OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Comer frutas engorda?

Daniel Darugna Emagrecimento 16 comentários">16 comentários
comer frutas engorda

A resposta é um maiúsculo SIM! Comer frutas engorda, comer demais pode causar ganho de peso da mesma forma que a ingestão de qualquer alimento em grande quantidade causa também. Mas saiba desde já que alguns alimentos são muito piores para comer em excesso do que outros alimentos, e a fruta entra neste grupo. Saiba abaixo porque!

Porque comer fruta engorda? Valor calórico

Frutas frescas – In Natura

As frutas frescas contém aproximadamente de 15 a 20 calorias por grama. Pegue como exemplo a maçã, que tem cerca de 100 calorias. A maioria das pessoas é capaz de comer 2 maças tranquilamente em um dia de ingestão de alimentos equilibrada, certo?

Suco de Frutas

O suco de fruta é ainda pior ainda. Quase todo mundo pode beber uma latinha de 350ml de suco de frutas em uma única refeição. Esta latinha por si só pode conter cerca de 200 calorias( estou falando de um suco sem adição de açúcar!).

Frutas Secas

Frutas secas é o tipo mais problemático de frutas em termos de calorias. Seis gramas de passas contêm cerca de 500 calorias.

Porque comer frutas engorda? Mais que Calorias

Fruta é um carboidrato simples

As frutas são fontes de frutose, carboidratos simples. Isso significa que elas lhe fornecem energia instantânea. Isto porque elas entram quase que imediatamente na sua corrente sanguínea, se você não queimar este carboidrato gastando energia logo depois de comer, a provavelmente deste carboidrato ser armazenado nos tecidos como gordura é perto de 100%!

Para saber mais sobre este assunto em: [Conceitos] Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

Frutose e o açúcar

Sabemos que o açucar refinado contém 50% de sacarose e 50% de frutose, ou seja, não são somente as frutas que contém um alto teor de frutose. Muitos alimentos processados possuem um componente para adoçar e encorpar chamado Xarope de Milho, ou Xarope concentrado de milho, que é frutose!

Tim Ferriss – O Hacker do corpo humano

Timothy Ferriss é um autor americano, empreendedor e investidor. Já publicou diversos best sellers, um deles é o “4 horas para o corpo” Este livro foi resultado de uma verdadeira obsessão de Ferriss em entender o funcionamento do corpo humano.

Sintetizou a sabedoria coletiva de centenas de atletas de elite, dezenas de médicos e milhares de horas com experiências pessoais, desde o centro de treinamento de equipes olímpicas até laboratórios clandestinos. O que o Ferriss tenta responder é basicamente isto:

DO PONTO DE VISTA FÍSICO, QUAIS AS MENORES MUDANÇAS QUE PRODUZEM OS MAIORES RESULTADOS?

Ferriss tem diz que comer frutas engorda e defende que devemos evitá-las, confira a seguir:

Para perder gordura: Não coma Frutas

Segundo Ferriss, a frutose se converte em glicerol fosfato com mais eficiência do que qualquer outro carboidrato. O Glicerol fosfato se transforma em triglicerídeos pelo fígado e consequentemente em reserva de gordura. Ele defende que você não coma frutas por 6 dias na semana.

O Teste de Tim Ferriss

Ferriss fez o seguinte teste. Primeiramente seguiu uma dieta sem frutose. Fez exames e depois partiu para uma dieta com frutose, sendo 2 copos de laranja ao acordar e antes de dormir.

Os resultados foram impressionantes!
Colesterol: de 203 para 243, fora do normal
LDL: 127 para 165, fora do normal
Albumina: 4,3 para 4,9, fora do normal
Ferro: 71 para 191, muito fora do normal

Para os machões de plantão, saibam que a albumina se une a testosterona e a torna inerte, isto é péssimo para a sua masculinidade!!!

Motivos para reduzir as frutas de sua dieta

  • Gordura Abdominal: A Frutose é conhecida por promover a barriguinha de cerveja.
  • Controle do Apetite: A Frutose desregula alguns mecanismos de controle do apetite.
  • Colesterol: A Frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL)
  • Ácido purico: A frutose colabora no desenvolvimento de Gota, porque aumenta os níveis de ácido úrico no corpo.

Considerações Finais

Você não precisa eliminar as frutas totalmente da sua dieta. Tenha apenas consciência e reduza a quantidade. Nossos ancestrais europeus não comiam frutas no inverno e sobreviviam, certo?

Uma dica final que tenho para vocês é sobre os Sucos. O processamento da fruta em suco retira as fibras da fruta, desta forma o suco é digerido e absorvidos ainda mais rapidamente do que as frutas ao natural.

Desta forma, as chances de armazenar gordura é ainda maior. Se você quer realmente emagrecer, esqueça os sucos e opte por ÁGUA! Muita ÁGUA! Abraços!!!

Emagrecimento Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Pingback: Dieta Slow Carb de Tim Ferriss, perca 9kg em 30 dias()

  • Débora Tavares

    Olá Daniel. Estou lendo seus posts e realmente gostei muito de alguns…agora, esse sobre as frutas me surpreendeu. Não concordo com você…comecei uma dieta equilibrada em dezembro de 2012 e em menos de 2 meses fui de 23% de gordura corporal para 13%. Comendo muitas frutas (6 a 7 porções por dia), tomando muitos sucos, mantendo de 6 a 7 refeições por dia e fazendo exercícios regulares, o que mantenho até hoje! Não sou nutricionista, nem tenho base científica para nada disso, mas confio muito no meu nutricionista e falo por experiência própria…as frutas engordam sim, se você comer em excesso, como qualquer outro alimento. 😉 Um abraço!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Débora, tudo bem? Que ótimo que você tem nos acompanhado. Ficamos muito orgulhosos de saber que nossos posts estão ajudando e inspirando outras pessoas. Sobre seu comentário, não é impossível emagrecer comendo frutas (como foi no seu caso que mesmo comendo frutas conseguiu um belo resultado). Parabéns pela conquista. O fato que este artigo aborda é que as frutas contém um índice muito alto de açucares de absorção rápida e que geram picos de insulina. O organismo tem uma facilidade muito grande de armazenar gordura com estes picos de insulina.

      Não foram as frutas as responsáveis pelo seu emagrecimento, todo o conjunto de várias mudanças que você fez no seu estilo de vida foram os responsáveis. Com certeza comer frutas é melhor do que alguns hábitos que (eu, você e todos que mudaram para um estilo de vida saudável) tínhamos antes. Eu restringi minhas frutas para os finais de semana ou após um treino longo de resistência.

      A grande verdade é que não existe apenas uma única estratégia para emagrecer. Continue focada na sua estratégia e siga em frente.

      Abraços!

  • Iraci Oliveira

    Olá, Daniel

    Parabéns pelo blog, muito legal mesmo!

    Mas sinceramente… não concordo com esse post.

    Você está citando os malefícios da frutose (- OK!), e condenando o consumo de frutas, esquecendo que as frutas são fontes ricas de fibras, que por sinal auxiliam no emagrecimento, aumentando a saciedade e diminuindo a absorção do próprio açúcar!
    Isso vai contra a opinião de 90% dos médicos e nutricionistas…
    Você já ouviu falar em calorias negativas? Quando nosso organismo gasta mais calorias para digerir determinados alimentos, do que as calorias presentes no mesmo. Muitas frutas se encaixam neste caso.

    Abraço.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Iraci! Obrigado por nos acompanhar e gostar do nosso blog mesmo quando a sua opinião é diferente da nossa! As frutas são riquíssimas em fibras e vitaminas, mas o problema delas é realmente a frutose para quem quer emagrecer.

      A frutose causa um pico de açucar no sangue muito rápido, obrigando o pancreas a despejar insulina para fazer a “limpeza” do excesso de açúcar, que é armazenado como gordura.

      Existem inúmeros artigos científicos internacionais (e não patrocinado pela indústria alimentícia) que apontam para isto, se quiser posso citar alguns para você. Concordo que vai contra o que muitos médicos e nutricionistas dizem e discordo em relação a tal da caloria negativa, pois isto é um mito e não existe nada científico que confirme esta teoria louca.

      Eu como frutas por exemplo quando vou fazer uma prova de corrida e preciso de uma energia extra antes. (neste caso a frutose é boa, pois despeja açúcar rapidamente no sangue). Ou após um treino de resistência.

      Este blog é democrático, não é porque sua opinião é contra que iremos condená-la. Cada pessoa busca a informação nas fontes que confia e minhas fontes apontam para um consumo muito moderado de frutas para emagrecer.

      Grande abraço e continue nos acompanhando.

  • Rose

    Me interesso muito por estes assuntos e já li bastante. Concordo muito com vc e com outros profissionais. Gostaria que falasse um pouco sobre como perder a gordura abdominal basicamente, rsrs.. Agradeço muito e parabéns pelos posts.

  • Rose

    Muito obrigada querido, já estou seguindo tudo..

  • Ana Carolina

    E o que voce tem a dizer sobre dietas frutarianas? Até hoje não conheci um adepto desse estilo de vida que fosse gordo, dou meu exemplo pessoal que emagreci 10 quilos com uma dieta baseada em frutas e verduras cruas.
    Frutas não engordam, definitivamente nunca vi uma pessoa gorda se esbaldando em frutas de madrugada. É extremamente nocivo culpabilizar produtos completamente naturais e sem aditivos criando essa desculpa de que “engordam”, precisamos nos alimentar do que a terra nos dá sem medo.

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Ana Carolina, tudo bem?

      O artigo que escrevi é baseado em estudo científicos. Se tem alto índice glicêmico, vai provocar um pico de glicêmia transformando o açucar em gordura armazenada. É claro que se a pessoa tem uma dieta balanceada elas não irão engordar pelo fato do estilo de vida que têm.

      Dieta frutariana na minha visão é uma loucura. ter uma dieta balanceada baseada no que a terra nos dá, aí sim concordo com você que não precisamos ter medo.

      Abraços.

  • Rose

    Por favor, vejo em muitos sites que não devemos comer carboidratos. Mas como precisamos de energia, como fica isso? Devemos comer um pouco, nada ou o que comer? Agradeço pela resposta!

  • Cristiane

    Quanto aos carboidratos o mais importante é levar em conta a carga glicêmica. Esta leva em conta o índice glicêmico e a quantidade de carboidrato na porção ingerida. De nada adianta comer grande quantidade de um alimento de baixo índice glicêmico porque o que importa é a carga glicêmica.

  • Pingback: Somos viciados em açúcar - Dr. Lustig e a Dra. Epel explicam()

  • Pingback: 7 dicas para emagrecer: Chega de Lorota e enganação • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

  • Vilson Arend

    Perdi 10kg nos últimos 2 meses, com uma dieta balanceada e comendo bastante fruta. Vou continuar comendo fruta. Obrigado pelos esclarecimentos.

  • http://www.dietaparasecar.net/ João da Cruz

    Parabéns , Amigo DANIEL!!!!!!
    Tudo tem que ser moderado, até água, e no nosso organismo que é a mais perfeita MÁQUINA que existe no mundo, não pode ser diferente. Além de tudo que foi detalhadamente explicado tem a questão da higienização, para se livrar dos maléficos agrotóxicos, que muitas vezes são proíbidos em outros países e aqui se usa a vontade. Obrigado, Abraços e Até Mais……….!!!!!!!!!

    http://www.dietaparasecar.net/

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...