OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

13 alimentos que saciam a fome por mais tempo

Melanie Mafli Emagrecimento 7 comentários">7 comentários
alimentos-que-saciam

Conhecer alguns alimentos que saciam a fome por mais tempo nos ajuda a não sofrer a toa durante uma dieta ou reeducação alimentar. Você passa fome ao fazer uma dieta? Se acredita estar se alimentando bem porém mesmo assim ainda sente fome, algo está errado.

Se soubermos comer corretamente, não passaremos fome. Existem alimentos que prolongam a saciedade, o que é muito bom para o nosso dia a dia em busca dos nossos objetivos. Se você está seguindo uma dieta e está passando fome, cuidado, isto não dará certo no longo prazo.

RELACIONADO: Quantas calorias devo comer para emagrecer?

A grande verdade é que ninguém gosta de passar fome! É quando o estômago começa a roncar, que da vontade de comer as “besteiras” ou então começam a se iludir comendo coisas que parecem saudáveis mas não o são.

Se você ainda não tem certeza se está se alimentando corretamente de verdade, não deixe de ler nosso artigo sobre as 7 armadilhas da alimentação saudável.

Alimentos que saciam por mais tempo.

1. Maçã

Maçã
Maçã

Estudos indicam que se coma uma maçã meia hora antes de uma refeição, pois a fibra e a água da maçã nos dão uma sensação de “estufado”. Consequentemente, comeremos menos.

Quem deseja emagrecer, deve tomar um certo cuidado com as frutas, pois a maioria delas se transforma em açúcar muito rapidamente na corrente sanguínea devido ao seu alto índice glicêmico. A Maçã por outro lado possui um índice glicêmico moderado, então a preocupação é um pouco menor.

RELACIONADO: Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer

2. Abacate

Abacate
Abacate!

O abacate ingerido junto com a refeição irá ajudar a nos sentirmos satisfeitos por mais tempo, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition.

Neste estudo, o resultado foi que 22% das mulheres se sentiram mais satisfeitas após incluir o abacate na refeição, e tiveram 24% menos vontade de comer nas próximas horas.

3. Feijão e Lentilhas

feijão e lentilha
Feijão e Lentilha!

Lentilhas, Feijões e Ervilhas são ricos em proteínas, como também em fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro.

Comer mais desses alimentos pode também ajudar a controlar o apetite. As proteínas por si só, nos saciam por mais tempo.

RELACIONADO: 9 benefícios do feijão que você ainda não conhece

Feijão, Lentilha e ervilha fazem parte da nossa alimentação diária aqui em casa, inserimos isto no nosso cardápio depois de conhecer um pouco sobre o Tim Ferris e a dieta Slow Carb.

4. Sopa

A sopa neste caso serve como uma “entrada”. Um estudo da Penn State, observou que pessoas que comiam uma sopa leve antes de uma refeição, reduziam a ingestão total de calorias na refeição principal em até 20%.
Levando em conta uma sopa mais leve e com menos calorias.

5. Picles

Picles
Picles!

Picles, chucrute, e outros alimentos fermentados têm ácidos graxos de cadeia curta, e pesquisas recentes descobriram que eles ajudam a fortalecer o vínculo entre o intestino e o cérebro.

Ácidos graxos de cadeia curta estimulam a produção de hormônios que atravessam a barreira hemato-encefálica e melhora a sinalização do apetite.

Os alimentos fermentados também possuem probióticos, que são aquelas bactérias do bem ​​que ajudam a digestão.

Alguns especialistas acreditam que os probióticos podem reduzir o apetite e ajudam na perda de peso, embora a pesquisa não é conclusiva.

6. Pimenta

pimenta
Pimenta!

Já foi falado aqui em um outro artigo que a pimenta é um termogênico natural, leia mais em 8 alimentos termogênicos para emagrecer.

A pimenta acelera o metabolismo. Uma pesquisa recente da Universidade de Maastricht, na Holanda, mostrou que uma alimentação “picante” também pode controlar o seu apetite.

7. Chocolate com alto teor de cacau

chocolate com alto teor de cacau
Chocolate com alto teor de cacau!

Sentiu vontade de comer um chocolate? Apele para o chocolate com alto teor de cacau (preferencialmente com baixo açúcar)!

Pesquisas recentes sugerem que chocolate com alto teor de cacau pode ajudar a reduzir a pressão arterial e proteger o coração e o cérebro.

RELACIONADO: 8 motivos para você comer chocolate com alto teor de cacau.

Estudos indicam que as pessoas consumiam 17% menos calorias em uma refeição após uma dose de chocolate com alto teor de cacau. Interessante não?!

8. Ovos

Ovos
Ovos!

Ovos, nossa fonte de proteína preferida (minha e do Daniel). Já escrevemos muito sobre esse alimento no nosso blog como por exemplo os artigos abaixo, não perca:

RELACIONADO: 14 benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável.

RELACIONADO: A verdade: comer ovo não faz mal e não aumenta o colesterol!

É muito importante um café da manhã rico em proteínas, então nada melhor que começar o dia comendo ovos para nos deixar satisfeitos até a hora do almoço.

Isso porque a proteína tem “poder”. Uma pesquisa da Universidade de Missouri, na Columbia sugere que comer um café da manhã de 300 calorias, contendo de 30 a 39 gramas de proteína reduz a fome e aumenta a saciedade durante o tempo entre o café da manhã e o almoço.

Além disso, a pesquisa revelou que as pessoas que consomem proteína no café da manhã, consomem menos calorias ao longo do dia.

9. Nozes

Nozes
Nozes!

As nozes também podem influenciar para que comemos menos. Elas naturalmente controlam o apetite, porque eles são ricos em gorduras insaturadas saudáveis​​, juntamente com a proteína e fibra.

10. Aveia

Foi feito um estudo no Journal of the American College of Nutrition, onde uma quantidade de pessoas ingeriram cereais com leite no café da manhã, e um outro grupo de pessoas ingeriram aveia com leite.

O grupo que ingeriu aveia, sentiu-se saciado por mais tempo, e também apresentou uma diminuição do desejo de comer em comparação com o outro grupo que ingeriu cereais.

11. Água

água
Ingerir mais água influencia na saciedade.

A falta de água no organismo pode induzir à fome. Por quê? Os sintomas da fome são semelhantes aos de uma desidratação. Então, quando bater aquela fome no meio da tarde, beba um copo de água e aguarde um pouco. Quem sabe a fome diminui.

12. Whey protein

Whey protein, ou soro de leite, uma das duas proteínas que fazem parte dos produtos lácteos. De acordo com um estudo publicado na revista Appetite, pessoas que bebem whey protein comem 18% menos duas horas após a ingestão da bebida.

A diminuição do apetite acontece devido à quantidade de proteina ingerida, que da uma maior saciedade.

Leia mais em Benefícios do Whey Protein para emagrecer.

13. Iogurte grego

O Iogurte grego é rico em cálcio e proteína, além de conter pouco açúcar. Lembrando ainda que a proteína no alimentos é um dos principais fatores para nos sentirmos mais satisfeitos. Por este motivo ela pode te deixar saciada por mais tempo.

Veja aqui como fazer iogurte grego caseiro: Receita: Como fazer Iogurte Grego Zero Gordura em Casa.

Considerações Finais:

Existe uma enorme variedade de alimentos que podemos consumir que nos darão uma saciedade maior e não irão enganar o nosso organismo. É importante lembrar que devemos saber muito bem o que estamos ingerindo pois cada alimento trás benefícios mas pode também trazer malefícios.

Tenha sempre em mente que os alimentos que saciam a fome por mais tempo são aqueles ricos em proteínas.

Espero ter ajudado e mostrado a vocês que os alimentos estão aqui para nos ajudar, basta entendermos o que estamos comendo e fazer a escolha certa.

Emagrecimento Tags: , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • katia

    Almoco as 10:30 e vou lanchar15horas como faco pra nao ficar com fome. E nao engordar.

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Olá Katia, o certo seria comer entre este intervalo de tempo mais algum lanche. Mas o que pode ser feito é comer uma quantidade maior de proteína às 10:30h. A proteína satisfaz por mais tempo, portanto sentirá menos fome. Tente e me avisa se deu certo. 😉

  • katia Marina

    o horário que mais sinto fome é a parte da tarde. De acordo com o cardápio da nutricionista me alimento de 3 em 3 horas e deveria comer no lanche da tarde uma fruta. Porém, a fruta não me sacia ate o jantar. Gostaria de saber se posso comer um pacotinho de Pit stop light com café e adoçante, ou seja, se não vai me engordar ou sabotar a minha dieta.
    Muito obrigada.

  • Pingback: Receita: Como fazer Iogurte Grego caseiro com "zero gordura"()

  • Harley

    A matéria já não tem credibilidade por ter colocado maçã em primeiro lugar, quando como uma, fico com mais fome ainda!

    • Daniel Darugna

      Harley,

      Acredito que quem náo tenha credibilidade seja vocë 😀

    • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

      Ola Harley, agradeço o comentário, porem acho desnecessário colocar que é uma matéria sem credibilidade. Tudo que a gente posta é através de muito estudo e leituras. Podes ter certeza que não escrevemos algo por escrever. E a ordem colocada no post não é necessariamente do melhor pro menos melhor.

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...