A resposta é um maiúsculo SIM! Comer frutas engorda, comer demais pode causar ganho de peso da mesma forma que a ingestão de qualquer alimento em grande quantidade causa também. Mas saiba desde já que alguns alimentos são muito piores para comer em excesso do que outros alimentos, e a fruta entra neste grupo. Saiba abaixo porque!

Porque comer fruta engorda? Valor calórico

Frutas frescas – In Natura

As frutas frescas contém aproximadamente de 15 a 20 calorias por grama. Pegue como exemplo a maçã, que tem cerca de 100 calorias. A maioria das pessoas é capaz de comer 2 maças tranquilamente em um dia de ingestão de alimentos equilibrada, certo?

Suco de Frutas

O suco de fruta é ainda pior ainda. Quase todo mundo pode beber uma latinha de 350ml de suco de frutas em uma única refeição. Esta latinha por si só pode conter cerca de 200 calorias( estou falando de um suco sem adição de açúcar!).

Frutas Secas

Frutas secas é o tipo mais problemático de frutas em termos de calorias. Seis gramas de passas contêm cerca de 500 calorias.

Porque comer frutas engorda? Mais que Calorias

Fruta é um carboidrato simples

As frutas são fontes de frutose, carboidratos simples. Isso significa que elas lhe fornecem energia instantânea. Isto porque elas entram quase que imediatamente na sua corrente sanguínea, se você não queimar este carboidrato gastando energia logo depois de comer, a provavelmente deste carboidrato ser armazenado nos tecidos como gordura é perto de 100%!

Para saber mais sobre este assunto em: [Conceitos] Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

Frutose e o açúcar

Sabemos que o açucar refinado contém 50% de sacarose e 50% de frutose, ou seja, não são somente as frutas que contém um alto teor de frutose. Muitos alimentos processados possuem um componente para adoçar e encorpar chamado Xarope de Milho, ou Xarope concentrado de milho, que é frutose!

Tim Ferriss – O Hacker do corpo humano

Timothy Ferriss é um autor americano, empreendedor e investidor. Já publicou diversos best sellers, um deles é o “4 horas para o corpo” Este livro foi resultado de uma verdadeira obsessão de Ferriss em entender o funcionamento do corpo humano.

Sintetizou a sabedoria coletiva de centenas de atletas de elite, dezenas de médicos e milhares de horas com experiências pessoais, desde o centro de treinamento de equipes olímpicas até laboratórios clandestinos. O que o Ferriss tenta responder é basicamente isto:

DO PONTO DE VISTA FÍSICO, QUAIS AS MENORES MUDANÇAS QUE PRODUZEM OS MAIORES RESULTADOS?

Ferriss tem diz que comer frutas engorda e defende que devemos evitá-las, confira a seguir:

Para perder gordura: Não coma Frutas

Segundo Ferriss, a frutose se converte em glicerol fosfato com mais eficiência do que qualquer outro carboidrato. O Glicerol fosfato se transforma em triglicerídeos pelo fígado e consequentemente em reserva de gordura. Ele defende que você não coma frutas por 6 dias na semana.

O Teste de Tim Ferriss

Ferriss fez o seguinte teste. Primeiramente seguiu uma dieta sem frutose. Fez exames e depois partiu para uma dieta com frutose, sendo 2 copos de laranja ao acordar e antes de dormir.

Os resultados foram impressionantes!
Colesterol: de 203 para 243, fora do normal
LDL: 127 para 165, fora do normal
Albumina: 4,3 para 4,9, fora do normal
Ferro: 71 para 191, muito fora do normal

Para os machões de plantão, saibam que a albumina se une a testosterona e a torna inerte, isto é péssimo para a sua masculinidade!!!

Motivos para reduzir as frutas de sua dieta

  • Gordura Abdominal: A Frutose é conhecida por promover a barriguinha de cerveja.
  • Controle do Apetite: A Frutose desregula alguns mecanismos de controle do apetite.
  • Colesterol: A Frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL)
  • Ácido purico: A frutose colabora no desenvolvimento de Gota, porque aumenta os níveis de ácido úrico no corpo.

Considerações Finais

Você não precisa eliminar as frutas totalmente da sua dieta. Tenha apenas consciência e reduza a quantidade. Nossos ancestrais europeus não comiam frutas no inverno e sobreviviam, certo?

Uma dica final que tenho para vocês é sobre os Sucos. O processamento da fruta em suco retira as fibras da fruta, desta forma o suco é digerido e absorvidos ainda mais rapidamente do que as frutas ao natural.

Desta forma, as chances de armazenar gordura é ainda maior. Se você quer realmente emagrecer, esqueça os sucos e opte por ÁGUA! Muita ÁGUA! Abraços!!!