água copo splash

Beber muita água ajuda a emagrecer?

Você já deve ter ouvido falar que aumentar a ingestão de água faz as pessoas emagrecerem, certo? Tenha calma antes de aceitar isto como verdade absoluta! Pondere os fatos comigo.

Você sabia que a água compõe cerca de 60 a 70% do nosso corpo, e nossos órgãos contém um porcentual ainda maior de água? O fígado, por exemplo, é composto por cerca de 95% de água. Os nutrientes da água passam por todo o nosso organismo, ajudando nosso corpo a se livrar das toxinas. Ela também ajuda a assimilar as vitaminas solúveis em água, e regula a temperatura do nosso corpo. Este líquido maravilhoso também lubrifica as nossas articulações, ajuda a digestão e colabora para a manutenção de uma pele saudável.

E por falar em pele, a Mel escreveu um excelente artigo sobre a limpeza de pele, se este assunto te interessa, não perca em A importância da Limpeza de Pele! Voltando ao nosso tópico, existem muitos benefícios para água!
Beber muita água ajuda a emagrecer? garotabebendo 1024x512

A água ajuda a perder gordura?

O fato é que para cada médico, cientista, ou estudo que defende a ingestão de água como fator determinante para a perda de peso ou aumento do metabolismo, existe outro correspondente que diz que não existe relação entre o consumo de água e a perda de peso, que o efeito é mínimo ou inconclusivo.

Como exemplo de artigo que defende a ingestão de água para perda de peso, trago para vocês uma publicação do Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism que descobriu que cerca de 500ml de água potável aumenta a taxa metabólica em 30% em homens e mulheres saudáveis. O artigo conclui explicando que beber dois litros de água por dia aumentaria o gasto energético em cerca de 400 kJ. Portanto, o efeito termogênico da água deve ser considerado na estimativa de gasto de energia, especialmente durante os programas de perda de peso.

Por outro lado, um estudo realizado pela Universidade de Tókio, traduzindo livremente o artigo é entitulado como “Porquê beber água para emagrecer é perda de tempo”, explica que foi analisado o peso e o tamanho da cintura de mais de 1.000 mulheres jovens comparado com a quantidade de água que consumiam cada dia – tanto de bebidas quanto de alimentos.

Não foi encontrado nenhuma ligação entre a água em bebidas, incluindo a própria água, chá, café, refrigerantes e sucos de fruta, e a forma do corpo.
Beber muita água ajuda a emagrecer? garota refresh

Devemos então beber mais água para emagrecer?

Vamos agora inverter nosso ponto de vista. Vamos tomar como premissa que o aumento da ingestão de água não ajuda a emagrecer. Se esta premissa estiver certa, ainda existem alguns efeitos positivos que a água pode causar que indiretamente ou sinergicamente contribuem para o emagrecimento. Confira 3 destes benefícios abaixo:

  1. Evita desaceleração do metabolismo:

    Conforme citamos acima, há divergência entre os cientistas se o aumento da ingestão de água acelera o metabolismo. Mas todos os cientistas concordam que a falta de água no corpo provoca uma desaceleração no metabolismo. Então, ficar totalmente hidratado irá impedir o seu metabolismo de puxar o freio de mão.

  2. Controle do desejo de fome:

    Se você está bebendo muita água, especialmente alguns minutos antes das principais refeições, você sentirá uma sensação de saciedade e acabará comendo menos.

  3. Água reduz a retenção de líquido:

    Quando seu corpo não recebe água suficiente, ele segura tudo que tem. A retenção de líquido é o resultado deste mecanismo de sobrevivência. Seu corpo tem a tendência de reter e armazenar o que ele acha que não terá no futuro. Se você começar a beber mais água, o corpo reconhecerá que está obtendo hidratação de forma estável, e começa a eliminar os excessos. Simples assim!

Conclusão

Vamos então deixar a briga sobre a relação direta entre o consumo de água e a perda de gordura para os teóricos e cientistas e vamos à prática na vida real.

Para nós, que praticamos ou estamos em busca de um estilo de vida saudável, não importa se o efeito é direto ou indireto, o fato é que a água trás muitos benefícios para o organismo. Vamos então manter nosso hábito de beber água, ok? A hidratação é extremamente importante também durante os exercícios, a Mel fala sobre isto no artigo A importância da hidratação no exercício físico dá uma passadinha lá para conferir, vale a pena!

Dica Bônus

Beber bastante água ajuda a manter seus níveis de Estrógeno e Progesterona equilibrados, saiba dos detalhes no nosso artigo: Faça seus hormônios trabalharem a seu favor no emagrecimento

Se você é novo no nosso Blog e está determinado a emagrecer de verdade, sem efeito sanfona e considerando mudar para um estilo de vida saudável, eu recomendo fortemente que você leia nossa série de artigos abaixo:

Quer perder peso (Emagrecer)? Não faça dieta!
Quer perder peso (Emagrecer)? Fuja da Balança!
Quer perder peso (Emagrecer)? Faça pequenas e constantes mudanças!
Quer perder peso (Emagrecer)? Faça treinos de força!
Quer perder peso (Emagrecer)? Não trace metas localizadas!
Quer perder peso (Emagrecer)? Encontre seu próprio padrão nutricional!
Quer perder peso (Emagrecer)? Tenha perseverança!
Quer perder peso (emagrecer)? Esqueça a Zona de Queima de Gordura!
Quer perder peso (Emagrecer)? Coma Gordura!
Quer perder peso (Emagrecer)? Vá dormir!
 

E você? Tem tomado água ultimamente? Tem ajudado você a perder peso? Compartilhe sua experiência conosco!

COMPARTILHE

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável.

Tags:, , , , , , , , , ,

Comente 2 Comentários

Seus dados

  1. Pingback: Qualidade da Água Mineral. [Estamos de olho]

  2. Pingback: 9 dicas infalíveis para acelerar o metabolismo