Carb, é 100% permitido (ao contrário de vinhos brancos e cerveja, os quais devem ser evitados). Até duas taças de tinto por noite, nada mais.

REGRA 4: Não coma frutas.

No livro “4 horas para o corpo”, Ferriss diz que os seres humanos não precisam de frutas, comparando com nossos antepassados europeus que não comiam frutas no inverno.

As únicas exceções à regra de não comer frutas são tomates e abacates, e mesmo estes dois devem ser consumidos com moderação.

Há uma razão para isto, o principal açúcar da fruta, a frutose, é convertida em fosfato de glicerol de forma mais eficiente do que quase todos os outros carboidratos. Fosfato de glicerol é transformado em triglicérides (através do fígado) e consequentemente em gordura armazenada.

As frutas estão liberadas, assim como todo e qualquer alimento no dia livre semanal explicado a seguir.

Aqui está um outro artigo que trata deste tema: Comer frutas engorda?

REGRA 5: Tenha um dia de folga por semana.

Neste dia você estará autorizado a comer o que quiser, sair da rotina para tomar um sorvete, chocolate, e qualquer outro vício alimentar, inclusive a cerveja estará liberada neste dia.

De acrodo com Tim, comer porcarias uma vez por semana pode ajudar a perder gordura. Não há limites ou fronteiras durante este dia de prazer. Não há absolutamente nenhuma contagem de calorias nesta dieta ou neste dia.

Comece a dieta pelo menos cinco dias antes de seu dia livre estabelecido. Se você optar sábado, por exemplo, a sugestão é começar sua dieta em uma segunda-feira.

Isso é tudo, pessoal!

Resumo dos princípios

Regra 1: Evite carboidratos “brancos”.
Regra 2: Coma as mesmas poucas refeições, repetidas vezes
Regra 3: Não beba calorias.
Regra 4: Não coma frutas.
Regra 5: Tire um dia de folga por semana.

Erros comuns de quem praticou a Dieta Slow Carb

Tim fez uma compilação dos erros mais comuns dos praticantes da dieta Slow Carb, confira os erros abaixo:

  • Não comer dentro de 30-60 minutos depois de acordar
  • Comer menos de 20g de proteína por refeição, especialmente no café da manhã
  • Não beber água o suficiente, especialmente no dia livre
  • Utilizar adoçantes artificiais
  • Exagerar com exercícios

Suplementação Alimentar na Dieta Slow Carb

Além da dieta , onde Tim diz que a perda de peso pode ser alcançada através de uma alimentação saudável por si só, ele também identificou em seus experimentos um conjunto de suplementos seguro para o emagrecimento.

Após ter experimentado diversos compostos com efeitos colaterais e que causam dependências, Tim selecionou estes suplementos alimentares que foram identificados como contribuintes para atingir um perda de gordura sustentável.

O nome dado a este conjunto de suplementos é PAGG, que contém 4 compostos. Os quatro componentes naturais da fórmula PAGG são :

Poliocosanol: 20 – 25mg
Ácido alfa-lipóico (ALA): 100- 300mg
Flavonóides do chá verde, descafeinado: 325mg
Extrato de alho: 200mg

A recomendação de Tim, é que a parte AGG dos suplementos (ácido alfa-lipóico, chá verde e extrato de alho) deve ser consumido quatro vezes por dia antes das refeições e antes de dormir, e o Policosanol uma vez por dia antes de dormir.

Alguns especialistas também sugerem que você deve adicionar 100mcg de biotina, uma vitamina do complexo B que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e é importante quando se toma ALA.

Tim também recomenda o suplemento Cissus Quadrangularis durante os dias livres, pois pode ajudar a agir como controle de danos, e sugere que todos devem ter pelo menos uma semana de folga de todo o regime a cada dois meses.

Outros suplementos considerados importantes no Livro é o Potássio, Cálcio e Magnésio.

RELACIONADO: Leita também o que pensa o Sr. Tanquinho sobre a dieta SlowCarb:
Dieta Slow Carb: Cardápio, Receitas e Lista de Alimentos Permitidos: 5 Regras Simples Para Emagrecer Agora!

Considerações Finais

Toda a ideia por trás da dieta Slow Carb me parece bem interessante. Todos sabem que sou favorável a uma mudança de estilo de vida e não a uma dieta restritiva e insustentável.

Quem sabe este seja o primeiro passo para quem está começando?!

Por outro lado, a ideia de tomar suplementos, mesmo sendo de origem natural, não me é tão atraente.

A suplementação tem o ponto negativo que é o seu bolso, pois torna o programa muito mais caro. Você deve sempre consultar um médico antes de pensar em tomar suplementos, como eles não são adequados para todos, especialmente se você tem uma condição de saúde pré-existente ou tomar outro medicamento.

Testando no meu próprio corpo

Para começar farei meus exames de rotina agora no fim do ano, registrarei todas as minhas medidas e percentual de gordura. A partir de janeiro testarei a dieta slow carb no meu próprio corpo para que vocês tenham uma visão mais realista sobre o seu funcionamento.

Apresentarei para vocês os exames de sangue e urina ANTES, E DEPOIS, minhas medidas e percentual de gordura. Quer saber o final desta história?
Acesse: Resultados da Dieta SlowCarb Daniel e Melanie

Emagrecimento Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Phelipe

    Show de bola… sempre dou um espiada aqui… Força ai Daniel.. continuemos na luta hehehe. abraço PH

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Valeu PH. Estamos juntos! Abraços!

  • cibele flores

    Bom dia, gostaria de saber se prosseguiu com a dieta? como foi?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Cibele! tudo bem? Postaremos sobre os resultados em muito breve, mas te adianto que os resultados foram incríveis tanto para mim quanto para a Mel. Durante os 60 dias, fizemos medições semanais de pesos e medidas, além disso, após os 60 dias, incluímos muitos princípios desta dieta em nosso estilo de vida, em nossa alimentação. Exemplo disso é o feijão e o espinafre, que adoramos e comemos todos os dias.

      Abraços!

      • cibele

        boa tarde ,Daniel já estamos em novembro e gostaria de saber se vc prosseguiu com a dieta, se teve algum efeito colateral ou alteração em seus exames médicos?!

        • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

          Olá Cibele! tudo bem com você?

          Sim, seguimos a dieta a risca por 60 dias, mas procuramos manter vários conceitos da dieta no nosso estilo de vida.
          Os exames médicos que realizei após a dieta comprovaram pelo menos para mim que ela faz muito bem.

          Dê uma olhada nos resultados aqui:
          http://docedieta.com/emagrecimento/resultados-da-dieta-slowcarb-daniel-e-melanie/

          Abraços

  • Pingback: Resultados Dieta SlowCarb - Tim Ferriss()

  • Mario Martini

    Interessante. Daniel, estou no terceiro mês de academia, mudei muitos hábitos de lá pra cá, e comecei a tomar Whey 3W + BCAA após o treino. Caso eu decida encarar esta dieta, que admito, achei altamente restritiva, porém instigante, você acha que deveria parar com o Whey neste período ou continuar? Parabéns a vocês pelos resultados alcançados, um abraço! Mario Martini

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Mario, nós mantivemos o whey pós treino. Sem problemas. abraços.

  • CLAUDIO LOPES

    Ola Daniel
    Fiz a dieta do Slow Carb a 1 ano atras e emagreci 10 kgs ( ( 96 kg para 86 , tenho 1,90 de altura) , usando os suplementos e com academia 2 vs por semana e aeróbico no fim de semana . Apos 6 meses engordei 3 kgs mas de massa muscular ( já tinha incluído algum carboidrato e Whey) . Porém me machuquei jogando futebol e tive que parar a academia por um tempo , o que me fez engordar mesmo mantendo uma alimentação saudável , voltei a dieta inicial mas dessa vez não tive resultados não saio do mesmo peso . A única coisa que alterei foi o Policosanol pois não acho no Brasil , será que ele faz tanta falta assim na dieta Solw Carb??
    Abraço

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Opa Claudio! Tudo bem?

      Todo o processo de emagrecimento, envolve inúmeras variáveis, mesmo fazendo uma alimentação idêntica, o resultado pode variar. Não acredito que a culpa seja 100% do Policonasol. Outros fatores, como o stress, qualidade do sono, e hormonais são possíveis “culpados”.

      Sugiro que você busque um profissional, neste caso talvez um endocrinologista, para que sejam realizados alguns exames para você identificar o que anda errado.

      Abraços!

  • Luana

    Bom Dia,

    Gostaria de tirar uma dúvida: Na dieta diz pra escolher uma alimento de cada tipo (Proteína, leguminosa e legume) e repeti-los durante o dia. Ou seja, o café da manhã, lanche também segue essa padrão??? Em uma das respostas anterior você disse que incluiu o feijão e espinafre. Mas o que você come no café da manhã por exemplo?

    • Amalia

      Luana ele quis dizer pra vc repetir as refeições de todos os dias, e não de um dia só … as refeições da semana entende ?? EX: Café vc come ovos mexidos, almoço salada + legumes + frango e no jantar salada + legumes + peixe

      Dai vc repete esse cardapio pelos 6 dias ..

      Me corrija se eu estiver errada Marcelo

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Amalia! Vc acertou em tudo, menos no meu nome.. que é Daniel e não Marcelo kkk mas não tem problema. grande abraço.

  • Amalia

    Puxa, estou na dieta paleo a quase duas semanas, mas apartir de segunda quero essa, .. kkkk poder comer feijão ? hummm eu amo feijão de paixão. =)

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      São muito parecidas estas dietas. Abraço!

  • Malu

    Pessoal leiam o livro 4 Horas para o Corpo, nada melhor que isso. No livro Tim Ferris não fala apenas em dieta, fala em exercícios, banho de água gelada, banho de banheira com gelo, compressas de gelo, dentre outros. São quase 600 páginas mas compensa.

  • Lídia Lemes

    Para quem tem tendência a ter intestino preso, essa dieta é um suicídio né?! Porque cadê as fibras?! Esse tanto de proteína vai “cimentar” no intestino aí haja hemorroida… rsrs

    • Pâmela Cavalcante Lima

      Como assim “esse tanto de proteína”?! Essa dieta não é pra vc se entupir de proteína, pode comer legumes/leguminosas, alguns têm muuitas fibras!! Eu sofro de intestino preso, mas quando fiz essa dieta, ia ao banheiro todos os dias!

      • Daniel Darugna

        Verdade Pâmela. Esta dieta tem muita fibra e até mesmo carboidrato (de absorção lenta) através dos legumes e leguminosas. Obrigado por compartilhar sua experiência. Se um dia quiser fazer um relato completo sobre esta sua experiência nos avise.

        Abraços

        Daniel Darugna

  • Kátia

    Gente, minha dúvida é como fazer p consumir 20gr de proteína no café da manhã sem beber leite nem de soja? por acaso pode os derivados – queijos, iogurtes?

    • Wellington Cristian

      Ovos, e claras. Lentilha, feijão

  • Pingback: Saiba tudo sobre índice glicêmico e carga glicêmica para emagrecer.()

  • Pingback: Dieta Slow Carb: Cardápio, Receitas e Lista de Alimentos Permitidos: 5 Regras Simples Para Emagrecer Agora! - Senhor Tanquinho()

  • Simone

    Só me respondam uma coisa, pra uma leiga que ainda não conseguir comprar o livro…rsrs
    Se a dieta é tão recomendada, pq o uso de tantos suplementos? Quer dizer que ficamos com carências no organismo é isso?

    • Daniel Darugna

      Oi SImone, tudo bem?

      Não e necessário a suplementação, mas ela da uma potencializada no resultado. Eu por exemplo já fiz sem tomar e deu ótimos resultados.

      abraços

  • Pingback: Chegou a hora!!! É amanhã!!! – Rê in slow carb()

  • Pingback: Seque 4kgs por Semana na Dieta Slow Carb! - Deixa de Ser Gordo #209 - Receitas Low Carb()

  • Pingback: Perder peso em 30 dias – resultado final | Clube do Dinheiro()

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...