OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como acelerar o metabolismo

Daniel Darugna Emagrecimento 7 comentários">7 comentários
metabolism

Se você quer saber como acelerar o seu metabolismo, este artigo é para você. Explicaremos quepequenas mudanças em seus hábitos poderão trazer grandes resultados segundo estudos científicos. Saiba desde já que 6 refeições diárias ou comer de 3 em 3 horas não está na nossa lista.

9 maneiras para acelerar o metabolismo

1. Não pular o café da manhã

Não perca o hábito de tomar café da manhã!
Não perca o hábito de tomar café da manhã!

Coma (um bom) café da manhã todo santo dia! Se você fizer isso, seu corpo não poderá entrar em modo de economia de energia e você vai acelerar o metabolismo.

Em um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, os voluntários que receberam de 22 a 55% de suas calorias totais diárias no café da manhã ganharam apenas 770 gramas em média em mais de quatro anos. Já aqueles que comeram de zero a 11% de suas calorias na manhã ganharam quase três quilos.

Outros estudos mostram a importância do metabolismo rápido, começando com café da manhã [1] [2].

Não tem apetite de manhã? Quem sabe isto pode ser uma meta para o seu projeto smart

Uma boa ideia seria um lanche pequeno contendo proteínas (ovos por exemplo), carboidratos e gorduras saudáveis (como uma tigela de iogurte grego com frutas)

RELACIONADO: Conheça a importância de um café da manhã balanceado para sua dieta!

2. Garanta boas noites de Sono

priorize o sono para acelerar seu metabolismo.
priorize o sono para acelerar seu metabolismo.

Pesquisadores descobriram uma ligação entre o metabolismo e sono, e não dormindo suficientemente pode desacelerar o metabolismo.

Dormir no mínimo de sete a oito horas de sono todas as noites é fundamental para um metabolismo saudável. Qualquer coisa menos que isso pode afetar negativamente a capacidade do seu corpo para queimar calorias.

Porém cuidado, o excesso de sono pode fazer a mesma coisa. É melhor manter uma rotina consistente deitando e acordando perto do mesmo horário todos os dias para acelerar o metabolismo

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!

3. Beba Água!

água mineral
A hidratação é um importante coadjuvante no emagrecimento.

Beber água é uma forma muito simples de queimar calorias. Estudos indicam que beber 500ml de água pode aumentar a taxa metabólica em 30% [3].

Para tanto, podemos precisar de mais do que aquela recomendação padrão de oito copos por dia para ter um resultado significante.

Segundo Madelyn Fernstrom, Ph.D., fundador e diretor da Universidade de Pittsburgh, o corpo pode queimar algumas calorias aquecendo a água fria para a temperatura corporal. Tenha em mente que as calorias extras que você queima em beber um único copo não representa muito, porém tornando-se um hábito pode quem sabe até adicionar alguns quilos perdidos com essencialmente zero esforço adicional.

RELACIONADO: Beber muita água ajuda a emagrecer?

4. Beba chá verde

Além de ser considerado um superalimento repleto de antioxidantes, pesquisadores descobriram que pode acelerar o metabolismo também. [4].

O chá verde, além disso, é naturalmente livre de calorias (zero cal de verdade), por isso não há razão para não desfrutar de algumas canecas.

Uma dica é para maximizar o efeito, seria deixar o seu chá em infusão por três minutos e beber enquanto ele ainda está quente.

Para quem não suporta beber chá verde, uma ideia seria ingerir ele na forma de um suplemento.

RELACIONADO: 8 alimentos termogênicos para emagrecer

5. Faça Treinos Intervalados de Alta Intensidade

Treinos intervalados criam um efeito de afterburn.
Treinos intervalados criam um efeito de afterburn.

Os treinos intervalados de alta intensidade, como as corridas de intervalo, são exercícios intensos rápidos que podem acelerar o metabolismo e nos fazer queimar calorias muito tempo após o treino terminar. (efeito Afterburn).

Você também está sempre procurando uma maneira de encurtar o seu treino? Aumente a intensidade e você vai queimar o mesmo número de calorias ou mais em menos tempo.

Em um estudo australiano, voluntárias ou andavam de bicicleta ergométrica por 40 minutos em um ritmo constante, ou por 20 minutos de intervalos, alternando oito segundo de sprints e 12 segundos de pedalada leve.

Após 15 semanas, aqueles que realizaram os sprints em seus exercícios de cardio tinham perdido três vezes mais gordura corporal incluindo coxa e abdome que aqueles que se exercitaram em um ritmo constante.

RELACIONADO: Economize tempo e entre em forma com o Treino Intervalado de Alta Intensidade.

RELACIONADO: 10 Benefícios do Treino Intervalado de Alta Intensidade

IMPERDÍVEL: Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos

6. Crie Músculos

Musculação
músculos podem acelerar o metabolismo.

A sala de musculação não é apenas para ajudar ficar bombado. Levantar pesos também podem ajudar a acelerar a taxa metabólica de repouso, tornando os halteres nossos novos melhores amigos [5] [6] .

Seu corpo constantemente queima calorias, mesmo quando você está sem fazer nada. Esta taxa metabólica de repouso é muito maior em pessoas com mais músculos. Cada quilo de músculo utiliza cerca de 6 calorias por dia apenas para se sustentar, enquanto cada quilo de gordura queima apenas 2 calorias diárias. Essa pequena diferença pode aumentar com o tempo. Depois de uma sessão de treinamento de força, os músculos são ativados em todo o corpo, aumentando a sua taxa média diária metabólica.

RELACIONADO: Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!

7. Coma Melhor, não coma menos

Dietas radicais, aquelas que envolvem comer menos de 1.200 (se você for uma mulher) ou 1800 (se você é um homem) calorias por dia, são ruins para qualquer esperança de acelerar o metabolismo.

Embora essas dietas podem ajudá-lo a baixar o peso, estão longe de fazer parte de uma nutrição saudável. Além disso, o tiro sai pela culatra, pois você pode perder músculo, que por sua vez diminui o seu metabolismo. O resultado final é o seu corpo queima menos calorias e ganha peso mais rápido do que antes da dieta. Você conhece o efeito sanfona não é mesmo?

RELACIONADO: Quantas calorias devo comer para emagrecer?

8. Use e abuse da Pimenta

O calor da pimenta é graças a capsaicina, que além de apimentar o alimento, pode impulsionar o seu metabolismo também [7].

Comer cerca de uma colher de sopa de pimentão vermelho ou verde picado aumenta a produção do seu corpo de calor e da atividade do sistema nervoso simpático, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutritional Science e Vitaminology.

O resultado: um aumento do metabolismo temporário de cerca de 23 por cento. Abasteça-se de pimentões para adicionar a salada, e tenha em mãos um frasco de flocos de pimenta vermelha para temperar os alimentos.

9. Beba Café

Se você gosta de tomar café, você provavelmente não sente falta de energia e concentração. Tomado com moderação, um dos benefícios do café pode ser um aumento de curto prazo na sua taxa metabólica. A cafeína pode ajudar você a se sentir menos cansada e até mesmo aumentar a sua resistência durante o exercício.

Um estudo publicado na revista Physiology & Behavior descobriu que a taxa metabólica média de pessoas que bebiam café com cafeína aumentou 16 por cento em relação a de que aqueles que beberam café descafeinado.

Considerações Finais

Espero que com estas 9 dicas, você já tenha esquecido aquela velha dica padrão de comer de 3 em 3 horas. para acelerar o metabolismo Já comprovamos aqui no blog que isto é um mito.

Faça algumas pequenas mudanças conforme citado acima, que você conseguirá usufruir dos benefícios em seu metabolismo!

Emagrecimento Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...