OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como perder gordura da barriga, quadril, bumbum e coxa

Melanie Mafli Emagrecimento 38 comentários">38 comentários
como perder gordura localizada

Perder peso não é nada fácil. Mas com determinação e foco tudo é possível. Mesmo quando estamos emagrecendo conforme o esperado e com saúde, acabam ficando aquelas gordurinhas indesejadas em lugares que nos chamam a atenção. É aí que queremos perder gordura localizada. Para a maioria das mulheres os piores lugares são: barriga, quadril, bumbum e coxas.

Não entre em pânico, para tudo se dá um jeito!

A grande verdade, e já comentamos aqui no Blog, é que não podemos escolher onde ganhamos gordura. Da mesma forma também não podemos escolher onde perder gordura localizada. Não tem como dizer pro seu corpo: agora vou emagrecer e perder gordura nas coxas.

Perder gordura localizada com exercício não funciona

Uma pergunta bastante recorrente é: qual o melhor exercício físico para perder gordura em tal lugar. Na verdade não há um exercício físico específico para cada tipo de gordura.
Se quiser se aprofundar neste tema, recomendo muito a leitura de: Quer perder peso (Emagrecer)? Não trace metas localizadas!

Assista esse vídeo pois mudará sua vida

3 Movimentos para secar barriga
vinicius

O poder dos Hormônios

Infelizmente a perda de gordura não é localizada, é sistêmica. Quando você trabalha qualquer músculo do corpo, ele envia um sinal para o cérebro liberar hormônios de gordura. Esses hormônios são espalhados por todo o seu corpo em questão de segundos.

Uma vez espalhados, eles pegam a gordura de todo o corpo e enviam estas gorduras através da corrente sanguínea para o músculo que necessita deste “combustível”. O que não é usado é novamente armazenada como gordura corporal em várias partes do corpo.

Sendo assim, não caia em mais uma mentira do emagrecimento. Você não irá perder gordura localizada. Foque em reduzir o seu percentual de gordura como um todo, e seu corpo e genética escolherão onde vai perder primeiro e por último.

Não deixe mais te enganarem com as mentiras do emagrecimento. As maiores delas estão listadas aqui: As Maiores Mentiras do Emagrecimento

Aprenda a melhorar seu perfil hormonal para emagrecer em Faça seus hormônios trabalharem a seu favor no emagrecimento

Cada corpo armazena gordura de forma diferente:

Grande parte da nossa forma de armazenar gordura tem a ver com a genética, sexo, hormônios e estilo de vida. Uma pessoa pode ter uma propensão a armazenar gordura nos quadris, enquanto outro pode armazenar suas calorias em excesso de gordura nas coxas. Tudo depende de cada um!

É muito importante entender e aceitar que cada pessoa tem uma genética para o corpo. Não adianta você desejar ter pernas finas se sua genética for coxas grossas, por exemplo. Se aceitar é a melhor forma para alcançar o progresso. Pois assim trabalhamos em cima do que sabemos que vai dar certo.

Áreas do corpo que armazenam gordura de formas diferentes:

Seu quadril, bumbum e coxas tendem a armazenar mais gordura por natureza. Isto é por causa das altas concentrações de adrenérgicos alpha-2 em comparação com o beta-2 nesta região do corpo. Não se preocupe com os nomes difíceis, o que importa é o seguinte:

As áreas com concentração maior de Alpha-2, têm maior dificuldade na mobilização de gorduras. Isto é devido ao seu fluxo sanguíneo reduzido. As células de gordura precisam de um bom fluxo sanguíneo para transportar os hormônios de gordura.

Exercícios de alta intensidade podem ajudar a queimar gordura localizada.

Fazer abdominais não vai fazer você perder mais gordura do seu abdômem. No entanto, existem exercícios que você pode fazer que irá influenciar o seu perfil hormonal e a sensibilidade à insulina, o que em troca tem um efeito direto sobre a maneira de armazenar e liberar a gordura.

Exercício de alta intensidade é um desses tipos de exercícios. leia mais em 10 Benefícios do Treino Intervalado de Alta Intensidade

O Protocolo Tabata é mundialmente conhecido por ser um treino de alta intensidade com um tempo muito curto que gera resultados absurdos. Para entender o protocolo tabata acesse: Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos

Comparado com treino de cardio, o exercício de alta intensidade queima mais as gorduras nas perna e gordura abdominal, e também tem um efeito mais positivo sobre a resistência à insulina.

As razões para isso são várias. O exerício de alta intensidade estimula a liberação de hormônios de queima de gordura, como o hormônio de crescimento HGH. Ele também usa muito mais glicogênio, o que melhora ainda mais a sua sensibilidade à insulina.

Aprenda algumas Dicas para melhorar a sensibilidade à insulina para emagrecer melhor

Paciência e perseverança são palavras chave

Assim como não escolhemos onde armazenamos a gordura no corpo tambem não podemos escolher aonde eliminá-la primeiro.
Ganhamos e perdemos gordura em todo corpo. Ou estamos aumentando ou diminuindo nosso percentual de gordura.

E esse é o maior segredo. O percentual de gordura! Se você diminuir o percentual de gordura irá eliminar as suas gorduras indesejadas e chegará mais perto do seu objetivo.

Como acontece com qualquer tipo de perda de gordura, a paciência é fundamental. Estas áreas são mais difíceis e muitas vezes não se vê resultado até baixar os níveis de gordura corporal.

Se quiser saber mais algumas dicas sobre perseverança no emagrecimento, para manter sua mente em foco, acesse: Quer perder peso (Emagrecer)? Tenha perseverança!

Como no meu caso. Quando comecei a perder percentual de gordura foi onde vi os resultados. As áreas do meu corpo que mais tinham gordura também começaram a diminuir. Foi onde percebi que o percentual de gordura do corpo faz a diferença. Que o peso na balança muitas vezes não diz nada.

Sobre isto falamos mais no artigo Quer perder peso (emagrecer)? Fuja da Balança!

Considerações Finais:

Se você quer perder gordura localizada, não adianta se desesperar ou esperar milagres. Infelizmente você não pode escolher de que parte do corpo você quer eliminar gordurinhas.

Se foque em exercícios de alta intensidade(circuitos, intervalados etc), uma alimentação saudável e fale com um especialista para te ajudar a diminuir o percentual de gordura. Com certeza você vai gostar do resultado e vai parar de reparar nas gordurinhas que muitas vezes, só você vê.

Emagrecimento Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • lila

    Quanto tempo demora até a gordura localizada desaparecer? Faço exercício à quase 3 meses e a gordura localizada nas pernas ainda continua lá … Obrigada

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Lila, tudo bem? Primeiramente obrigada por nos acompanhar e deixar um feedback! Ao fazer um exercício físico não podemos pensar em perder a gordura localizada. Nós temos o % de gordura que influencia nisso. Se você diminuir o % de gordura automaticamente irá perder gordura onde mais tem. Isso é muito do biotipo de cada pessoa. Minha genética é ter perna grossa e quadril, então não adianta eu querer perder perna. Preciso perder o % de gordura para diminuir a gordura localizada. Outra coisa importante e exige até mais dedicação do que a atividade física é a alimentação. Diminuir carboidratos e açúcar vai ajudar a diminuir o % de gordura. Portante para ter resultado é necessário combinar a alimentação com o exercício físico e ter o acompanhamento de um profissional. Continue empenhada e focada que você chegará ao resultado. Beijos

      • Daniela

        ola, gostaria de saber como perde coxa e um pouco da barriga, tenho 15 anos e tenho muito hormonio, meu desenvolvimento é engorda,mas, queria sua ajuda pk nao me sinto bem … as calças rasgam logo e me encomoda … obrigada

        • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

          Olá Daniela, a melhor coisa que você pode fazer é consultar um profissional da área como endócrino ou nutricionista e um profissional da educação física. Se você está querendo reduzir coxas e barriga precisa diminuir o percentual de gordura. E eles poderão te ajudar. Espero que dê tudo certo, depois nos conte. Beijos

          • Edson Dweezy

            Olá edson aqui tenho 15anos peso 156kg e queria uma ajuda de como chegar aos 95kg

          • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

            Ola Edson, fico feliz que voce tenha tomado essa decisão. Tudo começa na mente, a mente precisa querer mudar de hábitos para ter uma melhor saude. Se voce quer emagrecer, precisa começar com pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares e de exercícios físicos.
            A ajuda de um profissional da area pode ajudar bastante para voce não se machucar nos exercícios no inicio. Mas a primeira coisa é realmente voce querer mudar , e se entregar de corpo e de mente.
            Comece com exercícios como caminhada todos os dias e corte frituras e doces da sua alimentação. Com certeza ja vais perceber uma diferença. Boa sorte!

  • jacy

    Qual melhor exercício para queimar gordura das costas,aguardo resposta bjss..

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Jacy! Obrigada por nos acompanhar no blog. Referente sua pergunta, a melhor coisa é perguntar para o profissional que trabalha na sua academia e que tenha formação no esporte.
      Eu não posso te passar nenhum exercício. Porém posso dizer o que eu faço. Gosto de deitar no chão de barriga pra baixo e levantar pernas e braços e o tronco várias vezes seguidas. Isso fortalece o músculo das costas e queima a gordurinha de trás. No mais, pratico corrida o que é um ótimo exercício para queimar gordura. Sem falar na alimentação. Não adianta fazermos exercícios se não cuidarmos da alimentação. Boa sorte, e depois nos conte como foi. Beijos Mel

  • Kelly

    Oi estou tomando cáspsulas de berinjela será q funciona em perca de gordura

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Kelly, a cápsula de berinjela funciona como um suplemento, ele ajuda. Porém nada melhor que controlar a alimentação e praticar exercícios físicos. Isso sim irá queimar gordura 😉 Obrigada por nos acompanhar. Beijos

  • lucas

    Olá ! a um tempo atrás em que eu estava acima do meu peso , e isso acabou me deixando com o quadril largo ,como eu posso fazer para afinar o quadril ? isso me desmotiva muito … e pelo fato de eu ser homem , tenho vergonha de falar com o meu prof sobre esse assunto …
    obrigado pelas dicas ! :)

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Lucas, obrigada por confiar em nós. Eu entendo o que você quer dizer, e em primeiro lugar você não deve sentir vergonha do próprio corpo. Devemos aceitar nossa genética e tentar melhorar nosso corpo com alimentação e exercício físico. Sei bem o que você sente, também tenho bastante quadril e isso me incomoda um pouco. Mas essa é a minha genética e o que eu posso fazer pra melhorar estou fazendo, mas sei que nunca ficarei com quadril de modelo.

      Quando engordamos existem partes do corpo que retem mais gordura, e no nosso caso é no quadril. Existem exercícios localizados que trabalham mais certa área porém a forma mais eficaz é perder percentual de gordura. Isso fará com que a região com maior concentração de gordura também diminua. Minha dica então é perder percentual de gordura com a alimentação e exercícios físicos, você vai notar a diferença 😉 Beijos

  • Pedro

    Bom, eu comecei ja a um tempo treino e dieta de hipertrofia, comendo muito e malhando muito. Mas a duas semanas venho observando q começou a acumular muita gordura em meu quadril. Queria saber se isso é normal e como resolver o problema. Desde de ja agradeço.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Pedro, normal não deveria ser. Você disse que está comendo muito e malhando muito. Está se alimentando corretamente? Está fazendo os exercícios com um personal? As vezes é um pequeno detalhe, mas se não for bem feito pode levar turo água abaixo. Espero que você descubra o que esteja causando o aumento de gordura no quadril e depois nos conte. Beijos

  • Léia lima

    EU estou precisando emagrecer e nao estou consiquindo

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Léia, emagrecer não é fácil, e mais difícil ainda é manter. Você precisa mudar primeiro sua cabeça pra depois mudar seus hábitos. Ajuda de um profissional da saúde sempre ajuda. Boa sorte e vai dar certo. Beijos

  • Princess Twofat

    Oi..eu não entendo oq vc quis dizer q mesmo se fizermos exercícios físicos localizados não perderemos a gordura…Então quer dizer que se eu quiser perder coxa eu tenho q fazer braço, é isso?Ou eu posso fazer pra perder coxa sem medo?

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Ola! O que eu a Melanie passar neste artigo é que a perda de peso não é localizada e sim sistêmica. Se você quer perder perna e fizer somente exercícios para perna, e seu corpo “entender” que você deve perder primeiro no quadril, você estará em uma situação complicada sem sair muito do lugar.

      O foco deve ser em diminuir o seu % de gordura como um todo e sua coxa automaticamente irá diminuir. O melhor exercício para perder peso é aquele que “meche” com seu corpo todo, especialmente os treinos intervalados de alta intensidade.

      Abraços.

  • Victoria

    Qual é a alimentação correta para eliminar as gorduras localizadas nas pernas?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Victoria! Eu indicaria você ir a uma nutricionista, pois para cada pessoa a dieta será diferenciada. Porém evitar frituras e carboidratos em excesso, e principalmente o açúcar já irá ajudar bastante. Beijos

  • Carlos

    sem palavras para descrever o conteúdo apresentado, parabéns.
    A muito tempo eu não via algo tão bem explicado, sem fugir do foco, tudo muito coerente.

    Eu treinei por muito tempo, depois parei, fiz uma cirurgia ortognática e passei mais de um mês me alimentando de líquidos, isso resultou em uma perda de aproximadamente 5 quilos.
    Porem, ao receber a liberação para voltar a mastigar veio o descontrole e comi feito uma batalhão, resultado, recuperei os 5 e consegui mais 5. rsrs.
    Agora estou parecendo uma coxinha de padaria (pernas e bunda grande e vai afinando para cima, ou um pino de boliche, sei lá. rsrs)

    voltarei aos treinos, e farei natação também. Você acha que devo fazer só aeróbicos junto a natação? tenho medo de misturar objetivos, exemplo: fazer musculação, e os resultados da musculação atrapalharem a necessidade de perder peso, e baixar o % de gordura.

    você citou algo sobre o treino de alta intensidade, pois pelo que entendi, este tipo de treino é o único que possa se aproximar de uma perda localizada. O quão intenso este treino pode ser? pode ser realizado 5 dias por semana? este treino intenso deve ser realizado em todos os grupos musculares ou apenas nos grupos que desejamos eliminar a gordura localizada?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Carlos, fiquei muito emocionada com seu comentário. Pois nosso trabalho é feito com muito carinho e dedicação com intuito de ajudar os outros e repassar informações. Ficamos muito felizes quando vemos que nosso trabalho está dando certo e sendo elogiado.

      Primeiro quero te parabenizar pelo incentivo, pois não é fácil voltar a rotina de treinos depois de muito tempo parado. Referente a qual esporte praticar, acredito que seria bom falar com um educador físico, com certeza ele poderá lhe auxiliar nisso. Portanto a musculação pode te ajudar sim, pois é importante fortalecer nossos músculos para evitar lesões. E a musculação também reduz peso e % de gordura, é só ser praticada de maneira correta.

      O treino de alta intensidade, é bem intenso e ajuda a emagrecer. Por isso fazer 5 vezes na semana seria exagero. Acredito que 3 vezes na semana seria o suficiente. Converse com o profissional da área e pede para fazer um treino semanal que seja bom pra você e para sua necessidade. Não tenha medo, tudo que é feito corretamente não pode te prejudicar . 😉
      Abraços e força para perder este peso!

  • paulo

    Queria sabe como perde bunda tenho 14 anos I tenho uma bunda muito grande e coisa grossa de mais queria sabe como é que faço para perde a bunda ia coxo não tenho barriga não

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Paulo, bom dia!
      Primeiro você precisa entender e aceitar seu biotipo. Alguns tem a bunda e quadril mais avantajados, como no seu caso e no meu. Outros já não. Você aceitando isso, pode trabalhar para chegar no que é ideal para você. Diminuir o percentual de gordura é a melhor forma para reduzir partes do corpo que não gostamos. E juntar isso a exercícios físicos localizados. Boa sorte!

  • paulo

    Mi ajuda todos falam da minha bunda e coixá sou chamado de viado

  • Maria Luisa

    Gostei muito das postagens de vocês, mas eu queria entender como funciona a gordura abaixo da bunda. Deixe me explicar: faço atividade fisica a anos e fui realmente melhorando meu desempenho e diminuindo meu % de gordura, melhorei braço, parturilha, barriga, costas e uma parte das pernas.

    Realmente a alimentação contribui muito, tenho feito dieta e focado nas frutas e legumes, fora as dicas como arroz integral, tipos de acuçar e a tapioca, claro que as vezes como um doce, tipo eu sou um ser humano normal, não fisiculturista nem nada rs.

    Gosto muito de correr, muito mesmo, a corrida me ajudou muito e me sinto bem com ela.
    Atualmente estou com 68 kg e tenho 1,71 de altura, meu percentual de gordura é ideal por aqueles exames que se realizam, entretanto, minha bunda e a gordura abaixo dela é estranha, a bunda é a avantajada como um todo, com um pouco de culote, flácida e parece que foi murchando, resalto que faço exercicos para o bumbum.

    Literalmente se eu pegar essa parte posterior onde tem essa gordura e levantar, como se tivesse feito uma lipo, diminui o culote e minha perna ficar menor nas laterais. Eu não sei o que fazer porque realmente esta muito flácido: o bumbum e essa parte bem abaixo dele. E Não se reflete com o resto do meu corpo inclusive com parte das pernas, principalmente frontal, mesmo realizando varios tipos de exercício, por isso gostaria de uma explicação de como funciona essa parte do corpo

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Maria Luisa, obrigada por compartilhar conosco a sua rotina de exercícios e resultados até agora. Eu sei como você se sente. Meu problema sempre foi o quadril, sou mais avantajada na parte inferior do corpo como pernas e bunda e quadril. E sei como é difícil para nos livrarmos dessas gordurinhas ou então fortalecer esta área.
      Pelo que você comenta, você se exercita frequentemente e cuida da alimentação, portanto a sua bunda deveria estar igual ao resto do corpo. Sugiro que você fale com um profissional de educação física para lhe dar exercícios específicos e localizados nesta região do seu corpo para ver se melhora. Pois com a diminuição do % de gordura você reduz as medidas, infelizmente não escolhemos aonde perdemos as medidas mas podemos ajudar com exercícios localizados. Me avise quando ver melhoras. 😉 Beijos

  • Lima Daniel Avelar

    Escreva aqui
    faço exercicios de
    natacao mas nunca
    emagreci

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Lima! Os exercícios de natação são bastante intensos. E queimam bastante calorias. Você costuma cuidar da alimentação? Pois é preciso lembrar que 70% é a alimentação e 30% exercícios físicos. Beijos

  • Raquel

    Olá encho 16 anos e não gosto de ter gordura no num é nas pernas e queria removê-la , como faço? Se eu comer doce só uma vez por dia ou por semana será que ajuda?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Raquel, o açúcar é nosso maior inimigo. Tentar evitar alimentos que contem açúcar é a melhor forma para perder peso e ter saúde.
      Se voce evitar doces com certeza vai perder massa gorda e perder gordura nas pernas. Se conseguir comer doce somente uma vez por semana vai ajudar bastante.
      Beijos Mel

  • Raquel

    *bumbum e pernas

  • carol

    Oi tenho 12 anos e eu tenho problemas…. eu tenho um tic que quando me da vontade de comer alguma coisa eu fico com vontade de comer… eai eu como…..como faço pra me segurar contra essa vontade?

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Carol, isso é bem difícil, mas tudo inicia na sua mente. Também sinto muita vontade de comer e as vezes não me aguento e como. Mas tudo esta em nossa mente! Você tem que colocar um objetivo na sua cabeça, e uma vez que tiver um objetivo ir atras dele. O que me ajuda muito é beber água, muita água quando sinto vontade de comer algo que não devo. Quem sabe isso te ajuda também? Beijos mel

  • Marilia

    Assisti um vídeo MUITO BOM que ensina 3 DICAS para começar a emagrecer a PARTIR DE HOJE, :) :) O link do vídeo é esse: http://emagrecerforever.com

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Marilia, obrigada pela dica :)

  • lara

    Ola! Tenho feito exercício em casa, mas só agora comecei fazendo treino hit, para perder gordura doo quadril e culote, porque estava comecando ficando desproporcional à perna. Acha que devo fazer esse treino todos os dias? Ou intercalar com o treino mais localizado? E quanto tempo leva para ver resultado? Tendo sempre alimentação saudável, claro!

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Lara,
      O treino HIT pode ser feito todo dia, pois é um treino curto e que queima muita caloria. Porem é importante continuar com treinos de força. Se voce puder terá um resultado melhor. O tempo é relativo, e muda muito de pessoa pra pessoa, do tipo de treino que voce faz e a alimentação. Mas com certeza se voce se dedicar devera ver resultados em 1 mes, pequenos, mas resultados.
      Beijos Mel

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...