OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

5 maneiras comprovadas para emagrecer sem contar calorias

Daniel Darugna Emagrecimento 3 comentários">3 comentários
semcalorias

É possível sim emagrecer sem contar calorias, apesar do conselho de Comer menos e praticar mais exercícios que recebemos de vários gurus da saúde e nutrição.

Estes “gurus” assumem que a única razão para as pessoas ganharem ou perderem peso é por causa de calorias. Será que isto é mesmo uma verdade absoluta?!

Claro que não! O corpo humano é muito mais complicado do que isso.

Diferentes alimentos afetam a fome e impactam nossos hormônios de maneiras diferentes, sendo assim, nem todas as calorias são iguais.

Eu mesmo perdi mais de 30kg e confesso que contei calorias apenas nas duas primeiras semanas, depois estudei a respeito, aprendi a emagrecer sem contar calorias pelo simples fato de ser um trabalho desnecessário. Você gosta de trabalhar a toa?! Eu também não!

A grande verdade é que existem muitas maneiras de você perder peso, sem contar uma única caloria sequer. Quer saber como? Vamos adiante!

5 maneiras comprovadas para emagrecer sem contar calorias

1 Substitua o café da manhã com base em grãos com ovos

Ovos
Ovos!

Uma simples mudança no seu café da manhã pode mudar sua vida no que diz respeito a perder peso. Coma Ovos!

Dois estudos independentes têm mostrado que comer ovos de manhã (em comparação com um café da manhã baseado em grãos farináceos) pode ajudar a emagrecer automaticamente.

Em um desses estudos, 30 mulheres com sobrepeso ou obesas comiam bagels ou ovos no café da manhã ( 1 ).

O grupo que comia ovos acabou comendo menos calorias no almoço, ao longo do dia e inclusive nas próximas 36 horas.

Simplificando, os ovos sustentaram tanto que as mulheres comiam menos calorias nas refeições seguintes.

Em outro estudo, 152 homens e mulheres com sobrepeso foram divididos em grupos. Um grupo comeu ovos, o outro comeu bagels … ambos os grupos estavam em uma dieta de perda de peso ( 2 ).

Após 8 semanas, o grupo de ovos tinha perdido muito mais peso do que o grupo de Bagels:

Resultados

65% mais perda de peso.
61% maior redução do IMC.
34% maior redução na circunferência da cintura.
16% maior redução no percentual de gordura corporal.

A diferença na perda de peso não foi absurrrrdamente enorme, mas mostra claramente que coisas simples como mudar uma refeição já pode ter um pequeno efeito.

RELACIONADO: Quer perder peso (emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!

Outro benefício incrível de comer ovos é que eles estão entre os alimentos mais saudáveis ​​do mundo. Novos estudos mostram que eles não elevam o colesterol ruim e não causam doenças do coração, como se acreditava anteriormente.

Leia: A verdade: comer ovo não faz mal e não aumenta o colesterol!

RELACIONADO: 14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável

Se você acha que não tem tempo para cozinhar um café da manhã saudável, pense novamente. Preparar um café da manhã com alguns ovos e vegetais não toma mais do que 5 a 10 minutos.

Lembre-se: Você tem tempo para tudo aquilo que dá prioridade! Quanto é prioritária a sua saúde?!

2. Comer mais proteínas pode reduzir o apetite, aumentar a queima de gordura e ajudá-lo a ganhar massa muscular

Salmão é uma boa fonte de ômega 3
Salmão é uma boa fonte de proteína

Por alguma razão, tenho valorizado muito as proteínas no meu cardápio! Alguns dizem por ai que a proteina pode ser um “sanguessuga” de cálcio dos ossos e causar doença renal. Mas eu não acredito muito nisso..

Enquanto a ciência não suportar esta visão, para mim é balela.

Há muitas evidências de que a proteína pode aumentar a queima de gordura e reduzir a fome, levando a um emagrecimento.

Na verdade, estudos mostram que a proteína estimula o metabolismo mais do que qualquer outro macronutriente ( 3 , 4 ).

A proteína também aumenta a saciedade, levando à redução da fome ( 5 ).

Num estudo, o aumento da ingestão de proteína em 30% de calorias levou a uma diminuição na ingestão de calorias de 441 calorias por dia ( 6 ).

Muitos estudos mostram que aumentar a ingestão de proteína pode levar à perda de peso automática, mesmo quando comendo muito ( 7 , 8 ).

Proteína também pode ajudar você a ganhar mais massa muscular, especialmente se você também faz musculação. O tecido muscular é metabolicamente ativo, o que significa que ele queima uma pequena quantidade de calorias, mesmo em repouso ( 9, 10 ).

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!

A melhor maneira de ingerir mais proteína é comer mais alimentos de origem animal, como carne , peixe e ovos … de preferência em cada refeição.

Mas esta não é a única maneira, leia também: Proteínas completas que podem substituir a carne

3. Cortar Carboidratos pode fazer você perder peso rápido, mesmo comendo muito

Provavelmente a melhor maneira de começar a emagrecer sem contar de calorias é de reduzir a sua ingestão de carboidratos.

Estudos mostram consistentemente que as pessoas que comem menos carboidratos, automaticamente começam a comer menos calorias e emagrecem sem qualquer esforço adicional ( 11 , 12 ).

Em um estudo, 53 mulheres com sobrepeso ou obesidade foram divididas em um grupo low-carb ou uma restrição calórica de baixo teor de gordura, por 6 meses ( 13 ):

As Mulheres no grupo low-carb sem restrição calórica perderam duas vezes mais peso do que o grupo de baixo teor de gordura com restrição calórica. Isto é um belo indicativo de que você pode sim emagrecer sem contar calorias, comendo certo!

A melhor maneira de reduzir carboidratos é reduzir ou eliminar as principais fontes de carboidratos de sua dieta, como os açúcares, doces, refrigerantes, bem como alimentos ricos em amido, como pão , massas, batatas, etc.

Eu uso as dicas do Tim Ferris, eliminando os carbos de rápida absorção, isto me ajudou demais no meu processo de emagrecimento.

Para saber como eu fiz, leia: Perca 9 KG em 30 dias na Dieta Slow Carb de Tim Ferriss

Outra grande vantagem de reduzir carboidratos, é que isto abaixa seus níveis de insulina níveis, fazendo com que seus rins comecem a eliminar o excesso de sódio e água do corpo, reduzindo significativamente o inchaço e retenção de água ( 14 , 15 ).

RELACIONADO: Dicas para melhorar a sensibilidade à insulina para emagrecer melhor

4 Use pratos menores pode enganar o seu cérebro

O cérebro humano é o objeto mais complexo do universo, com toda certeza!

Ele tende a funcionar de maneiras misteriosas e o controle do comportamento alimentar é incrivelmente complicado. É o cérebro que determina finalmente se devemos ou não comer.

Curiosamente, há uma coisa interessante que você pode fazer para “enganar” o cérebro e fazê-lo pensar que está comendo mais.

Use pratos menores! Simples assim!!!

Quanto maior o prato, menos o seu cérebro pensa que você comeu. Ao usar pratos menores, você engana o seu cérebro, fazendo ele sentir-se mais satisfeito com menos calorias.

É estranho … mas os psicólogos vêm estudando isso e parece funcionar (16 , 17 ).

5. Qualidade do sono e Evitar o stress pode otimizar a função de chave dos hormônios

Ajuda a ter um sono mais tranquilo.
Ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Duas coisas que muitas vezes são ignoradas quando se discute a saúde (e peso) são os níveis de sono e estresse.

Ambos são extremamente importantes para a função ideal do seu corpo e hormônios.

O sono inadequado é um dos mais fortes fatores de risco para a obesidade. Pouco sono, aumenta o risco em 89% em crianças e 55% em adultos ( 18 ).

Pouco sono pode aumentar a fome e os desejos e causar uma tendência bioquímica para o ganho de peso por afetar os hormônios da fome, como a grelina e leptina ( 19 , 20).

O excesso de estresse pode aumentar seus níveis do hormônio cortisol, que é conhecido por aumentar o acúmulo de gordura da barriga e do risco de doenças crônicas, doenças ocidentais ( 21 , 22 ).

Por estas razões, é muito importante priorizar na sua vida a qualidade do sono, bem como evitar estresse desnecessário em sua vida.

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!

NÃO PERCA: Faça seus hormônios trabalharem a seu favor no emagrecimento

Considerações Finais

Ao fazer algumas mudanças simples que otimizam hormônios, reduz a fome e aumenta o metabolismo, você pode sim emagrecer sem contar caloria nenhuma.

Mantenha o foco em um estilo de vida saudável priorizando os pilares fundamentais

Emagrecimento Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...