OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Aeróbico Para Queima de Gordura

Tiago Soares Emagrecimento 1 comentário">1 comentário
CARDIO(1)

Olá a todos, hoje vocês têm por cá uma pessoa nova a escrever-vos. Na verdade não é a primeira vez que escrevo para este website, já no ano passado escrevi aqui este artigo, mas de agora em diante é possível que me vejam muitas mais vezes por cá.

Mas afinal então, quem sou eu? De forma simples, digamos que eu sou um coach e empresário de fitness que tem como objetivo ajudar milhares de pessoas pelo mundo a melhorarem a sua saúde e a atingirem a forma física que desejam.

E sim, se achas que eu escrevo de uma maneira estranha, isso é porque eu sou Português.

Bem, mas vamos ao que importa, não viste cá para ler sobre mim mas sim para saberes qual é o melhor aeróbico para queimar gordura corporal.

***************

Quero que penses nisto. Pensa nas pessoas que tu vez fazerem cardio vezes sem conta no teu ginásio. Vamos agora supor que tu mudas de cidade durante uns 8 meses. Passado esse tempo voltas então novamente ao ginásio que costumavas ir, deparaste com as mesmas pessoas, e o que é que vês?

Cenário 1 – A maioria dos que fazem muito cardio continuam exatamente iguais.

Cenário 2 – Depois de 8 meses de cardio elas estão agora em excelente forma.

Infelizmente, isto é o que acontece frequentemente pelos ginásios. Vemos pessoas fazerem imenso cardio não porque gostam da atividade, mas sim porque se sentem obrigados a fazê-lo para queimar umas calorias extra.

Eu acho que vocês já se aperceberam disto: fazer cardio por si só não é a solução para perda de gordura.

Mas como isso parece ser mais fácil do que mudar hábitos alimentares ou sair da nossa zona de conforto, nós continuamos a fazer a atividade várias vezes por semana, na esperança que um dia algo vá mudar.

Para perdermos peso de forma eficiente temos é que criar um deficit calórico. Cardio ajuda a criar esse deficit, mas se ao fazermos cardio compensarmos com calorias extra, estamos numa roda sem fim.

E isso é o que mais se vê.

Em várias alturas da minha vida, em que estava em fases de perda de gordura, eu não fazia cardio praticamente nenhum.

O cardio que eu fazia, é o tipo de cardio que mais nos ajuda a aumentar o metabolismo. Sabem do que estou a falar? Estou a falar de caminhadas.

Não sei se já reparaste onde estou a ir com isto, mas o que eu te estou a sugerir para perderes efetivamente gordura corporal, não é fazer HIIT, ou 30 minutos de esteira e 30 de bicicleta, ou um outro método qualquer de cardio. Estou a sugerir fazeres caminhadas. Isso é uma atividade que não requer equipamento do ginásio e que pode ser feito em conjunto com alguém – namorada, esposa, amigo, cão. Tu escolhes.cardio intervalado de alta intensidade

Atenção, eu não estou a dizer para não fazeres cardio nenhum. Há pelo menos dois tipos de pessoas que eu recomendo fazerem-no com frequência: as pessoas baixas e as pessoas sedentárias. Sendo que o gasto calórico diário dessas pessoas é muito pequeno, fazer cardio vai permitir-lhes comer um pouco mais sem que acabem por ganhar peso, e isso é excelente por fatores hormonais e psicológicos. O que eu não quero é que tu penses que cardio, ou exercício físico em geral, é a solução para perda de peso.

Alguns de vocês devem ainda estar na dúvida sobre que tipo de cardio fazer. Talvez ainda estejas cético em relação a HIIT ser superior a uma sessão de intensidade moderada, ou até a uma sessão em jejum. Procurar fazer cardio na zona de queima de gordura ou em jejum não são táticas nas quais te deves focar. O nosso corpo é mais inteligente do que isso.

Deixa-me então explicar-te porque é que isso não faz diferença nenhuma.

Fazer cardio de alta intensidade queima mais glicose (carbohidratos) durante o treino e mais gordura depois do treino; e cardio de moderada ou baixa intensidade queima mais gordura durante o treino mas faz com que queimemos mais glicose após o treino.

Veja também este vídeo onde lhe dou 3 motivos pelo qual não se deve focar em fazer cardio em jejum.

Fazer cardio intervalado de alta intensidade (HIIT) queima mais calorias por minuto mas não pode ser feito por longos períodos de tempo. Cardio de intensidade moderada queima menos calorias mas por nos exigir sessões longas pode tornar-se chato.

A questão que tu aqui tens de responder é qual é que tu preferes fazer e por quanto tempo o pretendes fazer.

Tirando conclusões a partir daqui, no que toca a escolher fazer cardio para perda de gordura, não temos que nos focar num tipo de cardio em específico mas sim naquele que nos vai ajudar a criar um maior deficit calórico.

Faz as tuas caminhas, inclui uma ou duas sessões de cardio semanais juntamente com o teu treino corporal ou de pesos, e se a tua dieta estiver em ordem, a irás acabar por perder gordura efetivamente.

Em baixo podes ver  o vídeo que fiz acerca do tópico.

Qualquer questão que tenhas, é só deixares um comentário em baixo.

Emagrecimento Tags: , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

  • Nuno Soares

    Ola sou um dos administradores do grupo Emagrecer perder ou ganhar peso = ganhar saude Portugal. Aqui fica o convite para partilhar no nosso grupo os seus posts… seja bem vindo caso queira entrar no grupo ! bem haja :)
    https://www.facebook.com/groups/emagrecer.portugal/

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...